You are on page 1of 35

Propriedades Coligativas

Porqu de uma poa dgua evapora depois de alguns instantes?


Por que uma roupa molhada, quando exposta ao tempo, no varal fica seca? O que ocorre dentro de uma panela de presso que faz com que ela cozinhe os alimentos mais rapidamente que outras panelas convencionais?

Por que ao colocarmos acar na gua fervendo ela pra sua ebulio?

A ebulio de lquidos puros


Estado lquido estado gasoso

Vaporizao do lquido

Evaporao Ebulio

Como

ocorre a ebulio?

Quando

a presso mxima de seus vapores torna-se igual presso externa.

No

caso de um recipiente aberto, a presso atmosfrica local.

Tonoscopia: o abaixamento da presso de vapor de um lquido quando adicionado um soluto no voltil.

A presso mxima de vapor de um lquido

Em qualquer temperatura, as molculas de qualquer lquido esto sempre em movimento; algumas molculas, porm, tm velocidades maiores do que outras e, por isso, conseguem escapar do lquido, passando para a atmosfera.

Vamos imaginar um experincia na qual o lquido colocado em um recipiente fechado, que inicialmente exista vcuo.

O que aconteceu?

Presso

mxima de vapor do lquido a presso exercida pelo vapor em equilbrio com o lquido a uma determinada temperatura, num recipiente fechado.

Quanto

maior for a presso mxima de vapor de um lquido maior ser sua tendncia a evaporar, ou ainda, o lquido mais voltil (maior volatilidade).

Influncia da temperatura na presso mxima de vapor


Aumentando

a temperatura, as partculas se agitam mais; e, em consequencia o lquido evapora mais intensamente, produzindo ento maior presso de vapor

Influncia da natureza do lquido


Prtica Lquidos

mais volteis do que a gua, evaporam-se mais intensamente, resultando maiores presses mxima de vapor mesma temperatura.

A maior

ou menor presso de vapor de um lquido depende das foras de coeso entre suas molculas. intensas, como as pontes de hidrognio, prendem fortemente as molculas umas s outras e, em consequencia, tornam o lquido menos voltil, isto , com menor presso de vapor, como o caso da gua.

Foras

lcool gua

Foras

pouca intensas, como as de Van der Waals, unem fracamente as molculas umas s outras, tornando o lquido mais voltil, o caso do ter comum.

No ar atmosfrico sempre h uma certa quantidade dissolvida de vapor de gua. Se a umidade aumenta chega ao ponto de saturao (ponto de orvalho), comeam a se formar neblina (no ar), as nuvens (na alta atmosfera) e o orvalho (sobre as plantas). Nos boletins meteorolgicos se divulga a umidade relativa do ar.

A influncia da presso externa na temperatura de ebulio


Ao

nvel do mar (presso de 1 atm ou 760 mm de mercrio), a gua ferve a 100 C.

Acima

do nvel do mar, a gua ferve em temperaturas inferiores a 100 C.

A medida que subimos a presso atmosfrica diminui.

Havendo menor presso sobre a gua, seus vapores conseguem escapar com maior facilidade, a ebulio torna-se mais fcil. Como a gua ferve em temperaturas mais baixas, os alimentos demoram mais para ficar cozidos.

Panela de Presso

Como funciona?
No

momento em que a gua e o alimento so colocados e a panela de presso fechada, uma quantidade de ar, presso atmosfrica ambiente, j fica aprisionada no interior da panela. aquecermos a panela a evaporao da gua aumenta e a presso de seus vapores da gua aumenta e a presso de seus vapores se soma presso presso do ar j existente, dando uma presso total maior do que a do ambiente e os alimentos so cozidos mais rapidamente

Ao

Comparando lquidos diferentes Lquidos mais volteis fervem em temperaturas mais baixas. Mas o que voltil? Presso de vapor muito baixa, ento evapora muito rpido. Todos os lquidos so volteis? Sim. O conceito de lquido voltil um conceito comparativo, ou seja, um lquido voltil em relao a outro.

Mas

cuidado: Se a presso dentro da panela subir demasiadamente, poder ocorrer uma exploso. Duas vlvulas de segurana: Uma de contrapeso Uma adicional

Grfico

Ateno:

Cuidado

com lquidos volteis que so tambm inflamveis. + =

Curiosidades
A patinao;

Por

que uma bebida bem gelada se solidifica quando abrimos a garrafa; amargo do caf requentado;

Porque

nos pases onde neva as pessoas jogam sal de cozinha na neve acumulada nas caladas e nas ruas?

O congelamento de lquidos puros

O ponto C corresponde a temperatura mais alta, na qual o gs pode ser liquefeito.

Pode se observar Trs linhas que dividem essa regio. AT, passagem da gua lquida para a forma de vapor ou viceversa; BT, passagem do gelo para gua liquida ou vice-versa: CT, passagem do gelo diretamente para a forma de vapor ou vice-versa.

O ponto T, indica as condies em que podem existir, simultaneamente,gelo, gua lquida e vapor de gua, chamado de ponto triplo de gua.

Talvez j tenha se deparado com a seguinte frase: no pegue no meio da garrafa pra no congelar. E voc pega justamente onde no pode. Para sua surpresa, a cerveja congelava e voc se perguntava como aquilo teria acontecido.

Na garrafa fechada a presso interna mantm a bebida no ponto X, que a regio do liquido. A abrir a garrafa, a presso interna diminui (pois parte do gs escapa) e a bebida passa ao ponto Y, que a regio do slido.

Presso

Y Temperatura

Mas no sempre que o lquido vai congelar,pois nem sempre a variao da presso ser to brusca a ponto de congel-lo. Por exemplo, se o lquido estiver a exatos 0C, mesmo que a presso diminua, ele vai estar sempre (ao nvel do mar, ou seja, a 1 atm de presso) no estado lquido.

Um lquido s vai congelar novamente caso esteja muito abaixo de 0C. Observe o grfico com valores:

O deslizar do patinador fcil porque a presso exercida pelo patins derrete momentaneamente o gelo (ponto X), que volta a solidificar, logo aps a passagem do patinador ( ponto Y).

Presso

Y
Temperatura

Depois do preparo, o caf constitui uma soluo aquosa de muitas substncias; logo, essa soluo somente ferve a uma temperatura superior ao ponto de ebulio da gua pura. Deste modo sendo aquecido em banho-maria, o caf nunca ir ferver, conservando um pouco melhor seu aroma e sabor.
Na preparao de pudim em banho-maria, a temperatura do recipiente que est imerso no banho no ultrapassa a temperatura de ebulio da gua do banho.

Exerccios

Porqu de uma poa dgua evaporar depois de alguns instantes? Por que uma roupa molhada, quando exposta ao tempo, no varal fica seca?

O que ocorre dentro de uma panela de presso que faz com que ela cozinhe os alimentos mais rapidamente que outras panelas convencionais?
Por que ao colocarmos acar na gua fervendo ela pra sua ebulio?

OBRIGADA PELA ATENO

You might also like