You are on page 1of 6

Boletim Informativo Semanal

GESTO 2012/2013
28 DE ABRIL DE 2012 EDIO 14 ANO 2012

Ligada no radioamador
FACEBOOK.COM/LABRE.RS

LABRE/RS Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 2132 rea 3 - Sala 330 Porto Alegre RS CEP 91150-000 Fone/Fax: (51) 3368-3972 Horrio de Atendimento: 14:00hs s 17:30hs 2 a 6 Feira. e-mail: py3aa@labre-rs.org.br

ANIVERSARIANTES DA SEMANA CAMPANHA AO ASSOCIADO

CALENDRIO DE ATIVIDADES NA LABRE/RS ATIVIDADES RADIOAMADORISTICAS ENCONTRO DOS SENHORES MUNHECAS

Nesta Edio

NOTICIAS DA USRA

28 de ABRIL de 2012 EDIO 14 ANO 2012

PARA RECORDAR A repetidora


um tipo de estao que opera para voz com transmisso e recepo simultnea, em sinais digitais como nodes para rdiopacote. O modo simplex. Assim, na operao de voz, as freqncias de transmisso e recepo tm de ser diferentes. Esta diferena conhecida como offset. A freqncia do transmissor de um usurio idntica a do receptor da repetidora e viceversa. Se uma repetidora possui freqncia de transmisso maior que a de recepo diz-se que ela tem offset negativo, por exemplo as que operam nos 2 metros abaixo de 147.000 KHz. As que possuem offset positivo tm sua freqncia de transmisso menor que a de recepo como nas repetidoras de 2 metros com freqncia maior ou igual a 147.000 KHz .

olegas radioamadores. O radioamadorismo, como todos sabem, feito por pessoas que alm de gostar das comunicaes, procuram aprender a cada dia uma novidade. Desde os tempos do Padre Landell de Moura, o padre gacho e cientista que deu incio a tudo isto que a esta, os interessados pelo rdio desenvolveram mtodos e experincias e hoje estamos com uma srie de novidades e descobertas no mundo das radiocomunicaes. No nosso meio radioamador, temos alm do simplex as repetidoras que fazem com que nossos comunicados cheguem mais longe nos 2 metros. E isto nos leva a algumas reflexes sobre as tais repetidoras. Quantas vezes paramos para pensar quem que est por trs daquela engenhoca? Quem que est fazendo a manuteno da aparelhagem que est l naquela localidade, naquele morro? Quem foi que instalou toda a parafernlia para que ns possamos transmitir nossas mensagens? E por a se perdem as perguntas. So estas questes que devemos lembrar todas as vezes que apertamos nossos PTTs. Algum se sacrificou para que possamos passar algumas horas em contato com nossos amigos ou transmitir pedidos de ajuda quando as catstrofes acontecem. Alis, no nosso Cdigo de tica recomendado que prestemos ajuda financeira aos mantenedores das repetidoras. E quantos de ns j fez isto? No seria o caso de procurarmos saber se aquele colega que sobe morros, escala torres, gasta seu tempo que poderia ser ao lado da famlia e no entanto est l, as vezes em dificuldades, para que tenhamos uma repetidora em condies. Vamos pensar mais no assunto, caros colegas. Quando acionarmos uma repetidora, vamos trat-la como se fosse nossa. Nada de portadora, nada de usarmos mal um recurso que est sendo colocado nossa disposio gratuitamente. E porque no darmos uma pequena ajuda financeira ao colega que mantm da repetidora no ar? Ser uma contribuio para ns mesmos. Por hoje s. Um bom fim de semana para todos. J amos esquecendo: amanh, domingo, a partir das 13h30min mais uma rodada do TROCA-TROCA da LABRE
subseqentes, perdendo, no entanto os direitos estatutrios que tinham. Caso o associado inadimplente h mais de Perodo de um ano queira manter seus direitos, 1 de abril 30 de junho. pagar todos os atrasados em uma s Aproveite e regularize parcela. O radioamador que quiser ser sua associao. scio far o pagamento de R$ 30,00, ao Os colegas que esto inadimplentes h preencher sua ficha. mais de um ano, que quiserem ser assoAproveite esta oportunidade que a ciados novamente, pagaro uma jia no Labre/RS esta oportunizando aos seus valor de R$ 50,00 e as mensalidades associados.

CAMPANHA AO ASSOCIADO

Pgina 2

ANIVERSARIANTES DA SEMANA
Colegas radioamadores e scios da LABRE/RS, aniversariantes de 28 de abril a 04 de maio, que so:
Dia 29 de Abril PY3DZ Julio Walter Brusius, PY3IEP Ildo Eloy Pereira e PY3IDR Ivan Dorneles Rodrigues, todos de Porto Alegre e PY3LNB Luiz Noredi Eusebio de Brito de Caxias do Sul Dia 30 de abril PY3DDE Doralice Dagmar Molter de Estacia Velha (A mais nova scia da Labre, e tambm esposa do colega PY3AEM Ary de Estncia Velha, Colaborador da Labre RS em atividades de contestes); Dia 1 de Maio PU3DER Derli Jos de Oliveira de Porto Alegre; Dia 2 de Maio PU3BXI Alexandre Nelson Ritzel DE Novo Hamburgo; e, Dia 4 de Maio PU3ION Claudio Antonio Rosa Cardoso de Alvorada. A todos, nossos votos de um feliz aniversrio, com muita sade, paz e harmonia junto aos familiares e amigos.

28 de ABRIL de 2012 EDIO 14 ANO 2012

CONVNIOS
A LABRE/RS comunica aos associados em dia com a tesouraria que j est em funcionamento os convnios firmados com a advogada Simone krainovic Vitorino e com a cirurgi-dentista Suiane Giordani. Maiores informaes na secretaria da LABRE pelo telefone (51) 3368-3972. Dra. Suiane Giordani
Cirurgi-dentista e Ortodontia. Av.Otto Niemeyer,3485 Cavalhada. Atende com hora marcada. Telefone (51) 3241-0001 e celular (51) 9324-9112. e-mail: suianeg@gmail.com Colega radioamador e scio da LABRE/RS, ATUALIZE SEU CADASTRO, indo pessoalmente a nossa secretaria ou enviando seus dados atravs do

Dra. Simone Krainovic Vitorino


Advogada causas cveis e trabalhistas. Hora marcada pelo celular (51) 9343-2257.

e-mail: py3aa@labrers.org.br. imprescindvel ter seus dados atualizados, pois a LABRE/RS quer manter contato com voc.

TROCA TROCA NA LABRE/RS Neste Domingo, dia 29 de abril, ocorre mais um troca troca, visite a sede da Labre/RS no Centro Humanstico Vida. As atividades iniciam-se as 13:30 s 16:30hs. Participe voc desta atividade. Voc tambm estar praticando o radioamadorismo.

ESTAMOS ON-LINE A LABRE/RS esta novamente na internet. Estamos inovando novamente com um site totalmente novo com muitas informaes atrativas aos colegas radioamadores. Estamos colocando gradativamente informaes sobre as atividades da Labre/RS aos seus associados e ao pblico em geral. L voc ir encontrar matrias interessantes e instrutivas para ampliar seu conhecimento e crescimento no hobby. L tambm esto disponveis todas as edies do QTC de 2012 desde a edio n 1. Visite e prestigie este espao para voc radioamador. www.labre-rs.org.br

Pgina 3

28 de ABRIL de 2012 EDIO 14 ANO 2012

NOTICIAS DA
EXPEDIENTE Sbado pela manh, acontece nosso expediente externo na USRA. L nos encontramos para estreitar nossas amizades e tambm comentar as atividades radioamadoristicas da semana. Sempre um momento especial para todos os que praticam radioamadorismo! Para ns o associativismo fortalece esta prtica, pois demonstra o que realmente conseguimos realizar quando desenvolvemos nossa atividade competitiva. A USRA como entidade associativa, em atividade por tantos anos, cumpre seus preceitos organizacionais. Conforme deciso tomada em reunio de diretoria, no prximo dia 26 de Maio estar realizando mais uma Assemblia Geral Ordinria, quando ser eleita a diretoria para o prximo binio. Todos os associados, em dia com seus deveres sociais, tem o direito ao voto. Este um momento muito importante, pois estaremos escolhendo os colegas que vo decidir e agir administrativamente para a existncia de nossa entidade. Participe deste processo e quem sabe coloque seu nome disposio para ajudar decisivamente no futuro da nossa USRA. (foto) CONCURSO BRASILIA CONCURSO MANCHESTER MINEIRA No ltimo final de semana a comunidade brasileira esteve motivando e liderando o Radioamadorismo competitivo internacional, quando aconteceu o nosso Manchester Mineira. Concurso tradicional a nvel nacional, que agora braa o mundo com um regulamento inovador. Queremos parabenizar aos organizadores e a toda comunidade brasileira que participou, valorizando o radioamadorismo competitivo Nacional perante o mundo. Em nossa cidade, tivemos pelo menos dois representantes e associados da USRA: PY3OZ operando PR3A e PY3YD. Parabns pelos escores alcanados!

RODADA DA USRA A Rodada vai ao ar, de segunda a sexta, s 19 horas e 30 minutos, na banda de oitenta metros, em 3,770 MHz. Queremos agradecer a todos que tem participado, motivando aos organizadores e praticando radioamadorismo. Participe, faa novos amigos e fique bem informado.

Conforme veiculamos anteriormente, neste ano, a fase de fonia acontecer neste Domingo dia 29 de Abril, iniciando a zero hora UTC, (Sbado as 21h BLOG DA USRA PT2) com durao de 24h (0000z-2359z) nas bandas Visite o blog da USRA e fique sabendo das nossas de 10 a 80m (excluindo-se as bandas WARC 12, 17 e atividades radioamadorstica, em http:// 30m). Para esta etapa, a organizao sugere a chapy3ur.blogspot.com/ mada CQ BRASLIA 52. Prepare-se e participe! A PY3UR estar sendo operada pelo nosso colega Notcias, atualidades e interatividade no BLOG Cludio PY3OZ, diretamente de sua estao. DiverDA USRA. sos colegas e associados da USRA estaro particiPY3PA pando do Concurso Braslia.

PROJETO CARO
Um balo meteorolgico ser lanado a partir do Instituto de Pesquisas Meteorolgicas da UNESP (campus de Bauru) e transportar, at a altitude de aproximadamente 25km, uma radiossonda e um beacon em fonia (transmissor de voz), com o indicativo especial ZW2WEB. A radiossonda transmitir para uma estao receptora de dados meteorolgicos os valores de presso, temperatura, umidade, velocidade, direo do vento e posicionamento. Em terra, uma estao radioamadora far o uplink dessas informaes que sero retransmitidas pelo beacon em fonia. Qualquer estao radioamadora ou de radioescuta, munida de um receptor em VHF na frequncia de 144,330 MHz ser capaz de receber as informaes e montar um log com os dados meteorolgicos e, com isso, ser capaz de identificar duas camadas da atmosfera e a transio entre elas: troposfera, tropopausa e estratosfera. Em tempo. Ao fechar esta edio o projeto j havia sido realizado. Para ver uma reportagem em vdeo do lanamento do balo veja o link abaixo.

http://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/tem-noticias-2edicao/videos/t/edicoes/v/unesp-de-bauru-splanca-balao-meteorologico/1924673/
Esta foi mais uma demonstrao da capacidade dos radioamadores.

Pgina 4

28 de ABRIL de 2012 EDIO 14 ANO 2012

EVENTOS
PORTO ALEGRE/RS - No dia 5 de maio, 1 sbado do ms, no Grmio Expedicionrio Geraldo Santana, acontecer o almoo de confraternizao dos integrantes da Rodada Aperitivo da Fraternidade. Participe. 3 EXPEDIO VELHO CHICO O GRUPO SERGIPE DX EXPEDIO em parceria com a LABRE/SE, estar realizando mais uma mine expedio 3 EXPEDIO VELHO CHICO para comemorar o dia das COMUNICAES. Uma equipe de radioamadores iro sair em comboio de Aracaju/SE com destino ao povoado Saramen municpio de Brejo Grande/SE s margens do RIO SO FRANCISCO ao lado da ILHA DO CABEO no encontro do RIO SO FRANCISCO com o OCEANO ATLANTICO, levando os familiares, barracas, tendas,alimentos, gua, panelas, churasqueira, mesa, cadeira, radio, acoplador, chave de antena, antenas, placa solar e baterias. (No local no existe energia eltrica). Iremos unir o til ao agradvel, curtir a natureza, pescar, comer muito e fazer o que a gente mais gosta falar em rdio e voc nosso convidado. DATA DA SADA: 05/05/2012 as 6:00h (sbado) na porta da Labre/SE DATA DE RETORNO: 06/05/2012 no Povoado Saramen ROTEIRO: as margens do oceamo Atlantico (praias da Costa, Jatob, Piramb, Ponta dos Mangues). BANDAS: 10 mts ( 28.435 KHz ) USB 15 mts ( 21.185 KHz ) USB 20 mts ( 14.185 KHz ) USB 40 mts ( 7.135 KHz ) LSB Indicativo especial: ZW6PTT Pedimos que divulguem, repassem, postem em sites, blogs, QTC e boletins, este e-mail para um maior conhecimento da comunidade radioamadoristica. 73 P6PP Fernando.

Concurso VHF - O Araucria VHF Contest, na sua edio de outono, ocorrer nos dias 05 e 06 de
maio deste ano. Para saber mais , visite o site do grupo em http://www.avhfc.com .

DICAS DE DX

( FONTE: LU-DX DX Bulletin n 571 - DATE : 27-04-2012 )

EY TADZHIKISTAN, DL8YHR y PE1L estn planeando una DXpedition EME en 144 y 432 Mhz desde Tadzhikistan (EY) del 27 al 29 de abril, bsquelos con el callsing del club local EY8ZF. H44 SALOMON, VK3FRNB, Ralph, est ahora en una asignacin voluntaria en Honiara, Islas Solomon, durante los prximos dos aos. l puede actualmente operar en 20, 15 y 10 metros y pronto 40 metros, como H44RK. Por el momento el confirmara solo va eQSL hasta que organice una direccin para la confirmacin va directa. HH HAITI, HH2/9A7GAE, Tiho, est trabajando en una Misin de la Cruz Roja en Leogane, Hait durante por lo menos los prximos cinco meses. l estar activo en 80, 40, 20, 17, 10 y 6 metros en SSB y los modos digitales, en su tiempo libre. QSL va 9A7GAE y en el futuro LoTW. JD OGASAWARA, JI5RPT, Makoto espera estar activo como JD1BLY desde Ogasawara del 29 de abril al 5 de mayo. La actividad estar de 80 a 6 mts y satlites en CW, SSB, y digitales. QSL va JI5RPT. Ms info en http:// www.ji5rpt.com/jd1 KH0 ISLAS MARIANA, Busque a W2GJ/KH0 que estar activo desde Saipan, Islas Mariana (OC-086) del 29 de abril al 3 de mayo. La actividad estar de 3.5 a 28 MHz, y posiblemente 50 MHz en todos los modos. QSL va W2GJ. T6 AFGANISTAN, T6MO (K9GY), Eric, est actualmente en Afganistn y espera estar all hasta abril o mayo de prximo ao. T8 PALAU, JJ2RCJ, Kan, est planeando estar activo como T88RF desde Palau entre el 30 de abril al 4 de mayo. l quiere enfocarse a las bandas bajas y a los modos digitales (PSK63, RTTY e Hell). QSL directo o buro a JJ2RCJ. TF ISLANDIA, DF8AN, Mike, estar activo desde Reykjavik, Islandia como TF3/DF8AN/p, comenzando hoy 26 de abril hasta el 29. Bsquelo en todas las bandas incluso 6 metros, principalmente en CW. QSL va DF8AN directa o buro. YJ VANUATU, YJ0VK est nuevamente en el aire hasta el 5 de mayo. Bsquelos en todas las bandas y modos. Ms informacin enhttp://yj0vk.odxg.org/yj0vk2012/default.html ZA ALBANIA, Dos ops de Francia estn haciendo una expedicin a Albania, del 30 de abril al 2 de mayo utilizando el callsign especial ZA100I (Zulu Alfa cien Italia). Despus ellos cambiarn a ZA/F4DTO y ZA/F4GFE.

Pgina 5

28 de ABRIL de 2012 EDIO 14 ANO 2012

CALENDRIO DE PROVAS
As provas, em Porto Alegre, sero realizadas, sempre, na sede da LABRE. O CALENDRIO o seguinte: MAIO dia 26 Porto Alegre; JUNHO dia 09 em SANTA MARIA e dia 30 em Porto Alegre; JULHO dia 14 em PELOTAS e dia 28 em Porto Alegre; AGOSTO dia 25 em Porto Alegre; SETEMBRO dia 29 em Porto Alegre; OUTUBRO dia 20 em RIO GRANDE; NOVEMBRO dia 10 em CAMPO BOM, como parte da programao do 60 Rancho do Radioamador Gacho. E, ainda em NOVEMBRO, dia 24 em Porto Alegre. Esta ser a ltima prova do ano de 2012.

Informamos aos interessados quas inscries para as provas no ms de MAIO j esto disponveis e podero ser feitas pelo e-mail: py3aa@labre-rs.org.br ou atravs do telefone da Labre/RS (51) 3368-3972.

AVISO Colegas radioamadores. A Labre/RS a partir do dia 10 de maio no ter mais o e-mail py3aa@terra.com.br como canal de comunicao. Lembramos que o e-mail para contato com a Labre/RS py3aa@labre-rs.org.br. Suas opinies, sugestes e criticas so sempre bem vindas, afinal voc faz o radioamadorismo crescer. Sempre que possvel, entre em contato com a labre/RS.

CALENDRIO DO TROCA-TROCA
ABRIL Dia 29; MAIO Dias 6 e 20; JUNHO Dias 3 e 17; JULHO Dias 1 - 15 e 29; AGOSTO Dias 5 -19 e 26; SETEMBRO Dias 9 16 e 30; OUTUBRO Dias 14 e 28; NOVEMBRO Dias 11 e 25 (O Troca Troca do dia 11 ocorrer no 60 Rancho do Radioamador Gacho em Campo Bom/RS) DEZEMBRO Dias 2 e 16 (este ser ltimo troca-troca do ano devido s festas do final de 2012).

SOBRE O QTC DA LABRE/RS A LABRE/RS lembra que o boletim falado, o QTC da Labre/RS, transmitido aos sbados em 7.155khz (40m) s 13:30hs, em 3.760Khz (80m) s 19:00hs, e em VHF em alguma repetidora da regio da Grande Porto Alegre que estiver disponvel, s 18:00hs. No interior do estado o QTC transmitido pelas repetidoras de IJUI (145.380 (-) ou 147.280) e pela repetidora de Rio Grande

145.410 (-) . Desde j agradecemos a colaborao dos colegas na leitura do QTC da Labe/RS, na difusao de informaes do radioamadorismo. Tambm aos colegas interessados, existe uma edio em formato digital enviado aos radioamadores cadastrados, somente aps as leituras via rdio. Aqueles que ainda no recebem podero solicitar o mesmo, bastando para tal que enviem uma mensagem para o seguinte e-mail: boletim.labrers@gmail.com. A meta da Labre que at o final do primeiro semestre de 2012 seja possvel alcanar 1000 colegas gachos, ou seja 1/3 dos

radioamadores do Estado a receberem o boletim em seu formato digital. Se voc no tem o interesse em receber o boletim em formato digital, por favor envie mensagem para boletim.labrers@gmail.com, solicitando seu descadastramento. Este boletim poder ser enviado para qualquer colega, radioamador ou no, apreciador do hobby, mas sempre indicando a sua origem. Algumas informaes e/ou imagens aqui apresentadas so oriundas da web, onde so citadas, sempre que possvel, suas fontes de consulta. A Labre desde j agradece a ateno e o interesse dos colegas radioamadores. Este boletim foi elaborado pelo Departamento Social da Labre/RS com a colaborao de colegas radioamadores e radioclubes do interior do Estado. Um bom final de semana. Diretoria social

Pgina 6

You might also like