You are on page 1of 5

A Caridade Segundo o Apstolo Paulo

A Caridade Segundo Paulo "Ainda que eu falasse as lnguas dos homens e dos anjos, e no tivesse caridade, seria como o metal "A caridade sofredora, benigna; a caridade no que soa ou como o sino que tine". invejosa; no trata com leviandade; no se "E ainda que tivesse o dom de profecia, e ensoberbece". conhecesse todos os mistrios e toda a cincia e "No se porta com indecncia, no busca os seus ainda que tivesse toda a f, de maneira tal que interesses, no se irrita, no suspeita mal. No transportasse os montes, e no tivesse caridade, folga com a injustia, mas folga com a verdade". nada seria." "Tudo sofre, tudo cr, tudo espera, tudo suporta". " E ainda que distribusse toda a minha fortuna "Agora, pois, permanecem a f, a esperana e a para sustento dos pobres, e ainda que entregasse caridade. Mas a maior destas a caridade" ( Paulo, o meu corpo para ser queimado, e no tivesse I Corntios, cap. XIII, vers. 1 ao 13). caridade, nada disso me aproveitaria". "Todos os deveres do homem se encontram resumidos na mxima: Fora da caridade no h salvao" (Allan Kardec, Evang. S. Esp., cap.XV, item 5). "Reconhece-se o verdadeiro esprita pela sua transformao moral, e pelos esforos que faz para domar suas ms inclinaes". (Allan Kardec, E.S.E., XVII, 4).

Acima, colocamos um exemplo de como a palestra pode ser apresentada em uma lousa. A seguir, os comentrios que podem ser feitos a cada item em destaque.

A Caridade Segundo o Apstolo Paulo


O que a caridade? Comece a palestra questionando isso. Seria darmos esmolas, levarmos comida aos necessitados, comprarmos uma rifa beneficente? Fazer isso nos daria a conscincia tranquila do dever cumprido como cristos? Este tipo de comentrio far o ouvinte refletir sobre seu posicionamento frente vida. Ele estar mais apto a absorver os ensinos que lhe sero ministrados. Paulo, nesta passagem, mostra aos cristos de Corinto que a caridade algo muito mais profundo e importante do que apenas darmos o que nos sobra aos carentes. Embora isto tambm seja um ato caritativo, no resume a grandiosidade desta virtude. Procure, aps a introduo, ler por completa a mensagem do apstolo. Depois, comente seus trechos, de forma a relacionar cada frase com o que faria parte da verdadeira caridade. "Ainda que eu falasse as lnguas dos homens e dos anjos, e no tivesse caridade, seria como o metal que soa ou como o sino que tine". Este trecho um alerta a todos os que so oradores, sejam espritas, catlicos, evanglicos, umbandistas, ou qualquer pregador que fale dos ensinos divinos. De nada adianta ser belo na palavra e pobre de aes. O exemplo de mudana ntima, de luta constante contra as imperfeies, deve fazer parte da vida dos que se dedicam a divulgar a mensagem crist. Conheceremos se a rvore boa pelos frutos, alertou Jesus. Caso contrrio, a palavra ser como o sino que tine, ou seja, far muito barulho e chamar a ateno, mas no modificar os coraes e inteligncias a que direcionada. "E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistrios e toda a cincia e ainda que tivesse toda a f, de maneira tal que transportasse os montes, e no tivesse caridade, nada seria."

Ter conhecimento espiritual no faz do ser um indivduo caridoso. Jesus mesmo que se diz agradecido a Deus, por haver escondido os mistrios divinos dos sbios e os revelado aos simples (Mateus, cap. XI), referindo-se ao sentimento e f nos ensinamentos espirituais. A mediunidade e o entendimento das Leis do universo do sim ao ser maior responsabilidade frente vida, e de posse disso devem seus detentores modificar suas condutas e buscar a humildade. A f tambm no sinnimo de caridade, pois sem obras morta, segundo o apstolo Tiago, em sua Epstola, cap. II, vers. 17. Com a afirmativa de que por mais f que tivermos em Deus e em nossas prprias foras nada seremos se no tivermos a caridade, Paulo chama a ateno dos religiosos em geral. Muitos de ns acreditamos que a crena inabalvel porta aberta para ajuda do Alto. Porm, se no nos ajudarmos, praticando aquilo em que cremos atravs do bom exemplo, qual a vantagem de possuir f? " E ainda que distribusse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e no tivesse caridade, nada disso me aproveitaria". Dar esmolas e acabar com a necessidade material do prximo muito importante. Mas preciso alertar s pessoas que tudo depende da inteno. Se fizermos a doao material com o objetivo de aparecermos aos outros, ou ento para aliviarmos nossa conscincia, estaremos nos enganando. Alm disso, corremos o risco de ajudar ao necessitado, mas humilh-lo ao mesmo tempo, com um ar de superioridade que o ferir. A doao desinteressada deve brotar da compreenso da Lei de Deus, tornando-nos irmos de quem ajudamos e tendo como nico fim o amparo e alvio do sofredor. Ainda neste trecho, Paulo instrui de que nada adianta nos auto-flagelarmos, com o intuito de mostrarmos para quem nos v que somos crentes em Deus. Mais importante que castigar o corpo, com privaes e sofrimentos, sufocar as ms tendncias, verdadeiras mes de nossas desgraas. "A caridade sofredora, benigna; a caridade no invejosa; no trata com leviandade; no se ensoberbece". O apstolo mostra que a verdadeira caridade traz a resignao, que o entendimento das dificuldades da vida como obstculos a serem vencidos, objetivando o progresso espiritual. Alia a bondade para com todos,

independente do momento, pois a vingana e o dio corroem o sentimento e turbam os sentidos racionais, enquanto o perdo enobrece o ser. Diz ainda que a prudncia deve fazer parte de quem busca a caridade, pois ser leviano traz conseqncias inesperadas, e o orgulho do homem pode contribuir para o afastamento de Deus. "No se porta com indecncia, no busca os seus interesses, no se irrita, no suspeita mal. No folga com a injustia, mas folga com a verdade". Em um mundo onde o que mais vale a satisfao pessoal, mesmo em detrimento da paz alheia, a caridade busca decncia e fraternidade. O pblico precisa ser levado a refletir sobre de que adianta levarmos vantagem em tudo se algum estiver sofrendo com isso? Com certeza, esta dor do prximo ser revertida em desespero, rancor, violncia, que mais cedo ou mais tarde, acabar voltando-se contra ns mesmos, nossos filhos ou amigos. Irritar-se a melhor forma de perdermos a razo, por isso a pacincia e a sensatez fazem parte da caridade, levando o homem a pensar antes de agir. Assim, devemos lembrar ao assistente que a justia ir se fazer mais presente em nossa sociedade, libertando os seres das mentiras e intrigas que envolvem interesses pessoais. a verdade prevalecendo, e s ela pode nos libertar da ignorncia, disse Jesus. "Tudo sofre, tudo cr, tudo espera, tudo suporta". Tudo tem sua hora. Saber esperar prprio da caridade. Quando o ser amplia sua viso alm da vida material, v no horizonte a luz necessria para manter-se animado e vivo. Busca na sabedoria crist o esclarecimento para suas dvidas, deixando de lado o desespero. o caminho do equilbrio proporcionado pela caridade. "Agora, pois, permanecem a f, a esperana e a caridade. Mas a maior destas a caridade" ( Paulo, I Corntios, cap. XIII, vers. 1 ao 13). Mudana ntima, humildade, obras, exemplo, doao desinteressada, resignao, bondade, perdo, prudncia, decncia, razo, tranqilidade, sabedoria, justia, amor ao prximo como a si mesmo. Agora o momento de mostrar ao assistente o que verdadeiramente Paulo diz sobre o que a caridade: um conjunto de atributos morais e intelectuais, que far do Esprito ser dono de seu prprio destino.

A f e a esperana, indispensveis para uma existncia sensata e confiante, so assessoras da caridade, que ser o sentimento principal a ser buscado pelo homem de bem, libertando de seu egosmo e encaminhando-o para o Reino de Deus. "Todos os deveres do homem se encontram resumidos na mxima: Fora da caridade no h salvao (Allan Kardec, Evang. S. Esp., cap.XV, item 5). Aps a passagem de Paulo, o palestrante leva o ouvinte citao de Kardec. Diferente de outras religies que colocam como essencial para a salvao (entenda-se liberdade com conhecimento) a freqncia exclusiva em suas fileiras, a Doutrina Esprita mostra que o que interessa a prtica da caridade, seja ela feita em que religio for. Jesus nunca disse que esta ou aquela doutrina deveria ser seguida. Mas sim, resumiu a Lei e os profetas em: Amar a Deus sobre tudo e ao prximo como a si mesmo. Este o lema do Espiritismo: "Reconhece-se o verdadeiro esprita pela sua transformao moral, e pelos esforos que faz para domar suas ms inclinaes". (Allan Kardec, E.S.E., XVII, 4). Para encerrar, mostre ao pblico que nem Paulo, nem Jesus e muito menos a Doutrina Esprita quer que sejamos santos. Os Espritos superiores sabem de nossas limitaes e os ensinamentos cristos so exatamente para ajudar-nos a super-los. O que se espera do verdadeiro esprita, ou cristo, que tm o mesmo sentido, o esforo constante em analisar-se moralmente. E sempre que se perceber fora dos atributos que constituem a caridade, que erga a cabea, recomece novamente o caminho, sem desesperos ou pressa, mas a passos firmes e corajosos.

You might also like