You are on page 1of 2

O que estudar para a primeira fase da prova da OAB sobre Direito Constitucional?

Primeiro dia: A Constituio brasileira


Inicialmente, por obviedade, a prpria Constituio da Repblica Federativa do Brasil . Buscando explicitar de uma forma didtica, abaixo seguem algumas sees da norma que tem incidncia reiterada nas provas da OAB e, por isso, merecem uma ateno destacada. preciso alertar que os contedos abaixo relacionados so aqueles que com mais frequncia integram as questes do exame de ordem, mas isso no significa que outras passagens da Constituio no sejam cobradas.

Os Direitos e Garantias Fundamentais


Os direitos e deveres individuais e coletivos
O estudo do artigo 5 da Constituio Federal altamente recomendado. Uma dica para melhor organizar a disposio dos incisos classifica-los nos seguintes grandes grupos: direito vida, direito liberdade, direito de igualdade, direito de propriedade, direito informao e direito segurana.

A nacionalidade e os direitos polticos


A exigncia de conhecimentos sobre os artigos 12 a 17 da Constituio de considervel apreo pelas bancas examinadoras do exame OAB. Uma boa leitura deve ser suficiente para gravar os detalhes das condies de eligibilidade, a existncia da ao de impugnao de mandato e as liberdades asseguradas aos Partidos Polticos.

Da Organizao do Estado
As competncias da Unio, dos Estados e dos Municpios
As competncias esto descritas nos artigos 21 a 24 da Constituio. O artigo 21 trata das competncias materiais da Unio, tambm chamadas de administrativas e todos os seus 23 incisos comeam com o verbo no infinitivo. O artigo 22 estabelece as competncias legislativas privativas da Unio, como, por exemplo, as matrias de direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrrio, martimo, aeronutico, espacial e do trabalho. Atente-se ao fato de que, apesar de competncia privativa da Unio, o pargrafo nico deste artigo permite lei complementar autorizar os Estados a legislar sobre questes especficas deste artigo, como o caso das normas gerais de licitaes pblicas, que no raramente recebem normativas especficas estaduais. O artigo 23 reza sobre a competncia material comum entre a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios e o artigo 24 trata sobre a competncia legislativa concorrente

entre a Unio, os Estados e o Distrito Federal. Importante atentar ao fato de que cabe Unio legislar sobre as normas gerais, sem prejuzo da competncia suplementar, que originalmente dos Estados. A competncia municipal para legislar est restrita aos assuntos de interesse local, conforme o artigo 30, I.

A interveno
O estudo sobre a interveno da Unio sobre os Estados ou o Distrito Federal com frequncia objeto de debate na doutrina, mas raramente levantada como opo pelo Poder Pblico, por se tratar de medida bastante invasiva. Apesar disso, vale a pena a leitura desta interessante matria, presente nos artigos 34 a 36 da Constituio Federal.

O poder legislativo
Vejamos aqui uma parte substancial do estudo de direito constitucional para a primeira fase da prova da OAB. um pouco mais de matria, mas que vale a pena a dedicao. O interessante a ser estudado est entre os artigos 44 e 69. bom reservar um tempo especfico para tanto, assim voc no ter que ler de forma atropelada os dispositivos e poder pesquisar as respostas s dvidas deste captulo. Aqui voc dever conhecer as competncias e os procedimentos de funcionamento do Congresso Nacional, tanto da Cmara dos Deputados quanto do Senado Federal, e de cada um de seus componentes. O processo legislativo tambm est abarcado neste item, a partir do artigo 59, regrando as formas de elaborao e edio das normas. Vale uma boa reviso sobre as diferenas de qurum para aprovao das leis e as divises e comunho de competncias.

O poder executivo
Neste captulo, vale concentrar os esforos nos dispositivos que fazem referncia presidncia da repblica e aos Ministros de Estado. Uma leitura fresca para a prova deve ser suficiente para as matrias "Conselho da Repblica" e o "Conselho de Defesa Nacional".

You might also like