You are on page 1of 2

CE SANTOS DUMONT Filosofia II Prof.

Emmanuel Fraga

O Empirismo ingls
IN: REZENDE, Antonio (org.).Curso de Filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 1996, p. 100-1.

1. LOCKE (1632-1704)
A Ideia o objeto do pensamento. Todo homem tem conscincia de que pensa e de que, quando est pensando, sua mente se ocupa de ideias que tem de si. indubitvel que os homens tm em suas mentes vrias ideias, que podem ser expressas pelos termos - brancura, dureza, doura, pensamento, movimento, homem, elefante, exrcito, embriaguez, e outros. Deve-se examinar, ento, em primeiro lugar, como ele as apreende. Sei que aceita a doutrina segundo a qual os homens tm ideias inatas e caracteres originais impressos em suas mentes desde o incio. J examinei, em linhas gerais, essa opinio, e suponho que o que j disse no livro anterior ser muito mais facilmente admitido quando tiver mostrado como o entendimento obtm todas as ideias que possui, e de que modo e graus elas penetram na mente, e para tal farei apelo a observao e experincia de cada um. Todas as ideias provm da sensao ou da reflexo. Suponhamos, pois, que a mente , como dissemos, um papel em branco, vazio de todos caracteres, sem quaisquer ideias. Como vem a ser preenchida? Como lhe vem esse vasto estoque que a ativa e ilimitada fantasia humana pintou nela com uma variedade quase infinita? Como lhe vem todo o material da razo e do conhecimento? A isso respondo com uma palavra: pela experincia. na experincia que est baseado todo o nosso conhecimento, e dela que, em ltima anlise, o conhecimento derivado. Aplicada tanto aos objetos sensveis externos quanto s operaes internas de nossa mente, que so por ns mesmos percebidas e refletidas, nossa observao sempre supre nosso entendimento com todo o material do pensamento. Essas so as duas fontes de nosso conhecimento, das quais jorram todas as ideias que temos ou que podemos naturalmente ter. (John Locke, Ensaio sobre o entendimento humano, Livro II, Cap. 1)

2. HUME (1711-1776)
(...) quando analisamos nossos pensamentos ou ideias, por mais complexos e sublimes que sejam, sempre descobrimos que se resolvem em ideias simples que so cpias de uma sensao ou sentimento anterior. Mesmo as idias que, primeira vista, parecem mais afastadas dessa origem mostram, a um exame mais atento, ser derivadas dela. A ideia de Deus, correspondendo a um Ser infinitamente inteligente, sbio e bom, surge das reflexes que fazemos sobre as operaes de nossa prpria mente, aumentando sem limites essas qualidades de bondade e sabedoria. Podemos prosseguir esse exame tanto quanto desejarmos, e sempre descobriremos que todas as ideias que examinamos so copiadas de uma impresso semelhante. Aqueles que afirmam que essa posio no universalmente verdadeira nem sem excees tm apenas um nico e bastante fcil mtodo de refut-la: apresentar uma ideia que em sua opinio no seja derivada dessa fonte. Caber ento a ns, se quisermos sustentar nossa doutrina, indicar a impresso ou percepo viva que lhe corresponda.

(...) se ocorre que, por um defeito de um rgo, um homem no suscetvel de determinada espcie de sensao, sempre descobrimos que igualmente incapaz de ter as ideias correspondentes. Um cego no pode ter idia de cores, nem um surdo de sons. Se restituirmos a cada um deles o sentido que lhes falta, abrindo caminho entrada dessas sensaes, abre-se igualmente caminho s ideias, e ele no ter dificuldade em conceber esses objetos. O mesmo acontece quando o objeto adequado para provocar uma determinada sensao nunca foi aplicado ao rgo correspondente. Um lapo ou um negro no tem nenhuma noo do gosto do vinho. E, embora sejam raros ou inexistentes os casos de uma deficincia desse gnero na mente, casos de pessoas que nunca experimentaram ou que sejam incapazes de experimentar um sentimento ou paixo prprios sua espcie, apesar disso encontramos a mesma observao em grau mais atenuado. Um homem de comportamento tmido no pode fazer ideia de um inveterado esprito de vingana ou crueldade; nem um corao egosta pode facilmente conceber os extremos da amizade e da generosidade. Admite-se facilmente que outros seres possam ser dotados de muitos sentidos que sequer imaginamos, porque as ideias de tais coisas nunca foram introduzidas em ns da nica maneira pela qual uma ideia pode ter acesso mente, isto , pela sensao efetivamente presente. (David Hume, Investigao sobre o entendimento humano, sec. II, 14 e 15)

(. . .) se h alguma relao entre objetos que nos importa conhecer perfeitamente a de causa e efeito. Sobre ela se fundamentam todos nossos raciocnios sobre questes de fato e de existncia. (...) A nica utilidade imediata de todas as cincias nos ensinar a regular e controlar os eventos futuros atravs de suas causas. Nossos pensamentos e nossas investigaes sempre se dirigem, portanto, a essa relao. Contudo, to imperfeitas so as ideias que formamos a esse respeito que impossvel dar uma definio correta de causa; exceto o que tiramos do que lhe estranho e exterior. Objetossemelhantes sempre se encontram em conexo com objetos semelhantes. Disso temos experincia. De acordo com essa experincia, podemos definir uma causa como um objeto seguido de outro de tal forma que todos os objetos semelhantes ao primeiro so seguidos de objetos semelhantes ao segundo. Ou, em outros termos, tal que, se o primeiro objeto no existisse, o segundo tambm no existiria. O aparecimento de uma causa sempre traz mente, por uma transio costumeira, a ideia de efeito. Disso tambm temos experincia. Podemos, assim, conforme essa experincia, formular uma outra definio de causa que chamaramos de um objeto seguido de outro, e cuja apario sempre conduz o pensamento ideia desse outro objeto. (. ..) Ouso assim afirmar como uma proposio geral que no admite exceo que o conhecimento dessa relao no se obtm em nenhum caso pelo raciocnio a priori, mas que ela nasce inteiramente da experincia quando descobrimos que objetos particulares esto em conjuno uns com os outros. (David Hume, Investigao sobre o entendimento humano, sc. VII)

You might also like