You are on page 1of 4

1

Catequese e educao da f 1)Introduo Respeitando a natureza teolgica do ato de f, pode-se falar de educao da f somente em sentido secundrio,ou seja, no mbito daquelas mediaes humanas que podem facilitar,ajudar,remover obstculos,no processo de despertar e fazer crescer a atitude de f, mas sempre fora de qualquer possvel interveno direta sobre a prpria f,que depende,em ltima instncia,da ao gratuita de Deus e da livre resposta da pessoa.A catequese deve estar consciente de seus limites,enquanto mediao educativa puramente instrumental, a servio do encontro das pessoas com a proposta interpelante de Deus. A tarefa educativa da catequese: ajudar no crescimento humano e cristo do catequizando; favorecer a converso como opo global de f e como projeto de vida Indicaes para uma catequese educativa: Conhecer e respeitar a situao,as necessidades e ritmos concretos das pessoas:saber ouvir,fazer o catequizando se sentir sujeito do prprio processo educativo;respeitar a liberdade dos catequizandos:jamais utilizar a imposio,a violncia psicolgica,ameaas...redescobrir e valorizar o papel educativo dos pais e da famlia;reconhecer o papel de toda comunidade na catequese. 2. O que significa educar Educar: levar,conduzir,nutrir,fazer crescer.O catequista no pode ter a pretenso de apenas ser o educador,mas ao mesmo tempo algum que ajuda o catequizando a fazer a experincia de

f,enquanto educa na f.A educao da f no acontece sozinha e isolada, mas em comunho. 3.Discpulos de Emus O texto dos discpulos de Emas apresenta sete passos que podem" iluminar" a catequese: 1Inculturao(Lc 24,13-15):caminhar ao encontro do catequizando.Mtodo circular e dinmico.O catequista foi catequizado e catequiza,aberto a novos elementos que o "recaquetizam". dinmico porque acontece no caminho da vida,a partir de suas dores e interrogaes. 2)Interrogante(Lc 24,16-24):Ver com os olhos do ressuscitado.O encontro com o catequizando dilogo,acolhida de suas interrogaes.Ateno ao momento dele.No se vai ao outro com respostas j elaboradas.A verdade que Cristo, uma pessoa e no um bloco de respostas feitas e prontas.Na medida em que ouvimos o catequizando,interrogamos,partilhamos, emerge a verdade no ritmo do outro que caminha. O prprio Jesus no se revela logo, mas interroga:" O que que vocs andam falando pelo caminho"? 3) Didtico(Lc 24,25-27):Iluminar com a palavra de Deus.O catequista deve conhecer a Bblia e o Magistrio(Catecismo Igreja catlica,etc),e saber us-los. sua luz ele ouve atentamente as interrogaes.Percebe e l os sinais dos tempos.O catequista deve ser um mestre em ouvir e discernir.Assim,ele ilumina o dilogo com a Palavra.D sentido histria,esclarece.Torna significativos os passos j feitos.Isto desperta nos discpulos um novo ardor,ainda inconsciente,mas sentido por eles.A catequese est em processo.

4)Abertura vida(Lc 24,28-29):da conversa nasce o interesse pela vida. Quem interroga,quem sabe fazer perguntas,quem busca na Palavra uma luz para a histria e,nesta histria,reconhece os passos de Deus,est aberto vida e esperana.O agir nasce de uma f interrogada e respondida,uma f viva e inteligente."Fica conosco,queremos te acolher,vive conosco,pois a noite vem com seus perigos de assalto,escurido e morte." 5)Celebrativo(Lc 24,30-31): Celebrar a partilha na liturgia.Depois das perguntas,o catequizando experimenta a festa e a celebrao.No basta falar sobre Deus, necessrio falar com Deus.A liturgia e a catequese so complementares.As duas situam-se no seguimento de Cristo.Catequista e catequizando repartem os pes juntos.Naquele instante,os olhos fsicos no vem mais o Senhor.Mas os olhos do corao o percebem e reconhecem.Cristo no est mais fora,mas no corao que agora toma conscincia de seu ardor. 6)Interpretativo(Lc 24,32):Rever tudo com ardor.O novo ardor j estava latente durante a conversa.Foi com um ardor renovado pela amizade e pela proximidade que a promoo humana aconteceu e mereceu lugar no seguimento do Ressuscitado.Depois da celebrao,tudo isso se torna consciente:"no estava ardendo nosso corao...".Note-se bem:nos falava pelo caminho(passo passo interrogante) e explicava as Escrituras(passo didtico).A catequese deve acontecer de modo dialogal.Sem estes dois passos no h novo ardor.Por ser bom,agora o novo ardor se espalha.Sai do corao e chega mente, conscincia dos discpulos.Eles compreendem e interpretam o caminho percorrido.

7)Missionrio(Lc 24 33-35): Reagir com uma nova evangelizao.Os discpulos compreendem quem Cristo,aquele que lhes falava e os inflamava.Animados pela mstica pascal e alimentados na celebrao,eles retomam o caminho.Tornam-se os novos evangelizadores.Saem para anunciar aquilo que lhes preenche o corao:Jesus vive!Refazem o trajeto e se tornam catequistas da prpria Igreja:anunciam aos apstolos e demais tudo o que experimentaram.Os discpulos de Emas no fazem parte do grupo dos doze mas esto qualificados para a misso em virtude do processo realizado e da experincia que fizeram.A Igreja(os apstolos) acolhem seu anncio.Quem catequiza com novo ardor,quem catequiza com o corao dos discpulos,catequiza com eficcia que vem do Esprito.Aqui o mtodo retorna ao primeiro passo(inculturao);o passo missionrio inaugura um novo ciclo,no qual os catequizandos partem em misso. 4) Concluso Fica evidente a necessidade de nos preocuparmos com um modelo de catequese que atinja a vida e o corao do catequizando.Assim,a catequese desafia a conhecer os diversos aspectos da vida do catequizando,para assim poder ajud-lo a realizar-se em suas indagaes,questionamentos e problemas. "A catequese no pode se limitar a uma formao meramente doutrinal, mas precisa ser uma verdadeira escola de formao integral.Portanto, necessrio cultivar a amizade com Cristo na orao, o apreo pela celebrao litrgica, a experincia comunitria, o compromisso apostlico mediante um permanente servio aos demais."(Documento de Aparecida n299)

You might also like