You are on page 1of 16

TECNICA SHU MO

Andrea Parisotto Ferreira Fernando S. de Carvalho Lucia Emi Ueno Wellington Hiroto Ide

Introduo

Acupuntura e moxabusto so componentes importantes dentro da medicina tradicional chinesa, que previne e trata doenas pela puno de determinados pontos do corpo com agulhas ou com aplicao de calor com Moxa. De eficincia e com a exigncia de equipamentos simples, eles tm sido amplamente populares na China e noutros pases por milhares de anos. Existem vrias tcnicas para tratamento dentro da MTC, uma delas a Tcnica Shu Mo.

PONTOS DE ALARME (MO)

O caractere chins MU significa coleta. Os pontos Mo coletam o Qi dos sistemas energticos. Os pontos so usados para diagnstico. Quando os pontos esto macios e doloridos os sistemas internos relacionados esto em desequilbrio. Esses pontos freqentemente so utilizados para desequilbrios energticos de carter agudo, mas podem ser usados para casos crnicos. Os pontos de alarme esto localizados no trax e no abdome. Elemento gua: Rim - VB25 (Jingmen) Bexiga VC3 (Zhongji) Elemento Fogo: Corao VC14 (Juque) Intestino DelgadoVC4 (Guanyuan) Pericrdio ou Circulao SexoVC17 (Shanzhong) Triplo Aquecedor VC5 (Shimen)

Elemento Metal: Pulmo - P1 (Zhongfu) Intestino Grosso E25 (Tianshu) Elemento Madeira: Fgado F14 (Qimen) Vescula Biliar VB24 (Riyue) Elemento Terra: Bao/Pncreas F13 (Zhangmen) Estmago VC12 (Zhongwan)

PONTOS DE ASSENTIMENTO (SHU)

O caractere chins SHU significa transportar, indicando que esses pontos transportam o Qi para os rgos e vsceras. Esses pontos so utilizados para quadros de desequilbrios energticos crnicos. Apesar de que podem ser utilizados para casos agudos. Esto localizados no ramo interno do meridiano Taiyang do P (Bexiga) que percorre toda a regio das costas Esses pontos podem ser utilizados como forma de diagnstico. Quando estiverem doloridos ou macios o sistema interno relacionado estar em desequilbrio energtico.

Elemento gua: Rim B23 (Shenshu) Bexiga B28 (Pang Guang Shu)

Elemento Fogo: Corao B15 (Xinshu) Intestino Delgado B27 (Chiaochangshu) Pericrdio ou Circulao Sexo B14 (Jueyinshu) Triplo Aquecedor B22 (Sanjiaoshu)

Elemento Metal: Pulmo B13 (Feishu) Intestino Grosso B25 (Dachangshu)

Elemento Madeira: Fgado B18 (Ganshu) Vescula Biliar B19 (Danshu)

Elemento Terra: Bao/Pncreas B20 (Pishu) Estmago B21 (Weishu)

APLICANDO A TCNICA SHU-MO

Combinar o Ponto de Alarme e o Ponto Shu Dorsal ou Ponto de Assentimento do rgo ou vscera afetada com o objetivo de equilibrar os aspectos yin e yang do Zang Fu.

ZANG FU
RIM BEXIGA FGADO VB BP E C ID CS TA P IG

SHU ou ASSENTIMENTO
B23 B28 B18 B19 B20 B21 B15 B27 B14 B22 B13 B25

MO ou ALARME
VB25 VC3 F14 VB24 F13 VC12 VC14 VC4 VC17 VC5 P1 E25

DESEQUILIBRIO ENERGTICO DO BAO PANCRAS

O interesse por este assunto surgiu a partir da grande procura das pessoas pela acupuntura e na maioria dos casos existe uma deficincia do funcionamento do Bao-Pncreas no processo digestivo. Devido a grande relao existente entre alimentao e as desarmonias do BaoPncreas, onde se pode observar Deficincia de Yang Qi do Bao Pncreas quando h consumo excessivo de alimentos crus e frios; Umidade-Calor quando h alta ingesta de alimentos como: laticnios, gordura, farinceos, acar branco e lcool.

Alm da alimentao desregrada, as emoes tambm provocam desequilbrio no organismo, no h equilbrio corporal com desajuste emocional. S mudamos nosso corpo custa de profundas alteraes internas. Alm da alimentao e boa atividade fsica o equilbrio emocional fundamental para que possamos ser saudveis.

A acupuntura contribui no sentido de reduzir a ansiedade, equilibrar o Bao-Pncreas, resolver a umidade, alm de harmonizar as emoes durante o processo digestivo como irritabilidade, tristeza, depresso

Funes do Bao-Pncreas
A principal funo do Bao consiste em auxiliar a digesto do Estmago por meio do transporte e da transformao das Essncias alimentares, absorvendo a nutrio dos alimentos e separando as partes puras das impuras. O Bao o sistema central na produo do Qi: a partir dos alimentos e lquido ingeridos, extrai o Qi dos alimentos (GU Qi), que a base para a formao do Qi e do Sangue (Xue). As funes de controlar o transporte e a transformao esto relacionadas com a digesto, absoro e transporte de alimentos e bebidas, lquidos e nutrientes. Os alimentos e as bebidas, sob a influncia do Qi do Bao-Pncreas, so digeridos e separados em fraes puras e impuras. As fraes impuras passam do Intestino Delgado (Xiao Chang) para o Intestino Grosso (Da Chang) onde se faz a absoro e depois Bexiga (Pang Guang) para a excreo. A frao pura enviada, pelo Bao-Pncreas (Pi) para o Pulmo (Fei), onde transformada em Energia (Qi), Sangue (Xue) e Lquidos orgnicos (Jin Ye). Regular a parte carnosa dos msculos e dos membros; Governar o Sangue; Manter os rgos fixos; Abrir-se na boca e manifestar-se nos lbios.

Etiologia das desarmonias do Bao-Pncreas


A deficincia de Qi do Bao-Pncreas tem vrias origens, entre elas: A deficincia de Qi Pr-natal, resultando na deficincia de Qi Ps-natal; Deficincia de Qi do Rim ( Shen Qi ); Fraqueza inata do rim e do Bao-Pncreas; Doena crnica que enfraquea o corpo, principalmente a digesto de alimentos; Trabalho excessivo; Preocupao em demasia; Fadiga mental; Agresso do Qi do Fgado (Gan Qi).

O Bao facilmente atacado pela umidade exterior. Esta pode invadir o organismo de diferentes maneiras devido s circunstncias do meio ambiente ou hbito de vida, como, habitar uma rea mida, usar roupas midas, andar na gua, etc.Uma invaso do Bao pela umidade exterior originar distenso abdominal, sensao de peso, lngua com saburra espessa e branca e pulso escorregadio. A deficincia do Qi do Bao pode ser piorada quando se faz uma alimentao desregrada, comendo excessivamente e em horrios irregulares.

Alimentao e desarmonias do Bao-Pncreas


Deficincia de Yang Qi do Bao-Pncreas Ocorre quando h um consumo excessivo de alimentos crus e frios. Umidade Calor e Umidade- Mucosidade no Bao-Pncreas Apresenta-se quando h consumo excessivo de alimentos geradores de Umidade e Mucosidade, como laticnios, farinceos integrais, acar branco, alimentos picantes, lcool. Estes alimentos, alm do Frio externo e umidade, podem agredir o Bao. Esta invaso pode ser facilitada pela deficincia do Yang do Bao. A deficincia do Qi do Bao e do seu Yang pode prejudicar a funo deste rgo em governar o sangue, levar a falncia do seu Qi ou levar deficincia das funes de transformao e transporte. Estes podem levar fraqueza de Qi e de Sangue, estagnao e turvao dos Lquidos Orgnicos, promovendo acmulo da Umidade que pode se transformar em Mucosidade. A Umidade pesada, macia, enquanto a Mucosidade mais pesada e espessa, podendo causar bloqueio e obstrues. A Mucosidade pode ser a causa, assim como o resultado de uma desarmonia energtica.

Padres de Desarmonias

Deficincia do Qi do Bao Esta a desarmonia mais comum do Bao; isto decorre devido ao fato dela ser causada principalmente, pela alimentao irregular, alm disso, os outros padres de deficincia so variaes deste. A debilidade da funo do Bao de transformar e de transportar os Lquidos Orgnicos causa edema, distenso abdominal e dor abdominal aliviada pela presso.Quando h deficincia de Qi e de Xue, sendo insuficientes para preencher e nutrir os msculos, carnes e os canais de energia e colaterais observam-se a presena de atrofia muscular, fraqueza dos membros, cansao, face plida ou amarelada, pulso vazio e lngua alargada, plida com revestimento fino e branco. Deficincia do Yang do Bao As manifestaes clnicas relacionadas a essa sndrome so: membros frios, distenso abdominal, edema, fezes pastosas ou diarria com alimentos no digeridos.O edema decorrente do impedimento da funo do Bao de transformar e transportar os fluidos, sendo estes acumulados sob a pele Se o Yang estiver deficiente, ele no pode cumprir sua atuao na termognese e no transporte de alimentos, levando distenso abdominal e membros frios.

Exausto da Energia do Bao

Nesta sndrome observam-se os mesmos sinais e sintomas da deficincia do Qi e do Yang do Bao, acrescidos de: tontura e vertigem, pois a energia do Bao no pode subir e chegar cabea. A debilidade de energia no Aquecedor Mdio causa insuficincia na produo de energia, ocasionando falta de ar e fadiga. comum observarmos hemorridas e varizes decorrentes da exausto do Qi do Bao que no consegue garantir a nutrio dos vasos sanguneos, ocasionando debilidade dos mesmos e conseqente hemorragia. Alm disso, ocorre prolapso do tero, nus, freqncia e urgncia urinria. Disfuno do Bao-Pncreas em controlar o Sangue Esta desarmonia resultante da deficincia de Qi e de Yang do Bao que no conseguem manter o Sangue dentro dos vasos, o que acarretar no sangramento uterino, melena, varizes, hemorridas. Estes sangramentos correspondem a um quadro de deficincia e frio, que diferente da hemorragia associada ao calor e ao excesso.Dentro deste quadro, as principais manifestaes clnicas que podemos observar so: pulso fino, lngua plida e sangramentos difusos sanguneos. .Frio-Umidade agredindo o Bao-Pncreas. Esta desarmonia pode ocorrer devido ao Frio externo, mas tambm, causada por excesso de ingesto de alimentos frios e crus, bebidas geladas, sorvete, mesmo que estes alimentos sejam ingeridos no vero ou no inverno. Quando o Bao acometido pelo Frio e pela umidade ele no realiza de forma adequada sua funo de transformao e transporte e de ascenso do Yang, por isso observamos a sensao de plenitude e distenso no epigstrio, regurgitao, dor abdominal, sensao de peso na cabea. Normalmente observam-se tambm indivduos com a pele sem brilho, rosto amarelado, no sentem sede e nem paladar. A lngua apresenta uma saburra de consistncia pegajosa e o pulso cheio, escorregadio, o que indica a presena de Umidade, neste caso, invaso do Bao pela umidade exterior. Na Umidade decorrente da deficincia de Qi do Bao, o pulso ser fino e levemente escorregadio e a lngua plida com saburra fina. Umidade-Calor agredindo o Bao-Pncreas Pode ocorrer pela invaso da Umidade-Calor externa, assim como por excessos alimentares, comidas demasiadamente gordurosas, aucaradas, abundncia de bebida alcolica que aps a fermentao transformam-se em Calor-Umidade que se acumulam no Bao e no Estmago.Essa sndrome pode ser por predomnio de Umidade, caracterizando-se pela ausncia de sede ou pouca vontade de beber lquidos, o pulso no muito rpido, a lngua no se encontra avermelhada. Quando h o predomnio de Calor, observa-se sede, pulso rpido e lngua avermelhada. Quando a origem da Umidade-Calor externa, ela aparece repentinamente, pode ser pelo contato com o clima quente e mido ou por consumo de alimentos contaminados. Quando a origem interna, geralmente crnico, de incio insidioso, decorrente do consumo excessivo dos alimentos relacionados anteriormente. Nesta sndrome pode tambm ocorrer obstruo do fluxo da bile, resultando em ictercia e gosto amargo na boca.

AVALIAO E TRATAMENTO

A pesquisa constituiu-se de um estudo de caso. A coleta de dados foi realizada de maio a junho de 2009. Aps a identificao da paciente, para submeter-se a pesquisa, a mesma foi informada e esclarecida sobre os objetivos e procedimentos. Em seguida foi utilizada uma ficha de avaliao, apresentada pelo coordenador do curso da 25 turma de Acupuntura da CBF. A paciente foi tratada com Acupuntura (Mtodo Shumo) nos seguintes pontos: B20(SHU de BP), B21(SHU de E), B25(SHU de IG), F13(MO de BP), VC12(MO de E) e E25(MO de IG) com agulhas 0,25x 0,30 inseridas perpendicularmente por 20 minutos, por um perodo de quatro semanas, com trs atendimentos por semana. A cada atendimento foram colhidos dados da paciente para saber se tinha havido melhora e reavaliados pulso, lngua e pontos de alarme O estudo de caso foi realizado com a paciente A.P.F., com 36 anos, sexo feminino, casado, sem filhos, fisioterapeuta, fazendo uso de Omeprazol 20 mg diariamente, portadora da sndrome de deficincia de Qi de BP com presena de umidade. Na avaliao a paciente apresentava os seguintes problemas cansao, letargia, fraqueza, dor de cabea frontal que muitas vezes iniciavam depois da ingesto de alimentos, azia, queimao principalmente aps o jantar, distenso abdominal aps a ingesto de alimentos com diarria s vezes, alguns dias de obstipao e quando defecava as fezes, s vezes, eram pastosas em grande quantidade e outras secas em pequenas quantidade, pulsos profundos e fracos, lngua plida com saburra branca em regio de BP e, laterais edemaciadas com marcas de dente, dor durante a palpao dos pontos Mo (alarme) F13, VC12, E25.

RESULTADOS

O resultado desse estudo mostrou uma diminuio significativa da azia e queimao e da distenso abdominal aps a ingesto de alimentos. A paciente referiu mais disposio durante o dia para realizar suas AVDs. Durante esse perodo ocorreram apenas dois episdios de dor de cabea na regio frontal, porm a mesma referiu ter ingerido comida gordurosa no dia e ter passado por uma situao estressante. Na pesquisa foi evidenciado que a utilizao do mtodo Shu Mo serviu como um bom mtodo para diagnosticar e tratar os pontos de alarme A estimulao dos pontos com agulhas inseridas perpendicularmente serviu como terapia na diminuio dos sintomas, porm eles no desapareceram por completo. Podemos concluir que o Mtodo Shu Mo deve ser utilizado como uma terapia para avaliao e tratamento. Os pontos Shu Mo podem ser usados separadamente ou em combinao sempre que um rgo interno afetado e tambm como um mtodo complementar associado a outros pontos de tratamento para reequilibrio energtico do paciente juntamente com orientaes de Dietoterapia. Por se tratar de um trabalho realizado com apenas um caso, acreditamos que um estudo de casustica, onde se poderia chegar a resultados com significado estatstico, obteramos concluses mais definitivas sobre a utilizao do Mtodo Shu Mo.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

CURVO, Joo. A dieta do Yin e do Yang: o gordo quente e o gordo frio. 5. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. 152p. CURVO Joo. Magros Yin e Yang: a dieta do equilbrio. 2 ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1990. 85p. HIRSCH, Sonia. Manual do heri ou a filosofia chinesa na cozinha. 1 ed. Rio de Janeiro: corre cotia, 1990.166p. JIA, Li, Zhicheng, Liu. Clinical Experience in Acupuncture Treatment of Obesity. Journal of Traditional Chinese Medicine 19 (1): 4851, 1999. HUANG,Mh. Preliminary results of triple therapy for obesity.international journal of obesity, n.20,p.830-836,1996. MACIOCIA, Giovanni. A prtica da medicina. So Paulo: Roca, 1996.932p. MACIOCIA, Giovanni. Os fundamentos da medicina chinesa. So Paulo: Roca, 1996.658p. ROSS, Jeremy. Zang Fu: sistema de rgos e vsceras da Medicina Tradicional Chinesa. So Paulo: Roca, 1994.267p. ROSS, Jeremy. Combinao de Pontos: a chave para o xito clnico. Rio de Janeiro: Roca, 2003.470p.

YAMAMURA, Ysao. Tratado de medicina chinesa. So Paulo: Roca, 1993.691p.


XIAOFENG,Tang. 75 cases of simple obesity treated with auricular and body acupuncture. Journal of Traditional Chinese Medicine, n.17, p.55-56, 1997.

You might also like