You are on page 1of 28

Abordagem Neoclssica da Administrao

Disciplina
Teoria Geral da Administrao I

Docente
Msc. Aristeu Silveira

Discentes
Carlos Andr Garraz Marcus Vinicius Arruda Natally Fagotti Felipe Cato

Turma
R311A Administrao Noite

Abordagem Neoclssica
A abordagem neoclssica nada mais do que a redeno da Teoria Clssica devidamente atualizada e redimensionada aos problemas administrativos atuais e ao tamanho das organizaes de hoje. Em outros termos, a Teoria Neoclssica representa a Teoria Clssica colocada em um novo figurino e dentro de um ecletismo que aproveita a contribuio de todas as demais teorias administrativas. A abordagem neoclssica consiste primeiro, em identificar as funes do administrador e, em seguida, destilar delas os princpios fundamentais da prtica da Administrao.
3

Administrao como Tcnica Social


Para os neoclssicos, a "Administrao consiste em orientar, dirigir e controlar os esforos de um grupo de indivduos para um objetivo comum. E o bom administrador aquele que possibilita ao grupo alcanar seus objetivos com o mnimo dispndio de recursos e de esforo e com menos atritos com outras atividades teis".
O ser humano cada vez mais necessita cooperar com outras pessoas para atingir seus objetivos. Nesse sentido, a Administrao basicamente a coordenao de atividades grupais.

Aspectos Administrativos
Todas as instituies so organizaes e tm uma dimenso administrativa comum. Drucker salienta que h trs aspectos principais nas organizaes:

Quanto aos objetivos: As organizaes no vivem para si prprias, mas so meios, so rgos sociais que visam realizao de uma tarefa social. Quanto administrao: Todas as organizaes so diferentes em seus objetivos, em seus propsitos, mas so essencialmente semelhantes na rea administrativa.

Quanto ao desempenho individual O desempenho individual a eficcia do pessoal que trabalha dentro das organizaes. So os indivduos que fazem, decidem e planejam, enquanto as organizaes so fices legais, pois, por si, nada fazem, nada decidem, nada planejam.

Eficincia nfase nos meios Fazer corretamente as coisas Resolver problemas Salvaguardar os recursos Cumprir tarefas e obrigaes Treinar os subordinados Manter as mquinas Presena nos templos Rezar Jogar futebol com arte

Eficcia nfase nos resultados Fazer as coisas certas Atingir objetivos Otimizar a utilizao dos recursos Obter resultados Dar eficcia aos subordinados Mquinas em bom funcionamento Prtica dos valores religiosos Ganhar o cu Ganhar a partida
8

Princpios Bsicos da Organizao


A organizao consiste em um conjunto de posies funcionais e hierrquicas orientado para o objetivo econmico de produzir bens ou servios. Os princpios fundamentais da organizao formal so:
Diviso do trabalho O objetivo imediato e fundamental de toda e qualquer organizao a produo de bens ou de servios.

Especializao Cada rgo ou cargo passa a ter funes e tarefas especficas e especializadas. Os neoclssicos passam a se preocupar com a especializao dos rgos que compem a estrutura organizacional.
9

Hierarquia. A pluralidade de funes imposta pela especializao exige o desdobramento da funo de comando,cuja misso dirigir todas as atividades para que essas cumpram harmoniosamente suas respectivas misses.
Amplitude administrativa A amplitude administrativa significa o nmero de subordinados que um administrador pode supervisionar. Quando um administrador tem muitos subordinados, ele tem uma amplitude de comando grande e ampla.

Centralizao X Descentralizao
A centralizao e a descentralizao referem-se ao nvel hierrquico.

Centralizao significa que a autoridade no qual as decises devem ser tomadas para tomar decises est alocada prximo ao topo da organizao.
Com a descentralizao, a autoridade de tomar decises deslocada para os nveis mais baixos da organizao.

11

Centralizao
Vantagens As decises so administradores que global da empresa. Desvantagens tomadas por As decises so tomadas na cpula que possuem viso est distanciada dos fatos e das circunstncias.

Os tomadores de deciso no topo so As decises passam pela cadeia escalar, mais bem treinados e preparados do que envolvendo pessoas intermedirias e os que esto nos nveis mais baixos. possibilitando distores e erros pessoais no processo de comunicao das decises. As decises so mais consistentes com os As linhas de comunicao ao longo da objetivos empresariais globais. cadeia escalar provocam demora e maior custo operacional. Elimina esforos duplicados de vrios Os tomadores de deciso no topo tm tomadores de deciso e reduz custos pouco contato com as pessoas e situaes operacionais. envolvidas.
12

Descentralizao
Vantagens Os gerentes ficam mais prximos do ponto onde se devem tomar as decises. Aumenta a eficincia e a motivao, aproveitando melhor o tempo e a aptido dos funcionrios, evitando que fujam responsabilidade. Melhora a qualidade das decises medida que seu volume e complexidade se reduzem, aliviando os chefes principais do excesso de trabalho decisrio. Reduz a quantidade de papelrio do pessoal dos escritrios centrais e os gastos respectivos. Desvantagens Falta de uniformidade nas decises. Insuficiente especialistas. aproveitamento dos

Falta de equipe apropriada no campo de atividades.

Os gastos de coordenao podem ser reduzidos devido maior autonomia para tomar decises.

13

Funes do Administrador
As funes do administrador que formam o processo administrativo so mais do que uma seqncia cclica, pois elas esto intimamente relacionadas em uma interao dinmica.
Controle

Planeja -mento

Organizao

Direo
14

Planejamento Definir misso Definir os planos para alcan-los Formular objetivos

Organizao Dividir o trabalho Designar as atividades Agrupar as atividades em rgos e cargos

Direo

Controle

Designar as pessoas Definir padres Coordenar os esforos Comunicar Monitorar o desempenho Avaliar o desempenho

Definir os planos para alcan-los


Programar as atividades

Alocar recursos
Definir autoridade e responsabilidade

Motivar
Liderar e orientar

Ao corretiva

15

Decorrncias da Teoria Neoclssica


Tipos de Organizao
16

Organizao Linear
O nome organizao linear significa que existem linhas diretas e nicas de autoridade e responsabilidade entre superior e subordinados. A principal caracterstica da organizao linear a autoridade nica e absoluta do superior sobre seus subordinados, decorrente do princpio da unidade de comando, tpica das organizaes militares. A autoridade linear baseada no nvel hierrquico e se restringe aos subordinados.

17

Caractersticas
Autoridade linear ou nica.
Linhas formais de comunicao. Centralizao das decises. Aspecto piramidal.

18

Esfera de aplicao
Em resumo, a esfera de aplicao da organizao linear limitada. Pode ser aplicada nos seguintes casos:

Na empresa pequena e que no requer executivos especializados em tarefas tcnicas.


Quando a organizao investe em consultoria externa ou obtm servios externos em vez de criar rgos internos de assessoria. Quando a rapidez na execuo do trabalho mais importante do que a qualidade do trabalho.
19

Organizao Funcional
A organizao funcional o tipo de estrutura organizacional que aplica o princpio funcional ou princpio da especializao das funes. Muitas organizaes da Antigidade utilizavam o princpio funciona para diferenciao de atividades ou funes.
Com a organizao funcional, o mestre de produo tornou-se um especialista em assuntos de produo, deixando de ser procurado pelos operrios para cuidar de outros problemas.

20

Caractersticas
Autoridade funcional ou dividida.
Linhas diretas de comunicao. Descentralizao das decises. nfase na especializao.

21

Esfera de aplicao
A organizao funcional deve ser restrita aos seguintes casos: Quando a organizao, por ser pequena, tem uma equipe de especialistas bem entrosada, reportando-se a um dirigente eficaz e orientada para objetivos comuns muito bem definidos e colocados.

Quando, em determinadas circunstncias e to-somente, a organizao delega, durante um certo perodo, autoridade funcional a algum rgo especializado sobre os demais rgos, a fim de implantar alguma rotina ou procedimento ou a fim de avaliar e controlar alguma atividade.
22

Organizao Linha-Sfaff
A organizao linha-staff o resultado da combinao dos tipos de organizao linear e funcional, buscando incrementar as vantagens desses dois tipos de organizao e reduzir as suas desvantagens. Alguns autores o denominam organizao do tipo hierrquico-consultivo

Na organizao linha-staff coexistem rgos de linha (rgos de execuo) e de assessoria (rgos de apoio e de consultoria) mantendo relaes entre si. Os rgos de linha caracterizam-se pela autoridade linear e pelo princpio escalar, enquanto os rgos de staff prestam assessoria e servios especializados.
23

Caractersticas
A organizao linha-staff apresenta caractersticas mais complexas, como:
Fuso da estrutura linear com a estrutura funcional, com predomnio da primeira. Coexistncia entre as linhas formais de comunicao com as linhas diretas de comunicao. Separao entre rgos operacionais (executivos) e rgos de apoio e suporte (assessores). Hierarquia versus especializao.
24

Esfera da aplicao
A organizao linha-staff a mais aplicada e utilizada forma de organizao. Ela permite incorporar especialistas organizao a um custo razovel, quando seus servios so indispensveis.

25

Comisses
As comisses recebem uma variedade de denominaes: comits, juntas, conselhos, grupos de trabalho etc. No h uniformidade de critrios a respeito de sua natureza e contedo.
Algumas comisses desempenham funes administrativas, outras funes tcnicas, outras estudam problemas, outras ainda apenas fornecem recomendaes. A autoridade dada s comisses to variada que reina bastante confuso acerca de sua natureza.

26

Caractersticas
A comisso organizacional. no constitui um rgo da estrutura As comisses assumem tipos diferentes: Formais, Informais, Temporrias e Relativamente permanentes.

27

Esfera de Aplicao
Existem inmeras aplicaes das comisses, a saber:
Quando uma concluso exige variedade de informaes. Quando necessrio obter o julgamento de vrias pessoas para apoiar a tomada de uma deciso importante. Quando o xito do cumprimento das decises depende da compreenso de todos os seus aspectos e detalhes. Quando se torna necessria uma efetiva coordenao para que as atividades de alguns departamentos sejam bem ajustadas.
28

Decorrncias Da Abordagem Neoclssica Departamentalizao


29

You might also like