You are on page 1of 13

INVESTIGAO DE ACIDENTE TRABALHO EM ALTURA

INVESTIGAO DE ACIDENTE TRABALHO EM ALTURA


11/06/2012 21h42 - Atualizado em 11/06/2012 22h54

Operrio morre em obras do estdio para Copa de 2014 no Distrito Federal


Segundo nota, Jos Afonso de Oliveira Rodrigues, de 21 anos, caiu de uma altura de 30 metros. Causa do acidente est sendo analisada pela polcia Por: GLOBOESPORTE.COM Braslia O operrio Jos Afonso de Oliveira Rodrigues, de 21 anos, morreu na tarde desta segunda-feira por volta de 15h30m enquanto trabalhava nas obras do Estdio Nacional de Braslia Man Garrincha, que ser palco da prxima Copa do Mundo. No momento da queda, ele trabalhava no ponto mais alto da construo, chamado de anel de compresso, a uma altura de 30 metros. Segundo alguns funcionrios, Jos estava usando cinto de segurana, mas ningum confirmou se ele estava preso como deveria em alguma estrutura.

INVESTIGAO DE ACIDENTE TRABALHO EM ALTURA

CENRIO DO ACIDENTE

Aproximadamente 30 Metros

INVESTIGAO DE ACIDENTE TRABALHO EM ALTURA


O Corpo de Bombeiros foi chamado, mas no conseguiu reanimar o operrio que morreu no local. A obra de reforma do estdio foi paralisada. A percia da polcia comeou a trabalhar j no fim da tarde dessa segunda-feira e busca respostas para o acidente. Em nota, o Consrcio Braslia 2014 lamentou profundamente a perda de seu trabalhador e disse que dar toda a assistncia necessria famlia. Ainda segundo o texto, apesar de ainda no ser possvel apontar as causas do acidente, os socorristas verificaram que Jos Afonso trajava todos os equipamentos de proteo exigidos pelas normas de trabalho e que iniciou uma investigao interna sobre as circunstncias, que ir gerar os informes requeridos pelo Ministrio do Trabalho.

O Governo do Distrito Federal tambm lamentou o ocorrido e lembrou que a obra ganhou recentemente o certificado SA 8000 como exemplo de responsabilidade junto aos operrios

INVESTIGAO DE ACIDENTE TRABALHO EM ALTURA


O Governo do Distrito Federal (GDF) lamenta o falecimento do operrio Jos Afonso de Oliveira Rodrigues, 21 anos, ocorrido na tarde desta segunda-feira (11), no Estdio Nacional de Braslia Man Garrincha, e se solidariza com sua famlia.

uma fatalidade esse acidente acontecer em uma obra que ganhou recentemente o certificado SA 8000 (Social Account Ability 8000) por conta da responsabilidade social com seus operrios.
O GDF j solicitou ao Consrcio Braslia 2014, que o responsvel pela execuo da obra, a adoo de todas as providncias que se fizerem necessrias para apurao dos fatos, bem como de apoio famlia da vtima.

INVESTIGAO DE ACIDENTE TRABALHO EM ALTURA

NR-35

INVESTIGAO DE ACIDENTE TRABALHO EM ALTURA

ORGANIZAO
PLANEJAMENTO EXECUO

INVESTIGAO DE ACIDENTE TRABALHO EM ALTURA

RESPONSABILIDADES

INVESTIGAO DE ACIDENTE TRABALHO EM ALTURA


35.2.1 Cabe ao empregador: a) garantir a implementao das medidas de proteo estabelecidas nesta Norma; b) assegurar a realizao da Anlise de Risco - AR e, quando aplicvel, a emisso da Permisso de Trabalho - PT; c) desenvolver procedimento operacional para as atividades rotineiras de trabalho em altura; d) assegurar a realizao de avaliao prvia das condies no local do trabalho em altura, pelo estudo, planejamento e implementao das aes e das medidas complementares de segurana aplicveis; e) adotar as providncias necessrias para acompanhar o cumprimento das medidas de proteo estabelecidas nesta Norma pelas empresas contratadas; f) garantir aos trabalhadores informaes atualizadas sobre os riscos e as medidas descontrole; g) garantir que qualquer trabalho em altura s se inicie depois de adotadas as medidas de proteo definidas nesta Norma; h) assegurar a suspenso dos trabalhos em altura quando verificar situao ou condio de risco no prevista, cuja eliminao ou neutralizao imediata no seja possvel; i) estabelecer uma sistemtica de autorizao dos trabalhadores para trabalho em altura; j) assegurar que todo trabalho em altura seja realizado sob superviso, cuja forma ser definida pela anlise de riscos de acordo com as peculiaridades da atividade; k) assegurar a organizao e o arquivamento da documentao prevista nesta Norma.

INVESTIGAO DE ACIDENTE TRABALHO EM ALTURA


35.2.2 Cabe aos trabalhadores: a) cumprir as disposies legais e regulamentares sobre trabalho em altura, inclusive os procedimentos expedidos pelo empregador; b) colaborar com o empregador na implementao das disposies contidas nesta Norma;

c) interromper suas atividades exercendo o direito de recusa, sempre que constatarem evidncias de riscos graves e iminentes para sua segurana e sade ou a de outras pessoas, comunicando imediatamente o fato a seu superior hierrquico, que diligenciar as medidas cabveis; d) zelar pela sua segurana e sade e a de outras pessoas que possam ser afetadas por suas aes ou omisses no trabalho.

INVESTIGAO DE ACIDENTE TRABALHO EM ALTURA

FIM

You might also like