You are on page 1of 35

TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIO

Instituto Serzedello Corra

Prestao de contas de Convnios: dever do gestor, direito da sociedade

Mdulo 2 Fases do convnio

Outubro / 2009

Tribunal de Contas da Unio

Copyright 2008, Tribunal de Contas de Unio


www.tcu.gov.br

Permite-se a reproduo desta publicao, em parte ou no todo, sem alterao do contedo, desde que citada a fonte e sem fins comerciais.

RESPONSABILIDADE PELO CONTEDO Tribunal de Contas da Unio Secretaria Geral da Presidncia Instituto Serzedello Corra 1 Diretoria de Desenvolvimento de Competncias Servio de Planejamento e Projetos Educacionais CONTEUDISTA Karine Llian de Sousa Costa Machado REVISO DO CONTEDO Remilson Soares Candeia Rita de Cassia Ibarra Pelanda TRATAMENTO PEDAGGICO Violeta Maria dos Santos Galvo RESPONSABILIDADE EDITORIAL Tribunal de Contas da Unio Secretaria Geral da Presidncia Instituto Serzedello Corra Centro de Documentao Editora do TCU PROJETO GRFICO E DIAGRAMAO Ismael Soares Miguel Paulo Prudncio Soares Brando Filho Vivian Campelo Fernandes

Brasil. Tribunal de Contas da Unio. Prestao de contas de convnios : dever do gestor, direito da sociedade : mdulo 2 : Fases do Convnio / Tribunal de Contas da Unio. Braslia: Instituto Serzedello Corra , 2009. 37 p. : il., color. 1. Prestao de contas. 2. Convnio. 3. Transferncia de recursos. I. Ttulo. Ficha catalogrfica elaborada pela Biblioteca Ministro Ruben Rosa

Mdulo 1 Noes Bsicas sobre Convnios

Tribunal de Contas da Unio

Mdulo 2 Fases do Convnio


O que vimos at aqui? Vamos relembrar alguns pontos... 1) as transferncias voluntrias para Estados, Municpios e Distrito Federal so formalizadas por convnios e contratos de repasse; 2) a diferena entre convnios e contratos de repasse est na intermediao de uma instituio financeira para descentralizar os recursos; 3) os aspectos fundamentais dos convnios so a descentralizao fsica, a mtua cooperao e o interesse recproco entre os partcipes; 4) as aes relacionadas ao processo de transferncias voluntrias de recursos da Unio devem observar as normas contidas na legislao federal. Convnios? Contratos de repasse? Por que todo mundo s fala prestao de contas de convnios? Comumente, a palavra convnios usada tanto para convnios quanto para contratos de repasse, por causa da semelhana entre eles. Ns tambm vamos simplificar e neste curso utilizaremos a palavra convnios e, quando for necessrio, usaremos contratos de repasse tambm. Combinados? Normalmente, os procedimentos que envolvem a transferncia de recursos federais por meio de convnios podem ser agrupados em quatro fases. Vejamos!

O xito na aprovao da prestao de contas depende essencialmente do cumprimento da legislao especfica referente a cada fase. Por isso, faremos, neste mdulo, breves consideraes sobre os procedimentos que compem as fases de proposio, celebrao e execuo dos convnios. Tambm abordaremos as falhas e irregularidades mais frequentes constatadas pelo TCU em cada fase.

Mdulo 2 Noes Bsicas sobre Convnios

Tribunal de Contas da Unio

Para facilitar nossos estudos, este mdulo est organizado em 3 unidades: MDULO 2 FASES DO CONVNIO-------------------------------------------------------- 3
UNIDADE 1 - PROPOSIO ----------------------------------------------------------------------------------- 5 Aula 1 Viso Geral ----------------------------------------------------------------------------------- 5 Aula 2 Proposta de Trabalho --------------------------------------------------------------------- 6 Aula 3 Exame da proposta de trabalho -------------------------------------------------------- 7 Aula 4 Plano de Trabalho -------------------------------------------------------------------------- 7 Aula 5 Anlise do Plano de Trabalho --------------------------------------------------------- 10 UNIDADE 2 - CELEBRAO --------------------------------------------------------------------------------- 11 Aula 1 Viso Geral --------------------------------------------------------------------------------- 11 Aula 2 Requisitos para celebrao de convnios ----------------------------------------- 12 Aula 3 Formalizao ------------------------------------------------------------------------------ 15 Aula 4 Publicidade--------------------------------------------------------------------------------- 22 Aula 5 - Falhas e irregularidades na fase de celebrao ----------------------------------- 22 UNIDADE 3 - EXECUO ----------------------------------------------------------------------------------- 23 Aula 1 Viso Geral --------------------------------------------------------------------------------- 23 Aula 2 - Liberao dos recursos ------------------------------------------------------------------ 24 Aula 3 - Da movimentao dos recursos------------------------------------------------------- 25 Aula 4 - Aplicao no mercado financeiro----------------------------------------------------- 28 Aula 5 Vedaes ----------------------------------------------------------------------------------- 28 Aula 6 Falhas e irregularidades na fase de execuo ------------------------------------ 32 QUESTES PARA DEBATE ----------------------------------------------------------------------------------- 33 SNTESE------------------------------------------------------------------------------------------------------ 35

Ao final deste mdulo, esperamos que voc possa: identificar os requisitos necessrios proposio de convnios que impactam na prestao de contas; identificar os requisitos impostos pela legislao para celebrao de convnios; associar as principais clusulas do instrumento de convnio a seu contedo; relacionar os procedimentos essenciais referentes fase de execuo que impactam na prestao de contas; identificar as principais vedaes legais relativas fase de execuo dos convnios; aplicar as regras previstas na legislao de convnios a situaes prticas.

Para comear, conheceremos os principais procedimentos relativos fase de proposio dos convnios.

Mdulo 2 Noes Bsicas sobre Convnios

Tribunal de Contas da Unio

Unidade 1 - Proposio
Aula 1 Viso Geral
Certamente voc sabe que, para propor um convnio, necessrio ter identificadas as necessidades e as prioridades de sua comunidade e, a partir disso, ter elaborado um projeto para atender a essas necessidades. No mesmo? Pois bem, a fase de proposio inicia justamente com o encaminhamento desse projeto ao rgo ou entidade responsvel pela poltica pblica no mbito federal. A formalizao desse pedido ser feita por meio de proposta de trabalho. Para apresentar a proposta de trabalho, o interessado dever estar credenciado no Siconv. Vamos entender o que o Siconv? Siconv significa Sistema de Gesto de Convnios e Contratos de Repasse. um sistema informatizado desenvolvido pelo Governo Federal para registro de todas as informaes relacionadas s fases de proposio, celebrao, execuo e prestao de contas de convnios e contratos de repasse. Com esse sistema, possvel dar mais agilidade e eficincia aos procedimentos de transferncia voluntria de recursos federais e atender, de forma mais rpida, as necessidades de sua comunidade. Alm disso, o Siconv garante maior transparncia aos atos de concesso dos recursos, pois permite o acompanhamento de todo o processo de transferncia e prestao de contas pela internet. E transparncia essencial para toda comunidade saber onde e como os governantes esto empregando os recursos pblicos, no mesmo?
Projeto um conjunto de atividades ou medidas planejadas para serem executadas com: a) responsabilidade de execuo definida, b) objetivos determinados, c) abrangncia (ou escopo) definida, d) prazo delimitado, e) recursos especficos. Um projeto depende de recursos, como qualquer atividade. Para realizar um planejamento realista, a dimenso dos recursos precisa ser conhecida para no correr o risco de se fazer um planejamento fictcio. Siconv Esse sistema deve ser utilizado pelos rgos e entidades federais responsveis pelas transferncias de recursos e pelos entes estaduais e municipais que firmarem convnios com a Unio.
Mais informaes sobre o Siconv acesse: www.convenios.gov.br

Mdulo 2 Noes Bsicas sobre Convnios

Tribunal de Contas da Unio

Aula 2 Proposta de Trabalho


Como vimos, a formalizao do pedido de recursos federais deve ser feita por meio de proposta de trabalho, encaminhada pelo Siconv. A proposta de trabalho deve conter, no mnimo, as seguintes informaes:

Mdulo 2 Noes Bsicas sobre Convnios

Tribunal de Contas da Unio

Aula 3 Exame da proposta de trabalho


A proposta de trabalho ser encaminhada ao rgo ou entidade responsvel pela poltica pblica no mbito federal. O que faz o rgo ou a entidade repassadora aps o recebimento da proposta de trabalho? Bem, o rgo ou a entidade examina a proposta e, dependendo do seu contedo, poder aceitar, rejeitar ou pedir informaes adicionais, como mostra o fluxo a seguir.

Vamos dar continuidade ao estudo dos procedimentos relativos fase de proposio.

Aula 4 Plano de Trabalho


Aprovada a proposta de trabalho pelo concedente, o proponente deve elaborar o plano de trabalho. Plano de trabalho? Proposta de Trabalho? Qual a diferena entre esses dois documentos? A proposta de trabalho o documento que contm o esboo inicial da ao que se pretende implementar com a celebrao do convnio. por meio desse documento que o rgo ou entidade do governo federal avaliar se: 1) o objeto proposto tem alguma relao com uma ao ou programa do Governo Federal; 2) existe pertinncia entre as aes propostas e o resultado pretendido; 3) h recursos suficientes para implementao do objeto proposto; 4) o proponente dispe de condies tcnicas para execuo do objeto.

Alm de facilitar a execuo do convnio, um bom plano de trabalho estabelece parmetros objetivos para a correta elaborao da prestao de contas.

Mdulo 2 Noes Bsicas sobre Convnios

Tribunal de Contas da Unio

J o plano de trabalho contm o detalhamento das aes que sero executadas pelo proponente. o documento definitivo que vai orientar a execuo de todo o convnio. Ento, a diferena entre a proposta de trabalho e o plano de trabalho est na finalidade desses documentos. A proposta de trabalho tem por fim demonstrar o interesse e a viabilidade de o ente da federao executar uma ao de governo em parceria com a Unio. O plano de trabalho tem a finalidade de orientar a execuo das aes do convnio. Vamos conversar um pouco mais sobre o plano de trabalho. Esse documento subsidiar a elaborao da prestao de contas. Por isso, deve conter, de forma detalhada, todas as aes que sero executadas pelo proponente. O plano de trabalho deve conter, no mnimo, as seguintes informaes: 1) justificativa para a celebrao do convnio; 2) descrio completa do objeto;descrio das metas a serem atingidas; 3) definio das etapas ou fases de execuo; 4) cronograma de execuo; 5) cronograma de desembolso; 6) plano de aplicao dos recursos. Parece complicado, no mesmo? Podemos tentar simplificar a tarefa de elaborar o plano de trabalho respondendo as seguintes questes: Item Justificativa para a celebrao do Convnio Pergunta Qual problema a ser solucionado? Qual o interesse recproco das partes na execuo do objeto do convnio? Por que a sua comunidade e a Unio tm interesse na execuo do objeto do convnio? Quais as caractersticas do objeto do convnio? Por exemplo, imagine que o objeto do convnio formao de professores. Nesse caso, a descrio deve conter, no mnimo: Por que treinar? Em que treinar? Quem treinar? Quantos sero treinados? Quando treinar? Como treinar? Em quanto tempo? Que recursos sero usados? Que metas sero alcanadas? Alm de outras informaes que completem a definio do objeto.
Um plano de trabalho bem elaborado deve permitir que o uso dos escassos recursos pblicos promova o maior benefcio possvel para a comunidade.

Jurisprudncia do TCU considerada irregularidade grave celebrar convnios sem que o plano de trabalho tenha as metas a serem atingidas com a execuo do objeto.
(Deciso n 762/2001 Plenrio, Relator Ministro Valmir Campelo)

Descrio completa do objeto

Mdulo 2 Noes Bsicas sobre Convnios

Tribunal de Contas da Unio

Item Descrio das metas a serem atingidas Definio das etapas ou fases da execuo Cronograma de execuo do objeto Cronograma de desembolso Plano de aplicao dos recursos

Pergunta O que ser realizado? Quantidade a ser alcanada? Em que prazo? Quais so as etapas ou fases de execuo do objeto? O que ser realizado em cada etapa ou fase?

Quando iniciar cada etapa ou fase de execuo do objeto? Quando ser concluda cada etapa ou fase de execuo do objeto? Quando e quanto ser pago em cada fase de execuo do objeto? Qual o valor necessrio para a execuo do objeto do convnio? Quanto ser repassado pelo concedente? Em quantas parcelas? Qual valor da contrapartida? Como ser aplicado o valor da contrapartida? Em quantas parcelas?
Contrapartida Consiste em valor economicamente mensurvel que ser arcado pelo convenente como parte de suas obrigaes no convnio.

Dicas: as etapas ou fases de execuo do objeto, com previso de incio e fim, devem estar no cronograma de execuo; o cronograma de execuo do objeto deve harmonizar-se com o cronograma de desembolso dos recursos financeiros, de modo que os valores a serem pagos correspondam aos servios a serem executados.

Outra forma de simplificar essa tarefa conhecer as principais falhas e irregularidades cometidas pelos gestores na elaborao do plano de trabalho. Voc sabe quais so elas? plano de trabalho pouco detalhado, caracterizao insuficiente da situao de carncia dos recursos, oramento subestimado ou superestimado, falta de comprovao da existncia da contrapartida.

Principais falhas e irregularidades

Como vimos, elaborar um plano de trabalho realmente exige dedicao. Mas o esforo compensa, pois evita que na fase de anlise o concedente solicite informaes complementares ou correes. Aps a sua concluso, o plano de trabalho deve ser encaminhado ao concedente por meio do Siconv, o que d agilidade ao procedimento de obteno dos recursos de convnios, no mesmo? A propsito, voc sabe o que ser verificado na anlise do plano de trabalho?
Mdulo 2 Noes Bsicas sobre Convnios 9

Tribunal de Contas da Unio

Aula 5 Anlise do Plano de Trabalho Nesta fase, o concedente avalia o plano de trabalho sob os aspectos tcnico e jurdico.

Anlise Tcnica O concedente deve examinar os custos envolvidos na execuo do objeto do convnio antes de definir os valores a serem transferidos. A anlise dos custos tem por objetivo verificar se o montante de recursos inicialmente destinado ao convnio compatvel com seu objeto, de maneira que no sejam transferidos valores insuficientes nem excedentes para a execuo do ajuste. Pendncias ou Exigncias Caso o proponente tenha de prestar informaes complementares ou corretivas, o concedente fixar prazo para adoo dessas medidas. A ausncia de manifestao do proponente no prazo fixado implicar arquivamento do processo. Como vimos, quanto mais adequadas as informaes prestadas, mais gil ser a anlise do plano de trabalho e mais prxima estar a aprovao e a celebrao do convnio.
Jurisprudncia do TCU O concedente deve fazer a anlise dos custos envolvidos com a execuo dos convnios, ainda que sejam financiados com recursos de emenda parlamentar, conforme 1 do art. 35 da Lei n 10.180/2001. (Acrdo n 1.389/2005 1 Cmara,
Relator Ministro Marcos Bemquerer)

Mdulo 2 Noes Bsicas sobre Convnios

10

Tribunal de Contas da Unio

Unidade 2 - Celebrao
Aula 1 Viso Geral
A celebrao do convnio significa sua formalizao. Esta fase ocorre aps a aprovao do plano de trabalho. Como o proponente recebe essa notcia? Ainda existem outros procedimentos que devem ser observados? Quais so as prximas aes? Quando o dinheiro ser liberado? Ento, vamos conhecer as respostas a essas perguntas? por meio do Siconv que o proponente sabe da aprovao do convnio e recebe a convocao para sua assinatura. O termo de convnio ser assinado pelas partes e, logo aps, providenciada a sua publicao. E o dinheiro, quando sai? Calma, os recursos sero liberados apenas na prxima fase. Por enquanto, importante conhecermos os procedimentos relativos fase de celebrao dos convnios, que podem ser assim agrupados: demonstrao do preenchimento dos requisitos legais para celebrao do convnio pelo proponente, formalizao do convnio, publicidade dos atos. mais

Tambm veremos as falhas e irregularidades frequentes constatadas pelo TCU nessa fase.

Mdulo 2 Noes Bsicas sobre Convnios

11

Tribunal de Contas da Unio

Aula 2 Requisitos para celebrao de convnios


Vrias normas, a exemplo da LRF, impem requisitos para o ente da Federao que pretende receber recursos de convnios.

Ento, vamos conhec-las. Requisitos que devem ser observados pelo convenente Ter aprovado o plano de trabalho. No utilizar os recursos para pagamento de pessoal. Instituir, prever e arrecadar todos os impostos de sua competncia constitucional. Incluir, em seus respectivos oramentos, os recursos que sero transferidos pelo concedente. Estar em dia com o pagamento dos tributos, emprstimos, financiamentos, multas e demais encargos fiscais devidos Unio. Comprovar que prestou contas de recursos recebidos da Unio anteriormente. Observar os seguintes limites: dvida consolidada e mobiliria; operaes de crdito, inclusive por antecipao de receita; inscrio em restos a pagar; despesa total com pessoal. Cumprir os limites constitucionais relativos educao e sade. Publicar regularmente o Relatrio de Gesto Fiscal e o Relatrio Resumido da Execuo Oramentria. Encaminhar tempestivamente as contas anuais (balano geral do exerccio) ao Poder Executivo Federal. No estar inscrito no Cadastro Informativo de Crditos no Quitados Cadin Obter licena ambiental prvia, quando o convnio envolver obras, instalaes ou servios que exijam estudos ambientais. Requisitos que devem ser observados pelo convenente Fundamento legal Portaria Interministerial n 127, art. 25, II Constituio, art. 167, X, e LRF, art. 25, III LRF, art. 11, pargrafo nico, Portaria Interministerial n 127, art. 24, I Lei n 10.180/2001, art. 35 LRF, art. 25, 1, IV, a, Portaria Interministerial n 127, art. 24, III e VII LRF, art. 25, 1, IV, a, Portaria Interministerial n 127, art. 24, VI LRF, arts. 23, 3, I, e 25, 1, IV, c, Portaria Interministerial n 127, art. 24, IX Constituio, arts. 198 e 212, LRF, art. 25, 1, IV, b, Portaria Interministerial n 127, art. 24, VIII Constituio, art. 165, 3, LRF, arts. 51, 2, 52 a 55, 63, II, b e c, 1, Portaria Interministerial n 127, art. 24, X e XII LRF, art. 51, Portaria STN n 109/2002, Portaria Interministerial n 127, art. 24, XI e XIII Lei n 10.522/2002, art. 6, III, Portaria Interministerial n 127, art. 24, IV Acrdo TCU n 1.572/2003 Plenrio, Lei n 6.938/1981, Resolues Conama n 1/1986 e 237/1997, Portaria Interministerial n 127, art. 25, III Fundamento legal

Mdulo 2 Noes Bsicas sobre Convnios

12

Tribunal de Contas da Unio

Requisitos que devem ser observados pelo convenente Prever, no respectivo oramento, a contrapartida Requisitos que devem ser observados pelo convenente Comprovar o exerccio pleno dos poderes inerentes propriedade do imvel, mediante certido emitida pelo cartrio de registro de imveis competente, quando o convnio tiver por objeto a execuo de obras ou benfeitorias no imvel; Apresentar o Certificado de Regularidade Previdenciria (CRP) e a Certido Negativa de Dbito Estar regular junto ao FGTS Ter atualizado o cadastro no Siconv no momento da celebrao

Fundamento legal LRF, art. 25, 1, IV, d Fundamento legal

Portaria Interministerial n 127, art. 25, IV

Constituio, art. 195, 3, Decreto n 3.788/2001, art. 1, I, Portaria Interministerial n 127, art. 24, II Constituio, art. 195, 3, Lei n 8.036/1990, Portaria Interministerial n 127, art. 24, V Portaria Interministerial n 127/2008, art. 25, I

Em relao s exigncias para a celebrao de convnios, vale a pena lembrar que:

Sobre os impostos So impostos de competncia constitucional: Impostos de competncia dos municpios: Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU, Imposto sobre a Transmisso de Bens Imveis - ITBI e Imposto sobre Servios de Qualquer Natureza ISS (art. 156 da CF). Impostos de competncia dos estados: Imposto de Transmisso Causa Mortis e Doao ITCMD, Imposto sobre Operaes relativas Circulao de Mercadorias e Prestao de Servios de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicao - ICMS e Imposto sobre a Propriedade de Veculos Automotores - IPVA (art. 155 da CF).

Mdulo 2 Noes Bsicas sobre Convnios

13

Tribunal de Contas da Unio

Sobre os relatrios O Relatrio Resumido de Execuo Oramentria deve ser publicado at 30 dias aps o encerramento de cada bimestre (CF, art. 165, 3, e LRF, art. 52). O Relatrio de Gesto Fiscal deve ser publicado at 30 dias aps o encerramento de cada quadrimestre (LRF, art. 54). facultado aos Municpios com populao inferior a 50 mil habitantes optar por divulgar o Relatrio de Gesto Fiscal e o Relatrio Resumido da Execuo Oramentria at trinta dias aps o encerramento de cada semestre (LRF, art. 63, II, b e c, e 1). O Relatrio de Gesto Fiscal e o Relatrio Resumido da Execuo Oramentria tero validade at a data-limite de publicao do subsequente e desde que contenham todas as informaes discriminadas na LRF. Sobre as contas anuais Os estados e o DF devem encaminhar deu balano geral ao Governo Federal at o dia 31 de maio e os municpios, at30 de abril de cada ano. Sobre a licena ambiental

A licena ambiental se desdobra em trs etapas distintas: licena prvia (fase preliminar do planejamento para elaborao do projeto bsico); - estabelece requisitos indispensveis

licena de instalao (autoriza o incio da execuo do contrato); licena de operao (requisito necessrio para utilizao do empreendimento).

Sobre a contrapartida

Em regra, a contrapartida obrigatria, devendo ser estabelecida em termos percentuais do valor previsto no instrumento de transferncia. O proponente dever comprovar que os recursos relativos contrapartida esto devidamente assegurados, salvo quando o concedente arcar com todos os custos. A contrapartida tem como limites os percentuais indicados na Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO) vigente, os quais so definidos, via de regra, levando em considerao a capacidade financeira da unidade beneficiada e seu ndice de Desenvolvimento Humano.

Mdulo 2 Noes Bsicas sobre Convnios

14

Tribunal de Contas da Unio

So tantas as exigncias, no mesmo? Como podemos demonstrar o cumprimento de todas elas? Para isso, existe o Cadastro nico de Convnio Cauc. O Cauc um sistema informatizado que se destina a registrar informaes sobre a situao de regularidade de estados e municpios interessados em receber recursos de transferncias voluntrias da Unio em relao aos requisitos previstos em lei, notadamente na LRF. Para melhor entender como so usadas as informaes do Cauc, imagine que seu municpio pretende celebrar um convnio com o Governo Federal, por meio do Ministrio da Justia, para promover aes de melhoria na rea de segurana pblica. Aps a aprovao do plano de trabalho, o Ministrio da Justia consulta o Cauc para verificar se o seu municpio preenche todas as exigncias legais que citamos anteriormente.

Veja mais informaes sobre o Cauc e consulte a situao de seu municpio em:
https://consulta.tesouro.fazen da.gov.br/ RegularidadeSiafi/index_ regularidade.asp

Se todas as exigncias foram cumpridas, o processo de


transferncia dos recursos tem continuidade, com formalizao do convnio. necessrio regulariz-la continuidade. para que o processo a

Se o seu municpio apresentar alguma pendncia, ser


tenha

Avaliao das exigncias no CAUC

Mdulo 2 Noes Bsicas sobre Convnios

15

Tribunal de Contas da Unio

Aula 3 Formalizao Como todo ato administrativo, o convnio deve cumprir algumas formalidades. Nesse caso, o convnio deve: ser documentado, ou seja, adotar forma escrita; ter seu extrato publicado no Dirio Oficial da Unio; ser assinado por todos os participantes, inclusive intervenientes, e por duas testemunhas.

O termo de convnio um instrumento formal, que deve conter os direitos e as obrigaes dos participantes. Seu contedo organizado em clusulas, em que so relacionadas as condies para a execuo do convnio. So exemplos de clusulas as que dispem sobre o objeto, as obrigaes das partes e a prestao de contas da aplicao dos valores transferidos. Vamos explorar um pouco mais o termo de convnio? Clusulas Necessrias do Termo de Convnio O termo de convnio dever conter expressa e obrigatoriamente as clusulas discriminadas no art. 30 da Portaria Interministerial n 127/2008. Destacamos algumas clusulas relevantes relacionadas ao objeto, s obrigaes das partes, execuo financeira, ao prazo de execuo do convnio, ao controle e prestao de contas. Conheceremos primeiro as clusulas referentes ao objeto.
No tem validade convnio celebrado de forma verbal.

Mdulo 2 Noes Bsicas sobre Convnios

16

Tribunal de Contas da Unio

Clusulas

Esta clusula deve conter...

Lembretes

Do objeto

... a descrio do objeto do convnio e seus elementos caractersticos, em conformidade com o plano de trabalho aprovado.

O cuidado com a execuo do objeto e a prestao de contas a ser encaminhada inicia-se com a formalizao do prprio convnio. importante que seu objeto esteja claramente descrito no termo de convnio. Os bens remanescentes podero, a critrio do Ministro de Estado supervisor ou autoridade equivalente ou do dirigente mximo da entidade da administrao indireta, ser doados quando, aps a execuo do objeto, forem necessrios para assegurar a continuidade do programa governamental.

Objetos descritos de forma vaga e imprecisa dificultam a execuo e a elaborao da prestao de contas dos convnios

... a definio do direito Do direito de de propriedade dos propriedade bens remanescentes na dos bens data da concluso ou remanescentes extino do instrumento.

Da exigncia do projeto bsico

... a previso de que o convnio ser extinto se o projeto bsico no for apresentado no prazo estabelecido ou no for aprovado pelo concedente.

O projeto bsico obrigatrio no caso de obras e servios.

Consideram-se bens remanescentes os equipamentos e materiais permanentes adquiridos com recursos do convnio, necessrios execuo do objeto, mas que no se incorporam a este.

Como voc pode notar, o projeto bsico uma das peas mais importantes para o planejamento da execuo de convnios que envolvam obras e servios. Por isso, vamos conversar mais sobre alguns aspectos relevantes relacionados ao projeto bsico que impactam na prestao de contas. O projeto bsico deve conter informaes e desenhos tcnicos que permitam:

viso geral da obra ou do servio, e identificao clara de todos os seus componente, para:
evitar ou reduzir reformulaes durante a execuo do objeto; fornecer informaes necessrias para a elaborao da licitao e para a gesto da obra, que compreendem programao, estratgia de suprimentos e regras de fiscalizao, entre outros dados necessrios em cada caso.

possvel usar parte dos recursos transferidos para elaborar o projeto bsico. Mas fique atento, pois essa previso dever estar bem clara no plano de trabalho e os gastos com a elaborao do projeto bsico devero ser demonstrados na prestao de contas.

Mdulo 2 Noes Bsicas sobre Convnios

17

Tribunal de Contas da Unio

O projeto bsico deve deixar claro, por exemplo, que: os custos so compatveis com as disponibilidades oramentrias; todas as solues tcnicas possveis foram cogitadas, selecionado-se a mais conveniente; os prazos para execuo foram calculados; os reflexos sobre o meio ambiente foram levados em considerao.

O projeto bsico poder ser apresentado antes da liberao da primeira parcela os recursos, no prazo a ser fixado no instrumento de convnio. Portaria Interministerial n 127/2008
Veja mais detalhes sobre o contedo do projeto bsico na Lei n 8.666/1993, art. 6, inciso IX.

Dependendo da complexidade do objeto, o concedente pode exigir o projeto bsico antes da celebrao do convnio. Portaria Interministerial n 127/2008

Agora que j falamos um pouco sobre as clusulas relativas ao objeto do convnio, vejamos as obrigaes das partes. Clusulas Esta clusula deve conter... Lembretes O convnio um acordo que implica obrigaes para ambos os participantes. A inobservncia dessas obrigaes pode impedir a execuo do objeto acordado ou, at mesmo, causar danos irreparveis aos cofres pblicos.

Das obrigaes dos participantes

... as obrigaes de cada participante do convnio.

Da incluso de informaes no Siconv

... a obrigatoriedade de o convenente incluir regularmente no Siconv as informaes e os documentos exigidos no termo de convnio.

O convenente dever manter o Siconv sempre atualizado.

Mdulo 2 Noes Bsicas sobre Convnios

18

Tribunal de Contas da Unio

Clusulas

Esta clusula deve conter... ... as datas ou etapas em que os recursos sero liberados, respeitado o plano de trabalho aprovado. ... como se dar a liberao ou desbloqueio dos recursos. ... o valor da contrapartida; ... como ser oferecida; a contrapartida, se em dinheiro ou em bens e servios; ... a forma de aferio dos valores, no caso de contrapartida em bens e servios.

Lembretes Dependendo do volume de recursos e das caractersticas do objeto, a liberao dos recursos e da contrapartida a cargo do convenente pode ocorrer em mais de uma parcela. Haver liberao dos recursos no caso de convnios e desbloqueio, quando se tratar de contrato de repasse. A composio dos recursos destinados execuo do objeto do convnio inclui valores do concedente e a contrapartida do convenente.; A contrapartida pode ser oferecida em dinheiro ou em bens e servios, desde que economicamente mensurveis. A movimentao dos recursos em conta especfica permite comprovar que os recursos foram aplicados no objeto do convnio. A vigncia do convnio dever ser fixada de acordo com o prazo previsto para a execuo do objeto e em funo das metas previamente estabelecidas e demais exigncias legais aplicveis. A prorrogao da vigncia do convnio deve ocorrer antes de seu trmino e est limitada ao perodo de atraso., da liberao dos recursos. O convnio poder ser rescindido a qualquer momento por solicitao de seus participantes.

Do cronograma de desembolso

Da liberao dos recursos

Da contrapartida

Da movimentao dos recursos em conta bancria especfica

... a obrigao do convenente de manter e movimentar os recursos do convnio em conta bancria exclusiva para esse fim. ... o prazo de vigncia do convnio, ou seja, o prazo necessrio para que as partes cumpram as obrigaes que foram acordadas, incluindo a apresentao da prestao de contas. ... a obrigao do concedente de prorrogar a vigncia do convnio quando ocorrer atraso na liberao dos recursos sem que o convenente tenha dado causa. ... as hipteses e em que condies o convnio poder ser rescindido.

Da vigncia do convnio

Da prorrogao de ofcio

Da resciso do convnio

Jurisprudncia do TCU Em convnios que envolvam valores mais elevados, deve-se evitar o repasse em uma s parcela.
(Acrdo n 585/2005 2 Cmara, Relator Ministro Lincoln Magalhes da Rocha).

Mdulo 2 Noes Bsicas sobre Convnios

19

Tribunal de Contas da Unio

So motivos para resciso do convnio, entre outros: descumprimento das clusulas ajustadas; uso dos recursos em desacordo com o plano de trabalho; falsidade ou incorreo de informao em qualquer documento apresentado; fatos que indiquem necessidade de tomada de contas especial (TCE). A TCE visa a apurar fatos, identificar os responsveis e quantificar o dano, a fim de obter o respectivo ressarcimento. Mais informaes em:
http://portal2.tcu.gov.br/portal/page/portal/TCU/comunidades/contas/tce/conheca_a_tce

Em caso de resciso, o saldo financeiro, inclusive o de receitas das aplicaes financeiras, deve ser devolvido no prazo mximo de 30 dias, sob pena de ser iniciada Tomada de Contas Especial. Resciso do convnio

Dano ao errio

TCE

Vamos em frente e conhecer os destaques das clusulas referentes o controle: Clusulas Esta clusula deve conter... ... a possibilidade de o concedente assumir ou transferir a responsabilidade pela execuo do objeto, caso ocorra paralisao ou fato relevante. ... o direito de o concedente exercer o controle e a fiscalizao sobre a execuo do objeto do convnio. ... a possibilidade de o TCU e a Controladoria-Geral da Unio terem livre acesso aos locais de execuo do objeto, processos, documentos e informaes referentes aos convnios. Lembretes O concedente poder assumir (avocar) a execuo do objeto para evitar a descontinuidade do servio prestado populao. O concedente deve exercer fiscalizao da aplicao dos recursos, pois cabe a ele o exame da prestao de contas.

Da assuno do objeto pelo concedente

Da fiscalizao pelo concedente

Da fiscalizao pelos rgos de controle

Nenhum documento ou informao poder ser sonegado ao servidor responsvel pela fiscalizao.

Mdulo 2 Noes Bsicas sobre Convnios

20

Tribunal de Contas da Unio

Controle Social Qualquer cidado, partido poltico, associao ou sindicato pode denunciar ao TCU irregularidades sobre a aplicao de recursos de convnio. Controle pelo TCU O TCU fiscaliza a aplicao de recursos federais transferidos para os 26 Estados, o Distrito Federal e mais de 5500 Municpios. Os recursos que no so de origem federal so fiscalizados pelos Tribunais de Contas estaduais, distritais e municipais, quando existirem.

Por fim, vamos destacar as clusulas referentes prestao de contas. Clusulas Da prestao de contas Esta clusula deve conter... ... a obrigatoriedade de o convenente prestar contas dos recursos recebidos. ... a obrigao do convenente de recolher, aos cofres da Unio, os rendimentos da aplicao dos recursos do convnio no mercado financeiro, quando no forem destinados execuo do objeto. ... a obrigao do convenente de restituir eventual saldo de recursos no utilizado, incluindo os rendimentos da aplicao financeira. Lembretes A prestao de contas dever ser encaminhada por meio do Sincov no prazo previsto no termo de convnio. Os recursos do convnio devero ser aplicados no mercado financeiro para evitar a desvalorizao do dinheiro transferido. O saldo de recursos deve ser restitudo no prazo improrrogvel de 30 dias a contar da concluso, resciso ou extino do convnio. A restituio ocorrer, em especial, quando: no for executado o objeto do convnio; no for apresentada, no prazo exigido, a prestao de contas; os recursos forem utilizados em finalidade diversa da estabelecida no convnio.

Do recolhimento dos rendimentos da aplicao financeira

Da restituio de eventual saldo de recursos

Da restituio dos valores em caso de inadimplncia

... o compromisso do convenente de restituir ao concedente o valor transferido, atualizado monetariamente, em caso de inadimplncia.

Em caso de inadimplncia, o convenente deve: recolher os rendimentos da aplicao financeira; restituir eventual saldo de recursos. No recolhimento do saldo

Inadimplncia

TCE

Mdulo 2 Noes Bsicas sobre Convnios

21

Tribunal de Contas da Unio

Aula 4 Publicidade
Geralmente, os atos praticados pela Administrao devem ser amplamente divulgados para que a populao possa exercer sua cidadania. Afinal, os gestores pblicos utilizam recursos do povo, que devem ser revertidos para o bem-estar da comunidade, no mesmo? A publicidade tambm importante para que os rgos de controle possam exercer sua misso de assegurar a efetiva e regular gesto dos recursos pblicos, em benefcio da sociedade. Logo, a publicidade permite que a populao e os rgos de controle possam fiscalizar o uso dos recursos pblicos pelos gestores. Entre as medidas de publicidade relacionadas aos convnios, destacamos:

Aula 5 - Falhas e irregularidades na fase de celebrao


Agora que identificamos os requisitos necessrios celebrao e as principais clusulas do termo de convnio, conhea as falhas e as irregularidades mais frequentes constatadas pelo TCU nesta fase: celebrao de convnios sem os exames tcnico e jurdico; incompatibilidade entre as datas dos pareceres e de celebrao dos convnios; ausncia de disciplinamento das condies especficas de execuo do ajuste no termo de convnio; clusulas mal redigidas, que apenas repetem o contedo das normas; ausncia de comunicao ao Poder Legislativo local.

Mdulo 2 Noes Bsicas sobre Convnios

22

Tribunal de Contas da Unio

Unidade 3 - Execuo
Aula 1 Viso Geral
Concludos os procedimentos relacionados formalizao, iniciaremos o estudo da fase de execuo dos convnios. Execuo? agora que vou receber o dinheiro? O que devo fazer para atender minha comunidade e no ter problemas com a prestao de contas? na execuo que o convenente deve tomar todas as providncias para concretizar o objeto do convnio, utilizando os recursos em favor de sua comunidade. O dinheiro ser liberado para uma conta bancria prpria do convnio, onde tambm deve ser depositada a contrapartida acordada. O xito desta fase depende essencialmente de dois fatores: planejamento, refletido na elaborao de um bom plano de trabalho; atendimento s normas oramentria e financeira. de administrao
As aes da fase de execuo devem refletir o que foi definido na celebrao do convnio.

Em vista desse panorama, podemos destacar os seguintes aspectos da fase de execuo do convnio: liberao dos recursos; movimentao dos recursos; e vedaes relativas ao uso dos recursos.

Vamos entender cada um desses aspectos?

Mdulo 2 Noes Bsicas sobre Convnios

23

Tribunal de Contas da Unio

Aula 2 - Liberao dos recursos


Como vimos, os procedimentos de liberao dos recursos so definidos nas fases de proposio e de celebrao do convnio, levando em considerao as caractersticas do objeto e o volume de recursos. A liberao dos recursos financeiros pelo concedente deve: obedecer ao cronograma de desembolso previsto no plano de trabalho; estar de acordo com as fases ou etapas de execuo do objeto.
Nos convnios, os recursos so liberados para o convenente. Nos contratos de repasse os recursos liberados permanecem bloqueados.

Para recebimento dos recursos o convenente deve: observar os mesmos requisitos exigidos para celebrao do convnio (aula 2, mdulo 2); comprovar o cumprimento da contrapartida pactuada, conforme os prazos previstos no cronograma de desembolso; atender s exigncias para contratao e pagamento; estar em dia com a execuo das aes definidas no plano de trabalho. Os recursos no podero ser liberados enquanto essas condies no forem cumpridas. Aps a liberao dos recursos, o convenente deve adotar algumas medidas de publicidade: notificar os partidos polticos, os sindicatos de trabalhadores e as entidades empresariais, com sede no municpio, no prazo de dois dias teis, a contar da data de recebimento dos recursos; disponibilizar, no site do municpio na internet, o extrato do convnio, contendo, pelo menos, o objeto, a finalidade, os valores e as datas de liberao, o detalhamento da aplicao dos recursos e as contrataes realizadas para a execuo do objeto pactuado.

Se o municpio no tiver site na internet, o convenente poder disponibilizar o extrato do convnio em sua sede, em local de fcil visibilidade.

Mdulo 2 Noes Bsicas sobre Convnios

24

Tribunal de Contas da Unio

Aula 3 - Da movimentao dos recursos


Este um momento importante da execuo do convnio, pois a correta movimentao dos recursos ser decisiva para a aprovao da prestao de contas. Conforme vimos, os recursos sero depositados em conta bancria especfica do convnio, onde devero ser movimentados. Conta bancria especfica? Os valores no podem ser depositados na conta do municpio? Mas no mais fcil usar apenas uma conta para gerenciar todos os convnios da minha gesto? J falamos sobre isso na Aula 3 da Unidade 2. A movimentao dos recursos em conta especfica essencial para demonstrar que os recursos foram aplicados no objeto do convnio. Em hiptese alguma, os recursos podem ser movimentados em outras contas do convenente que no a especfica. Tambm no devem ser gerenciados recursos de diversos convnios em uma mesma conta. O convenente deve abrir uma conta bancria especfica para cada convnio que celebrar. Por exemplo:

Assim, existiro tantas contas especficas quantos forem os convnios geridos pelo convenente. Mas no basta que os recursos sejam depositados em conta especfica. A movimentao da conta deve observar certas regras, para facilitar a demonstrao da correta aplicao dos valores no objeto do convnio.

Mdulo 2 Noes Bsicas sobre Convnios

25

Tribunal de Contas da Unio

Vamos conhecer essas regras?

1 2

Somente so permitidos saques da conta especfica para pagamento de despesas constantes do plano de trabalho ou para aplicao no mercado financeiro. Antes de cada pagamento, o convenente deve incluir no Siconv as seguintes informaes: destinao do recurso; nome e CNPJ ou CPF do fornecedor, quando for o caso; nmero do contrato a que se refere o pagamento realizado; meta, etapa ou fase do plano de trabalho relativa ao pagamento; e notas fiscais ou documentos contbeis que comprovam o recebimento definitivo do objeto do contrato.
As informaes relativas movimentao da conta especfica sero transferidas para o Siconv diretamente pelo banco.

Os comprovantes de despesa (notas fiscais, faturas, recibos) devem: estar dentro do prazo de validade para sua emisso; ser em original e sem rasuras; ser emitidos em nome do convenente; estar devidamente identificados com o nmero do convnio; conter especificao detalhada dos materiais adquiridos e/ou dos servios prestados; conter a atestao do recebimento definitivo do bem ou servio.

4 5 6

Os recursos da contrapartida devem ser movimentados na conta bancria especfica do convnio. O pagamento do fornecedor ou prestador de servio no pode ser feito em dinheiro. Os pagamentos devem ser feitos mediante crdito na conta bancria do fornecedor ou prestador de servio.

Jurisprudncia do TCU Todos os lanamentos a dbito na conta corrente especfica devem corresponder a um comprovante de sua regular liquidao. Ou seja, cada dbito em conta dever ter o comprovante da execuo efetiva da despesa (empenho, nota fiscal, recibo, cpia de cheque) no mesmo valor.
(Acrdo n 164/2004 - 2 Cmara, Relator Ministro Benjamin Zymler).

Voc j ouviu dizer que toda regra tem sua exceo? Pois bem, o caso das regras 5 e 6. Ento vejamos.

Mdulo 2 Noes Bsicas sobre Convnios

26

Tribunal de Contas da Unio

Mas no suficiente demonstrar a correta aplicao dos recursos no objeto do convnio. preciso tambm seguir regras para a contratao dos bens e servios necessrios implementao desse objeto. provvel que voc conhea algumas delas. Mas vamos recordar as mais importantes.

Regras sobre contratao com recursos de convnios


obrigatria a licitao para aquisio de bens e/ou contratao de obras ou servios, ressalvadas as excees previstas em lei.

Lei de Licitaes (Lei n 8.666/1993)

obrigatria a modalidade prego na aquisio de bens e servios comuns. O prego eletrnicos deve ser utilizado preferencialmente. A inviabilidade de seu uso deve ser justificada pela autoridade competente.

Decreto n 5.504/2005 e Lei n 10.520/2002 Decreto n 5.504/2005, Portaria Interministerial n 127/2008 e Decreto n 5.450/2005 (prego eletrnico

O convenente deve incluir clusula que obrigue o contratado a dar livre acesso aos documentos e registros contbeis referentes ao objeto do contrato para o concedente e os rgos de controle. Devem ser registradas no Sincov as atas, as informaes sobre os participantes e as respectivas propostas das licitaes e dados referentes s dispensas e inexigibilidades

Portaria Interministerial n 127/2008

Portaria Interministerial n 127/2008

Mdulo 2 Noes Bsicas sobre Convnios

27

Tribunal de Contas da Unio

Aula 4 - Aplicao no mercado financeiro


Como voc sabe, os recursos do convnio devero ser aplicados no mercado financeiro enquanto no forem utilizados. Os rendimentos dessas aplicaes devem ser utilizados no objeto ajustado ou devolvidos ao concedente ao trmino do convnio.

As receitas das aplicaes financeiras no podem ser computadas como contrapartida do convenente.

Aula 5 Vedaes
Ao propor a celebrao de um convnio, certamente voc teve por objetivo atender alguma necessidade de sua comunidade. No entanto, para garantir a efetividade do emprego dos recursos, as normas impem algumas restries, chamadas vedaes. Entre as vrias normas sobre convnios, destacamos as seguintes vedaes: proibido... Comentrio

... realizar despesas a ttulo de O convnio tem como pressuposto fundamental a mtua taxa de administrao, de colaborao dos participantes para a execuo de objeto de gerncia ou similar. interesse comum. Portanto, se o interesse comum, no cabe a cobrana de taxa pela administrao ou gesto dos recursos transferidos. Caso ocorra essa cobrana, as despesas sero rejeitadas e o gestor ter de restituir os valores, devidamente atualizados, ao concedente. proibido... ... pagar servidor ou empregado pblico por servios de consultoria ou assistncia tcnica, com exceo das hipteses previstas em leis especficas e na Lei de Diretrizes Oramentrias. Comentrio Como parte de suas obrigaes, o convenente deve disponibilizar seu quadro de pessoal para o cumprimento do objeto do convnio. Desse modo, no possvel usar os recursos transferidos para pagamento de remunerao extra a esses servidores. O desrespeito a essa proibio pode implicar a obrigao de o gestor restituir os valores pagos, devidamente atualizados.

Mdulo 2 Noes Bsicas sobre Convnios

28

Tribunal de Contas da Unio

proibido... ... utilizar os recursos em desacordo com o plano de trabalho ou em finalidade diferente da estabelecida no termo de convnio, ainda que em situao de emergncia.

Comentrio A aplicao dos recursos em finalidade diferente contraria um dos aspectos fundamentais dos convnios, que o interesse comum dos participantes no atendimento de uma necessidade especfica da comunidade, definida como prioritria. O TCU considera o desvio de finalidade uma infrao grave, que pode levar irregularidade das contas dos responsveis, com o pagamento de multa e, em alguns casos, condenao do gestor a restituir os valores aplicados indevidamente.

permitido o uso dos recursos para implementar medidas de preservao ambiental, mesmo que no estejam previstas no plano de trabalho. proibido... Comentrio

... transferir recursos para clubes, Essa vedao destina-se a evitar que recursos pblicos sejam associaes de servidores ou destinados a associaes, cooperativas e clubes formados por quaisquer entidades congneres. servidores pblicos, com a finalidade de lazer. A transferncia de recursos apenas permitida para atendimento pr-escolar.

proibido... ... realizar despesas com publicidade que visem promoo pessoal do gestor

Comentrio Somente permitida a publicidade de carter educativo informativo ou de orientao social, desde que: esteja prevista no plano de trabalho; no contenha nomes, smbolos ou caracterizem promoo pessoal do gestor. imagens que

O desrespeito a essa proibio pode levar aplicao de multa pelo TCU, mesmo que o gestor proceda restituio das quantias impugnadas. proibido... ... celebrar convnios com estados e municpios de valor inferior a R$ 100.000,00 (cem mil reais). Comentrio Os convnios apenas podem ser celebrados quando a execuo de seu objeto envolver valores iguais ou superiores a R$ 100.000,00 (cem mil reais). Com essa regra, o Governo Federal espera obter uma economia de cerca de R$ 1,5 bilho apenas em custos operacionais.

Para atender alguma prioridade que necessite de investimento inferior a R$ 100.000,00 (cem mil reais), Estados, Distrito Federal e Municpios podem formar consrcio pblico. Conhea o contedo da Lei n 11.107/2005, que dispe sobre consrcios pblicos em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Lei/L11107.htm
Mdulo 2 Noes Bsicas sobre Convnios 29

Tribunal de Contas da Unio

Podero ser celebrados convnios para viabilizar a realizao de eventos de promoo do turismo no valor mnimo de R$50.000,00 (cinqenta mil reais) Tambm possvel celebrar um nico convnio que tenha por objeto vrios programas e aes federais a serem executados de forma descentralizada, a fim de alcanar esse valor. Mas importante que o termo de convnio detalhe todas as atividades a serem realizadas. proibido... ... realizar despesa em data anterior vigncia do convnio. Comentrio O desrespeito a essa vedao pode caracterizar m-f do gestor, porque tinha condies de executar o objeto do convnio com recursos prprios e recorreu Unio, ou porque props a execuo de um objeto j concretizado. Alm disso, a realizao de despesas fora do prazo de vigncia do convnio impede a comprovao de que o objeto foi executado com os recursos transferidos. Portanto, as despesas com recursos de convnio sempre devem ocorrer no perodo de sua vigncia. proibido... ... efetuar pagamento em data posterior vigncia do convnio. Comentrio Como foi dito, as despesas realizadas com recursos de convnio devem ocorrer durante o perodo de sua vigncia. No entanto, podero ser efetuados pagamentos em data posterior vigncia do convnio, desde que autorizados pelo concedente e o fato gerador da despesa tenha ocorrido durante a vigncia do instrumento pactuado. proibido... ... alterar o termo de convnio sem aprovao do concedente. Comentrio Se houver necessidade de alterar as aes relacionadas execuo do convnio, o convenente deve: formalizar proposta de alterao do convnio ou do plano de trabalho; elaborar as justificativas devidas; encaminhar a proposta com as justificativas ao concedente no prazo mximo estabelecido no termo de convnio. O simples envio da proposta de alterao para o concedente no autoriza a implementao das modificaes solicitadas. A alterao do objeto do convnio s deve ocorrer em casos estritamente necessrios, desde que no haja distoro nos objetivos inicialmente definidos. considerada uma distoro, por exemplo: um convnio celebrado para treinar professores do ensino fundamental mudar o objeto para treinar enfermeiros.
Mdulo 2 Noes Bsicas sobre Convnios 30

Tribunal de Contas da Unio

proibido... ... realizar despesas com taxas bancrias, multas, juros ou correo monetria, inclusive s referentes a pagamentos ou recolhimentos fora dos prazos.

Comentrio A norma visa a impedir encargo financeiro indevido sobre os recursos do convnio, para melhor atender s necessidades da comunidade. Se houver o pagamento dessas despesas, os valores devero ser restitudos conta bancria especfica do convnio. O pagamento de multas s possvel se: o concedente no transferir os recursos na data prevista; os prazos para pagamento e os percentuais aplicados forem os mesmos praticados pelo mercado.

Nesse caso, o convenente deve informar essa ocorrncia em sua prestao de contas.

As contas correntes dos convnios esto isentas da cobrana de tarifas bancrias. proibido... ...atrasar sem justificativa o cumprimento de etapas ou fases programadas. Comentrio O convenente deve observar os prazos para cumprimento das etapas ou fases de execuo do objeto previstos no plano de trabalho. Caso os prazos inicialmente estabelecidos no possam ser cumpridos, o convenente deve solicitar o ajuste no cronograma e, se necessria, a prorrogao da vigncia do convnio. Essa solicitao deve ser encaminhada ao concedente, acompanhada das devidas justificativas, no prazo mximo estabelecido no termo de convnio. proibido... ... praticar atos que contrariem os princpios fundamentais da Administrao Pblica. Comentrio So exemplos de atos que contrariam os princpios fundamentais da Administrao Pblica: licitao, nas hipteses em que esta devida; pagamento antecipado (art. 62 da Lei n 4.320/1964).

Conhecemos as principais regras e vedaes relacionadas fase de execuo dos convnios. Sabemos, tambm, como devem ser conduzidos os procedimentos mais importantes desta fase. Agora, cabe a voc observar essas regras para no ter problemas futuros no exame da prestao de contas.

Mdulo 2 Noes Bsicas sobre Convnios

31

Tribunal de Contas da Unio

Aula 6 Falhas e irregularidades na fase de execuo


Dando continuidade aos nossos estudos, importante conhecermos as falhas e irregularidades mais frequentes constatadas pelo TCU na fase execuo.
Falhas na execuo financeira: saque dos recursos para pagamento em dinheiro; transferncia de recursos da conta especfica do convnio para outras contas; falta de correspondncia entre os valores debitados na conta especfica e os pagamentos realizados; falta de aplicao dos recursos no mercado financeiro; uso dos rendimentos da aplicao financeira para finalidade diferente da prevista no convnio; utilizao dos recursos em finalidade diversa da prevista no convnio, ainda que haja o posterior ressarcimento;

Falhas na execuo financeira: Falhas na licitao

aquisio direta de bens e servios sem licitao; dispensa indevida de licitao sob a alegao de emergncia; falta de divulgao da licitao; aquisio fracionada do objeto para fugir da modalidade de licitao devida; falta de documentos de habilitao das empresas participantes, por exemplo contrato social e certides negativas de tributos estaduais e municipais; exigncias indevidas de habilitao, restringindo a competio; direcionamento intencional da licitao a determinada empresa, com apresentao proposital de propostas com valores acima de mercado pelas outras concorrentes. Falhas Falhas na gesto de contratos:

realizao de pagamentos no previstos no contrato; uso do contrato para contratao de bens e servios diversos do previsto em seu objeto; prorrogao do contrato aps o prazo de sua vigncia; prorrogao do contrato sem previso legal; contratao de empresas formalmente inexistentes; aquisio de bens ou contratao de obras e servios com preos superiores aos praticados no mercado; no exigncia dos comprovantes de regularidade fiscal nos pagamentos contratada; acrscimos contratuais acima dos limites permitidos pela Lei de Licitaes.

Mdulo 2 Noes Bsicas sobre Convnios

32

Tribunal de Contas da Unio

Questes para debate


Agora a sua vez de compartilhar sua experincia e seus aprendizados. Reflita sobre as situaes a seguir, v ao site do curso e colabore com o aprendizado de todos.

Situao 1 O municpio de Perfeitpolis celebrou convnio com a Unio para construir uma creche comunitria. Pelo projeto aprovado, o custo da obra seria de R$ 100.000,00 (cem mil reais). De acordo com o convnio: 1. a Unio deveria contribuir com 90% (noventa por cento) da construo da creche, ou seja, R$ 90.000,00 (noventa mil reais) dos R$ 100.000,00 (cem mil reais) previstos. o municpio deveria contribuir com os 10% (dez por cento) restantes, R$ 10.000,00 (dez mil reais) dos R$ 100.000,00 (cem mil reais) previstos.

2.

Ao final da obra, constatou-se que R$ 90.000,00 foram suficientes para construo da creche. Considerando que: 3. 4. valor do convnio R$ 100.000,00 valor utilizado R$ 90.000,00

Qual deve ser a atitude do gestor diante dessa situao? Para responder a essa pergunta, voc pode consultar: Mdulo 2, unidade 2, aula 3 do material do curso; Portaria Interministerial n 127/2008, art. 57 (biblioteca do curso); Acrdo TCU n 439/2005 - Plenrio.

Mdulo 2 Noes Bsicas sobre Convnios

33

Tribunal de Contas da Unio

Situao 2 O municpio de Jeitpolis celebrou convnio com a Unio para promover aes de desenvolvimento da agricultura irrigada. Antes de iniciar a execuo do objeto do convnio, o municpio enfrentou uma greve de seus servidores por falta de pagamento dos salrios. A soluo encontrada foi usar os recursos do convnio para pagar os servidores municipais. Na poca definida no instrumento de convnio, o municpio encaminhou a prestao de contas ao concedente. Ao examinar a prestao de contas, o concedente constatou que: a totalidade dos recursos destinada ao objeto do convnio foi sacada da conta especfica; os recursos foram restitudos posteriormente; essa movimentao no teve qualquer relao com a execuo do objeto.

Considerando a sua experincia e o que j estudamos at agora, quais podem ser as conseqncias desse ato do gestor? Para responder essa questo, voc pode consultar: Mdulo 2, unidade 3, aulas 3 e 5 do material do curso, Portaria Interministerial n 127/2008, arts. 39 e 50.

Mdulo 2 Noes Bsicas sobre Convnios

34

Tribunal de Contas da Unio

Sntese
Neste mdulo, aprendemos que os procedimentos para transferncias de recursos federais por meio de convnios podem ser agrupados em quatro fases: proposio, celebrao, execuo e prestao de contas. Vimos que a fase de proposio tem incio com o envio da proposta de trabalho ao rgo ou entidade federal, pelo Siconv. Caso esta proposta seja aprovada pelo concedente, o interessado (proponente) deve elaborar o plano de trabalho. Compreendemos que a principal distino entre proposta de trabalho e plano de trabalho est na finalidade desses documentos. Proposta de trabalho - demonstra o interesse e a viabilidade de o ente da federao executar uma ao de governo em parceria com a Unio. Plano de trabalho - orienta a execuo das aes do convnio. Na fase de celebrao, compreendemos que o proponente deve cumprir requisitos para receber os recursos federais e que a verificao do cumprimento desses requisitos feita no Cadastro nico de Convnios Cauc. Ainda nesta fase, conhecemos as principais clusulas que devem estar contidas num termo de convnio. Na fase de execuo, vimos que os recursos devem ser movimentados em uma conta bancria especfica do convnio. Alm disso, relacionamos as principais regras de movimentao dessa conta, que devem ser seguidas para que seja possvel demonstrar a correta aplicao dos valores no objeto do convnio. Aprendemos, tambm, que na fase de execuo que o convenente deve tomar todas as providncias para concretizar o objeto do convnio, sempre atento s vedaes previstas na legislao para garantir a efetividade do emprego dos recursos. A compreenso desses procedimentos decisiva para a aprovao da prestao de contas, pois, como vimos, as fases dos convnios esto interligadas e os atos praticados em uma etapa interferem nas outras. Portanto, no perca a oportunidade de tirar todas as suas dvidas. No prximo mdulo, abordaremos as principais informaes relacionadas fase de prestao de contas: quem tem obrigao de prestar de contas, quais documentos devem ser apresentados, em que prazo, como feito o exame da prestao de contas e quais as conseqncias da no apresentao ou no aprovao das contas.

Mdulo 2 Noes Bsicas sobre Convnios

35

You might also like