You are on page 1of 242

Esperamos que a natureza renasa das cinzas!

Discentes: Bruno Hideki Kishimoto Bruno Silva Marcelo Fonseca Valado Patrcia Estolano Francelino Thays Couto Barbosa

Biomas
Bioma um conjunto de ecossistemas

terrestres com vegetao caracterstica e fisionomia tpica, onde predomina certo tipo de clima. Regies da Terra com latitudes coincidentes, em que prevalecem condies climticas parecidas, apresentam ecossistemas semelhantes.

Exemplos:
O bioma denominado floresta tropical

pluvial ocorre na faixa equatorial, tanto no continente americano como na frica, no sudeste da sia e na Oceania.
A savana, bioma do qual o cerrado brasileiro

um exemplo, ocorre em latitudes coincidentes da Amrica do sul, da frica e da Austrlia.

Campos

Campos denominao genrica que se d s

formaes fitogeogrficas onde predominam plantas herbceas. Podem ser classificados em estepes e savanas. Estepe so encontradas em regies cujo clima apresenta perodos de seca, vegetao predominantemente formada por gramneas. Incluem-se na categoria de estepes as pradarias (Amrica do Norte) e os pampas (Amrica do Sul).

As "savanas brasileiras" o Cerrado e

a Caatinga so uma forma de vegetao que tem diversas variaes fisionmicas ao longo das grandes reas que ocupam do territrio do pas. (Do ponto de vista da vegetao, a regio da caatinga classificada como savana estpica. Entretanto, a paisagem bastante diversa, com regies distintas, cujas diferenas se devem pluviometria, fertilidade e tipo de solos e relevo. Uma primeira diviso que pode ser feita entre o agreste e o serto. )

Savanas

Caractersticas Gerais das Savanas:


Regio plana; Vegetao predominante so as gramneas, rvores esparsas

e arbustos isolados ou em pequenos grupos. gua: escassa (semi-ridas); Temperatura: duas estaes - uma quente e seca e outra chuvosa; Razes profundas e ramificas; Maiorias da rvores so caduciflias; Solo pobre e compactado; Vegetao: Accias, boaba; Fauna: Maior biodiversidade de mamferos.

Caatinga nacional, com 736.833 Ocupando quase 10% do territrio


km, a Caatinga abrange os estados do Cear, Rio Grande do Norte, Paraba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, sul e leste do Piau e norte de Minas Gerais. Regio de clima semi-rido e solo raso e pedregoso, embora relativamente frtil, o bioma rico em recursos genticos dada a sua alta biodiversidade. O aspecto agressivo da vegetao contrasta com o colorido diversificado das flores emergentes no perodo das chuvas, cujo ndice pluviomtrico varia entre 300 e 800 milmetros anualmente.

Plantas nativas da Caatinga


BARRIGUDA

Nome cientfico: Ceiba pentandra Informaes ecolgicas: planta e exclusiva das regies semi-ridas do Nordeste brasileiro. Tem capacidade de armazenar gua no tronco intumescido. Utilidades: Madeira para caixotaria. Importncia cultural: O crescente interesse do mercado nacional e internacional por produtos naturais. Poderia ser plantada acompanhando estradas rurais, enfeitando-os por sua beleza nica, especialmente na poca da florao.

JUAZEIRO

Nomes populares: ju, juazeiro; ju bravo Nome Cientfico: Zizyphus jozeiro Uma das principais plantas nativas da caatinga. Tem grandes utilidades inclusive medicinal por conter paponina. usado para escovar os dentes, tirando as placas; tambm usado no tratamento da caspa. Informaes ecolgicas: sempre verde, caracterstica e exclusiva do semi-rido (Caatinga). Suas razes profundas permitem retirar gua do subsolo. rvore de crescimento lento e longevidade.

CATANDUVA

Nome popular: jurema preta, rama de bezerro, angico de bezerro Nome Cientfico: Mimosa Acutiotipula Informaes ecolgicas: planta decdua, helifita, seletiva, xerfita, pioneira, caracterstica da Caatinga onde muito abundante. Madeira de boa qualidade, usada na construo civil, etc.

Animais da Caatinga
Periquito-da-caatinga.

O periquito-da-caatinga (Aratinga cactorum) muito conhecido no Nordeste pelo nome gangarra. Mais encontrada no cerrado e nas caatingas do Nordeste Brasileiro.
Nicho:

Alimentam-se de frutas, brotos e sementes. Gosta de frutas, bagos e principalmente de umbu (fruto do umbuzeiro), uma rvore tpica do serto nordestino O ninho construdo em cupinzeiros arborcolas ativos. Os cupins permanecem no cupinzeiro, embora fechem todos os acessos ao interior da cmera e ao tnel, no importunando assim as aves adultas e seus filhotes Bota 9 ovos que incuba por 25 a 26 dias. Costumam voar de bando entre 6 a 8 indivduos, sempre vocalizando um som krik-krik-krik-krik, e tem vrios hbitos de um papagaio, como o de levantar suas penas e ficar balanando a cabea pra cima e pra baixo quando com raiva.

Ararinha Azul (Cyanopsitta spixii) Atualmente, no resta nenhum exemplar na natureza e cerca de 60 em cativeiro no Brasil. **Provavelmente extinta na natureza**
Nicho: uma arara restrita ao extremo Norte do

estado brasileiro da Bahia ao Sul do rio So Francisco. Alimenta-se de frutos e sementes, gostando de empoleirar-se sobre as pontas dos galhos secos. Realiza migraes locais, quando freqenta buritizais. A espcie fazia ninhos em grandes buracos nos troncos de rvores, principalmente em caraibeiras. O hbitat natural da ararinha-azul a caatinga seca e as florestas ciliares abertas de pequenos afluentes temporrios do Rio So Francisco.

O maior responsvel pelo desaparecimento desta ave o homem devido ao intenso trfico. Atualmente existem apenas 87 exemplares da ararinha-azul no mundo, o que a torna uma das mais raras espcies vivas.

Asa-branca (Columba picazuro )

Comprimento: 34 cm. Uma das maiores espcies da famlia no Pas. Conhecida tambm como pomba-trocal, pomba-trocaz, pomba-carij (Rio Grande do Sul), pomba-verdadeira, pomba-asabranca e pombo. Nicho: A asa branca alimenta-se de sementes, folhas, arroz, vermes, larvas de insetos e pequenos crustceos. Costuma pastar em capim baixo e alagado. Seus territrios so demarcados pelo macho com voos altos e batimento especial das asas. Seus ninhos costumam ser em ocos de pau, penachos de palmeira ou no solo. Deposita um ovo. Fmea e macho alternam-se na incubao do ovo e na criao do filhote. Serve de alimento para o Carcar.

Relaes Ecolgicas: Predantismo: aves predadoras, que matam e comem

outros animais, como por exemplo: Carcar (Polyborus plancus brasiliensis) ou Coruja ( Tyto alb) que se alimentam da asa-branca (Columba picazuro) e

outro pssaros pequenos. Sociedade: Melipona subnitida, abelhas sociais sem


ferro, conhecida popularmente com jandara. A jandara somente registrada em reas ao norte do rio So Francisco, principalmente no Rio Grande do Norte e Cear. Protocooperao: ao de insetos que procuram o nctar das flores e contribuem involuntariamente para a polinizao das plantas.

Cerrado
O cerrado, conhecido como a savana brasileira, um

bioma que originalmente cobria cerca de 2 milhes de quilmetros quadrados, cerca de 22% do territrio brasileiro.
Localiza-se principalmente na regio central do pas,

compreendendo parte dos Estados de Gois, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Par, Maranho, Minas Gerais, Piau e So Paulo. Existem tambm pequenas reas em outros locais.

O clima tropical, de altas temperaturas, com uma forte

estao seca, tpico desse bioma. O solo possui pH baixo, baixa fertilidade, um alto nvel de alumnio e pouca disponibilidade de gua na superfcie, restringindo a sobrevivncia apenas s espcies adaptadas. O cerrado apresenta uma vegetao adaptada (aparncia xeromrfica) escassez de nutrientes, com caules e ramos tortuosos, cascas e folhas grossas, e as razes podem atingir grande comprimento. As rvores podem tambm ser decduas, perdendo as folhas na estao seca. As queimadas so freqentes na estao seca, sejam elas naturais, sejam provocadas pelo homem.

O cerrado pode apresentar desde um aspecto de floresta,

o chamado cerrado, passando por formas intermedirias, como o cerrado propriamente dito, at um aspecto de campo, com gramneas e poucas rvores, o chamado campo limpo. A biodiversidade da flora alta, assim como a da fauna, com um grande nmero de formigas e cupins. Existe grande endemismo nas plantas superiores, e hoje sabe-se que tambm para a fauna. Precipitao mdia anual de 1500 mm Vale lembrar que o cerrado considerado um hot spot (rea de tenso: um dos Biomas mais ameaados do mundo)

Plantas do Cerrado
Pequi

O nome vem do tupi (py=espinho e ki=fruto, ou seja, fruto cheio de espinho) e tem variaes regionais e pessoais, na escrita e na fala. Nome popular: pequi-bravo, piqui, pequi Nome cientfico: Caryocar brasiliense Camb Famlia botnica: Caryocaceae Origem: Brasil Regies de Cerrado

Gabiroba, gabirobeira,

guabiroba, guabiroba-damata
Nome cientfico:

Campomanesia xanthocarpa Famlia: Mirtceas Gabiroba, palavra de origem Guarani, que significa rvore de casca amarga

Cajuzinho do cerrado, caju,

caju-do-campo Nome Cientfico: Anacardium Humile l Famlia: Anacardiaceae Diviso: Magnoliophyta (Angiospermae) O caju um arbusto pequeno e lenhoso, com 0,60 a 0,80 m de altura por 0,40 a 0,60 m de dimetro encontrado nos estados da Bahia, Distrito Federal, Gois, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, So Paulo. Suas folhas so alternas, simples, coriceas, sem plos ou com plos densos, curtos e fracos. Nervura mediana, grossa, saliente na face inferior.

Animais do Cerrado
Lobo Guar (Chrysocyon brachyurus)
Nicho: Como possuem pernas compridas e geis, pode

facilmente subir em morros e montanhas. Essa caracterstica fsica favorece tambm os saltos no momento da caa. Alimenta-se princilamente de aves, roedores, razes e algumas espcies de frutos. uma espcie de hbitos solitrios, no formando alcatias como fazem outras espcies de lobos. Preferem a noite para caar. A gestao da fmea dura, em mdia, 68 dias. Ela d cria de 4 a 6 filhotes.

Doenas transmitidas por ces domsticos, atropelamentos e

derrubada de matas so os principais motivos que esto provocando a extino destas espcie animal. atacar para defender-se em situaes de ameaa.

um mamfero de comportamento tranqilo, porm pode Espectativa de vida: em mdia vivem 20 anos

Comprimento: 1,20 metros aproximadamente Cor: castanho claro avermelhado com manchas marrom nas pernas, caldas e pescoo Peso: de 20 a 25 kilos aproximadamente Altura: 70 cm aproximadamente.

TAMANDU BANDEIRA ( Myrmecophaga tridactyla )

Classificao: Ordem Edentata. Famlia: Myrmecophagidae. O comprimento da cabea e corpo de 1 a 1,2m, cauda de 65 a 90cm.
Nicho: Alimenta-se principalmente de cupins e formigas. Abre

os cupinzeiros e os formigueiros com as garras poderosas e introduz neles a lngua filiforme, prendendo os insetos que engole. Suas mandbulas so lisas, no tm dentes, sendo uma exceo entre os mamferos, que geralmente possuem duas denties. Ocorre no cerrado, em florestas midas e savanas. Tem hbitos diurnos. Gestao de aproximadamente 190 dias. Est na lista de animais em extino.

EMA Maior ave brasileira! Nicho: Alimenta-se de insetos, roedores,

rpteis, capim e sementes. Alm disso, a ema come muitas pedrinhas, que servem para facilitar a triturao dos alimentos. Na poca de reproduo, com a elevao da taxa de hormnios, os machos se separam dos grandes bandos e sofrem transformaes morfolgicas e comportamentais. Nesta fase, ocorre a formao dos harns que podem ser compostos por at 9 fmeas, cada fmea colocam em cada ninho de 4 a 5 ovos. O macho fica chocando os ovos . Os filhotes nascem aps 6 semanas e so cuidados pelo pai. Alguns ovos ficam gorados e exalam forte cheiro quando rompida a sua casca. O odor atrai grande quantidade de insetos que formam a primeira fonte de nutrientes para os filhotes. Com duas semanas de idade, as eminhas alcanam meio metro de altura, sem contar o pescoo. Em dois anos esto adultos.

Ema Albina

Relaes Ecolgicas: Predantismo: Raros so os casos em que o predador

uma planta. As plantas carnvoras, no entanto, so excelentes exemplos, pois aprisionam, matam e digerem principalmente insetos afins de absorver os minerais contidos na carne deles. O cerrado possui uma enorme biodiversidade. Esta colnia de Droseras foi encontrada nessa regio em CristalinaGois, adentrado o brejo nas margens desse pequeno crrego, num local onde no se pensava que pudesse existir plantas carnvoras.

Mutualismo: relao entre


os cupins e a triconinfa. Os cupins, ao comerem a madeira, no conseguem digerir a celulose, mas em seu intestino vivem os protozorios, capazes de digeri-la.

Os cupins (ou trmitas) so muito

comuns na regio do Cerrados, sendo at mesmo apontados como espcies-chave para a manuteno do bioma. Um total de 443 espcies de trmitas (em 67 gneros) so conhecidas da regio neotropical, e um quarto destas espcies (129 em 43 gneros) encontra-se no Cerrados.

Herbivorsmo:

Herbivorismo uma relao desarmnica entre um consumidor primrio e um produtor. Ocorre quando esse consumidor primrio, herbvoro, alimenta-se do produtor Planta. Veado-campeiro Nome cientfico: Ozotocerus bezoarticus Hbitat: reas abertas, cerrados O que come: herbvoro, come principalmente capim Quanto pesa: At 35 quilos Filhotes: Um, aps gestao de 210 dias

Pantanal
Com uma rea aproximada de 140.000 km2, a plancie do pantanal

considerada a maior rea mida contnua do mundo. Formada por uma grande bacia sedimentar, de relevo muito plano (exceo de alguns macios isolados, como a Serra do Amolar e a Morraria do Urucum), variando de 75 m acima do nvel do mar, na sua parte sudoeste, at pouco mais de 100 m, nas reas a norte e nordeste.

O pantanal se estende entre os Estados de Mato Grosso e Mato

Grosso do Sul, englobando ainda uma pequena parte do territrio da Bolvia e Paraguai. A plancie do pantanal se insere na chamada bacia hidrogrfica do alto Paraguai, formada por tributrios do Rio Paraguai provenientes das cabeceiras Planalto Central do Brasil, e abrangendo uma rea de cerca de 496.000 km2, no entanto, destes, somente 140.000 km2 so reas de plancie. Os principais rios existentes no Pantanal so: o Rio Paraguai, Prata, Cuiab, Taquari, Miranda, Aquidauana, Pantanal do Rio Negro e Taboco.

Clima: classificado tropical semi-mido, seu ndice

pluviomtrico mdio gira em torno de 1.500 mm por ano, e as chuvas se concentram no perodo do vero. A temperatura mdia anual varia entre 17 e 23 C, podendo atingir mnimas de 0 C no inverno, devido a massas polares que penetram pelos vales do sistema Paran-Paraguai. As maiores temperaturas, acima de 40 C so registradas nos arredores de Cuiab. Predominam na plancie lateritas hidromrficas e solos planos, ambos de baixa fertilidade, embora corram algumas manchas de latossolos de textura argilosa, no leste e nordeste, e de latossolos roxos e terras roxas estruturada no sudeste e noroeste.

A regio funciona sob regime hidrolgico de pulso,

com perodos de cheias prolongadas alternando-se ciclicamente com perodos de seco propiciando o surgimento de uma gama variada de ambientes aquticos que, em associao com a influncia de quatro fitofisionomias distintas, cria condies ideais para a reproduo e abrigo de diversas espcies.
Animais: 650 espcies de aves, de mamferos, 260

peixes e 50 de rpteis (IBAMA, 2002), alm de servir de habitat para vrias espcies raras e ameaadas, a regio tem ainda alta taxa de produtividade, permitindo o desfrute comercial de algumas essncias nativas.

Fauna do Pantanal
Bicho Preguica:
A preguia um mamfero sem dentes que vive

pendurado nas rvores brasileiras, estratgia de sobrevivncia os movimentos lentos e silenciosos, e a pelagem que se confunde com as rvores, Animais de hbitos solitrios, . A gestao dura de seis a oito meses, nascendo apenas um filhote. Quando adulto, um bicho preguia pode pesar at cinco quilos e medir 59 centmetros da ponta do nariz a ponta da cauda

Tuiui Alimenta-se de insetos, peixes, anfbios, moluscos,

crustceos, pequenos rpteis e mamferos. Podem comer at animais mortos, em comeo de decomposio. uma ave que realiza movimentos migratrios, considerada a ave smbolo do Pantanal. A fmea pe de um a trs ovos. O habitat do tuiui so as margens dos rios, em rvores esparsas. A fmea forma seus ninhos no alto dessas rvores com ramos secos e a ajuda do companheiro.

O cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus)

um mamfero ruminante, da famlia dos cervdeos. o maior veado da Amrica do Sul. muito arisco e esconde-se durante o dia. noite, vai para as clareiras em grupos de cinco ou mais para alimentar-se de capim, juncos e plantas aquticas. Possui perodo gestacional de nove meses, e nasce um filhote por ninhada.

Flora do Pantanal
Ip branco (Tabebuia roseo-alba)
O ip-branco uma rvore decdua, de florao exuberante, nativa do cerrado e pantanal brasileiros. Ele apresenta tronco reto, com cerca de 40 a 50 centmetros de dimetro e casca fissurada. Aprensenta porte pequeno a mdio, alcanando de 7 a 16 metros de altura quando adulta. A copa piramidal, com folhas compostas, trifoliadas e de cor verde-azulada. A florao geralmente ocorre no final do inverno ou primavera, entre os meses de agosto e outubro, enquanto a rvore est completamente despida de suas folhas. As flores tem forma de trompete e so brancas ou levemente rosadas. Os frutos so cpsulas bivalvas deiscentes, semelhantes a vagens e contm numerosas sementes membranceas, pequenas, esbranquiadas e aladas.

Baru (Dipteryx alata) Famlia Leguminosae-

Mimosoideae rvore de grande porte, com um fruto peculiar. Sua castanha comestvel, e a polpa procurada pela fauna e o gado.

Aroeira (Schinus molle L)


Descrio: rvore de folhas perenes, altura at 8 metros, com tronco de at 35 cm de dimetro, folhas compostas, de fololos bem finos. As flores so amareladas, bem pequenas, seguidas de frutinhos globosos, vermelhos.

Relaes Ecolgicas no Pantanal


Herbivorismo: O bicho preguia se alimenta somente

de produtores por exemplo folhas e raizes caracterizando o herbivorismo. Predatismo: O pssaro tuiui caa e se alimenta de pequenos anfbios,peixes. Inquilinismo: Para buscar luz e realizar a fotossntese, as orqudeas apiam nas rvores onde obtm uma posio favorvel, podendo captar maior luminosidade. Neste caso as orqudeas fazem o papel de inquilino e a rvore de hospedeiro.

Estepes

Estepe
Estepe um ecossistema de transio entre as reas bioclimticas

midas e as terras ridas desrticas. As extensas plancies de estepes so recobertas por um tapete vegetal descontnuo no qual predominam as espcies xerfilas (adaptadas ao clima seco) de troncos herbceos ou lenhosos. As estepes se caracterizam por um clima continental de invernos e veres rigorosos. As chuvas oscilam entre 250 e 700mm anuais. Os tipos de solo so muito variados: vo desde os frteis tchernoziom das terras negras ucranianas (ricas em hmus) at os solos arenosos e rochosos das estepes da frica e da Austrlia. H dois tipos de estepes: a subtropical e a temperada fria. A vegetao se compe de gramneas, que se desenvolvem rapidamente na primavera.

Pampas
Pampa abrange a metade meridional do Estado do Rio Grande do Sul e

constitui a poro brasileira dos pampas sul-americanos que se estendem pelos territrios do Uruguai e da Argentina, e so classificados como Estepe no sistema fitogeogrfico internacional. Sendo o menos complexo dos biomas brasileiros, o Bioma Pampa compreende um conjunto ambiental de diferentes litologias e solos recobertos por fitofisionomias campestres. caracterizado por clima chuvoso, sem perodo seco sistemtico, mas marcado pela freqncia de frentes polares e temperaturas negativas no perodo de inverno, que produzem uma estacionalidade fisiolgica vegetal tpica de clima frio seco, evidenciando intenso processo de evapotranspirao, principalmente no Planalto da Campanha. Tem como caracterstica marcante a tipologia vegetal herbceo/arbustiva, composta por hemicriptfitas, gefitas e nanofanerfitas, que recobre superfcies com formas de relevo aplainadas ou suave onduladas. As formaes florestais, pouco expressivas neste bioma, restringem-se vertente leste do Planalto Sul-Rio-Grandense e s margens dos principais rios e afluentes da Depresso Central.

Animais do Pampa: A caturrita (Myiopsitta monachus) Nicho: As caturritas so aves gregrias, que vivem em bandos de 15 a 20 aves (bandos maiores, at de 100 aves, no so incomuns), e no migratria. A poca de reproduo decorre de julho a novembro. As caturritas so aves gregrias, que vivem em bandos de 15 a 20 aves (bandos maiores, at de 100 aves, no so incomuns), e no migratria. A poca de reproduo decorre de julho a novembro. As caturritas chega a por 11 ovos por postura, sendo que cerca de 7 dos filhotes conseguem chegar a idade adulta.

cachorro-do-

mato ou guaraxaim (Cerdoc yon thous) Nicho: So onvoros e oportunistas, e sua dieta consiste de frutas, ovos, artrpodes, r pteis, pequenos mamferos e carcaas de animais mortos.

Anu-preto (Crotophaga ani) Nicho: Alimenta-se de artrpodes e

pequenos vertebrados como as lagartixas e camudongos, peixes, capturam pequenas cobras e rs; periodicamente comem frutas, bagas, coquinhos e sementes. Caam coletivamente no campo, o bando espalha-se no cho, em um semicrculo, distantes uns dos outros por 2 a 3 metros. Ficam imveis e atentos e ao aparecer um inseto, a ave mais prxima salta e o apanha. Pe de 4 a 7 ovos de cor azul-esverdeada com uma camada calcria, o ovo tem 14% do tamanho do anu-preto fmea. Os ninhos so feitos de ramos, folhas, geralmente so coletivos e auxiliados pelos machos e filhotes das crias anteriores. A incubao dura de 13 a 16 dias.

Plantas do Pampa: Capim-dos-pampas

(Cortaderia selloana) gigante, chegando a 2,5 metros de altura. Suas inflorescncias se parecem com grandes plumas e podem ser de colorao branca, amarelada ou arroxeada, formadas principalmente no vero. Deve ser cultivado a pleno sol, em solo frtil e com regas peridicas. Tolerante ao frio.

Acacia caven uma

espcie de leguminosa do gnero Acacia, pertencente famlia Fabaceae.

Angelnia

Nome Cientfico: Angelonia angustiflia

Famlia: Plantaginaceae Diviso: Angiospermae Origem: Amrica Central, Mxico e Amrica e do Sul Ciclo de Vida: Perene

Relaes ecolgica:
Protocooperao: relao entre o anu e os bovinos,

onde o anu, uma ave, se alimenta de carrapatos existentes na pele dos bovinos, livrandoos de indesejveis parasitas. Parasitismo: Ectoparasitas so parasitas que vivem no exterior do corpo dos hospedeiros como os carrapatos. Sociedade: formigas-soldados so maiores e possuem mais veneno (mais cido frmico) que as formigasoperrias.

Deserto

Desertos
Latim desertus, particpio passado de deserre, cujo

significado "abandonar; uma forma de paisagem ou regio que recebe pouca precipitao pluviomtrica; O solo do deserto principalmente composto de areia, e dunas podem estar presentes; Escassez de vegetao; Pouca umidade e chuva; Grande variao diria da temperatura; Solo pobre a moderadamente frtil; Predominam os cactos e alguns arbustos.

Flora do Deserto
Nome Cientfico: Schlumbergera

truncata Nome Popular: Flor-de-maio, cacto-de natal, cacto-da-pscoa, florde-seda Famlia: Cactaceae um dos cactos mais apreciados e difundidos, a flor-de-maio, floresce em pleno outono, o que lhe confere o nome de flor-de-natal no hemisfrio norte. Por este motivo bastante comercializado nestas poca para presente. Seu caule formado de vrias partes (artculos) que podem ser destacados para formar novas plantas. A cada ano, aps a florao, formam-se novos artculos que sero os responsveis pela prxima florada. Suas flores delicadas, grandes e brilhantes, podem ser rosas, brancas, laranjas e vermelhas e atraem beijaflores.

Nome Cientfico: Kalanchoe

blossfeldiana Nome Popular: Calancho, Calanco, Flor-da-fortuna, Calandiva, Kalandiva, Kalancho, Flor-do-papai Famlia: Crassulaceae Planta suculenta, de folhas com margens rendadas. O calancho tem um significado especial, considerada a flor-da-fortuna e da felicidade muito presenteada entre amigos e parentes. Suas flores podem ser simples ou dobradas de muitas cores diferentes, com grande durabilidade.

Nome Cientfico: Aloe arborescens Nome Popular: Babosa, Alo, Alocandelabro, Babosa-de-arbusto, Ervababosa, Erva-de-azebra, Caraguat, Caraguat-de-jardim, Alo-do-natal Famlia: Asphodelaceae A babosa uma planta suculenta muito verstil e popular, com aplicaes medicinais, cosmticas e paisagsticas. Seu porte arbustivo, atingindo de 0,5 a 3 metros de altura. O caule ramificado e com base lenhosa. As folhas se apresentam dispostas em roseta e so longas, carnosas, de cor verde azulada e com bordos denteados por espinhos agudos. Quando cortadas, as folhas revelam uma seiva transparente, como um gel. O florescimento da babosa se d no inverno, despontando inflorescncias altas, eretas e muito vistosas. As inflorescncias so do tipo rcemo, com numerosas flores vermelhas, laranjas ou amarelas, tubulares e bastante atrativas para beija-flores e abelhas. Os frutos so do tipo cpsula.

Nome cientfico: Caloprymnus campestris Nome Popular: Rato canguru

Fauna do Deserto

O rato canguru um pequeno rato que vive no deserto, adaptando-se ao clima quente ao longo dos tempos. Este rato possui algumas caractersticas especficas para sobreviver no deserto. O rato canguru um pequeno rato que vive no deserto, adaptando-se ao clima quente ao longo dos tempos. Este rato possui algumas caractersticas especficas para sobreviver no deserto. Caractersticas: 1.As fezes deste roedor so muito secas. 2.A sua urina muito concentrada. 3.No transpiram, para no desperdiar gua preciosa no deserto.

4.Tem pernas muito finas para no apanhar com tanto calor.


Hbitos: 1.Caam noite. 2.Durante o dia vivem em tocas profundas e frescas, para no estarem a levar com o calor abrasador do deserto Alimentao: Come apenas sementes secas, de onde tira tambm gua Seus predadores naturais so as serpentes que por ali vivem, raposas do deserto.

Nome cientifico: Vulpes zerda Nome Popular: Feneco, Raposa do deserto Ordem: Carnivora Famlia: Canidae Notas descritivas: So animais de pequenas dimenses, com pelagem cor de areia (que absorve pouca radiao luminosa, durante o dia, devido sua tonalidade clara) e com orelhas enormes relativamente ao corpo (com cerca de 15 cm), que funcionam como superfcies de transferncia de calor para a atmosfera e conferem excelentes capacidades auditivas ao animal. As almofadas das patas esto cobertas por plos para facilitar as caminhadas na areia do deserto Alimentao: Alimentam-se de insetos, lagartos, ovos, crias de aves, pequenos roedores e plantas. Sobrevivem muito tempo sem beber gua, obtendo os lquidos necessrios a partir dos alimentos. Comportamento: Durante o dia permanecem no interior das tocas que escavam muito facilmente e rapidamente na areia. So animais de hbitos nocturnos e sociveis, mas caam sozinhos. Vivem em grupos de 10 a 15 indivduos, com um macho dominante. Reproduo: Em cativeiro, acasalam normalmente em Janeiro ou Fevereiro. Durante a poca de reproduo, os machos marcam o territrio com urina e so relativamente agressivos. O perodo de gestao de 50 a 52 dias, aps os quais nascem duas a cinco crias, no interior de uma toca. O macho defende a entrada da toca. As crias so amamentadas durante 61 a 70 dias. Atingem a maturidade sexual aos 11 meses de idade.

Nome cientifico: Camelus dromedarius

Nome popular: Dromedario


Distribuio Os dromedrios so originrios dos desertos e territrios ridos do Nordeste africano e do Mdio Oriente, at ndia. Foram tambm introduzidos na Austrlia, onde ainda subsistem muitos grupos espalhados por todo o territrio, existe quem estime em mais de 600.000 o nmero destes animais a vaguear livremente no interior australiano, e ainda nas Canrias, ilhas espanholas junto costa ocidental africana, no Atlntico. Neste momento, no existem animais desta espcie a viver em estado selvagem na sua zona de origem. Existem alguns grupos a viver em liberdade espalhados por esses territrios, mas so animais que fugiram ou se perderam depois de domesticados. Os dromedrios foram domesticados e usados para transporte e alimento pelas tribos nmadas desta zona do globo. Para alm disso, hoje so ainda usados na agricultura e no turismo. Alimentao Os dromedrios so herbvoros. A base da sua alimentao so ervas, capim e vegetais. Em geral, quando h rvores devoram as folhas.

Estado de conservao Uma vez que na origem j no existem animais a viver em estado selvagem, esta espcie no est contemplada com nenhum estatuto de conservao. Reproduo e maturidade sexual Os dromedrios fmeas atingem a maturidade sexual pelos 3 anos, os machos podem s atingir esse estado por volta dos 6 anos. O tempo de gestao das fmeas dura at 13 meses, findos os quais nasce em geral uma cria. no entanto frequente a ocorrncia de partos mltiplos. Tamanho Os dromedrios adultos podem atingir os 2,80 m de altura e pesar 750 kg.

Longevidade Estes animais tm uma esperana de vida que ronda os 40 anos.

Relaes Ecolgicas no Deserto


Predantismo: Relao interespecfica desarmnica.

serpentes do deserto que se alimentam do rato canguru. Parasitismo: Relao interespecfica desarmnicas. Eventuais parasitas como carrapatos na raposas do deserto. Competio intra-especfica: Em certas regies do deserto podemos observar regies onde h vegetao em que as plantas ficam longes umas das outras. Isso um tipo de competio pelo suprimento de gua.

Florestas Tropicais

Florestas Tropicais
Climas midos e quentes, com estaes chuvosas longas. Vegetao pereniflia, complexa, com grande estratificao. Recobre 7% da superfcie da terrestre. temperaturas mdias entre 24 e 30C.

Precipitao anual: 2250 mm ou mais


Algumas caractersticas fitofisionmicas: como ramifloria,

folhas mesfilas, grandes trepadeiras lenhosas, troncos geralmente cilndricos que podem atingir mais de 30 metros de altura por 4,5 m de dimetro e a presena de epfitas helifilas e ombrfilas so freqentes. Brifitas so raras. Folhas latifoliadas (latim latus = largo folia = folhas

a biodiversidade

vegetais e animais.Em torno de 60% de todas as espcies do planeta se encontram neste ecossistema. Na Floresta amaznica, em dez mil metros quadrados encontramos cerca de 100 espcies de rvores alm de epfitas e cips. Decomposio rpida.

Fauna da Floresta Tropical


Okapi Nome Cientfico: Okapia johnstoni Nicho: A reproduo ocorre o ano todo, principalmente maio/junho e novembro/dezembro. A sua taxa de reproduo baixa, pois as fmeas do ocapi do apenas um filhote por vez, a cada dois anos. Perodo de gestao: 427-457 dias (14 meses). Nmero de crias: 1. Maturidade sexual: 4 anos (); 3 anos (). Longevidade: 20 anos;30 anos(cativeiro). O ocapi ativo durante o dia, usando trilhas bem definidas dentre a selva. Para encontrar parceiros para reproduo, usa seu faro bem desenvolvido. Normalmente so silenciosos para evitar eventuais predadores. Os exemplares jovens, emitem vrios tipos de sons, incluindo assobios. A vocalizao aumenta quando genitora e cria esto separados. As mes so muito protetoras, defendendo as crias vigorosamente. A populao estimada para cada quilmetro quadrado de 0,8-2,3 espcimes. Os ocapis possuem territrios individuais de aproximadamente 2,5-5 quilmetros quadrados, no qual se move cerca de um quilmetro por dia em busca de alimento. O ocapi encontra os minerais que seu corpo precisa comendo substncias sulfricas pelos bancos dos rios. Estrutura social: Solitrio, ou em pequenos grupos temporrios. Dieta: Folhas, gramneas e frutos. Predadores principais: Leopardo. Habita florestas equatoriais densas. Bioma terrestre: floresta tropical.

Orangotango (Pongo abelii) Nicho: Em cativeiro, as fmeas dos orangotangos-sumatranos do a luz uma cria

aos sete anos de idade, aps uma gestao de aproximadamente 244 dias. As crias ficam com suas genitoras at atingirem a adolescncia. Se escaparem aos predadores podem viver aproximadamente at os sessenta anos de idade. Perodo de gestao: 244 dias. Nmero de crias: 1. Maturidade sexual: 7 anos (). Longevidade: cerca de 60 anos. Ambos machos e fmeas adultos tm hbitos solitrios. As fmeas viajam com sua cria at que esta atinge a adolescncia. ativo durante o dia e tm hbitos arborcolas (apesar de parecer pesado, tm constituio relativamente leve para um smio do grupo dos gorilas). Permanece a maior parte do tempo no meio da copa das rvores. Ao andar em terra firme, utiliza a posio quadrpede, apoiando-se nos ns dos dedos, galopando, lembrando de longe um homem de muleta que quisesse andar depressa. Somente desce em terra firme para beber gua quando no a encontra nos clices-dos-smios, mas a encontra predadores potenciais como crocodilos, os quais no tm agilidade nem fora para enfrentar. Machos podem travar duelos por fmeas, como atestam cicatrizes encontradas em machos mais velhos. Frutos so o componente mais importante de sua dieta, mas tambm ingerem insetos, pequenos vertebrados (como aves) e folhas. Estrutura social: Solitrio. Dieta: Frutos, folhas, insetos e pequenos vertebrados. Predadores principais: Homem, crocodilo. Habita florestas tropicais e fluviais. Bioma terrestre: floresta tropical.

Leopardo (Panthera pardus) Nicho:

Os leopardos passam dois teros de seu tempo repousando, geralmente no alto de rvores, e costumam caar noite. Perseguem a presa furtivamente por cerca de 300 metros antes de atac-la, mordendo-lhe e quebrando-lhe o pescoo. O consumo mdio de carne 3,5 kg para machos e 2,8 kg para fmeas. Em reas ricas em caa, costumam caar um antlope de 40 kg 60 kg a cada 7 a 13 dias. Costuma fazer emboscadas e saltar sobre a vtima, tentando mord-la atravs da nuca ou do crnio. Isso um Bote, que tem alcance de 6 metros; Caam to facilmente nas rvores quanto no solo e suas presas incluem insetos, roedores, peixes e antlopes. So mais arbreos do que as onas e, ao contrrio dos outros felinos, descem das rvores com a cabea frente. timos para trepar em rvores, sempre ocultam nelas suas presas de maior porte para ocult-las de competidores como lees e hienas, que s vezes lhe roubam a caa j se observou leopardos treparem numa rvore com presas com at o triplo de seu prprio peso. Costuma-se dizer que os leopardos apreciam particularmente a carne de ces. Em regies onde h leopardos, os ces precisam ser protegidos em canis fechados. Podem correr a 60 km/h por breves perodos e saltar 6 metros horizontalmente ou 3 metros verticalmente. So bons nadadores mas, ao contrrio das onas e tigres, no gostam de permanecer na gua. So animais solitrios, com territrios que variam de 6 km a 63 km para os machos e 6 km a 400 km para as fmeas (os territrios so menores em reas mais ricas em ungulados). Reproduzem-se a partir de 30 a 36 meses de idade e do luz um a trs filhotes de 500 gramas, depois de uma gestao de 90 a 112 dias. Os filhotes so desmamados tornam independentes entre os 13 e os 18 meses. Em cativeiro, podem viver at 23 anos, mas em estado selvagem sua longevidade mdia de 10 a 11 anos.

A Calvria (ou Calvary em ingls) nome cientfico Sideroxylon

Flora da Floresta Tropical

grandiflorum As sementes alimentavam o dod, s conseguia germinar depois que a ave gastasse a grossa casca de sua semente. Elas so chamadas formalmente de Calvaria Major. Tambm chamadas de Ambalacoque ou rvore dod (dodo tree), as que ainda resistem tm mais de 300 anos de idade. Sem o dod e, se no for feito nada a respeito, a Calvria poder desaparecer para sempre... Esta rvore muito valorizada pela sua madeira nas Ilhas Maurcias, o que levou alguns silvicultores a raspar os caroos com a mo para fazer-los germinarem e crescerem.

Sementes Preservadas

Nome Cientfico: Adiantum sp Nome Popular: Avenca Ciclo de Vida: Perene Suas folhas so chamadas frondes e so grandes e subdivididas em muitos fololos, de formatos interessantes como trapzio e cunha e com as margens recortadas, onduladas ou rendilhadas. So delicadas e exigem umidade, meia sombra e boa drenagem, alm disso, no toleram baixas temperaturas. Elas apresentam cerca de 50 cm de altura.

Samambaia (Nephrolepis

Polypodium) As samambaias so em geral plantas herbceas, rizomatosas com folhas longas, subdivididas em fololos que podem ser lisos ou rendados. De colorao verde, com diversas tonalidades, podem ser mais eretas ou mais pendentes dependo da espcie e variedade.

Relaes Ecolgicas na Floresta Tropical


Predatismo: O leopardo predador se alimenta do okapi a presa. Mutualismo: calvria cujas sementes alimentavam o Dod

tambm esta prestes a desaparecer. Sua semente s conseguia germinar depois que a ave Dod se alimentava do seu fruto e gastasse a casca grossa da semente. Hoje existem apenas 13 arvores de calvria.
Inquilinismo: Para buscar luz e realizar a fotossntese, as

orqudeas apiam nas rvores onde obtm uma posio favorvel, podendo captar maior luminosidade. Neste caso as orqudeas fazem o papel de inquilino e a rvore de hospedeiro.

Florestas Tropicais Pluviais

Florestas Tropicais Pluviais


Neste bioma est contido a maior diversidade de

espcies (fauna e flora) se comparada a qualquer outra regio do planeta.


Tem como caracterstica sua

cor escura exceto onde as rvores caem criando as clareiras permitindo a penetrao dos raios solares at as rvores mais novas, proporcionando atravs da fotossntese seu crescimento.

As principias florestas tropicais pluviais do mundo

esto localizadas na frica central, no sudeste da sia, na Amrica do sul e central, na ilha Madagascar, e na Indonsia.

Climas midos e quentes, com estaes chuvosas longas. Vegetao pereniflia, complexa, com grande estratificao. Recobre 7% da superfcie da terrestre. temperaturas mdias entre 24 e 30C. Precipitao anual: 2250 mm ou mais

Algumas caractersticas fitofisionmicas: como ramifloria,

folhas mesfilas, grandes trepadeiras lenhosas, troncos geralmente cilndricos que podem atingir mais de 30 metros de altura por 4,5 m de dimetro e a presena de epfitas helifilas e ombrfilas so freqentes. Brifitas so raras. Folhas latifoliadas (latim latus = largo folia = folhas)

Floresta Amaznica
A Floresta Pluvial Amaznica,

maior at que alguns pases. Considerada o pulmo do mundo equivocadamente, pois ela consome 65% de todo o oxignio que produz. Ela est mais para "ar condicionado" do mundo devido a sua alta evaporao de gua da bacia. A corrente de ar e a intensa atividade biolgica contribuem para manter a temperatura mdia do planeta e retardar o efeito estufa.

A floresta Amaznica se

estende por nove pases: Brasil, Bolvia, Equador, Peru, Guiana, Guiana Francesa, Suriname, Venezuela e Colmbia. a maior floresta tropical pluvial do mundo. Atualmente, o maior problema para esta floresta a extrao ilegal da madeira

Fauna nativa da Floresta Amaznica


O Cuxi-preto um

macaco brasileiro. Habitam zonas de floresta tropical densa. um animal diurno, que passa a vida toda na rvore, alimentando-se de frutos e de folhas.

Nome Comum: Arara canind

Nome Cientfico: Ara ararauna Classe: Aves Ordem: Psittaciforme Famlia: Psittaciade

A arara canind alimenta-se de frutos de casca dura, que quebram com o

bico. Apreciam os cocos do bacuri e frutos do combaru, jatob, mandovi e, sobretudo do pequi, rvore tpica do Brasil central. Durante a reproduo, chegar a ter de 1 a 3 ovos e a incubao dura cerca de 25 dias.Os filhotes abandonam o ninho com 13 semanas de vida Depois da poca reprodutiva, quando as aves se espalham pela mata, a espcie forma grandes poleiros coletivos. Ver dzias de araras caninds chegando pela bela luz da tarde a esses poleiros um dos grandes espetculos da natureza na Amaznia.

Nome comum: Galo-da-serra

Nome cientfico: Rupicola rupicola


Ordem: Passeriformes Famlia: Cotingidae

Apenas duas espcies de galo-da-serra so encontrados no

norte da Amaznia. As duas espcies alimentam-se principalmente de frutas e constroem seus ninhos nas faces rochosas de penhascos, grandes rochas, grutas, ou em desfiladeiros. Nas grutas da cidade de Presidente Figueiredo, a 100 quilmetros de Manaus possvel ver ninhos de galosda-serra, permanentemente vigiados pelos guardas locais para que os filhotes no sejam roubados.

A fmea sempre bota dois ovos. Ela constri o ninho e

cuida dos filhotes sem nenhum apoio do macho. Os machos adultos despendem grandes parte de seu tempo em locais especiais onde tem lugar os cortejos, conhecidos como leks. Nestes locais eles fazem a defesa do territrio, alem de exibirem para as fmeas que visitam o lek. Em seguida elas selecionam o macho que vo acasalar.

O galo-da-serra uma ave passeriforme que pertence

famlia cotingideos, conhecida cientificamente como Rupicola rupicola. Tambm conhecidos como o nome de galo-da rocha e galo-do-para e chegam a medir ate 28 cm de comprimento. Os predadores naturais do galo-da-serra incluem as seguintes espcies: gavio-de-penacho, uiraufalso,gavio-preto, gavio-bambachinha-preto,ona pintada, jaguatirica,puma, gavio-relogio.Os predadores so atrados pelo silvo emitido pelo macho na dana pr-nupcial.

Nome comum: Gato maracaj Nome cientfico: Leopardus wiedii Ordem: Carnvora

Famlia: Felidae

O gato maracaj apresenta a cauda mais longa do que seus

membros posteriores. Para seu sustento ele procura alimento, principalmente em rvores. Dentro de suas habilidades, o felino pode caminhar nas ponta dos galhos dos arbustos. Ele tambm possui uma impressionante capacidade para saltar e suas garras so proporcionalmente mais longas do que as da jaguatirica .

Alm disso, o gato-maracaj o nico felino da Amrica cujas articulaes giram o suficiente para ficar de cabea para baixo em rvores com as patas voltadas para o tronco, como um esquilo. Seu perodo de gestao de 81 a 84 dias, podendo assim, sobreviver cerca de 13 anos. No Brasil ele pode ser encontrado com mais freqncia na Floresta Amaznica.

O pirarucu, peixe da Amaznia, um dos

maiores peixes de gua doce e tambm um dos mais consumidos pela populao da regio. Quando salgada, sua carne considerada to ou mais saborosa quanto a do bacalhau noruegus e por isso chamado por muitos por "bacalhau da Amaznia. Cientificamente denominado Arapaima

gigas.

Normalmente a carne do pirarucu vendida em mantas, secas e salgadas. Entretanto, atualmente, vendido tambm fresca, sob forma de fils, inclusive. Peixe importantssimo para a alimentao da regio, o pirarucu possui grande valor nutritivo. utilizada para o preparo de diversos pratos tpicos, entre os quais o famoso pirarucu de casaca, um prato base de peixe, farinha e banana.

Flora nativa da Floresta Amaznica


MATA-PAU ou FIGUEIRA-

VERMELHA (Ficus clusiifolia) uma rvore da famlia das morceas, nativa do Brasil, uma das que se comportam como estranguladoras. Ocasionalmente germinam sobre outras rvores e crescem como epfitas at que suas razes alcancem o solo. Ento as razes engrossam, crescem em volta da rvore hospedeira, at que a figueira a sufoca por cintamento ou compete com a planta hospedeira na absoro de gua dosolo, que acaba morrendo. Seus frutos so vermelhos, pequenos, mas saborosos.

um peixe da famlia dos arapaimdeos que pode chegar a mais

de dois metros de comprimento e at 200 quilos de peso. Tem hbito carnvoro e prefere as guas calmas, vindo constantemente superfcie para respirar.

Possui uma lngua ssea, utilizada pelas tribos indgenas da Amaznia como ralador e lixa de unha. Os nativos utilizam tambm as escamas para confeccionar adornos.
O pirarucu protegido por lei, sendo uma das espcies cuja pesca proibida durante determinados perodos. uma espcie tipicamente amaznica, cuja denominao significa peixe (pira) vermelho (urucu), devido a sua colorao. possvel criar o pirarucu em cativeiro, com excelente rendimento, por se tratar de peixe com grande potencial de cultivo, posto que o seu crescimento e ganho de peso podem, perfeitamente, ser constatados de uma semana para outra.

GUARAN DA AMAZNIA

O Guaran um arbusto originrio da

Amaznia, encontrado no Brasil e Venezuela, cultivado principalmente no municpio de Maus AM e na Bahia. Seu nome cientfico Paullinia cupana Kunth e pertence a famlia Sapindaceae. O nome Paullinia foi atribudo por Lineu ao gnero a que pertence o guaran em homenagem ao mdico e botnico alemo Simon Pauli. tambm conhecido por Guaran, narana, guaranauva, guaranaina, guaran cerebral e guaran-da-amaznia.

Babau-do-amazonas, Babau, palha branca.


Famlia:

Arecaceae Nome cientfico: Orbignya spp. O Babau do Amazonas tem origem e distribuio amaznica. Ocorrem em reas de terra firme na Amaznia Ocidental e, com maior frequncia, em reas desmatadas de floresta primria. descrita como uma palmeira monocaule de crescimento lento. Possui a base protegida por bainhas foliares persistentes, quando jovem Produz fruto ovide com extremidade apontada e o clice persistente na base, de 9 cm a 10 cm de dimetro longitudional. A propogao feita por sementes. A planta produz em mdia 4 cachos com 330 frutos, pesando cerca de 28 quilos. A amndoa consumida in natura e os frutos so utilizados para a obteno de farinha, carvo e alimentao natural.

Reles ecolgicas da Floresta Amaznica : inquilinismo: relaes interespecficas harmnicas

Epifitismo: Epfias (epi, em cima) so plantas que crescem sobre os troncos maiores sem parasit-las. So epfitas as orqudeas e as bromlias que, vivendo sobre rvores, obtm maior suprimento de luz solar. Ex.: MATA-PAU ou FIGUEIRA-VERMELHA (Ficus clusiifolia) Por vezes, o epfito no absorve matria prima da superfcie da rvore ou arbusto, e suas razes podem ser atrofiadas ou ausentes, de modo que o epfito utiliza seu hospedeiro apenas como suporte para alcanar seu ambiente ideal nos estratos da floresta.

Competio: Relaes interespecfica

desarmnicas diferentes espcies crescendo umas muito prximas das outras competem entre s pelo espao para as copas das rvores se desenvolverem e assim obterem mais luz solar para realizarem a fotossntese, portanto uma competio por luz solar. Predantismo: competio interespecfica desarmnica, gavio-de-penacho que preda o galo-da-serra.

Mata dos Cocais

Mata dos Cocais


A Mata dos cocais est situada entre uma zona de transio dos

biomas da Amaznia e da caatinga nos estados do Maranho, Piau, Cear, Par e norte do Tocantins. Esta zona tem muitas formas de relevo, como a plancie, as depresses e o planalto. A estrutura rochosa por rochas cristalinas "formada por cristais" e sedimentares. A formao do solo latertica "formada com xidos de ferro e alumnio", alm das estruturas neosslicas "solos malformados" e argilosos. A vegetao da Mata e dos Cocais composta de florestas tropicais e amazoneses secundrios, ou, florestas "reconstituidas psdesmatamento". So muitas caractersticas deste biomas como: A maioria das rvores so babau, carnaba, oiticica e buriti, A biodiversidade de espcies de palmeiras, como o aa; As folhas das palmeiras serem grandes e finas; E nas menores altitudes serem ricas em espcies nativas de arbustos .

Esse ecossistema tem diferenas de clima, via estar a trs tipos de

climas: Equatorial mido, Tropical semi-mido e Tropical semirido. Equatorial mido: Com menos de 20% do clima deste bioma o mais quente e chuvoso .A grande pluviosidade o grande contato entre as correntes do brasil, a proximidade da linha do Equador e a umidade pela potncias dos aquferos da bacia do Rio Araguaia e do Rio Tocantins, alm dos ventos alsios do Centro de Alta Presso da Antrtica. A temperatura de 20 40 graus e a pluviosidade acima de 2000 milmetros; Tropical semi-mido:Com mais de 65% do clima deste bioma tem influncia ao Equatorial mido, porm um clima quente pelas correntes brasileiras e tem um menor precipitao, com uma pluviosidade entre 1000 2000 milmetros e uma temperatura de 23 36 graus; Tropical semi-rido:Com 15% da ocupao do bioma o clima mais seco, com precipitao entre 500 1000 milmetros e com uma temperatura de 25 40 graus.

A hidrografia da Mata dos Cocais vem os

rios Tocantins e Araguaia, no Cerrado at a Mata dos Cocais, alm do acumulo dos aquferos Tocantins-Araguaia. A fauna muito diversificada, tendo, porm, poucos mamferos de grande porte. Ao nvel do solo h poucos animais (roedores, gambs, lagartos, cobras), vivendo a maioria nas copas das rvores: aves, macacos, insetos, etc. Nas gua dos rios podem ser encontrados o boto, a ariranha e o acar-bandeira.

Fauna da Mata dos Cocais


Paca A paca (Cuniculus paca) uma espcie de roedor da famlia Cuniculidae.

Anteriormente era denominada Agouti paca. S tem um filhote e geralmente uma nica gestao por ano. Notvaga, alimenta-se de frutas ou razes. Assim como a capivara, era encontrada originariamente em quase todo Brasil. Ela se caracteriza pelo seu pelame duro e eriado, vermelho com manchas brancas. As pernas so fortes e terminam em grandes unhas afiadas. Ela possui quatro dedos nas patas dianteiras e cinco nas traseiras. Sua cauda minscula. A paca encontrada na Amrica do Sul, desde a bacia do Orinoco at o Paraguai. Animal de faro apurado e de ouvido aguado, ela vive nas florestas tropicais, de preferncia perto de um rio ou riacho. boa nadadora e gosta da gua, que o local onde ela se refugia quando est em perigo. Sua toca tem muitas sadas de emergncia, bem escondidas por folhas. A paca passa o dia na sua toca. Sai para se alimentar somente quando no estiver enluarado: nas fases de lua nova a crescente a paca espera a lua se pr para sair da toca; nas fases de lua cheia e minguante ele sai da toca e volta antes da lua nascer. Ali na toca a fmea tem suas ninhadas. Normalmente gera um filhote por ninhada. Geralmente as pacas trilham caminhos nas matas, os quais so chamados de carreiro, e por estes caminhos sempre trafegam em busca de comida, passando por eles todos os dias.

Tei Tei-branco (Tupinambis teguixin) ou tei-da-argentina um lagarto da famlia

dos Tedeos, conhecido sobretudo por sua agressividade e voracidade. Se molestado, primeiro tenta fugir, mas, sendo impossvel, defende-se desferindo golpes violentos com a cauda. Atinge at 1,5 m de comprimento, o que torna o maior lagarto do Brasil. Cabea comprida e pontiaguda, mandbulas fortes providas de um grande nmero de pequenos dentes pontiagudos. Lngua cor-de-rosa, comprida e bfida. Cauda longa e arredondada. Colorao geral negra, com manchas amareladas ou brancas sobre a cabea e membros. Regio gular e face ventral brancas, adornadas de manchas negras. Os filhotes so esverdeados, colorao que vai desaparecendo de acordo com o desenvolvimento dos animais. Alimenta-se de pequenos mamferos, pssaros e seus ovos, rpteis, anfbios, insetos, vermes e crustceos. Tambm no rejeita frutas suculentas, folhas e flores. conhecido como ladro de galinheiros, pois ataca as galinhas e chupa seus ovos com extrema avidez. o lagarto mais comum no Brasil e encontrado desde o sul da Amaznia at o norte da Argentina. Habita principalmente reas abertas de cerrado, mas pode ser observado em bordas de matas-de-galeria e dentro de matas mais abertas. uma espcie que vive no cho, prximo a capins baixos e pedras, onde tomam banho de sol. Ovparos, pe em mdia de 12 a 30 ovos, postos normalmente em cupinzeiros, os quais so incubados por um perodo de 90 dias.

Gato-do-mato O gato-do-mato ou gato-do-mato-pequeno (Leopardus tigrinus)

um felino originrio da Amrica Central e Amrica do Sul. tambm conhecido tambm pelos nomes de gato-do-matopintado, gato-selvagem e gato-tigre Vivem da Costa Rica Argentina, se alimentando de ratos, pssaros e insetos, e medem cerca de 50 centmetros. Sua gestao dura 70 dias, a prole consistindo de um a dois filhotes. Embora semelhante jaguatirica, com a qual confundido, o gato-do-mato se distingue pelo pequeno tamanho; o menor dos felinos silvestres brasileiros, e pelas manchas em sua pelagem, rosetas parecidas com as da ona, porm sem o desenho completo, mantendo geralmente um lado aberto, enquanto a jaguatirica tem manchas alongadas, que do sua pele a impresso de ser listrada. Existem ocorrncias de gatos-do-mato inteiramente negros, melnicos, e o curioso que uma gata de pelagem normal, pintada, pode ter filhotes negros, que por sua vez tem descendncia de pelagem normal, num processo que os cientistas ainda no entendem bem, mas que acontece tambm com a ona-pintada e a pantera, que tambm podem nascer negras (pantera-negra).

Flora da Mata dos Cocais


O babau (Orbignya

phalerata) uma planta da famlia das Arecaceae. Suas sementes so oleaginosas e comestveis. Da semente feito um tipo de leo com bastante valor nutricional e utilizado para a fabricao de biocombustvel em escala industrial. Do broto extrado o palmito e o fruto. As folhas tambm so aproveitadas para a fabricao de peas de artesanatos como esteiras, cestos, chapus e utenslios domsticos. A incidncia dessa espcie ocorre nos estados do Maranho, Piau, Par e Tocantins, sendo considerada como espcie nativa no Maranho.

Carnauba (Copernicia

prunifera) conhecida como rvore da vida, pois oferece uma infinidade de usos ao homem: as razes tm uso medicinal como eficiente diurtico; os frutos so um rico nutriente para a rao animal; o tronco madeira de qualidade para construes; as palhas servem para a produo artesanal, adubao do solo e extrao de cera (cera de carnaba), um insumo valioso que entra na composio de diversos produtos industriais como cosmticos, cpsulas de remdios, componentes eletrnicos, produtos alimentcios, ceras polidoras e revestimentos.

Buriti (Mauritia flexuosa) Seu fruto uma fonte de alimento

privilegiada. Rico em vitamina A, B e C, ainda fornece clcio, ferro e protenas. Fornece palmito saboroso, fcula e mad eira. O leo extrado da fruta rico em caroteno e tem valor medicinal como vermfugo, cicatrizante e energtico natural, tambm utilizado para amaciar e envernizar couro, dar cor, aroma e qualidade a diversos produtos de beleza, como cremes, xampus, filtro solar e sabonetes. As folhas geram fibras usadas no artesanato.

Relaes Ecolgica encontra na Mata dos Cocais

Predatismo: a ariranha caa e se alimenta de peixes

porm no despreza pssaros aquticos e pequenos mamferos.

Herbivorismo: A paca se alimenta de razes e

frutas caracterizando esta relao.

Protocooperaco: A arara vermelha se alimenta da

parte carnosa do fruto dos buritis assim acelera o processo de germinao da planta.

Mata Atlntica

Localizam-se sobre uma imensa cadeia de montanhas, ao

Mata Atlntica

longo da costa brasileira, na qual o substrato dominante compreende rochas cristalinas. O solo bastante raso, com pH cido, pouco ventilado, sempre mido e extremamente pobre, recebendo pouca luz, devido absoro dos raios solares pelo extrato arbreo. A umidade e a presena de grande quantidade de matria-orgnica tornam o solo susceptvel ao de microorganismos decompositores que possibilitam o aproveitamento dos nutrientes e sais minerais pelos vegetais. O solo raso e encharcado favorvel ao desbarrancamento e eroso, evento bastante comum na floresta atlntica.

Apresenta um alto ndice pluviomtrico, em mdia, os

valores variam entre 1.800 a 3.600 mm por ano, esta caracterstica conseqncia da condensao da brisa ocenica carregada de vapor que empurrada para as regies continentais chegando nas escarpas das serras. A maioria dos rios perene, constantemente alimentados pela gua da chuva que, com maior intensidade, contribui para a mudana de curso destes rios, resultando na eroso de suas margens externas e acmulo de sedimento nas margens internas. A fauna da Floresta Atlntica representa uma das mais ricas em diversidade de espcies e est entre as cinco regies do mundo que possuem o maior nmero de espcies endmicas. Est intimamente relacionada com a vegetao, tendo uma grande importncia na polinizao de flores, e disperso de frutos e sementes.

Apresenta uma das mais elevadas riquezas de aves do planeta, com 1020

espcies, sendo 188 endmicas e 104 ameaadas de extino.

Possui 250 espcies de mamferos, sendo 55 endmicas, com a possibilidade

de existirem diversas espcies desconhecidas, so os componentes que mais sofreram com os vastos desmatamentos e a caa. H uma grande quantidade de roedores e quirpteros (morcegos), e apesar de no ser to rica em primatas quanto a Amaznia, possui um nmero razovel de espcies (Adams, 2000). Concentra 370 espcies de anfbios, cerca de 65% das espcies brasileiras conhecidas, destas, 90 so endmicas, evidenciando a importncia deste grupo. Possui 150 espcies de rpteis. O nmero total de espcies de peixes 350, destas, 133 so endmicas. O alto grau de endemismo resultado do processo de evoluo das espcies, em rea isolada das demais bacias hidrogrficas brasileiras. A vegetao presente nos ecossistemas da Mata Atlntica so formaes florestais e no florestais, tais como: Floresta Ombrfila Densa, Floresta Ombrfila Aberta, Floresta Ombrfila Mista, Floresta Estacional Semidecidual, Floresta Estacional Decidual, Manguezais, Restingas, Campos de Altitude, Brejos Interioranos e Encraves Florestais do Nordeste (IBGE, 1993). Estima-se que a diversidade total de plantas que a Mata Atlntica possua somente considerando o grupo das angiospermas seja de 55.000 a 60.000 espcies.

Flora da Mata Atlntica


Palmito Jussara (Euterpe edulis)

ORIGEM Mata Atlntica CARACTERSTICAS DA PLANTA O juara uma palmeira esbelta, de estipe reto e cilndrico, podendo atingir at 15 a 20 cm de comprimento, que no produz perfilhos. Possui folhas pinadas, com pecolo curto, geralmente pendente, que se encontram inseridas no pice da estipe. O fruto uma drupa esfrica, com aproximadamente 1,0 a 1,5 cm de dimetro, de colorao inicialmente verde e, aps o amadurecimento, violcea. Uma planta capaz de produzir at 8 kg de frutos, o que correspondem a quase 6500 sementes/planta. CARACTERSTICAS DA FLOR Flores unissexuadas e reunidas em inflorescncias do tipo espdice. Cada espdice composta por vrias espigas ao longo das quais esto inseridas duas flores masculinas e uma feminina. Atinge 20 m de altura. Tem tronco liso e fino, num tom acinzentado. Entre maio e junho, d flores midas e amarelas. O que se usa como alimento uma poro de aproximadamente 50 cm da parte terminal do caule - ali, junto s folhas, concentra-se o "creme", opalmito saboroso. Considerado em extino como produto de extrao comercial, ainda se encontra em toda a Mata Atlntica, desde a Bahia at o Rio Grande do Sul, e em planaltos no interior das regies Sul e Sudeste.

Pau-brasil um dos nomes populares da

espcie Caesalpina echinata Lam. (echinata significa "com espinhos"), uma leguminosa nativa da Mata Atlntica, no Brasil. Seu nome em tupi ibira pitanga, ou "madeira vermelha". O nome popular em portugus deriva da cor de brasa da resina vermelha contida na sua madeira. conhecido tambm pelos nomes de brasileto, ibirapiranga, ibirapita, ibirapit, muirapiranga, orabut, pau-depernambuco, pau-de-tinta, paupernambuco e pau-rosado. tambm conhecida como pau-ferro por ser mais densa do que a gua e no flutuar, o que prejudica o seu transporte no meio fluvial. So tambm conhecidos como pau-brasil, embora tenham preferencialmente outros nomes, a Caesalpinia ferrea (pau-ferro) e a C. peltophoroides ( sibipiruna ).

Bromlia (Vriesia

altodaserrae )

Fauna da Mata Atlntica


Bicho Preguia (Choloepus didactylus)

ONDE VIVE: EM FLORESTAS TROPICAIS Nicho: O QUE COME: HERBVORO TEMPO DE GESTAO: VIVPARO DE 120 A 180 DIAS NMERO DE FILHOTES: UM POR VEZ
CARACTERSTICAS FSICAS: TEM O CORPO INTEIRO MARROM E O ROSTO CASTANHO TEMPO DE VIDA: PODE VIVER MAIS DE 10 ANOS PESO: AT 9 KG TAMANHO: AT 60 CM MAIS 8 CM DE CAUDA

A ona-pintada (Panthera onca), tambm conhecida como jaguar ou jaguaret um

grande felino, do gnero Panthera, e a nica espcie Panthera encontrado nas Amricas. o terceiro maior felino do mundo aps o tigre e o leo, e o maior do Hemisfrio Ocidental. A ona-pintada uma excelente caadora.

Nicho:

As patas curtas no lhe permitem longas corridas, porm lhe proporcionam grande fora, fundamental para dominar animais possantes como antas, capivaras,queixadas, tamandus, jacars etc. As onas-pintadas so solitrias e s buscam a companhia de um par durante a poca de acasalamento. A gestao dura em mdia 100 dias e at quatro filhotes podem ser gerados. Os machos atingem a maturidade sexual em torno dos trs anos, e as fmeas, com dois anos. Em cativeiro, as onas vivem at 20 anos; j a expectativa de vida para as onas selvagens cai pela metade. Na poca reprodutiva, as onas perdem um pouco os seus hbitos individualistas e o casal demonstra certo apego, chegando inclusive a haver cooperao na caa. Normalmente, o macho separa-se da fmea antes dos filhotes nascerem. Em geral nascem, no interior de uma toca, dois filhotes - inicialmente com os olhos fechados. Ao final de duas semanas abrem os olhos e s depois de dois meses saem da toca. Quando atingem de 1,5 a 2 anos, separam-se da reprodutora, tornando-se sexualmente maduros e podendo assim se reproduzirem.

MICO-LEO-DOURADO (Leontopithecus

rosalia ) Distribuio geogrfica: Floresta tropical no sudeste do Brasil (na regio do Rio de Janeiro) Nicho: Costuma brigar at a morte para defender seu territrio Tem hbito diurno e costuma viver em grupos de at 8 animais Alimenta-se principalmente de insetos, frutas, lagartos, ovos de aves e pequenos pssaros A fase de reproduo da fmea ocorre entre os meses de setembro a maro. Ele costuma gerar de 1 a 3 filhotes Esta espcie est correndo risco de extino. Porm a reproduo em cativeiro est apresentando resultados positivos Tambm so chamados de: sagui, saguipiranga, mico e sau

Relaes Ecolgicas na Mata Atlntica


Competio interespecfica: rvores de diferentes

espcies crescendo umas muito prximas das outras competem entre s pelo espao para as copas das rvores se desenvolverem e assim obterem mais luz solar para realizarem a fotossntese, portanto uma competio por luz solar. Inquilinismo ou epibiose Um exemplo tpico a associao entre orqudeas e rvores. Vivendo no alto das rvores, que lhe servem de suporte, as orqudeas encontram condies ideais de luminosidade para o seu desenvolvimento, e a rvore no prejudicada. Predatismo: Ona-pintada se alimentado de uma capivara

Floresta Temperada

Floresta Temperada
Encontrado nas regies situadas entre os plos e os

trpicos. Caracterstica das zonas temperadas midas e abrange o oeste e centro da Europa, leste da sia. As temperaturas mdias anuais so moderadas. As quatro estaes do ano encontram-se bem definidas. solo muito rico em nutrientes devido, sobretudo, a decomposio das folhas que vai enriquecendo o solo em nutrientes. A vegetao das florestas temperadas variada, desde as conferas e rvores com folhas largas caducas. Maioria das rvores caduciflias (tons vermelhos e amarelos no outono)

Terra rica em hmus


Precipitao 75 mm a 100 mm ano

Vegetao formam estratos


Sub-bosque. Diversificado ( arbusto,pequenas rvores, samambaias, musgos, ervas e brotos).

Flora nativa da Floresta Temperada


CARVALHO ROBLE ou ALVARINHO

Nome Cientfico: Quercus robur


rvore larga de grande porte que pode atingir os 30-40 m de altura. A copa ampla. As folhas so caducas, lobuladas com 3 a 5 lbulos, com o bordo ondulado e tm uma pequena salincia na base; tm 6-16 cm de

comprimento. So verde escuras na pgina superior e verde-claras na pgina inferior. Vive em solos nao calcrios da Europa, excepto nos extremos Norte e Sul. Floresce em Abril - Maio. O fruto, as bolotas, so inicialmente verdes e castanhas lustrosas quando maduras. Estas rvores podem atingir 300-400 anos de idade. A sua madeira pesada, resistente e dura muito debaixo de gua. muito utilizada em pontes, em minas e na construo hidrulica. ainda muito utilizada para mveis e no revestimento de casas.

CASTANHEIRO

Nome Cientfico: Castanea sativa. O castanheiro uma rvore longeva, de folha caduca, que pode atingir mais de um milhar de anos de idade. A florao acontece de Maro a Junho. A sua produo mantm-se elevada mesmo quando j est em idade avanada (o que significa 600 anos de idade ou mais). At aos 50 a 60 anos de idade, o seu crescimento bastante rpido, retardando depois at ao fim da vida. Pode atingir os 45 metros de altura e a sua copa pode chegar aos 30 a 40 metros de dimetro. Existem 2 tipos de castanheiro - o bravo e o manso consoante a forma de regenerao e o tipo de explorao que se pretende. A um povoamento de castanheiros mansos, vocacionados para produzir castanhas, d-se o nome de souto e a um povoamento vocacionado par produzir madeira, d-se frequentemente o nome de castial.

CARVALHO

Nome Cientfico: Quercus robur uma rvore de grande porte, de folha caduca, pertencente famlia Fagaceae. O carvalho roble uma espcie bem adaptada aos climas temperados hmidos, que apresenta grande resistncia ao frio. Esta espcie prefere os terrenos siliciosos, argilosos frescos e hmidos, ricos em nutrientes. O carvalho-vermelho ou roble nativo da Eursia e encontra-se por toda a Europa entre os 40 e 60 de latitude norte, com menos frequncia no norte de frica, noroeste da Rssia, e extremo norte da Europa, onde as condies meteorolgicas no so muito favorveis.

Fauna nativa da Floresta Temperada


Nome comum: Panda Vermelho Nome cientfico: Ailurus fulgens Gnero: Ailurus Famlia: Procyonidae O panda-vermelho nativo das regies montanhosas do Himalaia e do sul da China, e est associado s florestas temperadas e altitude e a bambuzais. Possui uma colorao castanho-avermelhada caracterstica, cauda comprida e felpuda e um andar gingado devido ao encurtamento dos membros dianteiros. um animal solitrio, territorialista e de hbito crepuscular e noturno. Sua alimentao principalmente composta por bambu; entretanto, por ser onvoro, pode ingerir ovos, pssaros, insetos e pequenos mamferos.

Nome comum: Coruja Famlia: Strigidae Ordem: Strigiformes

Trata-se de aves de rapina, tmidas, solitrias, discretas e de vo silencioso, graas ao formato e textura de suas penas. Na cultura grega eram tidas como smbolo da sabedoria, j em outras culturas esta ave era smbolo de ligao com o mundo espiritual. Estas grandes caadoras so encontradas em quase todo o mundo, menos na Antrtica, na maior parte da Groenlndia e em algumas ilhas remotas. A coruja se alimenta de pequenos mamferos (ratos e camundongos, por exemplo), gafanhotos, grilos, aranhas e outras aves.

Durante o perodo de reproduo, o macho oferece

uma presa fmea, quando a presa aceita ocorre o acasalamento. A cada postura a fmea pe de 3 a 5 ovos, o tempo de incubao de aproximadamente 33 dias e os filhotes comeam a voar, em mdia, em 75 dias. As espcies maiores de corujas vivem de 15 a 20 anos.

Nome Comum: Esquilo Famlia: Sciudidae Ordem: rodentia

O esquilo no hiberna (no apresenta queda da temperatura

corporal, fato que caracteriza a hibernao), mas alterna fases de sono mais longas que o normal, acorda e sai em busca dos seus alimentos. Ao reduzir sua atividade fsica, reduz sua necessidade de obter alimentos. Trata-se de um animal de hbitos diurnos e se desloca com incrvel agilidade pela copas das rvores, bem coma para subir ou descer pelos troncos. Constri ninhos esfricos na bifurcao dos galhos da copa das rvores, ali dorme e d luz a suas crias. Seus principais alimentos so as avels, nozes, frutas e animais pequenos.

O esquilo desenvolve sua mxima atividade na poca

da reproduo, quando faz verdadeira caada s fmeas no topo das rvores. Os principais perodos de reproduo ocorrem durante a primavera e no incio do vero. Depois de 28 dias de gestao, nascem 4 ou 5 filhotes (no mximo 7) duas vezes por ano. Os filhotes nascem cegos e sem plos. As fmeas constroem mais de um ninho, assim, se forem incomodadas, podem levar suas crias para outro lugar.

Relaes Ecolgicas Na Floresta Temperada


Interao Interespecfica Herbivorismo

O panda-vermelho que se alimenta de plantas nativas da regio. Interao Interespecfica Predatismo A guia-de-asa-redonda se alimenta de pequenos mamferos, tais como ratos, coelhos e esquilos. Tambm se alimenta de aves menores, ou mesmo de carcaas de animais mortos. Interao Intraespecfica Sociedade As vespas provenientes da floresta temperada que se organizam em suas colmeias.

Taiga

Taiga
Latitudes altas (especialmente hemisfrio norte),

abaixo da tundra. Inverno muito frio, vero curto, porm mais longo que na tundra. Floresta onde mais se explora a madeira. Clima subrtico com ventos fortes e gelados Precipitao anual 40 a 100 mm. Temperatura oscila entre 21 a -54. Solo pobre,em nutrientes e cobre-se de folhas. Vegetao:conferas,abetos e pinheiros. vegetao adaptadas.folhas aciculares e cobertas por uma pelcula cerosa, forma cnica,folhas perenes.

Fauna da Taiga
Raposa-vermelha A raposa-vermelha (Vulpes vulpes) um mamfero, carnvoro de mdio

porte, com os pelos geralmente castanho-avermelhados. Habita a Amrica do Norte, a Eursia e em esparsas populaes do norte da frica. Tambm h esparsas populaes na Austrlia, onda foram introduzidas para dar fim nos coelhos, que tambm foram introduzidos.
Tem hbitos noturnos e crepusculares, comendo em mdia 500 g de

comida todos os dias. Caa animais pequenos como coelhos e lebres, mas pode alimentar-se tambm de roedores, aves, insetos, peixes, ovos e frutos. A raposa-vermelha vive em grupos formados em sua maioria por um macho adulto e vrias fmeas. Essas raposas tm um tamanho variado de 90 a 1,40 m de comprimentos, os machos tm entre 6 a 10 kg e as fmeas de 4 a 8 kg. Com orelhas pontudas e pretas atrs, focinho fino, cauda espessa, pequenos olhos triangulares e patas ovais com garras no retrteis. Sua gestao dura em torno de 52 a 53 dias, pouco menos de dois meses. A fmea tem entre 4 a 5 crias uma vez por ano.

guia-de-cabea-branca A guia-de-cabea-branca, guia-careca, guia-americana ou

pigargo-americano (Haliaeetus leucocephalus) uma ave nativa da Amrica do Norte, vivendo principalmente perto do mar, rios e lagos, desde o Alaska e a parte rtica do Canad at o golfo do Mxico. smbolo nacional dos Estados Unidos da Amrica. Seu comprimento fica em torno de 1,1 m e sua envergadura varia entre 1,9 a 2,5 m. Suas asas so quadrangulares, com as extremidades penteoladas. Seu pio cacarejado, chiado e spero. Possui um bico grande, curvo e afiado que serve para dilacerar sua comida, tal comida seriam principalmente peixes, que retiram da gua com suas garras afiadas. Constri seu ninho na copa de rvores e em cada ninhada ocorre em mdia dois ovos e a incubao dura um ms e meio.

Urso-negro O urso-negro (Ursus americanus) um urso norte-

americano, encontrado no Alaska e no Norte do Mxico. Pode chegar at 1,8 m de comprimento e 270 kg. Sua aparncia demonstra ser um animal grande e feroz, mas 70% de sua dieta consiste de material vegetal, tais como frutos, nozes, gramneas, razes e seiva de rvores. Tambm se alimenta de carne, principalmente de camundongos e peixes. No inverno, hiberna numa toca, geralmente um oco sob uma rvore cada, dentro de um tronco oco ou em uma toca abandonada. Sua gestao comea no vero norteamericano (julho) e vai at janeiro ou fevereiro, dando de 2 a 3 crias por parto.

Flora da Taiga
Pinheiro Silvestre O pinheiro silvestre (Pinus sylvestris)

uma rvore confera da famlia das Pinceas, considerado o pinheiro mais largamente distribudo em todo o mundo. Aparece, naturalmente, na Escandinvia, Esccia, Norte da Europa e da sia. uma rvore de tamanho moderado variando a sua altura entre 15 a 30 m. As folhas so em forma de agulha, agrupadas de duas a duas tm comprimento de 4,5 a 9 cm. Suas pinhas so solitrias ou se encontram em grupos de dois a trs, com pednculo curto. As sementes so negras, e sua polinizao ocorre no incio do vero e seguida pela fertilizao nos 12 meses seguintes. uma rvore que apresenta grande longevidade, podendo atingir os 400 anos ou mesmo at mais, como algumas que beiraram os 1000 anos.

Abeto do Norte O abeto do norte ou abeto da Noruega

(Picea abies) uma rvore confera da famlia das Pinceas, oriunda de regies frias e montanhosa, nativa da Europa do Norte e Central. Sua altura varia entre 30 a 60 m. Sua longevidade dura entre 300 a 400 anos. Cresce bem em climas frios e midos, com solos ricos e bem drenados. As folhas so em forma de agulha e so duras e pontiagudas, com cerca de 1 a 2 cm de comprimento. Da mesma forma que as demais conferas, o aberto tem os rgos reprodutores agrupados em pinhas, formaes semelhantes s dos pinheiros, mais alongados do que estas e dispostos no fim dos ramos. As sementes apresentam um prolongamento semelhante a uma asa, o que facilita sua disperso pelo vento. Sua madeira macia e muito empregada em construo e na fabricao de mveis.

Larcio Outra rvore confera da famlia das

Pinceas, nativa dos Alpes da Europa Central, o larcio (Larix decdua) pode atingir os 23 m de altura, com tronco pontiagudo e copa aberta, simtrica e levemente cnica, crescendo mais rapidamente do que as outras conferas. Cresce bem em solos moderadamente calcrios, mas no em solos secos, superficiais e fortemente calcrios. As suas folhas so lineares (estreitas e compridas), apresentando comprimento de 19 a 31 mm, encontrando-se em forma de espiral formando fascculos de 30 a 65 agulhas. Na primavera tm uma cor verde vivo, escurecendo um pouco no vero. No outono, tomam uma cor dourada. Na primavera tambm se formam os cones, que inicialmente so avermelhados e depois tornam acastanhados. So ovoides e seu amadurecimento se d entre setembro e dezembro.

Relae Ecolgicas da Taiga


Interao Interespecfica Predatismo

A raposa-vermelha que caa coelhos e lebres. Interao Interespecfica Competio As rvores conferas que ali residem competem umas com as outras e com de porte menor pra conseguir energia solar, escassa na taiga. Interao Interespecfica Predatismo O lobo-cinzento que caa caribus e alces.

Tundra

Tundra

LOCALIZAO. Altas latitudes (especialmente hemisfrio norte). Caracteriza-SE por um tapete de musgo e liquens espalhados junto a ervas de florao e arbustos baixos. Durante o vero,o gelo descongela, Durante o vero, ao redor de 10 a 15 cm da terra se descongela. O solo, abaixo dessa profundidade permanece gelado e se denomina permafrost. Durante o curto vero, o sol permanece no cu por aproximadamente 24 horas cada dia.

Grandes

quantidades de produtos da fotossntese so produzidos e armazenados nesta estao.

Sem rvores - s ervas, liquens e

musgos Os musgos so a base da cadeia alimentar Maioria dos animais (aves insetvoras, lebres, caribus, lobos, raposas)

Fauna da Tundra
Lebre-rtica A lebre-rtica (Lepus arcticus) tem

cerca de 60 cm de comprimento e pesa em torno de 4,14 kg. Ela tem focinho e orelhas curtas para evitar a perda de calor. A sua pelagem espessa tem o mesmo objetivo, porm ela diferencia-se dependendo da poca do ano. No inverno, seus pelos se tornam brancos, quando a rea em que vive fica coberta pela neve. No vero, ela se torna acinzentada. A lebre se alimenta de plantas lenhosas, mas gosta de folhas, frutos, flores e grama. Distribuda ao longe da tundra, tambm reside em regies setentrionais da Groenlndia, partes do Canad e Alaska. Gera em torno de 2 a 5 filhos por anos, com gestao de 50 dias.

Urso-polar O urso-polar (Ursus maritimus) nativo e tpico da regio do rtico e

atualmente um dos maiores carnvoros terrestres conhecidos. Os machos pesam cerca de 300 a 400 kg, podendo atingir at 700 kg, medindo at 3 m de altura. Fmeas so bem menores, com 200 a 300 kg de massa e 2,10 m de comprimento. Seu corpo adaptado para um melhor desempenho na gua para o frio. As patas dianteiras so largas para facilitar o nado e o mergulho e as patas posteriores tm cinco dedos. O crnio e o pescoo so alongados, orelhas e olhos so pequenos e arredondados. No h boa sobre os ombros. Todas essas adaptaes so a favor de um maior hidrodinamismo que facilita a natao. A sola dos ps tm papilas e vacolos que ajudam a caminhada sobre o gelo. a espcie de urso mais carnvora de todas, e sua presa principal a foca. Alimenta-se tambm de aves, roedores, moluscos, caranguejos, morsas e belugas. s vezes caa boisalmiscarados e, muito raramente, outro urso-polar. A gesto dos ursos-polares demora entre 200 a 265 dias, dando no mximo at quatro crias, sendo a mdia apenas duas.

Rena A rena (Rangifer tarandus) ou caribu um cervdeo de

grande porte com chifres que vive em manadas. Ela distribuda nas regies rticas do norte do Canad, Alaska, Rssia, Escandinvia e Islndia. Possui pernas compridas, com cascos afiados e patas peludas que garantem a trao sobre solos congelados. A fmea a nica da famlia dos cervdeos que tem chifres como o macho, embora sejam ligeiramente menos desenvolvidas se comparados com os do macho. Mede em torno de 1,20 m e pesa entre 200 a 300 kg. Alimenta-se de bambus, ervas rasteiras, principalmente lquens e comem pequenos pssaros e ovos. O perodo de gestao dura cerca de oito meses e nascem um ou duas crias de cada vez.

Flora da Tundra
Pasque Flower / Wind Flower A pasque flower / wind flower

(Pulsatilla vulgaris) pertence famlia Buttercup (Ranunculaceae), nativa do oeste, centro e sul europeu. Ela cresce at 15-30 cm e quando d frutos, chega at 40 cm de altura. Ela cresce em pedaos de madeira de pinhos ou campos, comumente em solo rico em clcio. o ingrediente principal no tnico heptico francs, usado para dor de estmago e para auxiliar a produo de bile.

Caribou Moss A caribou moss ou reindeer lichen

(Cladonia rangiferina) cresce no rtico e regies nortinas ao redor do mundo, em cima de pedras ou no cho. um lquen levemente colorido, pertencente famlia Cladoniaceae. Ela um alimento crucial aos caribus (renas), e por isso tem grande importncia econmica. O lquen, como a maioria deles, cresce vagarosamente (cerca de 3-5 mm por ano). Ela pode ser usada para confeco de aquavit (nome genrico para destilados), e s vezes usada como decorao em janelas. A caribou moss tambm utilizada como remdio para retirar pedras nos rins e diarreia, outrora como alimento humano.

Bearberry A bearberry (Arctostaphylos uva-ursi) vive em locais de

latitude norte, confinadas s altas altitudes. uma pequena planta que varia entre 5-30 cm de altura. As folhas so bem verdes, remanescendo verdes por 1-3 anos antes de carem. A fruta uma baga de cor avermelhada. A bearberry usada na medicina por conter o glicosdeo arbutin, que tem propriedades antimicrbicas e age como um diurtico mediano.

Relaes Ecolgica da Tundra


Interao Intraespecfica Canibalismo

Os ursos-polares que, raramente, matam uns aos outros para alimentarem-se. Interao Interespecfica Predatismo Os ursos-polares que se alimentam de morsas, belugas e aves. Interao Intraespecfica Competio As renas macho que lutam entre si usando de seus chifres para disputar uma rena fmea.

Ecossistema Aquticos

Ecossistemas Terrestres/Aquticos: Diferenas


As diferenas bsicas entre o ecossistema aqutico e

terrestre , alm do substrato que os envolvem, so:


Nos ecossistemas terrestres a gua muitas vezes um

fator limitante, no ecossistema marinho a luz que se torna limitante; As variaes de temperatura so mais pronunciadas no meio terrestre do que no meio aqutico; No meio terrestre, a circulao de ar provoca uma rpida circulao de gases. No aqutico, o oxignio , s vezes, um fator limitante;

O meio

aqutico requer esqueletos menos rgidos dos seus habitantes do que no meio terrestre; O ecossistema terrestre apresentam uma biomassa vegetal muito maior que os ecossistemas aquticos ; Mais as cadeias alimentares tornam se bem maiores nos ecossistemas aquticos.

Ecossistema Aqutico
So divididos em dois tipos: marinho e dulccola.
Considera- se dulccola (gua doce) aquela cuja

concentrao de sal de 0,5 g/l, quanto a concentrao mdia das guas marinhas em torno de 35 g/l.

Ecossistema de gua Doce (Dulccola)


Podem ser divididas em dois grupos: Os Lnticos, ( lagos e pntanos); E os Lticos, ( os rios, as nascentes e as corredeiras).
A vida no ecossistema de gua doce compe-se: Principalmente algas, moluscos, insetos aquticos, crustceos e peixes; Alm das bactrias e fungos, encarregados na decomposio da matria orgnica.

Rios de gua doce. Os rios e lagos que formam Ecossistema


ecossistemas de gua doce so considerados o meio de vida natural mais ameaado do planeta. Embora ocupem apenas 1% da superfcie terrestre, os ecossistemas de gua doces abrigam cerca de 40% das espcies de peixes e 12% dos demais animais. S o rio Amazonas possui mais de trs mil tipos de peixes. Esto relacionados com o ambiente em seu redor, dependendo dele para satisfazer a maior parte das necessidades de suprimento de energia de seus indivduos, j que os produtores encontrados nos cursos de gua no so suficientes (ecossistema aberto). Os fatores essenciais que influem no povoamento dos cursos de gua so a velocidade da corrente, a natureza do fundo, a temperatura, a oxigenao e a composio qumica das guas.

A temperatura das guas correntes acompanha a do meio

externo, mas possui menor amplitudde de variao. As nascente apresentam temperatura praticamente constante ao longo de todo ano.As guas correntes possuem suprimento abundante de oxignio por causa de uma srie de fatores: agitao constante, ampla rea de contato com ar-gua e pequena profundidade. As comunidade desse ecossistemas so muito sensveis variao da concentrao de oxignio, como, por exemplo, em casos de poluio dos cursos de gua.
VOLUME DE GUA DOCE DOS RIOS POR CONTINENTES:

OCEANIA: 24 KM3. EUROPA: 76 KM3. AFRICA: 184 KM3. AMERICA DO NORTE: 236 KM3. SIA: 533 KM3. AMERICA DO SUL: 946 KM3.

Lagos
Os lagos e as lagoas originam-se em perodos de intensa atividade

vulcnica e tectnica e apresentam, em funo disso, distribuio localizada na superfcie terrestre conforme as regies onde tais aes se fizeram mais pronunciadas.. A produtividade de um lago depende de sua profundidade e idade geolgica e do recebimento de nutrientes do exterior e geralmente decresce medida que sua profundidade aumenta. Os lagos quanto sua produtividade podem ser classificados em dois grupos: os lagos oligotrficos e os eutrficos. Oligotrficos: Baixa produtividade, geolgicamente jovens, densidade de plncton baixa e, o teor de oxignio elevado e as espcies que neles se desenvolvem requerem bastante oxignio. A decomposio faz-se lentamente. Eutrficos: vida aqutica abundante, so corpos d`gua que possuem uma elevada capacidade de depurao de matria orgnica.

Fauna de Ecossistema de gua Doce (Dulccola)


Cachara, Surubim, Pintado ou Caparari Nome Cientfico: Pseudoplaystoma fasciatum Famlia: Pimelodidae O Cachara, Surubim, Pintado ou Caparari (Pseudoplaystoma fasciatum) encontrado em Bacias Amaznicas, Araguaia-Tocantins, do Prata (incluindo Pantanal) e So Francisco. Estas espcies vievem em vrios tipos de hbitats, como, matas inundadas, lagos, canal dos rios, praias e ilhas de plantas (matups). So espcies piscvoras e realizam migraes de desova rio acima durante a seca ou incio das chuvas. Todas as espcies so importantes na pesca comercial e esportiva.

Lambari Nome cientfico: Astianax spp Classe: Actinopterygii Ordem: Characiformes Famlia: Characidae O Lambari encontrado em Bacias Amaznicas, Araguaia-Tocantins, So Francisco, do Prata, do Nordeste e do Sudeste/Sul. uma espcie onvora e consome vrios itens alimentares vegetais e animais (flores, frutos, sementes, insetos, crustceos, algas, detritos e etc.). Vivem em vrios tipos de habitats, entre eles margens de rios, riachos e lagoas marginais. O tamanho do lambari , em mdia, 10 centmetros de comprimento. Os menores e mais coloridos tm importncia como peixe ornamental.

Pirarara Nome cientfico: Phractocephalus

hemiliopterus Ordem: Siluriformes Famlia: Pimelodidae A Pirarara encontrada em Bacias Amaznicas e AraguaiaTocantins.Ocorre no canal do rios, vrzeas e igaps, inclusive nos tributrios de guas pretas e claras, alcanando as cabeceiras e parte do esturio do Amazonas. O tamanho da cabea da pirarara chama a ateno pelo tamanho, alm de ser muito dura.Pode chegar at 1,50 m de comprimento e pesar mais de 50 quilos. Alimentam-se de peixes, frutos e carangueijos.

As plantas aquticas so conhecida como macrfitas (macro = grande, fita = planta). So vegetais que habitam desde brejos at ambientes totalmente submersos.

Flora de Ecossistema de gua Doce (Dulccola)


Nome Cientfico: Victoria amazonica Sinonmia: Victoria regia, Euryale amazonica, Victoria regalis Nome Popular: Vitria-rgia, milho-d'gua, rainha-dos-lagos,

rainha-dos-nenfares, forno-d'gua, forno-de-jaan, nanp, jaan, aguap-ass, car-d'gua Diviso: Angiospermae Origem: Brasil, Bolvia e Guianas Suas folhas so circulares, enormes, podendo alcanar 2,5 metros de dimetro, e flutuantes, com bordos elevados em at 10 cm, que revelam a pgina inferior espinhenta e avermelhada. Esta face inferior apresenta uma rede de grossas nervuras e compartimentos de ar responsveis pela flutuao da folha. A superfcie da folha ainda apresenta uma intrincada rede de canais para o escoamento da gua, o que tambm auxilia na sua capacidade de flutuar, at mesmo sob chuvas fortes.

Nomes populares: aguap, baronesa, jacinto dgua

Nome cientfico: Eichornia crassipes Origem: Amricas do Norte e do Sul Porte: at 1 metro Florao: Vero Clima: Quente e mido

O aguap serve de abrigo natural a organismos de vrios

tamanhos e aspectos, servindo de habitat para uma fauna bastante rica, desde microrganismos, moluscos, insetos, peixes, anfbios e rpteis at ave aguap se apresenta suspenso, flutuando livremente, enroscado em obstculos, preso ao solo em locais de gua rasa e at enraizado em reas consideradas secas. A planta possui uma grande quantidade de pecolos cheios de cavidades de ar - isso explica o enorme poder de flutuar. A reproduo dos aguaps ocorre por meio de sementes e por brotaes laterais - novas plantas so produzidas por estoles e o seu crescimento lateral ocorre a partir do rizoma.

Nome Cientfico: Nymphaea alba Sinonmia: Nymphaea occidentalis, Castalia

alba Nome Popular: Ninfia-branca, lriod'gua, nenfar-branco, lrio-branco


Origem: Europa, sia e frica

A ninfia-branca uma planta aqutica

adaptada s margens de rios calmos ou lagos, em regies de clima temperado. Suas folhas so grandes, emersas, semiflutuantes, cordiformes, coriceas, brilhantes, de colorao verde-escura na pgina superior e avermelhada na inferior. Elas so sustentadas por longos pecolos que ligam-se ao rizoma, carnoso e horizontal, enterrado no fundo do lago. As flores solitrias surgem em longos pednculos, so brancas com muitos estames de anteras amarelas. So hermafroditas e podem se autopolinizar, assim como podem ser polinizadas por insetos. O fruto formado do tipo aqunio, com sementes que se dispersam pela gua.

Relaes Ecolgicas de Ecossistema de gua Doce (Dulccola)


Canibalismo:

Muitas espcies de peixes devoram os alevinos (So 'filhotes' de peixe logo aps o nascimento) de sua prpria espcie. Predantismo: Nas guas so comuns os peixes predadores que vivem caando e matando outros peixes a fim de se alimentarem. Parasitismo: Difilobotrase uma infeco causada por um parasita de peixes, tambm conhecido como tnia dos peixes. A infeco semelhante a da tnia solium e tnia saginata, cuja contaminao ocorre atravs da ingesto de carnes de gado e porco mal cozidas. O hospedeiro definitivo o homem, porm outros mamferos, como ces e gatos, que comem peixe cru podem servir de hospedeiro.

Oceanos

Um oceano (de , Okeanos " em grego) um corpo principal

da gua salina, e um componente principal da hidrosfera. Aproximadamente 71% da superfcie de Terra (uma rea de uns 361 milhes de quilmetros quadrados) coberta pelo oceano, um corpo de gua contnuo que geralmente dividido em diversos oceanos principais e mares menores. Mais do que a metade desta rea est sob mais 3.000 metros (9.800 ps) de profundidade. Quase trs quartos (71%) da superfcie da Terra coberta pelo oceano (Cerca de 61% do Hemisfrio Norte e de 81% do Hemisfrio Sul). Este oceano global interconectado de gua salgada dividido pelos continentes e grandes arquiplagos em cinco oceanos, como segue: Oceano Pacfico Oceano Atlntico Oceano ndico Oceano Glacial rtico Oceano Glacial Antrtico

Curiosidades:

Maior oceano: Pacfico. Oceano que banha o territrio brasileiro: Atlntico. Conhecido como antigo Mar das ndias: ndico. Oceano localizado no Plo Norte: Polar rtico. Oceano com grande quantidade de pinguins: Polar Antrtico. Separa Europa e frica, a leste, da Amrica, a oeste: Atlntico. Abriga o Mar de Bengala, Mar Vermelho, Golfo Prsico: ndico. As Ilhas caribenhas esto localizadas nesse oceano: Atlntico. Situado entre a Amrica, a leste, a sia e a Austrlia, a oeste, e a Antrtica, ao sul: Pacfico. Oceano que banha o territrio da Sua: A Sua no banhada por nenhum oceano.

Regio litornea: assentada sobre a plataforma

continental. Subdiviso: Infralitoral: zona permanentemente coberta de gua. Mesolitoral: tambm conhecida como entremars, zona que ora fica descoberta, ora coberta pela gua. Supralitoral: zona que no costuma ser coberta pela gua e abrange todos os locais que sofrem a influencia do oceano: dunas, restingas e habitantes tpicos dessa regio (plantas adaptadas, insetos, aves e aranhas) Regio ocenica: mar aberto Regio pelgica: em que os organismos nadam ativamente Regio bentnica: em que os organismos se utilizam do fundo ocenico para se fixar

Principais comunidades:
Plnctons: organismos flutuantes livres na massa de gua. Podem ser: fitoplancton (organismos auttrofos, pasto marino) e zooplancton (microcrustceos e outros animais geralmente microscpicos, o elo de ligao entre o fitoplancton e os demais seres vivos). Vivem na regio ftica: at 200m.

Bentos: habitam o fundo ocenico. Podem ser: Fixos (ou ssseis) como esponjas, corais, cracas, algas macroscpicas. Mveis (ou errantes) como caramujos, camares e lagostas. Ncton: formada por organismos nadadores ativos, como peixes, mamferos aquticos (baleias, focas, etc.) tartarugas, lulas, etc.

Zona ftica: at 200 m Zona aftica: abaixo de 200 m Regio batial: 200 a 2000 m Regio Abissal: 2000 a 6000 m de profundidade Regio hadal: abaixo de 6000 m de profundidade

Fauna dos Oceanos


Cavalo-Marinho
Nome cientfico: Hippocampus reidi Descrio: Ocorrem desde o Caribe at Santa Catarina, no Brasil.

Nicho: O cavalo marinho se alimenta de pequenos


moluscos, vermes, crustceos e plncton que so sugados atravs do seu focinho tubular. No aqurio ele se alimente de artmia salina e dfnias. Alimentos que no se movimentam no sero comidos j que ele no tem costume de ir buscar alimento. Ele come o que estiver passando por ele. Quanto sua reproduo, h um aspecto interessante: os ovos so depositados numa bolsa ventral do macho. Aps uma parada nupcial, a fmea deposita os ovos nesta bolsa para ento serem incubados, nascendo os juvenis completamente formados, j muito semelhantes aos adultos.

Camaro-palhao (Stenopus Hispidus) Nicho: crustceo que pode ser encontrado em

reas rochosas e/ou coralinas, dentro de fendas ou buracos de recifes, em guas rasas. um animal predominantemente noturno e que costuma viver em pares. Quando quer se deslocar rapidamente, move-se da frente para trs, como as lagostas, em uma curiosa forma de propulso. Se um predador o apanha pelas pinas, capaz de solt-las, assim como um lagarto solta seu rabo. Pinas novas logo aparecem, crescendo numa velocidade surpreendente. um animal carnvoro, conhecido por alimentar-se de parasitas de outros peixes ou morias, que de bom grado permitem este comportamento, mesmo podendo engoli-lo com uma s mordida se assim desejassem. Contudo tambm capaz de apanhar e comer pequenos peixes. J foram observados casos em que estes animais se fixavam numa determinada rea e os demais habitantes do recife vinham costumeiramente a procura de seus servios de limpeza de parasitas.

Baleia Azul (Balaenoptera musculus ) Nicho:

Distribuio A baleia-azul pode ser encontrada em todos os oceanos do planeta, embora faa migraes sazonais para fugir a guas mais quentes, j que a sua preferncia vai para as guas mais frias e ricas em alimento. Alimentao A base da alimentao da baleia-azul o Krill, pequeno crustceo parecido com o camaro com poucos centmetros de comprimento. Uma baleia adulta desta espcie pode ingerir mais de 3 toneladas deste alimento por dia. Estado de conservao Em perigo. Estima-se que possam haver no mximo 6000 destes mamferos na globalidade do planeta. A causa destes nmeros to baixos foi a caa que lhe foi movida a partir da segunda metade do sculo XIX e at aos anos 60 do sculo XX. Durante este perodo podem ter sido caadas 350.000 baleias-azuis. Neste momento a espcie protegida e proibida a sua caa por quase todos os pases do mundo. Gestao e maturidade sexual As baleias-azuis atingem a maturidade sexual por volta dos 7/8 anos. Reproduo A gestao destes animais dura cerca de 12 meses, findos os quais nasce uma cria com 7 ou 8 metros e mais de 2 toneladas. Tamanho O tamanho mximo encontrado foi de cerca de 33 metros, sendo que a grande maioria ronda os 25/30 e podem pesar at 130.000 kg . So os maiores e mais pesados animais da terra.

Comparao entre o tamanho de um golfinho, o ser humano e a baleia azul

Flora dos Oceanos


Asparagopsis taxiformis Nome cientfico: Asparagopsis

taxiformis Trevisan de Saint-Lon Famlia: Bonnemaisoniaceae Distribuio e Habitat: Est presente nos Oceanos Atlntico e ndico, Mar Mediterrneo. Ocorre predominantemente no litoral, a poucos metros de profundidade. Descrio: Alga de talo erecto, morfologia piramidal, colorao rosa plida. A parte apical possui ramificaes de forma piramidal com ramos dispostos em espiral. Estatuto de Conservao e Ameaas: Observaes: Tm sido isolados mais de 100 compostos orgnicos a partir desta alga. Estes compostos, devido sua aco mutagnica, tm sido investigados em termos de efeitos cancergenos.

Corallina officinalis Scientific name: Corallina

officinalis Linnaeus Family: Corallinaceae Distribuio e Habitat: Presente a Norte do Oceano Atlntico Norte (at Mauritnia) e no Mar Mediterrneo. Ocorre essencialmente no Infralitoral em zonas rochosas. Descrio: Esta alga fixa-se ao substrato atravs de um disco basal, atingindo uma altura de cerca de 4 cm a 5 cm. Possui uma colorao rosa plido, estando fortemente impregnada de clcio. Ramos no dicotmicos.

Ulva rigida (C. Agardh) Famlia: Ulvaceae Distribuio e Habitat:

Presente a Norte do Oceano Atlntico Norte (at Mauritnia) e no Mar Mediterrneo. Ocorre essencialmente no litoral e Infralitoral. Descrio: Constituda por um disco basal de fixao ao substrato e um talo achatado formando uma lmina. Esta ltima possui normalmente 10 cm a 15 cm de comprimento e 40 mm a 120 mm de espessura.

Relaes Ecolgicas nos Oceanos


Protocooperao: associao entre a anmona-do-mar e o paguro,

um crustceo semelhante ao caranguejo, tambm conhecido como bernardo-eremita ou ermito. O paguro tem o corpo mole e costuma ocupar o interior de conchas abandonadas de gastrpodes. Sobre a concha, costumam instalar-se uma ou mais anmonas-do-mar (actnias). A anmona possui clulas urticantes, que afugentam os predadores do paguro, e este, ao se deslocar, possibilita anmona uma melhor explorao do espao, em busca de alimento. Comensalismo: A rmora e o tubaro. A rmora apresenta a nadadeira dorsal transformada em ventosa, com a qual se fixa no ventre, prximo boca do tubaro e levada com ele. A rmora se alimenta desses restos alimentares produzidos pelas atividades do tubaro. Inquilinismo ou epibiose: O Fierasfer, um pequeno peixe que vive dentro do corpo do pepino-do-mar (Holoturia). Para alimentar-se, o Fierasfer sai do pepino-do-mar e depois volta. Assim, o peixe encontra proteo no corpo do pepino-do-mar, que no recebe benefcio nem sofre desvantagem.

Mangue

Mangue
um ecossistema de transio entre o aqutico e o terrestre. Associado s margens, onde h o encontro de guas de rios com a

do mar, ou diretamente expostos linha da costa. um sistema funcionalmente complexo, resiliente (altamente resistente) s constantes modificaes da topografia, da salinidade e do teor de nutrientes do solo. Reconhecido como berrio natural tanto para as espcies caractersticas desse ambiente, como para peixes andromos e catdromos, alm de outros animais que migram para esta rea devido s condies propcias para alimentao, reproduo e proteo. O substrato lodoso, salgado, com alto teor de matria orgnica e pouco oxigenado pode at tentar afugentar o indivduo que no quer afundar o p na lama. Mas a bordo de um bote a vista surpreende.

A vegetao muito caracterstica, com apenas sete espcies de

rvores halfitas facultativas (tolerantes a salinidade); abrigam grande variedade de microalgas cerca de 200 mil representantes, em um nico centmetro quadrado de raiz de mangue (UFRP) e epfitas como orqudeas, bromlias, samambaias e liquens. Em meio a esta vegetao os mais famosos representantes da fauna do mangue so os caranguejos, mas peixes e aves como as garas so facilmente avistados. Se o viajante for cauteloso, silencioso e um pouco paciente pode se deparar com um papagaio-de-cara-roxa e at com um jacar-de-papo-amarelo. Aproximadamente 80% dos manguezais do pas esto nas regies Norte e Nordeste, especialmente nos estados do Amap, Par e Maranho. Mas os litorais do sudeste ainda possuem sua porozinha resistente.

Fauna do Mangue
Nome cientfico: Pitangus sulphuratus Nome comum: Bem-te-vi CARACTERSTICAS Conhecido tambm como bem-te-vi-de-coroa e bem-te-vi-verdadeiro, mede 20,5 a 23,5 cm. Provavelmente o pssaro mais popular de nosso Pas. Com plumagem de colorao parda no dorso e amarelada no ventre, sobrancelha branca muito visvel na grande cabea, possui uma listra no alto da coroa varia de amarelo-claro a laranja-vivo. HABITAT comum em uma srie de ambientes abertos, como cidades, rvores beira d'gua, plantaes e pastagens. Em regies densamente florestadas habita margens e praias de rios. OCORRNCIA Em todo o Brasil e tambm desde o sul dos Estados Unidos a toda a Amrica do Sul. HBITOS migratrio em algumas regies. bastante agressivo e barulhento, pousando geralmente pouca altura em galhos ou outros locais isolados. Seu nome popular onomatopaico, pois ele emite um chamado curioso, no qual parece pronunciado com clareza: "Bem-te-vi. O ninho do Bem-te-vi fica em lugar visvel e feito de todos os tipos de plantas, freqentemente com capim. Este pssaro defende seu ninho vigorosamente e, ele ser agressivo com outros pssaros mesmo que no tenha nenhum ninho. comum ver um Bem-te-vi perseguindo um pssaro que ele, sobretudo corujas e rapineiros, que afugenta para longe. Entretanto, um colibri poderia perseguir um Bem-te-vi e coloc-lo para fora. ALIMENTAO Predominantemente de insetos e frutos, incluindo at mesmo peixes. Come todo o tipo de comida, devora centenas de insetos diariamente mas tambm fruta e flores de um jardim, ovos de outros passarinhos, minhocas, outros bichos (at cobras). REPRODUO Faz ninho grande e esfrico, de gramneas, com entrada lateral, porm j foram encontrados ninhos em formato de xcara aberta. Pe de 2 a 4 ovos de cor creme com poucas marcas marrom-avermelhadas.

JACAR DE PAPO AMARELO Nome cientfico: Caiman latirostris Distribuio: Litoral do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul Habitat: Lagoas litorneas Hbito: Noturno Comportamento: Grupo Reproduo: Pe de 30 a 60 ovos. Incubao: 3 meses N de filhotes: 20 a 40 Alimentao na natureza: Mamferos, peixes e aves Alimentao em cativeiro: Mamferos, peixes, aves e carne Causas da extino: Destruio de seu habitat O Jacar-de-Papo Amarelo (Caiman latirostris) faz parte da exuberante fauna das florestas tropicais, preferindo reas de baixada, com suas lagoas, lagos e rios. Sua presena representa, ao contrrio do que muitos pensam, uma contribuio eficaz para o aumento da populao de peixes nos corpos d'gua, j que suas fezes servem de adubo para o desenvolvimento de fitoplancton, que utilizado como alimento por diversas espcies de peixes. um animal esverdeado, quase pardacento, com o ventre amarelado e o focinho pouco largo e achatado. Alimenta-se de peixes, aves e mamferos. A fmea constri o ninho prximo gua, com folhas mortas, gravetos e terra orgnica. Pe, em mdia 25 ovos e sua incubao de aproximadamente 90 dias. Tem vida quase que exclusivamente aqutica. Sai para caar principalmente noite e, durante parte do dia, forma grupos, para tomar sol. Rptil contemporneo dos grandes dinossauros que habitavam a Terra h milhes de anos, conseguiu sobreviver s grandes transformaes do planeta. Mas no resistiu ao do homem "civilizado", estando hoje includo na lista dos animais ameaados de extino (IBAMA). Sua extino deve-se principalmente destruio do seu habitat e poluio dos rios. No Rio de Janeiro, vem aos poucos desaparecendo devido drenagem de pntanos, aterro de alagados e derrubada de matas de restinga. bem possvel que a grande ocorrncia desta espcie tenha inspirado o nome do local Jacarepagu, que significa Lagoa dos Jacars.

Caranguejo-aratu Nome Cientfico: Aratus pisonii Famlia: Grapsidae Ordem: Decapoda Distribuio: Atlntico Ocidental desde a Flrida, Golfo do Mxico, Antilhas, Norte da Amrica do Sul, Guianas, at o Brasil (Piau ao Paran); e no Pacfico Oriental, da Nicargua at o Peru. Habitat: Borda e meio dos manguezais. Alimentao: Alm do hbito herbvoro (alimenta-se de folhas), tambm consome pequenos insetos e at pedaos de animais encontrados presos entre as razes do mangue. Reproduo: As fmeas, pelo fato de encubarem seus ovos, costumam ser privadas de seu crescimento somtico (uma das razes para serem menores que os machos). Chamado tambm de marinheiro e aratu, este caranguejo apresenta hbito arborcola, sendo encontrado em ramos e troncos das rvores de manguezais, onde normalmente bastante abundante. um importante indicativo sobre o equilbrio desse ecossistema, uma vez que quando ocorre algum impacto na cobertura original, costuma desaparecer de vista ou decrescer sua populao sensivelmente.
As fmeas geralmente so menores e em menor nmero que os machos, conforme localizao geogrfica e a condio estrutural dos manguezais.

Flora do Mangue

O Mangue Vermelho prprio de solos lodosos, o tronco

geralmente liso e claro, porm quando raspado mostra cor avermelhada. Sua principal adaptao o sistema de reproduo, possuindo alto grau de viviparidade, ou seja, o desenvolvimento do embrio ocorre enquanto ainda est preso rvore e s se desprende da planta-me aps o trmino da sua formao. A outra adaptao est no sistema de razes, a principal caracterstica a presena de razes-escora ou rizforos, que formam arcos, e as razes adventcias, que brotam dos troncos e galhos, atingindo o substrato, assim sustentam a rvore e facilitam a troca de gases entre a planta e o meio externo.

O Mangue Branco encontrado em terrenos mais altos, de solo

mais firme, associado a formaes arenosas. Possui semiviviparidade, ou seja, o desenvolvimento do embrio se inicia na planta-me e se completa aps sua queda, durante a fase de disperso. As folhas do mangue branco possuem glndulas junto base de cada folha. O sistema de razes do mangue-branco do tipo radial, com pneumatforos no to desenvolvidos como no mangue vermelho e em menor quantidade.

O Mangue Negro apresenta tronco geralmente de cor castanho-

claro que, quando raspado, mostra cor amarelo tambm chamado de siriba. Possui um sistema de razes radiais que crescem horizontalmente abaixo da superfcie do substrato e formam uma base de sustentao para a rvore.

Relaes Ecolgicas no Mangue


Simbiose: Nas reas de manguezais, os fungos podem estar presentes

em rvores vivas ou na vegetao morta,como saprfitos, parasitas ou simbiontes (algas e fungos formando os liquens). As espcies parasitas causam doenas nas rvores de Manguezais. Parasitismo: Ostras do gnero Crassostrea rhizophorae foram coletadas mensalmente no Esturio do Rio Jaguaribe, litoral Leste do Estado do Cear. Exames histolgicos evidenciaram protozorios e metazorios dos gneros Nematopsis e Tylocephalum, respectivamente. A prevalncia de Nematopsis variou de 60 a 100% e foi maior nas brnquias e manto. Apesar da elevada prevalncia de infeco por Nematopsis, aparentemente os animais parasitados no tiveram o seu ciclo reprodutivo prejudicado. Protocooperao: ao de insetos que procuram o nctar das flores e contribuem involuntariamente para a polinizao das plantas como abelhas, borboletas, moscas e vespas.
(fonte: http://biblioteca.universia.net/html_bura/ficha/params/title/fenologiaecologia-da-poliniza%C3%A7%C3%A3o-reprodu%C3%A7%C3%A3o-especiesmanguezal-municipio-goiana-pe/id/43338637.html )

Mata das Araucrias

Mata das Araucrias


A Mata de Araucria, tambm chamada de Pinheiros-do-paran (Araucria

angustifolia) , ou, cientificamente, de Floresta Ombrfila Mista, est seriamente ameaada de extino. Apenas 1,2% de sua cobertura original encontra-se preservada, e apenas 0,22% (40.774 hectares) est sob a proteo de Unidades de conservao (UC), o que pe em risco a preservao da floresta. Originalmente as Matas de Araucrias se estendiam entre os Estados do Rio Grande do Sul e Paran, com incidncias em reas esparsas de So Paulo e Minas Gerais em regies altas e de clima frio com chuvas regulares o ano todo, fazendo parte do domnio da Mata Atlntica. Geralmente a Floresta Ombrfila Mista se desenvolve em locais com uma altitude maior que 500 metros e menor que 800 metros, mas, em alguns lugares, podem ser encontradas h altitudes de 1.000 metros. A Araucria angustiflia pode atingir at 50 metros de altura e produz sementes comestveis conhecidas como pinho (existe at a Festa do Pinho, em Lages-SC, que contribui para o desaparecimento desta espcie). Uma caracterstica comum nos pinheiros e que foi um dos fatores a contribuir para a quase extino da espcie a alelopatia, ou, a tendncia que essas plantas tm de inibir o crescimento de outras plantas prximas a elas facilitando sua extrao.

Outro fator que contribuiu para a explorao da araucria foi o

fato de ela se encontrar quase que totalmente em regies de solo muito frtil, a famosa terra-roxa (solo de origem vulcnica e altamente produtivo presente em apenas 1% do territrio nacional), fazendo com que a Araucria fosse suprimida, na maior parte da regio onde incide, para o plantio de monoculturas e pastoreio. A Araucria pertence famlia das Conferas (plantas gimnospermas sem fruto presentes nas regies temperadas) que a espcie que atinge maior longevidade entre todas as outras espcies de plantas. Outras plantas podem ser encontradas em uma Floresta Ombrfila Mista, como a erva-mate (llex paraguariensis) que se beneficia da alelopatia da Araucria, ou a imbuia (Ocotea porosa). Dentre os animais que dependem da Floresta de Araucria esto os tucanos, beija-flores, saras, gaturanos, sanhao, jibia, etc. e mais de 20 espcies de primatas, a maioria endmica.

Fauna da Mata das Araucrias


Mono-carvoeiro O muriqui-do-sul ou mono-carvoeiro um primata cujo nome

cientfico Brachyteles arachnoides. Considerado o maior entre os primatas do continente americano, encontrado originariamente na Mata Atlntica brasileira, consta da Lista Vermelha da UICN na categoria em perigo crtico. um dos primatas mais ameaados do mundo.v um animal dcil, de cor clara, pelo longo e macio e face negra contornada de branco. De cauda prensil, braos e pernas longos e finos, gosta de se balanar nas rvores pela cauda. O adulto chega a medir 1,5 metro de altura, tem uma cauda de um metro e pesa quinze kg. De hbitos diurnos, come folhas, frutas e flores. Vive em pequenos grupos, no estrato superior da floresta, chegando a dar saltos de at dez metros na copa das rvores. Dorme durante parte do dia. Os filhotes de mono-carvoeiro nascem um de cada vez, de 3 em 3 anos, depois de uma gestao de 7 meses.

Preguia-de-coleira A preguia-de-coleira (Bradypus torquatus) uma preguia-de-trs-dedos. Tais animais, ameaados de extino, medem cerca de 50 cm de comprimento, com pelagem castanha e nuca com longos plos negros, formando uma espcie de crina. Tambm so conhecidos pelos nomes de a-igap, aipixuna, a-pixuna, preguia-preta. Como as demais espcies de preguias, Bradypus torquatus um animal bastante especial no apenas quanto as suas caractersticas

anatmicas e fisiolgicas, bem como no que tange aos hbitos alimentares e outros aspectos do comportamento. Sua suscetibilidade ao estresse muito evidente. As preguias na natureza tm como predadoras aves de rapina de grande porte, como o uirau ou harpia e o gavio de penacho, felinos e algumas serpentes. No predam nenhum animal, pois s se alimentam de folhas. Sua nica defesa consiste em camuflar-se entre as folhas na copa das rvores. As preguias urinam e defecam a cada sete ou oito dias, sempre no cho, prximo a base de sua rvore em que costumam se alimentar. Com isso h uma reciclagem dos nutrientes contidos nas folhas ingeridas pelo animal, que so parcialmente devolvidos a rvore atravs dos seus dejetos. Nas rvores prximas ao centro elas demoram menos tempo para fazer suas necessidades fisiolgicas, talvez por se sentir protegidas, no tenha que enfrentar as dificuldades da mata. Os filhotes da espcie pesam cerca de 300-400g e tm aproximadamente 250mm de comprimento total ao nascer. Na idade adulta uma preguia-de-coleira pode pesar mais de 6kg e medir cerca de 60-75cm.

Macuco O macuco (Tinamus solitarius) uma ave de grande porte da famlia

dos Tinamidae. Tais aves chegam a medir at 48 cm de comprimento, com o dorso pardo-azeitonado e ventre cinza-claro. o maior representante dos tinamdeos na Mata Atlntica. Atinge at 52 cm do comprimento, com peso dos machos variando entre 1,2-1,5 kg, e das fmeas entre 1,3-1,8 kg. Alimenta-se de sementes, bagas, frutas e humanos. Sempre prximo a pequenos riachos ou nascentes. Sua voz um piado grave e monossilbico, o qual pode ser grosso ou fino, tanto em macho quanto em fmeas: "fn". Podem sustentar a nota durante algum tempo, sendo que os machos geralmente piam menos. No perodo reprodutivo, ambos sexos efetuam uma vocalizao melodiosa, trmula e prolongada. Como na maioria dos tinamiformes, o macho do macuco quem choca os ovos, que so de colorao verde-azulada; e cria os filhotes com grande cuidado parental. O ninho feito no solo, geralmente entre as razes de grandes rvores, ou junto troncos cados. Sua reproduo em cativeiro bem sucedida, devendo ser incentivada para o repovoamento das florestas remanescentes, paralelamente ao replantio de mata nativa em reas desflorestadas ou degradadas.

Flora da Mata das Araucrias


Erva-mate A erva-mate (Ilex paraguariensis) uma rvore da famlia das aquifoliceas, originrio da regio subtropical da Amrica do Sul, presente no sul do Brasil,e centro oeste do pais (Mato Grosso do Sul), norte da Argentina, Paraguai e Uruguai. Os indgenas das naes Guarani e Quchua tinham o hbito de beber infuses com suas folhas. Hoje em dia este hbito continua popular nestas regies, consumido como ch quente ou gelado (muito popular na regio sudeste do Brasil), ou como chimarro no sul do Brasil, principalmente nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paran, no Uruguai, no sul da Bolivia e na Argentina. tambm consumido como terer (leia-se terer), em alguns estados brasileiros como o Mato Grosso do Sul, Paran, Santa Catarina, alm do Paraguai, pas de origem. Pode atingir 12 metros de altura, tem caule cinza, folhas ovais e fruto pequeno e verde ou vermelho-arroxeado. As folhas da erva-mate so aproveitadas na culinria. As plantas nativas s se reproduziam por meio de pssaros da regio que ingeriam o pequeno fruto e defecavam sua semente j escarificada. A plntula muito sensvel ao sol tanto que, mesmo no plantio moderno a tcnica exige sombreamento at que a planta atinja alguma maturidade. Atualmente existem viveiros que produzem mudas de variedades selecionadas, cujo plantio feito com tcnicas especiais em grandes hortos. Para facilitar a colheita anual dos ramos, a rvore severamente podada para manter-se a no mais de 3,00 metros de altura. Estudos detectaram a presena de muitas vitaminas, como as do complexo B, a vitamina C e a vitamina D, e sais minerais, como clcio, mangans e potssio. Combate os radicais livres. Auxilia na digesto e produz efeitos antirreumtico, diurtico, estimulante e laxante. No indicado para pessoas que sofrem de insnia e nervosismo, pois estimulante natural. Contm saponina, que um dos componentes da testosterona, razo pela qual melhora a libido. Pode ser usada verde ou tostada, no preparo de chs e chimarro. Misturada com extrato de maracuj, pode ser usada como bebida quente ou gelada. Misturada com suco de limo natural e bem gelado, torna-se uma bebida muito refrescante para os dias quentes e tambm nos dias frios. Chegou a ser proibida no sul do Brasil durante o sculo XVI, sendo considerada "erva do diabo" pelos padres jesutas das redues do Guair. A partir do sculo XVII os mesmos incentivavam seu uso com o objetivo de afastar as pessoas do lcool. [tem bastante coisa, curiosidades e tal, melhor selecionar algumas partes]

Sassafrs O sassafrs (Ocotea odorifera), tambm conhecido como canela sassafrs, casca

cheirosa ou sassafrs amarelo. uma das espcies ameaadas de extino no Brasil. Foi explorada ao extremo porque dela pode ser extrado um leo, conhecido como leo de sassafrs ou safrol, de grande importncia para as indstrias qumica, alimentcia e farmacutica. Em Santa Catarina, centenas de milhares de rvores foram abatidas, picadas e transformadas em leo num processo a vapor, entre os anos de 1940 e 1980, nas famosas fbricas de leo de sassafrs. A maioria da produo era exportada, inclusive para a NASA, por ser um leo que s congela a temperaturas menores que 18 graus centgrados negativos. Sua explorao foi tal que quando praticamente no sobraram mais as rvores, houve uma corrida para buscar as razes que haviam ficado na terra e que tambm tem concentrao de safrol. Sua madeira nobre tambm era utilizada para a fabricao de mveis de luxo. Os nativos americanos utilizavam um leo similar para controlar a febre. Na medicina popular ele indicado para purificar o sangue, estimulando o fgado a remover as toxinas do corpo, entretanto essas propriedades ainda precisam ser estudadas, pela prpria toxicidade do leo. O alto valor do leo de sassafrs fez com que fossem realizadas pesquisas com espcies da famlia piperaceae, popularmente conhecidas como piper. So arbustos que tem um leo essencial do qual se extrai o safrol estocado em suas folhas e ramos.

Pinheiro-bravo Conhecida pelos nomes populares de pinheiro-bravo,

pinheirinho, pinho-bravo, pinheirinho-bravo, atambu-au, o Podocarpus lambertii (Klotzsh ex Eichler) uma rvore de pequeno porte (8-14 m), diica, folhas de 2-4 cm de comprimento (em plantas novas as folhas costumam ser mais longas). As sementes tm 3-5 mm de dimetro e possuem um pequeno pendnculo carnoso roxo, mais ou menos do tamanho da semente, posicionado ao seu p (de onde vem o nome cientfico do gnero, grego pos, podos, "p"; karps, "fruto"). nativa do Brasil (de Minas Gerais ao Rio Grande do Sul) e da provncia de Misiones, na Argentina, sempre em reas de altitude, sobretudo nas matas dominadas pelo pinheiro-doparan. Ocorre principalmente em formaes secundrias, sendo mais rara nas matas mais fechadas. Sua madeira foi extremamente usada em taboados, compensados, forros, mveis rsticos, fsforos e brinquedos. Leves e bege-clara com tons acinzentados, no resistem umidade.

Relaes Ecolgicas da Mata das Araucrias


Herbivorismo: interao Interespecfica, mono-

carvoiro que come folhas, frutas e flores. Competio: relaes interespecfica desarmnicas, diferentes espcies de rvores crescendo umas muito prximas das outras, uma competio por luz solar. Protocooperao: ao de insetos que procuram o nctar das flores e contribuem involuntariamente para a polinizao das plantas como abelhas, borboletas, moscas e vespas.

You might also like