You are on page 1of 6

TABELA PERIDICA

Professora Joseila

Nome:

N0:

TU:

Qumica 1
INTRODUO TABELA PERIDICA
Voc j colecionou algo? Quando essa coleo vai aumentando surge necessidade de organizao. Os qumicos ao longo dos tempos foram descobrindo cada vez mais elementos, da a necessidade de organiz-los. S para voc ter uma ideia no sculo XVII eram conhecidos apenas 14 elementos qumicos, j no sculo XVIII eram conhecidos 33 elementos e Berzelius fez a primeira classificao dos elementos em metais e no-metais. No sculo XIX j eram conhecidos por volta de 60 elementos qumicos e o conhecimento das suas propriedades j havia evoludo, de forma que permitisse encontrar parmetros para classific-los de uma maneira mais detalhada, estabelecendo uma relao entre estas propriedades. Vrios cientistas tentaram de alguma forma classificar os elementos, vale ressaltar a tabela organizada pelo russo Dimitri Ivanovich Mendeleev, que conseguiu montando cartes com as propriedades dos elementos e dispondo-os sobre uma mesa enxergar um sistema incrivelmente integrado de propriedades antes ignorado. Propriedades que se comportavam de maneira peridica. A tabela peridica moderna organizada em ordem crescente de nmero atmico (Z). (obs.: as antigas eram organizadas em ordem crescente de massa). Existem 7 perodos ou 7 linhas horizontais, e 18 famlias ou grupos, ou seja, 18 colunas; numeradas atualmente de 1 a 18, antigamente eram divididas em famlias da srie A e famlias da srie B. Os elementos que esto em uma mesma famlia possuem propriedades qumicas semelhantes e propriedades fsicas que variam gradualmente. O que define um elemento qumico seu nmero atmico (Z), durante uma reao os elementos sofrem um rearranjo podendo sofrer alterao no seu nmero de eltrons mas jamais no nmero atmico. Quando um tomo est no seu estado fundamental o nmero de prtons ser igual ao de eltrons, portanto, sua configurao eletrnica pode ajudar a prever suas propriedades qumicas. Ns vamos observar uma primeira relao que ocorre na tabela entre a posio do elemento na tabela peridica e a sua configurao eletrnica. O perodo indica o nmero de camadas eletrnicas, por exemplo, todos os elementos que esto no 2 perodo da tabela peridica possuem 2 camadas eletrnicas. 2 2 Exemplo: 4Be 1s 2s - 2 camadas 2 perodo 2 2 5 9F 1s 2s 2p - 2 camadas - 2 perodo Classificao Atual * elementos representativos (bloco s e p) * elementos de transio (bloco d) * elementos de transio interna (bloco f)

Ao trabalhar com suas fichas, Mendeleyev percebeu que, organizando os elementos em funo da massa de seus tomos (massa atmica), determinadas propriedades se repetiam diversas vezes Periodicidade Quando um evento se repete regularmente em funo de um determinado parmetro dizemos que ele peridico. Cada intervalo entre uma repetio e outra chamado de perodo. Por exemplo, quando formamos fila na escola, adotvamos como parmetro o tamanho, portanto, nas filas comeamos com uma pessoa mais baixa e a altura vai aumentando, isso se repete em todas as filas, ento cada fila pode ser um perodo. Se colocarmos isso num grfico, teremos uma curva como a representada abaixo:

Por isso a tabela chamada de peridica. Algumas propriedades se comportam de maneira peridica Tabela Peridica Moderna Em 1913, o ingls Moseley (1887-1915) verificou que as propriedades de cada elemento eram determinadas pelo nmero de prtons, ou seja, pelo numero atmico (Z).

Por exemplo, o berlio cuja distribuio est a seguir 4Be 1s 2s , 2 apresenta como subnvel mais energtico 2s ento ele um elemento representativo. Para os representativos podemos encontrar a seguinte relao distribuio X localizao na tabela. Grupo ou famlia configurao 1 1 ou I A ns 2 2 ou II A ns 2 1 13 ou III A ns np 2 2 14 ou IVA ns np 2 3 15 ou V A ns np 2 4 16 ou 6 A ns np 2 5 17 ou 7 A ns np 2 6 18 ou 8 A ou 0 ns np obs.: n representa o perodo e/ou o nmero de camadas
2

Nomes das Principais Famlias 1 ou I A famlia dos metais alcalinos 2 ou II A famlia dos metais alcalinos terrosos 13 ou IIIA famlia do boro 14 ou IV A famlia do carbono 15 ou VA famlia do nitrognio 16 ou VI A famlia dos calcognios 17 ou VII A famlia dos halognios 18 ou VIII A ou 0 famlia dos gases nobre

TABELA PERIDICA

Professora Joseila

Nome:

N0:

TU:

Qumica 1
no possuem brilho como os metais (com exceo o iodo e o carbono grafita que possuem um brilho metlico).

Propriedades Gerais Hoje em dia podemos dividir os elementos em 5 grupos: os metais, os no-metais, os semimetais (ou metalides), os gases nobres e o hidrognio; s voc observar as cores que aparecem na tabela. Metais Temos na tabela cerca de 91 metais, entre os representativos , os de transio e os de transio interna. Os metais possuem uma grande tendncia em formar ctions. Com relao s propriedades fsicas podemos ressaltar: so bons condutores de eletricidade e calor. so maleveis (podem formas lminas). so dcteis (podem formar fios). possuem brilho metlico. so slidos a 25C e 1 atm (com exceo o mercrio, que lquido) possuem cor que varia de cinza a prateado (com exceo do cobre que avermelhado e do ouro que dourado).

Semimetais

Temos 7 semimetais, os quais apresentam propriedades intermedirias as dos metais e no metais. Podem formar ctions ou nions dependendo da situao. Suas principais caractersticas fsicas so: brilho semimetlico. semiconduo de corrente eltrica. Gases Nobres

Temos 6 gases nobres. So altamente inertes quimicamente falando. So encontrados na natureza na forma de molculas monoatmicas. Esses elementos no formam compostos espontaneamente so extremamente estveis, no possuem tendncia nem em doar nem em receber eltrons.

No-Metais (Ametais)

Hidrognio O hidrognio um elemento atpico, existem alguns qumicos que sugerem que ele fique fora da tabela, j que ele no se enquadra em nenhum grupo da tabela. o mais simples dos tomos, encontrado na forma de H2(g) nas altas camadas da atmosfera, ou combinado com outros elementos, como por exemplo, com o oxignio formando gua. Ele colocado na famlia dos metais alcalinos, mas

Temos na tabela 11 no metais. Os no metais possuem uma grande tendncia em formar nions. De um modo geral podemos dizer que os no metais possuem propriedades inversas as dos metais. no so bons condutores de calor e nem de eletricidade (exceo o carbono que um bom condutor de calor e eletricidade).

no um metal, ele s estaria ali pois possui 1 eltron na ltima camada. Propriedades Peridicas Iremos mostrar o comportamento das principais propriedades peridicas (propriedades que variam periodicamente em funo de seus nmeros atmicos). Raio atmico (tamanho do tomo) a distncia que vai do ncleo do tomo at o seu eltron mais externo.

A afinidade eletrnica cresce em sentido das setas, exclui os gases nobres.

Eletronegatividade a tendncia que um tomo possui de atrair eltrons em uma ligao.

Exclui os gases nobres. A eletronegatividade aumenta conforme diminui o tamanho (o raio atmico). Eletropositividade Energia ou Potencial de ionizao a energia necessria para retirar 1 eltron de um tomo (ou on) isolado, na fase gasosa. 1+ Na(g) + energia 1 e- + Na(g) Ela inversamente proporcional ao tamanho, quem possui maior tamanho tem menor energia de ionizao. o oposto da eletronegatividade. Quanto maior a eletronegatividade maior o carter nometlico e quanto maior a eletropositividade maior o carter metlico.

Densidade As setas indicam o sentido que cresce a energia de ionizao. Os gases nobres apresentam as maiores energias de ionizao. Afinidade Eletrnica a energia liberada quando um tomo isolado no estado fundamental, em fase gasosa, recebe 1 eltron. Cl(g) + 1e- Cl (g) A afinidade eletrnica aumenta conforme o raio atmico diminui.
-

relao entre a massa e o volume de uma amostra.

smio (Os) o elemento mais denso (22,5 g /cm ).

TABELA PERIDICA

Professora Joseila

Nome:

N0:

TU:

Qumica 1
Aplique seu conhecimento
1)(UFMG) A propriedade cujos valores diminuem medida que aumenta o nmero atmico na coluna dos halogneos a) densidade b) primeira energia de ionizao do tomo. c) raio atmico. d) temperatura de ebulio da substncia elementar. e) temperatura de fuso da substncia elementar. 2) Na tabela peridica os elementos esto ordenados em ordem crescente de a) Nmero de massa. b) Massa atmica. c) Nmero atmico. d) Raio atmico. e) Eletroafinidade. 3) Na tabela peridica, esto no mesmo grupo elementos que apresentam o mesmo nmero de a) eltrons no ltimo nvel de energia. b) eltrons celibatrios ou desemparelhados. c) ncleos (prtons + nutrons). d) nveis de energia. e) cargas eltricas. 4) O perodo e o grupo em que situa um elemento de 2 2 6 2 3 configurao eletrnica 1s 2s 2p 3s 3p so, respectivamente: a) 1, IIB. b) 3, VA. c) 2, IIIA. d) 6, IIIA. e) 3, IIB. 5) Na classificao peridica, os elementos de configurao: 1s , 2s , 2p , 3s , 3p , 4s 2 2 6 2 6 10 2 1s , 2s , 2p , 3s , 3p , 3d , 4s Esto, respectivamente, nos grupos IVA e IVB. IVA e IIB. IVB e IIA. IIA e IIB. IIB e IIA.
2 2 6 2 6 2

e) gs nobre, elemento de transio, elemento representativo. 8) (Rumo-2004) Assinale a alternativa que apresenta a correspondncia correta entre os elementos e suas respectivas famlias:

a) b) c) d) e)

Cl He Kr F Na

Cu Zn Cr Ag Cd

Li Hg K Rb Cs

N Cl I Br O

Mg Ca Sr Ba Ra

9) Considerando um grupo ou famlia na tabela peridica podemos afirmar em relao ao raio atmico, a)aumenta com o aumento do nmero atmico, devido ao aumento do nmero de camadas. b) aumenta medida que aumenta o nmero de eltrons no nvel L. c) no sofre influncia da variao do nmero atmico. d) diminui medida que aumenta o nmero atmico, devido ao aumento da fora de atrao do ncleo. e) diminui com aumento do nmero atmico, devido ao aumento do nmero de eltrons. 10) Um elemento que tem raio atmico grande e pequena energia de ionizao, , provavelmente um a) b) c) d) e) metal. ametal. semimetal. gs nobre. halognio.

a) b) c) d) e)

11) Entre os tomos de F, Li, He, Ne e Cs, os que apresentam, respectivamente, maior e menor potencial de ionizao so: a) He e Ne. b) Ne e F. c) He e Cs. d) Li e Cs. e) Cs e He. 12) ( UFRGS-RS) Pela posio ocupada na Tabela Peridica, qual dos elementos o mais denso? a) chumbo b) smio c) mercrio d) urnio e) brio 13) O elemento qumico flor, de nmero atmico 9, possui a) alta eletronegatividade. b) baixo potencial de ionizao. c) ponto de fuso grande. d) caractersticas metlicas. e) grande facilidade de conduzir a corrente eltrica. 14 - Na classificao peridica, os elementos Ba(grupo 2), Se (grupo16) e Cl (grupo 17) so conhecidos, respectivamente, como: a) alcalino, halognio e calcognio. b) alcalino-terroso, halognio e calcognio.

6) (Ufac) O nmero atmico do elemento que se encontra no 3 perodo, famlia 3A a) 10. b) 12. c) 23. d) 13. e) 31. 7 (UDESC) Os trs elementos X, Y e Z tm as seguintes estruturas eletrnicas no estado fundamental: 2 2 6 2 6 2 5 X: 1s 2s 2p 3s 3p 4s 3d . 2 2 6 2 6 Y: 1s 2s 2p 3s 3p . 2 2 6 2 6 2 10 4 Z: 1s 2s 2p 3s 3p 4s 3d 4p . Respectivamente, esses elementos, so: elemento de transio, gs nobre, elemento representativo. elemento de transio, elemento representativo, gs nobre. elemento representativo, gs nobre, elemento de transio. elemento representativo, elemento de transio, gs nobre.

a) b) c) d)

c) alcalino-terroso, calcognio e halognio. d) alcalino, halognio e gs nobre. e) alcalino-terroso, calcognio e gs nobre. 15 - O bromato de potssio, produto de aplicao controvertida na fabricao de pes, tem por frmula KBrO3. Os elementos que o constituem, na ordem indicada na frmula, so das famlias dos: a) alcalinos, halognios e calcognios. b) halognios, calcognios, alcalinos. c) calcognios, halognios, alcalinos. d) alcalino-terrosos, calcognios, halognios. e) alcalino-terrosos, halognios, calcognios. 16 - Um tomo apresenta normalmente 2 eltrons na primeira camada, 8 eltrons na segunda, 18 eltrons na terceira camada e 7 na quarta camada. A famlia e o perodo em que se encontra esse elemento so, respectivamente: a) famlia dos halognios, stimo perodo. b) famlia do carbono, quarto perodo. c) famlia dos halognios, quarto perodo. d) famlia dos calcognios, quarto perodo. e) famlia dos calcognios, stimo perodo. 17 - Qual a estrutura eletrnica do enxofre (Z = 16), por nveis e subnveis eletrnicos? Qual a posio desse elemento na Classificao Peridica? a) I e II esto corretas. b) I, II e V esto corretas. c) I, III e IV esto corretas. d) III, IV e V esto corretas. e) Todas esto corretas.

21 - (UFPA) Considere um determinado elemento qumico cujo subnvel mais energtico o 5s2. Seu nmero atmico e o grupo em que est localizado na Tabela Peridica so, respectivamente: a) 20; 1A b) 20; 2A c) 38; 2A d) 38; 1A e) 39; 2A

18 - elemento com configurao eletrnica no estado fundamental [Ar]4s23d6 o quarto mais abundante na crosta terrestre. Assinale a opo que corresponde ao nome desse elemento. a) magnsio d) nquel b) alumnio e) ferro c) oxignio

22 (Mackenzie-SP) Espcies qumicas simples que apresentam o mesmo nmero de eltrons so chamadas isoeletrnicas (nmeros atmicos: Na = 11; Mg = 12; S = 16; Cl =17; Ar = 18; K = 19). Assim, entre Mg, Na+, Cl-, S, K+ e Ar, so isoeletrnicas: a) Cl- e S b) K+, Ar e Clc) Na+ e Mg d) Na+ e Cle) Na+ e K+

19 - (U. Catlica Dom Bosco-MS) Um elemento que apresenta nos ltimos subnveis a configurao 4s 2 3d 2 um elemento a) alcalino b) alcalino-terroso c) gs nobre d) de transio e) calcognio.

23 - Qual das seguintes opes apresenta corretamente os elementos em ordem crescente, em relao aos volumes atmicos? a) Na, Li, Rb, Cs, K b) Li, K, Na, Rb, Cs c) K, Li, Rb, Cs, Na d) Cs, Rb, Li, Na, K e) Li, Na, K, Rb, Cs 24 - Os tomos neutros de dois elementos qumicos A e B, estveis, apresentam respectivamente as distribuies eletrnicas:

20 - distribuio eletrnica de um tomo Y, no estado neutro, apresenta o subnvel mais energtico 4s1. Com relao a este tomo, pode-se afirmar que ele: I. Apresenta 1 eltron na camada de valncia. II. Pertence famlia peridica IVA. III. Pertence famlia peridica IA, localizado no 4o perodo. IV. um elemento metlico. V. Possui nmero atmico 20.

Pode-se dizer, a respeito desses dois elementos, que a) apresentam o mesmo nmero de nutrons. b) so metais. c) apresentam o mesmo nmero de prtons. d) pertencem mesma famlia da Tabela Peridica. e) apresentam o mesmo raio atmico.

You might also like