You are on page 1of 16

A CONVENO DE NOVA IORQUE: RATIFICAO PELO BRASIL Eleonora Pitombo e Renato Stetner INTRODUO Em 23.07.

2002, por meio do Decreto 4.311 foi, finalmente, ratificada pelo Brasil e incorporada ao seu ordenamento jurdico interno a Conveno sobre o Reconhecimento e Execuo de Sentenas Arbitrais Estrangeiras, celebrada em 1958 em Nova Iorque, mais conhecida como Conveno de Nova Iorque. A Conveno de Nova Iorque veio a ser elaborada e, de incio, celebrada no mbito das Naes Unidas por sugesto da Cmara de Comrcio Internacional (CCI). De acordo com o interesse de tornar a arbitragem um modo eficaz de soluo dos litgios internacionais nas intensas relaes econmicas ps Segunda Guerra, bem como face s deficincias da Conveno de Genebra de 1927 (que, alis, no havia sido assinada pelos Estados Unidos da Amrica e pela ento Unio Sovitica), a CCI elaborou e submeteu s Naes Unidas, em 1953, o que gostaria fosse o anteprojeto da Conveno de Nova Iorque. Apesar de tal texto ter sido, de certa forma, retomado na elaborao da Conveno, os juristas das Naes Unidas incumbidos da elaborao do texto, em 1955, acabaram por reformul-lo, tornando-o mais tmido do que aquele originalmente sugerido pela CCI. Assim, em 20 de junho de 1958, foi realizada conferncia de plenipotencirios, sob os auspcios das Naes Unidas, que acabou redundando na assinatura da Conveno de Nova Iorque, com texto bem mais liberal do que aquele sugerido pelos juristas das Naes Unidas e, portanto, bem semelhante ao anteprojeto, no incio, apresentado pela CCI. 1 Depositou-se o instrumento da Conveno de Nova Iorque na sede da ONU em ingls, francs, espanhol e russo para assinatura em 10 de junho de 1958, onde permaneceu at 31 de dezembro de 1958, tendo entrado em vigor em 07 de junho de 1959. Como pacfico, a Conveno de Nova Iorque o mais relevante diploma internacional multilateral atinente arbitragem de maior relevncia, tanto por sua vocao mundial2, quanto por ter sido e continuar sendo a principal mola propulsora do desenvolvimento da arbitragem internacional, ao garantir aos diversos signatrios a efetividade de decises
1

Fouchard, Philippe; Gaillard Emmanuel; Goldman Berthold, Trait de larbitrage commercial international Litec, Paris, 1996, pgs 142 e 143. 2 Atualmente a Conveno j foi assinada e ou ratificada por mais de 130 pases de todo o mundo, tendo o Brasil sido o ltimo pas da Amrica do Sul a ratific-la.

arbitrais, por meio de procedimentos conhecidos e simplificados de reconhecimento e execuo. Assim, como no poderia deixar de ser, a ratificao pelo Brasil, ainda que tardia, deve ser comemorada e vista como o elemento que confirma a consolidao definitiva da arbitragem em nosso pas. Apesar da ratificao da Conveno de Nova Iorque pelo Brasil no ter trazido alteraes de maior monta na ordenao jurdica interna vigente, uma vez que a Lei 9.307/96 trazia disposies sobre reconhecimento e homologao de sentenas arbitrais estrangeiras iguais quelas contidas na Conveno3, no h dvida que a ratificao aumenta a segurana jurdica de partes estrangeiras de participarem de procedimentos arbitrais com partes brasileiras4, e coloca disposio do Brasil, como bem observa Jos Maria Rossani Garcez, uma via de mo dupla para obter, entre os Estados signatrios , execuo das sentenas arbitrais proferidas em seus territrios.5 Tampouco a Conveno de Nova Iorque o primeiro tratado multilateral internacional, ratificado pelo Brasil, sobre a matria. Dentre tais tratados6, destaca-se a Conveno Interamericana sobre Arbitragem Comercial firmada na cidade de Panam, em 30 de janeiro de 1975 e ratificada pelo Brasil em 6 de junho de 1995, por meio do DecretoLegislativo n 90. A Conveno do Panam, como se fez conhecida, traz disposies muito semelhantes quelas existentes na Conveno de Nova Iorque7. Ocorre que a Conveno do Panam tem vigncia apenas no continente americano8, muito menor, portanto, do que a Conveno de Nova Iorque que j foi firmada e/ou ratificada por mais de 130 (cento e trinta) pases.
3

Carmona, Carlos Alberto, afirma que driblando os trmites ministeriais, verifica-se que nos seis incisos do art. 38 e no art. 39 foram relacionados todos os casos de recusa de homologao previstos no art. V da conveno nova-iorquina. In Arbitragem e Processo um comentrio Lei 9.307/96, Malheiros Editora, 1998, pg 295. 4 Mesmo que a lei brasileira sobre arbitragem trouxesse as mesmas disposies da Conveno de Nova Iorque, tal fato, em si, no era suficiente obteno da confiana da comunidade internacional, eis que normalmente o teor das legislaes internas dos pases desconhecido no exterior. Da, a importncia da adeso a tratados internacionais de contedo amplamente conhecido. 5 Garcez, Jos Maria Rossani, Homologao de Sentenas Arbitrais Estrangeiras Direito Brasileiro e Comparado in Martins, Pedro A Batista, Garcez, Jos Maria Rossani, Reflexes sobre Arbitragem, Ltr, 2002, pg 453. 6 O Brasil, tambm, ratificou, em 20 de junho de 1995, a Conveno Interamericana sobre Eficcia Extraterritorial das Sentenas e Laudos Arbitrais Estrangeiros, firmada em Montevidu, em 8 de maio de 1979, por meio do Decreto-Legislativo n 93 e, em 19 de abril de 1994, o Protocolo de Las Leas, celebrado em 27 de julho de 1992. 7 Apesar da Conveno do Panam ter sido instrumento de uniformizao das regras sobre arbitragem internacional no mbito do Hemisfrio Norte, bem como possuir mbito de aplicao mais abrangente do que o da Conveno de Nova Iorque - posto que traz disposies sobre instncia arbitral - esta foi objeto de crticas quanto a indefinies de seu campo de aplicao e problemas de contedo. Nesse sentido, ver a lio de Bosco Lee, Joo, A Conveno do Panam sobre Arbitragem Comercial Internacional de 1975: Existncia e Vicissitudes do Sistema Interamericano de Arbitragem Comercial Internacional in Martins, Pedro A. Martins, Garcez, Jos Maria Rossani, Reflexes sobre Arbitragem, Ltr, 2002, pg 547. 8 Apesar do ttulo denotar um carter eminentemente regionalista, a Conveno do Panam traz em seu bojo (artigo 9 )a possibilidade de sua ratificao por todos os pases do mundo. Todavia, na prtica, continua sendo conveno regional. Para saber mais sobre o assunto, Bosco Lee, Joo, op. cit., pg. 548.

De acordo com comando contido no artigo 349 da Lei Brasileira de Arbitragem, a recente ratificao da Conveno de Nova Iorque pelo Brasil lhe confere primazia absoluta sobre as disposies legais existentes no ordenamento jurdico domstico, fazendo, dessa forma, com que imperem suas disposies acerca do reconhecimento e execuo de sentenas arbitrais estrangeiras no Brasil.10 Sendo as disposies da Conveno de Nova Iorque e as da Lei de Arbitragem bem parecidas11, a ratificao de tal Conveno no traz mudanas prticas significativas, sem que se desconsiderem os efeitos simblicos importantes dela decorrentes. Ressalte-se, ademais, como se ver, que a ratificao e incorporao da Conveno de Nova Iorque pelo Brasil, em especial do disposto no artigo III, trouxe tona acirrada discusso acerca da manuteno, ou no, da exigncia de se obter a homologao das sentenas arbitrais estrangeiras perante o Supremo Tribunal Federal. Controvrsias parte, a ratificao da Conveno de Nova Iorque pelo Brasil representa um dos mais importantes marcos na consolidao da arbitragem internacional no Brasil12 como mtodo eficiente de soluo de conflitos.

II - RECONHECIMENTO E EXECUO DE SENTENAS ARBITRAIS ESTRANGEIRAS NO BRASIL, APS A RATIFICAO DA CONVENO DE NOVA IORQUE

Art. 34 A sentena arbitral estrangeira ser reconhecida ou executada no Brasil de conformidade com os tratados internacionais com eficcia no ordenamento interno e, na sua ausncia, estritamente de acordo com os termos desta Lei. 10 Nesse sentido, Pedro A. Batista Martins afirma que Impera na arbitragem a doutrina monista radical que advoga a efetiva e constante supremacia do direito internacional. Ainda neste sentido e para que no restem dvidas sobre tal prevalncia, afirma: O contido no art. 34 em questo contm comando cristalino e categrico: somente na ausncia de tratados internacionais com eficcia no sistema legal domstico que o reconhecimento ou a execuo da sentena arbitral estrangeira sujeitar-se- aos termos da Lei Marco Maciel in Martins, Pedro A. Martins A Recepo Nacional s Sentenas Arbitrais Prolatadas no Exterior in Martins, Pedro A. Batista; Lemes, Selma M. Ferreira; Carmona, Carlos Alberto, Aspectos Fundamentais da Lei de Arbitragem, Rio de JaneiroEditora Forense, 1999, pgs 440 e 441. 11 Note-se que os autores do anteprojeto da Lei de Arbitragem propositadamente copiaram as disposies da Conveno de Nova Iorque, para, dentre outros, tentar amenizar as conseqncias prticas da ausncia de sua ratificao pelo Brasil. 12 Conforme j exposto, antes da ratificao da Conveno de Nova Iorque, o Brasil caminhava para a eficcia e consolidao da arbitragem internacional, tanto que j havia ratificado outros tratados internacionais regionais sobre a matria, bem como havia editado a Lei Brasileira de Arbitragem com disposies idnticas quelas contidas na Conveno de Nova Iorque no tocante a reconhecimento e execuo de sentenas arbitrais estrangeiras.

II.1 - Sentena Arbitral Estrangeira Casos de aplicao da Conveno de Nova Iorque A Conveno de Nova Iorque traz, no artigo primeiro, dois critrios de definio do que seja sentena arbitral estrangeira para aplicao respectiva13. O primeiro critrio mostra-se territorial, qual seja, considera-se estrangeira a sentena arbitral que for proferida em outro territrio que no aquele onde se pretenda reconhec-la e ou execut-la. O segundo deles o de ser aplicvel a sentenas arbitrais estrangeiras consideradas no nacionais no Estado que se lhe pretenda o reconhecimento e/ou execuo. 14 A Lei Brasileira de Arbitragem, em seu artigo 34, pargrafo nico, seguindo a linha da Conveno de Nova Iorque, adotou o critrio territorial ou geogrfico funcional e disps ser sentena arbitral estrangeira a que tenha sido proferida fora do territrio nacional.15 Assim, mesmo no caso, por exemplo, de uma arbitragem que envolva uma parte estrangeira e outra brasileira, com a aplicao de regras internacionais (lex mercatoria, p. ex.) o que d a este procedimento inequvoco carter internacional basta que a deciso seja proferida em territrio brasileiro para que esta seja considerada, luz da legislao ptria, sentena arbitral nacional. Em procedimento anlogo, caso a deciso seja proferida fora do territrio nacional, esta ser tida como sentena arbitral estrangeira.16 O critrio escolhido pela legislao brasileira, apesar de pragmtico, criticvel por sua rigidez e falta de preciso. Melhor teria andado a Lei Brasileira de Arbitragem se tivesse seguido o critrio puramente jurdico constante da Lei-Modelo da Uncitral CNUDCI, permitindo, tambm, s partes estabelecerem se uma arbitragem nacional ou internacional.17

13

A Conveno de Nova Iorque, em seu artigo I, pargrafo 1 estipula: A presente Conveno aplicar-se- ao reconhecimento e execuo de sentenas arbitrais estrangeiras proferidas no territrio de um Estado em que se tencione o reconhecimento e a execuo de tais sentenas, oriundas de divergncias entre pessoas, sejam elas fsicas ou jurdicas. A Conveno aplicar-se- igualmente a sentenas arbitrais no consideradas como sentenas domsticas no Estado onde se tencione o seu reconhecimento e a sua execuo. 14 Philippe Fouchard, Emmanuel Gaillard, Berthold Goldman destacam o fato da Conveno de Nova Iorque no ter restringido o campo de aplicao s arbitragens internacionais, no havendo no texto nenhuma exigncia de internacionalidade. Op. cit. Pg 146 15 Art. 34 (...) Pargrafo nico. Considera-se sentena arbitral estrangeira a que tenha sido proferida fora do territrio nacional. 16 A esse respeito, Carlos Alberto Carmona afirmou: Esta soluo territorialista encampada pela Lei brasileira um mesmo tempo simplista e objetiva foi a escolhida pela Ley de Arbitraje espanhola e preconizada pela Conveno de Nova York (1958), justificando-se at politicamente sua adoo, eis que escudou-se o legislador na idia de equiparao entre a deciso arbitral e as sentenas proferidas pelos rgos jurisdicionais estatais. Op. cit pg 282. 17 A Lei-Modelo da Uncitral estipula no pargrafo 3 do artigo 1 que a arbitragem internacional a) se as partes numa conveno de arbitragem tiverem, no momento da concluso desta conveno, o seu estabelecimento em Estados diferentes; ou b) um dos lugares a seguir referidos estiver situado fora do Estado no qual as partes tm o seu estabelecimento: i) o lugar da arbitragem, se este estiver fixado na conveno de arbitragem ou for determinvel de acordo com esta; ii) qualquer lugar onde deva ser executada uma parte substancial das obrigaes resultantes da relao comercial ou o lugar com o qual o objeto do litgio se ache

Estabelecido este critrio, conclui-se que ele suficientemente claro para as partes, envolvidas em procedimento arbitral possam prever a nacionalidade que, no Brasil se atribuir sentena arbitral nele proferida, para fins de aplicao da Conveno de Nova Iorque 18. II.2 Execuo da Sentena Arbitral Estrangeira Necessidade de Homologao pelo Supremo Tribunal Federal ps-ratificao? Considerando-se, como j exposto, que, no direito arbitral, a legislao brasileira consagrou primazia absoluta dos tratados internacionais sobre leis ordinrias internas19, questiona-se se a incorporao da Conveno de Nova Iorque ao ordenamento jurdico brasileiro no implicaria a dispensa de homologao prvia, pelo Supremo Tribunal Federal, das sentenas arbitrais estrangeiras20, como era expressamente previsto no artigo 35, da Lei de Arbitragem21. Indaga-se, ademais, se a exigncia de homologao das sentenas arbitrais estrangeiras pelo STF poderia ser considerada como aplicao de uma condio mais onerosa do que aquelas aplicadas a sentenas arbitrais nacionais, como vedado pela Conveno de Nova Iorque em seu artigo III. A resposta a esses questionamentos depende de dois fatores: da aplicao a ser dada ao artigo 102, I, h da Constituio Federal. 22 e da interpretao do mencionado artigo III.
mais estreitamente conexo; ou c) as partes tiverem convencionado expressamente que o objeto da conveno de arbitragem tem conexes com mais de um pas. 18 O critrio escolhido pela lei brasileira, tambm, pode suscitar problema de sentenas de nacionalidades plrimas. A esse respeito, ver ensaio de Edoardo Ricci e Mariullza Franco, publicado na Gnesis da Revista de Direito Processual Civil, de n. 10 da Universidade Estadual do Paran. Apud Garcez, Jos Maria Rossani, op. cit., pg, 458. 19 Nesse sentido, Pedro A. Batista Martins afirmou: Com efeito, os preceitos da legislao nacional tm aplicao, unicamente, quando em carter subsidirio. (...) Assim, exclusivamente, na falta de tratados ou convenes internacionais que o requerente sujeitar-se- s regras que imperam no nosso sistema legal interno para o reconhecimento e a execuo de sentenas arbitrais estrangeiras. Martins, Pedro Batista, op. cit. Pg. 440. 20 Nesse sentido, Eduardo Grebler afirmou, antes da ratificao da Conveno de Nova Iorque pelo Brasil, que: Vale notar que o sistema vigente est em vias de sofrer significativa alterao, pois se encontram em curso providncias no sentido de adeso, pelo Brasil, Conveno de Nova York sobre o Reconhecimento e Execuo de Laudos Arbitrais Estrangeiros. Efetivando-se tal adeso, deixar de ser aplicvel a norma da LA que requer a prvia homologao da sentena arbitral estrangeira, a qual passar, ento, a ser diretamente executvel no territrio nacional. Apud Fres, Marcelo Andrade i n Repensando as Condies de Reconhecimento e Execuo de Sentenas Arbitrais Estrangeiras no Brasil 21 Para muitos doutrinadores, dentre os quais se pode citar Jos Carlos Magalhes, o artigo 35 da Lei de Arbitragem era inconstitucional, pois ampliaria a competncia do Supremo Tribunal Federal. Art. 35. Para ser reconhecida ou executada no Brasil, a sentena arbitral estrangeira est sujeita unicamente homologao do Supremo Tribunal Federal. 22 Compete ao STF, precipuamente, a guarda da Constituio, cabendo-lhe (...): (h) a homologao das sentenas estrangeiras.

No que diz respeito primeira questo, entende-se ser a homologao prvia de sentenas arbitrais estrangeiras pelo STF o procedimento natural a ser adotado, no em funo do que dispunha o artigo 35 da Lei de Arbitragem, mas em decorrncia do artigo 102, I, h da Constituio Federal que lhe confere competncia para homologar as sentenas estrangeiras, assim entendidas as sentenas judiciais, arbitrais ou administrativas estrangeiras. 23 O texto constitucional trata de sentenas, sem distingui-las entre sentenas judiciais, arbitrais ou mesmo administrativas. No parece possvel ao intrprete fazer tal distino quando o constituinte no quis faz-lo.24 Alm disso, da tradio brasileira que decises estrangeiras passem pelo crivo do STF. No faria sentido desviar-se dessa regra apenas para sentenas arbitrais. Logo, pode-se afirmar que a ratificao da Conveno de Nova Iorque pelo Brasil no dispensou a homologao de sentenas arbitrais estrangeiras pelo STF, eis que tal exigncia decorre no do ora derrogado artigo 35 da Lei de Arbitragem, mas da disposio constitucional acima transcrita que, hierarquicamente superior aos tratados incorporados ao ordenamento interno, permanece em plena vigncia. Respondida a primeira questo, analisa-se, ainda, se a necessria e prvia homologao pelo STF no caracterizaria contradio ao artigo III da Conveno de Nova Iorque, podendo ser enquadrada como condio substancialmente mais onerosa do que as que existem para execuo de arbitragens nacionais. Com efeito, pode-se dizer que uma das disposies mais importantes da Conveno de Nova Iorque encontra-se em seu artigo III, o qual estabelece que os Estados signatrios reconhecero a autoridade de uma sentena arbitral e a executaro em conformidade com as regras de procedimento do territrio no qual a sentena invocada, sempre, todavia, de acordo com as condies previstas na prpria Conveno. Dispe este artigo, ainda, que para o reconhecimento e execuo de sentenas arbitrais estrangeiras no sero aplicadas condies sensivelmente mais rigorosas do que aquelas aplicadas ao reconhecimento ou execuo de sentenas arbitrais nacionais25.
23

A esse respeito Carlos Alberto Carmona afirmou: O legislador, prudentemente, ao redigir o art. 35, no quis estabelecer confronto com o Supremo Tribunal Federal e adotou a tese de que cabe ordem jurdica ptria estabelecer o que seja sentena estrangeira para efeito de homologao no frum: por isso mesmo determinou que, semelhana do direito nacional, os laudos proferidos no exterior tero a mesma eficcia das sentenas estatais, merecendo exame direto na Suprema Corte para efeito de reconhecimento de sua eficcia no territrio nacional, independentemente da qualificao que lhes seja dada pela lei do Estado em que foram proferidas as decises. Obedece-se, assim, ao disposto no art. 102, I h, da Constituio Federal, que estabelece a competncia originria do Supremo Tribunal Federal para homologar sentenas estrangeiras tout court., op. cit. Pgs. 285 e 286. 24 Tal opinio defendida por Pedro A. Batista Martins ao afirmar que: Deciso arbitral sentena de contedo prtico idntico deciso judicial e que produz os mesmos efeitos que esta; logo, sentena estrangeira, cujas espcies so decises judiciais arbitrais e administrativas (restringida esta ltima, quela categoria admitida como homologvel pelo STF) Op. cit. Pg. 446 25 Artigo III Cada Estado signatrio reconhecer as sentenas como obrigatrias e as executar em conformidade com as regras de procedimento do territrio no qual a sentena invocada, de acordo com as

No que tange interpretao de mencionado artigo, h, de um lado, a opinio de Philippe Fouchard, que afirma que o fato de se exigir aos Estados Signatrios que no imponham condies sensivelmente mais rigorosas para reconhecimento e execuo das sentenas arbitrais estrangeiras do que aquelas aplicveis s sentenas arbitrais nacionais no significa que o regime de reconhecimento e execuo de ambas deva ser alinhado. Entende esse mesmo eminente professor, todavia, que os procedimentos a serem adotados pelos signatrios para reconhecimento e execuo - que segundo ele, no devem ser confundidos com as condies materiais de reconhecimento e execuo - no podem, em razo de sua ineficincia e peso, transformarem-se em obstculos execuo rpida das sentenas arbitrais estrangeiras, esvaziando o principal objetivo da Conveno de Nova Iorque.26 De outro lado, h defensores de que o principal intuito do aludido artigo seria o de evitar que os pases signatrios criem condies materiais, ou substantivas, mais onerosas ao reconhecimento e execuo das sentenas arbitrais estrangeiras do que aquelas previstas na prpria Conveno - e no necessariamente daquelas previstas para execuo das sentenas domsticas -, concedendo liberdade aos pases signatrios para definirem os procedimentos que entendam cabveis para seu reconhecimento e execuo27. Compartilha-se tal opinio, desde que, como preceituado pelo ilustre professor francs acima mencionado, tais procedimentos no sejam tambm absurdos e contrrios ao esprito da Conveno de Nova Iorque. Com efeito, cada pas signatrio poder atribuir o reconhecimento e execuo das sentenas arbitrais ao rgo judicirio que melhor lhe aprouver, respeitadas as normas processuais domsticas, desde que no se criem condies adicionais quelas previstas na prpria Conveno e/ou que tais procedimentos, em si, sejam contrrios aos preceitos da Conveno. A nosso ver, a exigncia de homologao prvia das sentenas arbitrais estrangeiras pelo STF no constitui, em si, violao ao artigo III da Conveno, porque as condies

condies estabelecidas nos artigos que se seguem. Para fins de reconhecimento ou de execuo das sentenas arbitrais s quais a presente Conveno se aplica, no sero impostas condies substancialmente mais onerosas ou taxas ou cobranas mais altas do que as impostas para o reconhecimento ou a execuo de sentenas arbitrais domsticas. 26 Fouchard, Philippe, Gaillard, Emmanuel, Goldman, Berthold, op. cit. Pg. 982. 27 Jos Emilio Nunes Pinto, defendendo tal opinio, afirmou: Ao utilizar a expresso condies mais onerosas, a Conveno se refere especificamente s condies para reconhecimento ou execuo, nada tendo a ver, portanto, com os denominados procedimentos para reconhecimento e execuo. In Soluo de Conflitos A Arbitragem no Brasil e a Conveno de Nova York, in Revista Consultor Jurdico, 4 de dezembro de 2002.

materiais do exequatur so coincidentes com aquelas previstas na prpria Conveno28 e o seu procedimento exibe-se simplificado29, apesar de relativamente moroso. Ressalte-se, por fim, que o procedimento de homologao de sentenas arbitrais estrangeiras por Tribunais Superiores apresenta-se prtica comum em diversos pases signatrios da Conveno de Nova Iorque, dentre os quais Inglaterra, Frana, Itlia e Estados Unidos.30 O que se espera que o Supremo Tribunal Federal, no curso de homologaes de sentenas arbitrais estrangeiras, restrinja ao mximo a anlise s condies previstas na Conveno de Nova Iorque (como a tendncia mundial), utilizando-se da farta jurisprudncia internacional resultante de mais de quarenta anos de aplicao de tal Conveno, para buscar resolver as questes controvertidas da maneira mais rpida e eficiente possvel. Finalmente, um aspecto importante o de se saber se a homologao perante o STF mostrase necessria apenas nos casos em que haja recalcitrncia da parte vencida ou se requisito para que esta se torne eficaz no Brasil. Esta questo suscita interesse, pois, em princpio, no haveria razo para qualquer interveno estatal na hiptese da parte vencida em determinado procedimento arbitral resolver cumprir, esponte prpria, a sentena arbitral. Ressalte-se que sentenas arbitrais ou judiciais estrangeiras so perfeitamente vlidas mesmo que no homologadas pelo STF, pressupondo sua validade luz do ordenamento jurdico sob o qual foram proferidas. No sendo homologadas pelo STF, no entanto, no adentram, a nosso ver, no plano da eficcia no Brasil, no tendo aqui o condo de gerar efeitos legais inerentes a sentenas.31 A legislao brasileira32 nega efeitos a sentenas estrangeiras no homologadas pelo STF33.
28

As condies para homologao encontram-se nos artigos 215 a 219 do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal. 29 O procedimento est previsto do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal, mais especificamente nos artigos 215 a 224. 30 Veja-se, nesse sentido, Chaves, Natlia Cristina, in Arbitragem Comercial Internacional: Comentrios acerca do procedimento de exequatur no exterior. In site www.praetorium.com.br 31 Nesse sentido, afirma Lauro da Gama e Souza Junior: J no plano internacional, a sentena judicial ou o laudo arbitral no possuem a mesma eficcia das decises nacionais, circunstncia que decorre da noo de soberania estatal e que traa, a seu turno, os limites da jurisdio estatal. Logo, a deciso proferida por autoridade estrangeira no adquire eficcia extraterritorial automtica, sujeitando-se, na forma das convenes internacionais sobre a matria ou da legislao nacional do Estado em que se lhe pretenda validar, a algum mecanismo de incorporao na ordem interna. In Reconhecimento e Execuo de Sentenas Arbitrais Estrangeiras in Arbitragem lei brasileira e praxe internacional, So Paulo, LTR, 2 edio, 1999, pg 408. 32 Citamos, a esse respeito o artigo 102, I, h, da Constituio Federal j transcrito e o artigo 483 do Cdigo de Processo Civil que dispe: A sentena proferida por tribunal estrangeiro no ter eficcia no Brasil seno depois de homologada pelo Supremo Tribunal Federal. 33 Veja-se o que dizia Jos Carlos de Magalhes, antes da ratificao da Conveno de Nova Iorque: Para ser
reconhecida ou executada no Brasil, diz a lei, a sentena arbitral deve ser homologada pelo Supremo Tribunal Federal, da podendo-se concluir que no poder ser cumprida voluntariamente pela parte vencida sem essa homologao. Isso pode parecer absurdo, mas o que dispe a lei. Se a parte vencida tiver de remeter recursos ao exterior para cumprir uma

Desse modo, nos casos em que se objetive que a sentena arbitral estrangeira produza, no Brasil, verdadeiros efeitos de sentena e no de mero ato jurdico privado34 independentemente de cumprimento espontneo pela outra parte - far-se- necessria a homologao (para reconhecimento) pelo Supremo Tribunal Federal .35 II.3 Requisitos materiais para Reconhecimento e Execuo de Sentena Arbitral Estrangeira - disposies da Conveno de Nova Iorque Conforme o exposto, a competncia para reconhecimento e execuo de sentenas arbitrais estrangeiras, no Brasil, atribuda privativa e originariamente ao Supremo Tribunal Federal pelo artigo 102, I, h, da Constituio Federal, por meio de processo chamado de homologao de sentena estrangeira. Aps a ratificao da Conveno de Nova Iorque pelo Brasil, o STF dever respeitar as disposies de tal Conveno, no que tange aos requisitos materiais para reconhecimento e execuo de sentenas arbitrais estrangeiras. Na prtica, isso j vinha ocorrendo, uma vez que o STF, nos processos de homologao de sentenas arbitrais estrangeiras, sempre procurou respeitar os requisitos da Lei de Arbitragem sobre reconhecimento e execuo de sentenas arbitrais estrangeiras que eram verdadeiras reprodues dos requisitos preconizados na Conveno de Nova Iorque. A grande questo, ps-ratificao, ser se o STF acolher a vasta doutrina e jurisprudncia comparada existente sobre o assunto, aps mais de quarenta anos de vigncia da Conveno. Passemos anlise dos requisitos de reconhecimento e execuo previstos na Conveno de Nova Iorque.

deciso arbitral proferida fora do pas, estar impedida de faz-lo, pois o Banco Central do Brasil poder exigir a homologao como condio para autorizar a remessa. Da mesma forma, as autoridades do imposto de renda podero no aceitar a contabilizao de uma despesa dedutvel, para clculo de imposto de renda, se a deciso, em cumprimento da qual o pagamento foi feito, no estiver homologada. O pagamento poderia ser considerado mera liberalidade, e no cumprimento de uma prestao exigvel, em virtude de uma deciso arbitral exeqvel no Brasil. , in Reconhecimento e execuo de laudos arbitrais estrangeiros. In Revista de Informao Legislativa n. 134 abr/jun. 1997, pg. 45
34

A esse respeito, afirmava o Pontes de Miranda: O problema aparece quando se apresenta a carta de sentena ou certido autenticada, como ato estrangeiro, quer ao Supremo Tribunal Federal, quer s outras justias, e se pretende que lhe seja dispensvel a homologao. Aqui, tem de ser apreciada a sentena como ato jurdico, talvez mesmo como fato jurdico; porm levanta-se a questo de se saber qual a projeo da sentena somente como ato jurdico e onde comeam os efeitos e fora que so da sentena. In Comentrios ao Cdigo de Processo Civil, Rio de Janeiro, Editora Forense, 1974, Tomo VI Arts. 476 a 495,pg. 104. 35 Carlos Alberto Carmona considera que o reconhecimento providncia defensiva que faz valer na ordem interna do Estado requerido a autoridade de coisa julgada que provm da deciso, evitando nova discusso sobre a matria. Op. cit. Pg. 281.

O pedido de homologao ao Supremo Tribunal Federal dever36 ser requerido pela parte interessada, devendo a petio inicial satisfazer os requisitos processuais previstos no artigo 282 do Cdigo de Processo Civil e ser necessariamente instruda com: (i) certido ou cpia autenticada e certificada do texto completo da sentena estrangeira; e (ii) a conveno de arbitragem original ou sua cpia devidamente autenticada. A apresentao de tais documentos exigida pelo artigo IV da Conveno de Nova Iorque.37 O artigo V da Conveno traz hipteses de denegao do pedido de reconhecimento e execuo da sentena arbitral estrangeira que devero invocados pela parte contra a qual a sentena invocada. Como se v, por meio de tais artigos, a Conveno exige que o requerente do exequatur apresente to somente documentos que provem a autenticidade da sentena e conveno de arbitragem, deixando parte contra a qual a sentena invocada que sustente a existncia de eventual causa de denegao de seu reconhecimento e execuo. Trata-se de grande evoluo, comparativamente Conveno de Genebra de 1927 que exigia do requerente todas as provas de que a sentena apresentava todos os requisitos para seu reconhecimento e execuo.38 Os requisitos previstos no artigo V so atinentes capacidade das partes, validade da conveno arbitral, respeito ao contraditrio e status jurdico da prpria sentena arbitral. Tais hipteses so exaustivas e restringem o leque de impugnaes possveis a serem apresentadas pela parte interessada, consideradas, portanto, como matrias de exceo.39 O primeiro requisito o da capacidade das partes est estabelecido no artigo V, 1, a) da Conveno. Ora, se qualquer das partes na arbitragem no tinha capacidade jurdica para submeter-se a ela, o resultado que todo o procedimento arbitral restar prejudicado, na medida que a capacidade requisito universal do ato jurdico40. Sendo a arbitragem procedimento de jurisdio voluntria, exige de cada parte que quiser a ela se submeter manifestao vlida da vontade.

36 37

Conforme tambm artigo 218 do RISTF Artigo IV 1. A fim de obter o reconhecimento e a execuo mencionados no artigo precedente, a parte que solicitar o reconhecimento e a execuo fornecer, quando da solicitao: a) a sentena original devidamente autenticada ou uma cpia da mesma devidamente certificada; b) o acordo original a que se refere o Artigo II ou uma cpia do mesmo devidamente autenticada. 2. Caso tal sentena ou tal acordo no for feito em um idioma oficial do pas no qual a sentena invocada, a parte que solicitar o reconhecimento e a execuo da sentena produzir uma traduo desses documentos para tal idioma. A traduo ser certificada por um tradutor oficial ou juramentado ou por um agente diplomtico ou consular. 38 A esse respeito, Fouchard, Philippe, Gaillard, Emmanuel, Goldman, Berthold, op. cit. Pg 983 39 Nesse sentido, Carmona, Carlos Alberto, op. cit. Pg 295. 40 Souza Jr., Lauro da Gama e, op. cit. Pg. 416.

Questo complexa, no entanto, a de se saber sob qual ordenamento jurdico h de ser analisada a questo da capacidade das partes.41 A Conveno de Nova Iorque no traz essa resposta, o que poder suscitar controvrsias. Com efeito, existem duas correntes doutrinrias sobre o assunto, uma que entende que a escolha pelas partes de certo direito implica necessariamente na escolha das regras de conflito de tal direito e a outra corrente que pretende que a adoo de um determinado ordenamento jurdico esteja apenas relacionada s suas regras materiais e no s suas normas de direito internacional privado.42 A segunda corrente, a qual merece guarida, prestigia a autonomia da vontade das partes, aplicando-se anlise da capacidade das partes as regras substantivas do direito material por elas escolhido e no as regras de direito internacional privado de tal direito. Na ausncia de indicao de tal direito pelas partes, caber aos rbitros decidir a regra de conflito aplicvel ao caso.43 Ressalte-se, no entanto, que, no momento da homologao, o STF dever analisar a capacidade das partes pela lei de qualificao escolhida pelos rbitros, no lhe cabendo avaliar se tal lei era a que seria, na sua perspectiva, a mais adequada. O requisito da validade da conveno arbitral encontra-se no mesmo artigo V, 1, a). De acordo com os termos de tal artigo, sua validade dever ser analisada luz da lei qual as partes submeteram a disputa, ou, na falta de sua indicao, luz da lei do local onde foi proferida a sentena arbitral. Privilegiou a Conveno o princpio da autonomia da vontade, adotando, subsidiariamente, a lei do local em que foi proferida a sentena. O critrio subsidirio adotado pela Conveno pode levar a resultados indesejados s partes contratantes. Basta pensar numa arbitragem em que no tenha sido determinado nenhum ordenamento jurdico nacional para dirimir a questo, mas tenha sido esta submetida, por exemplo, a julgamento por equidade, ou com base nos usos e costumes comerciais de um setor de atividade especfico, ou lex mercatoria, situaes estas bastante comuns44. Assim, um local escolhido por razes em nada relacionadas ao teor de sua legislao, poder acabar tendo uma influncia insuspeitada na aferio de validade da conveno arbitral. Criticvel, portanto, o critrio subsidirio adotado pela Conveno de Nova Iorque para definio da validade da conveno arbitral.
41

Sobre o assunto afirmou Irineu Strenger A matria no de simples soluo, pois, segundo a disciplina do direito internacional privado, pode se dar a ocorrncia do chamado interesse nacional lesado pelo qual deve prevalecer, mesmo no caso de incapacidade segundo a lei estrangeira, o nacional, como tambm em sentido contrrio a capacidade, consoante o direito aliengena, no ser reconhecida na sede do exequatur. In Comentrios Lei Brasileira de Arbitragem, Ltr So Paulo, 1998, pg. 193. 42 Sobre o tema: Carmona, Carlos Alberto, op. cit. Pgs 297 e 298. 43 Em sentido contrrio ver a opinio de Lauro da Gama e Souza Jr., op. cit. Pg 416 44 Ver Fouchar, Philippe, Gaillard, Emmanuel, Goldman, Berthold, op. cit. Pg 1000

Quanto anlise de respeito s garantias processuais, visou a Conveno, no artigo V, 1, b), basicamente assegurar o contraditrio e a ampla defesa garantir s partes o recebimento de notificao apropriada acerca da designao do rbitro ou do processo de arbitragem e lhe ser possvel apresentar seus argumentos- , princpios processuais universalmente consagrados. 45 De se salientar, que a anlise desses procedimentos deve ser feita sob a perspectiva do ordenamento jurdico aplicvel ao caso e no luz do ordenamento jurdico do Estado no qual se busca o reconhecimento e/ou execuo da sentena arbitral. Todavia, dependendo da gravidade da infrao a tais princpios, poder ela ser qualificada como violao ordem pblica e, portanto, suscetvel de anlise ex officio pelo Supremo Tribunal Federal, como permitido pelo artigo VI da Conveno de Nova Iorque.46 Quanto questo, prevista no artigo V, 1, c), trata-se de respeito regra processual, a qual estabelece dever o rbitro somente decidir a lide que lhe foi submetida, nada mais, nada menos. No caso do rbitro ter decidido extra petita47 ou ultra petita48, caber ao STF buscar separar a parte da sentena que extrapolou ou foi exterior lide, homologando a sentena quanto ao restante de suas disposies. Ao invs de denegar o reconhecimento e homologao totalidade da sentena que decidir extra ou ultra petita, determinou a Conveno que se tentasse ao mximo separar o joio do trigo. Apenas se isto for impossvel, dever o STF negar a homologao sentena como um todo.49 J a avaliao sobre o respeito s regras de instaurao do procedimento arbitral ou do Tribunal Arbitral, conforme estabelecido na conveno arbitral ou, na ausncia de disposies a esse respeito, o estabelecido na lei do pas em que a arbitragem ocorreu anlise ditada pelo artigo V, 1, d) relaciona-se apenas correta instituio do tribunal arbitral, no que atine sua forma, nmero e qualificao dos rbitros. Neste ponto, podem ocorrer maiores problemas para reconhecimento e execuo de sentenas arbitrais. Isto porque, nem sempre as partes, ao celebrarem um contrato, tm pleno domnio dos detalhes envolvidos na instituio de um procedimento arbitral, sendo comuns as clusulas arbitrais ou mesmo compromissos arbitrais incompletos ou

45

Veja-se que a Conveno autoriza a recusa de reconhecimento e/ ou execuo com fundamento em violao ao contraditrio e a ampla defesa, independentemente de qualquer prova de dano pela parte contra a qual se pretende a execuo. 46 Souza Jr., Lauro da Gama, op. cit. Pg. 419. 47 Deciso sobre divergncia que no est prevista nos termos da clusula ou compromisso arbitrais. 48 Deciso sobre divergncia que ultrapassa quelas indicadas pelas partes na clusula ou compromisso arbitrais. 49 Trata-se de regra de dpage, por meio da qual se pode destacar trecho da sentena que extrapole a competncia do tribunal arbitral, reconhecendo-se ou executando-se parcialmente a deciso

contendo disposies de difcil cumprimento ou mesmo com disposies contraditrias entre si50. O artigo V, 1, e) estipula que, caso a sentena arbitral no seja obrigatria para as partes, tenha sido anulada ou esteja submetida a recurso, com efeito suspensivo, no pas onde foi prolatada, no poder ser reconhecida e ou executada nos termos da Conveno de Nova Iorque. O termo obrigatria h de ser entendido como vinculante, ou seja, no se sujeitar a sentena a recursos e ou impugnao no mbito do prprio procedimento arbitral.51 A melhor interpretao do mencionado artigo no sentido de haver impedimento de reconhecimento e execuo de decises liminares proferidas em sede de medidas cautelares. Nesse sentido, alis, diversos doutrinadores e estudiosos sobre o assunto sugerem que haja uma reforma na Conveno para que haja insero de dispositivos que prevejam o reconhecimento e ou execuo de tais decises.52 Quanto s decises que tenham sido anuladas no pas de origem, h diversos doutrinadores, dentre os quais citamos o professor Albert Jan van den Berg, que sugerem seja retirada tal exigncia, possibilitando-se o reconhecimento e execuo de sentenas arbitrais que tenham sido anuladas no pas de origem. J o artigo V, 2 da Conveno lida com questes envolvendo a arbitrabilidade do litgio e a infrao a ordem pblica, questes estas que podero ser suscitadas ex officio pelo Supremo Tribunal Federal, no curso da homologao. Tal artigo estabelece que no sero reconhecidas, ou executadas, as sentenas arbitrais que cuidem de matrias no suscetveis de serem resolvidas por arbitragem luz do pas em que se busca seu reconhecimento e respectiva execuo; ou que sejam contrrias ordem pblica daquele pas. Uma forma clssica que a doutrina internacional tem buscado para tentar restringir o alcance do controle de arbitrabilidade a ser feito pelo pas no qual se busca o

50

Citem-se, por exemplo, convenes arbitrais nas quais as partes atribuem a determinadas autoridades e ou a certas personalidades (diretores de faculdades, ministros, etc), revelia destas, a misso de atuar como rbitro. Aps instaurada a arbitragem, torna-se impossvel a aceitao da misso pelos rbitros escolhidos, redundando em descumprimento da disposio da conveno de arbitragem, quanto qualidade dos rbitros 51 Carlos Alberto Carmona ressalta que a obrigatoriedade nada tem que ver com a exequibilidade e ou eventual necessidade de homologao no pas de origem, isto , a sentena poder ser reconhecida e ou executada em outro pas independentemente de homologao no seu pas de origem. Op. cit. , pg. 304 52 A esse respeito, afirmou o professor Jos Maria Rossani Garcez: A sugesto dos autores, neste sentido, a de que a Conveno de Nova Iorque, aps mais de quarenta antos, possa ser aditada atravs de uma Conveno Suplementar, para passar a permitir entre os pases signatrios, com maior efetividade e simplificao o reconhecimento e execuo das medidas cautelares, ampliando-se o critrio limitativo atualmente contido no art. V, 1, (e) da referida Conveno, no sentido de que o reconhecimento e execuo das sentenas arbitrais estrangeiras dependa de terem as mesmas transitado em julgado e delas no mais pender qualquer recurso, ou seja, de serem sentenas de meritis, definitivas. Op. cit. Pg. 474

reconhecimento e ou execuo da sentena arbitral estrangeira, a de se criarem conceitos de arbitrabilidade distintos para litgios internos e litgios internacionais.53 Entretanto, entendemos que tal atitude no ser adotada pelo STF que provavelmente aferir a arbitrabilidade da matria submetida arbitragem, nos termos do do artigo 1 da Lei Brasileira de Arbitragem. O referido dispositivo estabelece que podem ser resolvidas por arbitragem controvrsias envolvendo direitos patrimoniais disponveis. Tendo em vista as divergncias que por certo surgiro quanto extenso da aplicao deste artigo, caber ao Supremo Tribunal Federal dirimi-las. O artigo V, 2, b, trata da infrao da ordem pblica do pas no qual se pretenda reconhecer e ou executar a sentena arbitral estrangeira. A questo que se coloca, neste caso, a de se saber se a inteno da Conveno foi a de denegar homologao a sentenas arbitrais estrangeiras que contrariem a ordem pblica interna do pas no qual se busca seu reconhecimento e ou execuo, ou a sentenas arbitrais estrangeiras que violem a ordem pblica internacional. Philippe Fouchard assevera que, no obstante tal artigo no ser explcito, a inteno foi a de negar efeitos a sentenas arbitrais estrangeiras que contrariem a ordem pblica internacional e no a ordem pblica interna. Corroborando tal opinio a jurisprudncia majoritria formada com base nos inmeros casos nos quais se aplicou a Conveno de Nova Iorque, desde sua celebrao. Nesse sentido, afirma que somente a desconsiderao pela sentena dos princpios considerados no Estado de recepo como integrantes de suas convices fundamentais e dotados de um valor universal absolutos so capazes de justificar uma tal denegao54 Segundo ainda o mencionado professor, as exigncias relacionadas ordem pblica internacional que podem ser de natureza procedimental ou substancial so muito mais flexveis do que aquelas referentes ordem pblica interna. Trata-se aqui da ordem pblica internacional na concepo que lhe d o Estado, no qual ser a sentena arbitral reconhecida e ou executada, e no da ordem pblica realmente internacional. Saliente-se, no entanto, que tal entendimento poder no ser compartilhado pelo Supremo Tribunal Federal, seja por no estar a Corte acostumada com os princpios porque a Lei de Arbitragem, em seu artigo 39, previa que o reconhecimento e a execuo seriam negados em caso de ofensa ordem pblica nacional.55

53 54

Fouchard, Philippe, Gaillard, Emmanuel, Goldman, Berthold, op. cit. Pg 1011. Op. cit. Pg 1012 55 Criticando a opo que fora feita pela Lei de Arbitragem, Lauro da Gama e Souza Jr. assevera: Parece-nos, aqui, que o legislador nacional optou por seguir na contramo da tendncia legislativa, doutrinria e jurisprudencial verificada no direito comparado. Op. cit.

Tratando-se de arbitragens internacionais e de sentenas proferidas no estrangeiro - certo que a noo a ser levada em conta a de ordem pblica internacional e no de ordem pblica nacional, como posto na norma examinada.56 Espera-se, no entanto, que, caso o Supremo Tribunal Federal utilize conceitos inerentes ordem pblica nacional, procure adapt-los ao mximo realidade das arbitragens internacionais privadas, nas quais a autonomia da vontade a chave-mestra. .57 III IMPORTNCIA DA RATIFICAO PELO BRASIL A ratificao da Conveno de Nova Iorque pelo Brasil, ainda que com quarenta anos de atraso, um marco na consolidao da arbitragem internacional em nosso pas e deve ser comemorada. Isto porque a Conveno de Nova Iorque o mais importante tratado sobre reconhecimento e execuo de sentenas arbitrais estrangeiras do mundo e foi o responsvel pela proliferao do uso da arbitragem nos negcios internacionais sendo hoje utilizada na esmagadora maioria dos conflitos internacionais - ao assegurar que as decises delas emanadas fossem regular, rpida e efetivamente reconhecidas e ou executadas em qualquer pas signatrio. Desse modo, a Conveno acabou garantindo mais segurana jurdica aos negcios internacionais. Quem quer que j tenha mantido relacionamentos comerciais com parceiros no exterior seja exportao de produtos ou servios, seja investimentos de longo prazo sabe que um dos grandes riscos a que se est submetido a dificuldade de obteno de execuo forada de decises insatisfeitas. Tudo fica mais difcil quando se lida com partes estrangeiras. A arbitragem, desde os primrdios de sua utilizao, serviu de amparo frente a estes receios. Ao permitir que uma parte estrangeira no tivesse que submeter uma eventual demanda perante os tribunais nacionais do pas de domiclio da outra parte, acabou com o problema de suspeita de parcialidade nos julgamentos envolvendo negcios internacionais. A Conveno de Nova Iorque permitiu que as decises arbitrais tivessem eficcia garantida, o que viabilizou de uma vez por todas o uso freqente da arbitragem como meio de soluo de controvrsias nas relaes comerciais internacionais.58 Ao ratificar a Conveno, o Brasil adquire efetiva reciprocidade de seus parceiros comerciais, a grande maioria dos quais era j signatria da Conveno.59
56 57

Op. cit. Pg 422 Saliente-se que um grande avano, nesse sentido, foi introduzido pelo artigo 39 da Lei de Arbitragem que dispensou a necessidade de citao por carta rogatria da parte domiciliada no Brasil fazendo com que tal formalidade deixasse de ser considerada uma ofensa ordem pblica, sendo considerada suficiente a citao nos moldes definidos na conveno de arbitragem ou da lei onde se realizou a arbitragem. 58 Ressalte-se que, os tratados internacionais anteriormente celebrados sobre a matria tambm tiveram sua importncia.

Apesar de, em termos jurdicos, no ter havido muitas mudanas ps-ratificao, pois, j haviam, por meio da Lei de Arbitragem, se incorporado ao ordenamento praticamente as mesmas disposies da Conveno, a ratificao tem efeito psicolgico muito importante. Ademais, o nosso Supremo Tribunal Federal, poder, doravante, utilizar-se da jurisprudncia e doutrina comparadas de dcadas da aplicao como fontes para interpretao e integrao em casos de reconhecimento execuo de sentenas arbitrais estrangeiras. O uso da arbitragem em negcios internacionais envolvendo o Brasil fica, portanto, definitivamente consolidado por meio da ratificao da Conveno. Ao finalmente aderir Conveno de Nova Iorque, o Brasil passa a partes estrangeiras maior confiana de que aquelas tero sua disposio os meios necessrios para fazer valer seus eventuais direitos. Esta maior confiana leva diminuio da percepo de risco de se fazer negcios com/no Brasil. Por fim, parece correto dizer que, do ponto de vista poltico e de simbologia, o Brasil precisava aderir definitivamente Conveno de Nova Iorque, e a Conveno tambm precisava da adeso de um partcipe to importante nos negcios internacionais como o Brasil.

59

O artigo I, 3 da Conveno de Nova Iorque prev a reserva de reciprocidade, por meio da qual os signatrios podero reservar-se o direito de aplicar as disposies e facilidades da Conveno somente aos Estados Signatrios.

You might also like