You are on page 1of 9

DZ-1310.R-7 - SISTEMA DE MANIFESTO DE RESDUOS Notas: Aprovada pela Deliberao CECA n 4.497, de 03 de setembro de 2004.

Publicada no DOERJ de 21 de setembro de 2004. 1 OBJETIVO Estabelecer a metodologia do SISTEMA DE MANIFESTO DE RESDUOS, de forma a subsidiar o controle dos resduos gerados no Estado do Rio de Janeiro, desde sua origem at a destinao final, evitando seu encaminhamento para locais no licenciados, como parte integrante do Sistema de Licenciamento de Atividades Poluidoras. 2 ABRANGNCIA A metodologia abrange o gerador, o transportador e o receptor de qualquer tipo de resduo, conforme definido no item 4.3 desta Diretriz, excetuando-se os resduos domsticos. 3 3.1 3.2 3.3 4 LEGISLAO DE APOIO NA ORDEM NATURAL Decreto-lei n 134, de 16 de junho de 1975 - Dispe sobre a preveno e o controle da poluio do meio ambiente no Estado do Rio de Janeiro, e d outras providncias; Decreto n 1.633, de 21 de dezembro de 1977 - Regulamenta em parte o Decreto-lei n 134, de 16 de junho de 1975, e institui o Sistema de Licenciamento de Atividades Poluidoras; Lei n 3.467, de 14 de setembro de 2000 - Dispe sobre as sanes administrativas derivadas de condutas lesivas ao meio ambiente do Estado do Rio de Janeiro, e d outras providncias. DEFINIES Para os efeitos desta Diretriz so adotadas as seguintes definies: 4.1 SISTEMA DE MANIFESTO DE RESDUOS sistema de controle de resduos que, mediante o uso de formulrio prprio, denominado MANIFESTO DE RESDUOS, permite conhecer e controlar a forma de destinao dada pelo gerador, transportador e receptor de resduos.

4.2 MANIFESTO DE RESDUOS formulrio numerado a ser utilizado pelas atividades vinculadas ao Sistema de Manifesto, composto de 4 (quatro) vias, em modelo A-4, conforme anexos 1 e 2. 4.3 RESDUOS material resultante das atividades industriais, domsticas, hospitalares, comerciais, de servio, de limpeza, agrcola ou simplesmente vegetativa, que deixa de ser til, funcional ou esttica para quem os gera, podendo encontrar-se no estado slido, semi-slido, gasoso, quando contidos, e lquidos, quando no passveis de tratamento convencional. 4.4 4.5 GERADOR pessoa fsica ou jurdica que, como resultado de seus atos ou de qualquer processo, operao ou atividade, produza e oferea resduos para o transporte. TRANSPORTADOR pessoa fsica ou jurdica que transporta resduos.

4.6 4.7

RECEPTOR pessoa fsica ou jurdica responsvel pela destinao (armazenamento, recuperao, reutilizao, reciclagem, tratamento, eliminao e/ou disposio) de resduos. PLANO DE EMERGNCIA plano que define as aes que sero tomadas no caso de emergncia como fogo, exploso, derramamentos e liberao de gases txicos, descrevendo os equipamentos de segurana a serem utilizados, assim como a identificao (incluindo meios de comunicao e alerta) das pessoas responsveis pela coordenao e participao no atendimento s aes de emergncia. VINCULAO AO SISTEMA DE MANIFESTO DE RESDUOS Estaro sujeitas vinculao ao Sistema, todas as pessoas fsicas ou jurdicas, de direito pblico ou privado, geradoras, transportadoras e receptoras de resduos, abrangidos por esta Diretriz. A prioridade da vinculao ao Sistema ser definida pela FEEMA em funo da periculosidade e da quantidade de resduos gerados pela atividade. Os casos no priorizados pela FEEMA para vinculao ao Sistema de Manifesto de Resduos sero objeto de anlise caso a caso a requerimento do interessado No caso de resduos industriais a FEEMA vincular, apenas, as atividades industriais geradoras dos resduos. Caber a FEEMA convocar as demais atividades a se vincularem ao Sistema. MANIFESTO DE RESDUOS O Manifesto de Resduos ser composto de 4 (quatro) vias a saber: 1 via gerador 2 via transportador 3 via receptor 4 via FEEMA

5 5.1

5.2 5.3 5.4 5.5 6 6.1

6.2 6.3

Cada Manifesto (conjunto de 4 vias) dever ser preenchido de forma legvel e possuir um nmero de controle fornecido pela FEEMA; A FEEMA controlar o nmero de Manifestos fornecidos a cada gerador de forma a evitar o desvio de resduos; Para cada resduo dever ser usado um Manifesto independente, mesmo que vrios resduos sejam recolhidos por um mesmo transportador; Para cada descarte dever ser usado um Manifesto independente, mesmo que se trate de um mesmo resduo; Para o transporte de resduos provenientes de atividades industriais, o manifesto s ser emitido pelas fontes geradoras. METODOLOGIA DO SISTEMA DE MANIFESTO DE RESDUOS

6.4 6.5 6.6

7.1 7.2 7.3

O Sistema abranger todos os resduos de qualquer gerador a ele vinculado, excetuando-se os resduos domsticos. A FEEMA poder especificar para certos geradores os resduos que devero ser includos no Sistema. Ao comparecer a FEEMA para vinculao ao Sistema de Manifesto de Resduos, o gerador ser informado sobre os procedimentos a serem adotados para a utilizao dos formulrios e receber a notificao de vinculao. AQUISIO DOS FORMULRIOS DO MANIFESTO Os formulrios do Manifesto podero ser adquiridos na FEEMA ou confeccionados pelo interessado, devendo para isto seguir o modelo de uso aprovado por esta Diretriz, conforme Anexos 1 e 2. A FEEMA disponibilizar o modelo do formulrio, que poder ser adquirido mediante a apresentao de um disquete pelo interessado, ou ainda, atravs da internet, na home page da FEEMA, no endereo: http//www.feema.rj.gov.br. A numerao dos formulrios dever ser solicitada FEEMA. RESPONSABILIDADES CABER AO GERADOR:

8 8.1

8.2

8.3 9 9.1

9.1.1 Verificar se o transportador e receptor esto capacitados para execuo do servio. 9.1.2 Preencher, para cada resduo gerado e para cada descarte, todos os campos excetuando os campos referentes a data e assinatura do transportador e receptor. 9.1.3 Datar e assinar o campo 11 em todas as 4 vias. 9.1.4 Arquivar a primeira via, aps ter sido datada e assinada pelo transportador. 9.1.5 Entregar as demais vias ao transportador. Caber, ainda, ao gerador: 9.1.6 Obedecer rigorosamente a numerao seqencial, enviando FEEMA os que forem inutilizados. 9.1.7 Entregar ao transportador o Plano de Emergncia, quando tratar de transporte de resduos perigosos. 9.1.8 Arquivar a quarta via do Manifesto, recebida do receptor, encaminhando-a FEEMA quando solicitado. 9.2 CABER AO TRANSPORTADOR:

9.2.1 Confirmar as informaes constantes em todos os campos do Manifesto. 9.2.2 Datar e assinar o campo 12 em todas as 4 vias, na presena do gerador.

9.2.3 Arquivar a 2 a via, aps ter sido assinada pelo receptor. 9.2.4 Entregar as demais vias ao receptor. 9.3 CABER AO RECEPTOR:

9.3.1 Confirmar as informaes constantes em todos os campos e informar FEEMA as divergncias encontradas, se for o caso. 9.3.2 Datar e assinar o campo 13 nas ltimas 3 vias, na presena do transportador. 9.3.3 Arquivar a 3a via. 9.3.4 Enviar a 4a via ao gerador, nas 48 horas subseqentes ao recebimento de cada resduo. 10 ARQUIVAMENTO As vias do Manifesto de Resduos devero ser arquivadas pelos perodos a seguir discriminados: 10.1 a 1a via pelo gerador, durante 5 anos, contados a partir da data de transporte do resduo (campo 12). 10.2 a 2a via pelo transportador, durante 3 anos, contados a partir da data de recebimento do resduo pelo receptor (campo13). 10.3 a 3a via pelo receptor, durante 5 anos, contados a partir da data do recebimento do resduo (campo 13). 10.4 11 a 4a via pelo gerador, at que seja solicitada pela FEEMA ou durante 5 anos, contados a partir da data de recebimento do resduo pelo receptor (campo 13). PENALIDADES O descumprimento ao estabelecido nesta Diretriz sujeitar o infrator s sanes previstas na Lei n 3.467/00.

ANEXO 1 1 VIA

MANIFESTO DE RESDUOS
1

N ____________
2

RESDUO

QUANTIDADE
___ ___ ___ __ m3

___ ___ ___ ___Toneladas /

ESTADO FSICO 4 ( ) Lquido 6

{
ORIGEM

( ) Processo

( ) ETDI

( ) ETE

( ) ETA

( ) Cx. Gordura

( ) Fora do Processo

( ) Separador de gua-leo

( ) Slido 5

( ) Semi-slido

( ) Outros, especificar____________________

| ACONDICIONAMENTO
( ) Tambor de 200 llts. ( ) Bombona ____ (lts) ( ) Caamba ( ) Tanque _____(m3) ( ) Sacos plsticos ( ) Fardos ( ) Granel ( ) Big-bags

}PROCEDNCIA
( ) Residencial ( ) Shopping/Mercados ( ) Clubes/Hotis

~TRATAMENTO / DISPOSIO
( ) Reciclagem ( ) Incorporao ( ) Incinerao ( ) Estocagem

( ) Industrial ( ) Restaurante ( ) Comercial ( ) Hospital

( ) Aterro Sanitrio ( ) Aterro Industrial ( ) Tratamento Biol./Fs-Qu. ( ) Co-processamento

( ) Outros, especificar ____________________


EMPRESA / RAZO SOCIAL

( ) Outros, especificar _______________

( ) Outros, especificar _____________________

____/____/____
ENDEREO DATA DA ENTREGA MUNICPIO UF TELEFONE N. LICENA FEEMA

11 _______________________________
CARIMBO E ASSINATURA DO RESPONSVEL

Gerador

RESPONSVEL PELA EXPEDIO DO RESDUO

CARGO

EMPRESA / RAZO SOCIAL

____/____/____
ENDEREO DATA DO RECEBIMENTO

MUNICPIO

UF

TELEFONE

N. LICENA FEEMA

12 9 Transportador Receptor
RESPONSVEL PELA EMPRESA DE TRANSPORTE PLACA COMPLETA

VIATURA

_____________________________
ASSINATURA DO MOTORISTA

NOME DO MOTORISTA

CERTIFICADO DO INMETRO

EMPRESA / RAZO SOCIAL

13
ENDEREO

____/____/____
DATA DO RECEBIMENTO

MUNICPIO

UF

TELEFONE

N. LICENA FEEMA

____________________________ 10
RESPONSVEL PELO RECEBIMENTO DO RESDUO CARGO CARIMBO E ASSINATURA DO RESPONSVEL

1a Via - Conservar com o Gerador

1107 - A

ANEXO 1 2 VIA

MANIFESTO DE RESDUOS
1

N ____________
2

RESDUO

QUANTIDADE
___ ___ ___ __ m3

___ ___ ___ ___Toneladas /

ESTADO FSICO 4 ( ) Lquido 6

{
ORIGEM

( ) Processo

( ) ETDI

( ) ETE

( ) ETA

( ) Cx. Gordura

( ) Fora do Processo

( ) Separador de gua-leo

( ) Slido 5

( ) Semi-slido

( ) Outros, especificar____________________

| ACONDICIONAMENTO
( ) Tambor de 200 llts. ( ) Bombona ____ (lts) ( ) Caamba ( ) Tanque _____(m3) ( ) Sacos plsticos ( ) Fardos ( ) Granel ( ) Big-bags

}PROCEDNCIA
( ) Residencial ( ) Shopping/Mercados ( ) Clubes/Hotis

~TRATAMENTO / DISPOSIO
( ) Reciclagem ( ) Incorporao ( ) Incinerao ( ) Estocagem

( ) Industrial ( ) Restaurante ( ) Comercial ( ) Hospital

( ) Aterro Sanitrio ( ) Aterro Industrial ( ) Tratamento Biol./Fs-Qu. ( ) Co-processamento

( ) Outros, especificar ____________________


EMPRESA / RAZO SOCIAL

( ) Outros, especificar _______________

( ) Outros, especificar _____________________

____/____/____
ENDEREO DATA DA ENTREGA MUNICPIO UF TELEFONE N. LICENA FEEMA

11 _______________________________
CARIMBO E ASSINATURA DO RESPONSVEL

Gerador

RESPONSVEL PELA EXPEDIO DO RESDUO

CARGO

EMPRESA / RAZO SOCIAL

____/____/____
ENDEREO DATA DO RECEBIMENTO

MUNICPIO

UF

TELEFONE

N. LICENA FEEMA

12 9 Transportador Receptor
RESPONSVEL PELA EMPRESA DE TRANSPORTE PLACA COMPLETA

VIATURA

_____________________________
ASSINATURA DO MOTORISTA

NOME DO MOTORISTA

CERTIFICADO DO INMETRO

EMPRESA / RAZO SOCIAL

13
ENDEREO

____/____/____
DATA DO RECEBIMENTO

MUNICPIO

UF

TELEFONE

N. LICENA FEEMA

____________________________ 10
RESPONSVEL PELO RECEBIMENTO DO RESDUO CARGO CARIMBO E ASSINATURA DO RESPONSVEL

2a Via - Conservar com o Transportador

ANEXO 1 3 VIA

MANIFESTO DE RESDUOS

N ____________

RESDUO

QUANTIDADE
___ ___ ___ __ m3

___ ___ ___ ___Toneladas /

ESTADO FSICO 4 ( ) Lquido 6

{
ORIGEM

( ) Processo

( ) ETDI

( ) ETE

( ) ETA

( ) Cx. Gordura

( ) Fora do Processo

( ) Separador de gua-leo

( ) Slido 5

( ) Semi-slido

( ) Outros, especificar____________________

| ACONDICIONAMENTO
( ) Tambor de 200 llts. ( ) Bombona ____ (lts) ( ) Caamba ( ) Tanque _____(m3) ( ) Sacos plsticos ( ) Fardos ( ) Granel ( ) Big-bags

}PROCEDNCIA
( ) Residencial ( ) Shopping/Mercados ( ) Clubes/Hotis

~TRATAMENTO / DISPOSIO
( ) Reciclagem ( ) Incorporao ( ) Incinerao ( ) Estocagem

( ) Industrial ( ) Restaurante ( ) Comercial ( ) Hospital

( ) Aterro Sanitrio ( ) Aterro Industrial ( ) Tratamento Biol./Fs-Qu. ( ) Co-processamento

( ) Outros, especificar ____________________


EMPRESA / RAZO SOCIAL

( ) Outros, especificar _______________

( ) Outros, especificar _____________________

____/____/____
ENDEREO DATA DA ENTREGA MUNICPIO UF TELEFONE N. LICENA FEEMA

11 _______________________________
CARIMBO E ASSINATURA DO RESPONSVEL

Gerador

RESPONSVEL PELA EXPEDIO DO RESDUO

CARGO

EMPRESA / RAZO SOCIAL

____/____/____
ENDEREO DATA DO RECEBIMENTO

MUNICPIO

UF

TELEFONE

N. LICENA FEEMA

12 9 Transportador Receptor
RESPONSVEL PELA EMPRESA DE TRANSPORTE PLACA COMPLETA

VIATURA

_____________________________
ASSINATURA DO MOTORISTA

NOME DO MOTORISTA

CERTIFICADO DO INMETRO

EMPRESA / RAZO SOCIAL

13
ENDEREO

____/____/____
DATA DO RECEBIMENTO

MUNICPIO

UF

TELEFONE

N. LICENA FEEMA

____________________________ 10
RESPONSVEL PELO RECEBIMENTO DO RESDUO CARGO CARIMBO E ASSINATURA DO RESPONSVEL

3a Via - Conservar com o Receptor

ANEXO 1 4 VIA

MANIFESTO DE RESDUOS
1

N ____________
2

RESDUO

QUANTIDADE

___ ___ ___ ___Toneladas /

___ ___ ___ __ m3

ESTADO FSICO 4 ( ) Lquido 6

{
ORIGEM

( ) Processo

( ) ETDI

( ) ETE

( ) ETA

( ) Cx. Gordura

( ) Fora do Processo

( ) Separador de gua-leo

( ) Slido 5

( ) Semi-slido

( ) Outros, especificar____________________

| ACONDICIONAMENTO
( ) Tambor de 200 llts. ( ) Bombona ____ (lts) ( ) Caamba ( ) Tanque _____(m3) ( ) Sacos plsticos ( ) Fardos ( ) Granel ( ) Big-bags

}PROCEDNCIA
( ) Residencial ( ) Shopping/Mercados ( ) Clubes/Hotis

~TRATAMENTO / DISPOSIO
( ) Reciclagem ( ) Incorporao ( ) Incinerao ( ) Estocagem

( ) Industrial ( ) Restaurante ( ) Comercial ( ) Hospital

( ) Aterro Sanitrio ( ) Aterro Industrial ( ) Tratamento Biol./Fs-Qu. ( ) Co-processamento

( ) Outros, especificar ____________________


EMPRESA / RAZO SOCIAL

( ) Outros, especificar _______________

( ) Outros, especificar _____________________

____/____/____
ENDEREO DATA DA ENTREGA MUNICPIO UF TELEFONE N. LICENA FEEMA

11 _______________________________
CARIMBO E ASSINATURA DO RESPONSVEL

Gerador

RESPONSVEL PELA EXPEDIO DO RESDUO

CARGO

EMPRESA / RAZO SOCIAL

____/____/____
ENDEREO DATA DO RECEBIMENTO

MUNICPIO

UF

TELEFONE

N. LICENA FEEMA

12 9 Transportador Receptor
RESPONSVEL PELA EMPRESA DE TRANSPORTE PLACA COMPLETA

VIATURA

_____________________________
ASSINATURA DO MOTORISTA

NOME DO MOTORISTA

CERTIFICADO DO INMETRO

EMPRESA / RAZO SOCIAL

13
ENDEREO

____/____/____
DATA DO RECEBIMENTO

MUNICPIO

UF

TELEFONE

N. LICENA FEEMA

____________________________ 10
RESPONSVEL PELO RECEBIMENTO DO RESDUO CARGO CARIMBO E ASSINATURA DO RESPONSVEL

4a Via - Conservar com o Gerador-FEEMA

ANEXO 2 VERSO

INSTRUES PARA O PREENCHIMENTO

TRANSPOORTADOR:CABER AO CABER AO RECEPTOR:

CABER AO GERADOR:

- preencher para cada resduo gerado e para cada descarte, todos os campos excetuando os campos referentes data e assinatura do transportador e receptor; - datar e assinar o campo 11 em todas as 4 vias; - arquivar a 1a via, aps ter sido datada e assinada pelo transportador; - entregar as demais vias ao transportador; - obedecer rigorosamente a numerao seqencial enviando FEEMA os manifestos que forem inutilizados; - entregar ao transportador o Plano de Emergncia, quando tratar de transporte de resduos perigosos; - arquivar a 4a via do Manifesto, recebida do receptor, encaminhando-a FEEMA quando solicitado;

- confirmar as informaes constantes de todos os campos; - datar e assinar o campo 12 em todas as 4 vias, na presena do gerador; - arquivar a 2a via aps ter sido datada e assinada pelo receptor; - entregar as demais vias ao receptor;

- confirmar as informaes constantes de todos os campos e informar FEEMA as divergncias encontradas; - datar e assinar o campo 13 nas 3 ltimas vias, na presena do transportador; - arquivar a 3a via; - enviar a 4a via ao gerador, nas 48 horas subseqentes ao recebimento de cada resduo;

ENDEREO DA FEEMA : AV. NOSSA SENHORA DE COPACABANA, 493 10 ANDAR COPACABANA RJ CEP 22.031-000

VERSO DO MR

You might also like