You are on page 1of 26

FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAO

INTRODUO
inegvel a importncia da administrao no mundo contemporneo. Ela se manifesta em inmeros momentos, profissionais ou pessoais, como: o planejamento de carreira; o gerenciamento do tempo e estabelecimento de metas e prioridades; organizao de uma festa; decises sobre as compras de supermercado e a escola dos filhos. No campo pessoal, crescente o interesse das pessoas por meios que aumentem o controle sobre o alcance de objetivos de vida.

INTRODUO
Para elevar as chances de sucesso os indivduos devem traar os objetivos

conscientemente e preparar-se para alcan-los:


aliar-se aos parceiros corretos; acompanhar permanentemente os progressos corrigindo eventuais

falhas;
examinar e preparar correes de rumo ou alternativas para situaes imprevistas. O sucesso medido pelo grau de realizao dos objetivos pessoais escolhidos, que podem, sim, ser financeiros, mas tambm artsticos, religiosos, afetivos ou de auto-realizao.

INTRODUO
Com relao ao futuro da humanidade e da natureza faz-se necessrio pensar a administrao para a vida no sentido de contribuio que essa formao pode dar para a manuteno das condies necessrias de vida na Terra A administrao uma das cincias que mais tm a colaborar para a definio e manejo das transformaes futuras na busca de solues e de sadas. O curso de administrao traz uma formao ampla, contando com os conhecimentos de vrias reas que so aplicados na prtica, permitindo que o profissional tenha uma viso sistmica do mundo.

Administrao Geral
Administrao o sistema estruturado e intuitivo que consolida um conjunto de princpios, processos e funes para alavancar, harmonicamente, o processo de planejamento de situaes futuras desejadas e seu posterior controle e avaliao de eficincia, eficcia e efetividade, bem como a organizao estruturao e a direo dos recursos alocados nas reas funcionais das empresas, orientados para os resultados esperados, com a minimizao dos conflitos interpessoais.

Teoria da Administrao
o conjunto de princpios e conhecimentos disseminados e comuns prtica administrativa, dentro de uma abordagem especfica, quanto s atividades e funes administrativas desempenhadas pelas empresas.

O QUE ADMINISTRAO?
Fayol, em 1916, foi um dos primeiros autores a diferenciar a administrao das atividades desenvolvidas nas empresas,

dividindo-as em: atividades tcnicas, comerciais, financeiras, de

segurana, contbeis e administrativas.


Para Fayol, administrar prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. A definio til e universal, pois baseia-se num ciclo natural e frequente em nossa vida: planejamento execuo controle

ou, de forma similar: reflexo-ao-reflexo

ADMINISTRAO GERAL

OPERAES

PESQUISA E DESENVOLVIMENTO
RECURSOS HUMANOS FINANAS

MARKETING

As principais funes organizacionais

O QUE ADMINISTRAO?
Drucker afirma que a administrao a realizao, pelo administrador,

de cinco operaes bsicas que, juntas, resultam na integrao dos


recursos em um organismo vivel e em desenvolvimento. Sendo essas operaes:

a fixao de objetivos
a organizao, dividindo o trabalho e atribuindo responsabilidades a motivao e a comunicao, por meio das polticas de gesto de

pessoas e do relacionamento com elas


a mensurao e a avaliao a formao de pessoas

O QUE ADMINISTRAO?

ADMINISTRAR REUNIR E APLICAR, DA MELHOR FORMA POSSVEL, OS RECURSOS DISPONVEIS

RECURSOS
HUMANOS MATERIAIS

OBJETIVOS
PRODUTOS
ORGANIZAO SERVIOS

FINANCEIROS
INFORMAO ESPAO TEMPO

Uma organizao um sistema de trabalho que transforma recursos em produtos e servios

O QUE ADMINISTRAO?
Quais so os recursos?
Genericamente e de acordo com a teoria econmica mais tradicional, so sempre os mesmos: terra, trabalho e capital. Hoje a tecnologia ganhou destaque como recurso diferenciado e relevante, durante o sculo

XX.
A partir dos anos 80, o conhecimento e os ativos intangveis em geral, como marca e a imagem, ganharam importncia num contexto de competitividade sistmica A disponibilidade dos recursos e as possibilidades de reuni-los e aplic-los tm sido objeto de regulamentaes crescentes durante a histria da humanidade. O significado de recursos disponveis, ainda mais numa sociedade em rede e num mundo globalizado, transcende as fronteiras da organizao, como demonstra o nmero crescente de esforos voltados aprendizagem coletiva.

O QUE ADMINISTRAO?
Quando nos aprofundamos um pouco no significado da melhor forma possvel para alocao dos
recursos, alm de indagaes tcnicas, h questes ticas permanentes. O administrador, e tambm certos profissionais como os engenheiros, tendem a ver a forma mais eficiente como a melhor, ou seja, aquela que otimiza (coloca no ponto timo) a relao entre insumos ou recursos utilizados e o resultado ou produto conseguido, como podemos notar na frmula simples a seguir:

Eficincia = Produto Recursos

Os aspectos tcnicos e financeiros, embora centrais e dominantes na mente dos administradores, no esgotam o assunto. Outras questes devem ser levantadas: Melhor para quem? Melhor por qu?

ETIMOLOGIA
Administrao do latim, administratio , cujo ncleo semntico repousa em minister: o que serve, o que ajuda, o que assiste, o que executa, conselheiro.
Administrar :
processo objetivo comum soluo de problemas tomada de deciso atribuio de autoridade Coordenao ao

Cincia e Administrao

15

ORIGENS
Foi com o impulso do americano Taylor, em seu livro Princpios da Administrao Cientfica, de 1911, que ocorreu mundialmente a valorizao da administrao como disciplina cientfica. A publicao do francs Fayol, em 1916, tambm representou um referencial importante, embora a divulgao internacional tenha sido mais tardia e mais lenta. As proposies dos precursores da administrao, principalmente as de Taylor, foram desenvolvidas sob clara inspirao em Descartes, que viveu no sculo XVII e influencia at hoje as concepes de cincia, com as ideias de diviso mente-corpo e sujeito-objeto. A influncia cartesiana e iluminista marcante no pensamento taylorista, cujo princpio fundamental a substituio do critrio individual por uma cincia. Nada mais cartesiano do que um estudo de tempos, movimentos e ferramentas proposto por Taylor.

ADMINISTRAO E TEORIA CIENTFICA


Segundo Chaui, teoria cientfica um sistema ordenado de proposies baseadas em princpios, cuja finalidade descrever, explicar e prever do modo mais completo possvel um conjunto de fenmenos. Essa ideia aplica-se a todos os campos de conhecimento humano e sugere claramente trs indagaes, quando pensamos na administrao:

Qual o conjunto de fenmenos que representa o foco da administrao?


Quais so os princpios e as proposies bsicas? As proposies bsicas esto ordenadas e formam um corpo de conhecimento que permite compreender, explicar e prever os fenmenos?

ADMINISTRAO E TEORIA CIENTFICA


A administrao ainda no representa uma cincia amadurecida, com um corpo sistematizado e preciso de conhecimentos como a matemtica, a fsica, a qumica e a biologia. incrvel a dificuldade para selecionar entidades fundamentais da administrao, dada a enorme abrangncia de seu campo de atuao. A administrao tem um foco de interesse ou ateno mais amplo e mais disperso do que as cincias citadas, em parte, porque um campo de estudos mais novo. A administrao representa uma sntese incompleta de diversas reas do conhecimento e d utilidade e potencializa cada vez mais esses campos, quando procura avidamente aplic-los ao mundo organizacional. Uma decorrncia dessa grande insero da administrao no universo da prtica que, embora tenhamos um nmero crescente de pesquisas e estudos bem fundamentados, eles convivem com um nmero maior ainda de publicaes prescritivas e pouco embasadas.

ADMINISTRAO E TEORIA CIENTFICA


CICLO DO APRENDIZADO NAS CINCIAS
O mtodo cientfico baseado no referencial das cincias bsicas. De modo simplificado, os passos para a gerao do conhecimento cientfico nas cincias bsicas podem ser descritos como: 1. Observar o mundo e tecer hipteses - as hipteses tendem a ser simples, envolvendo poucas dimenses e variveis por vez. 2. Conduzir experimentos para tentar falsear as hipteses - o mtodo preferido conceber experimentos que fixem o mximo nmero de outras variveis que poderiam interferir no resultado, de forma a testar poucas relaes de causalidade inequvocas. 3. Concluir pela corroborao ou refutao da hiptese consistentemente contradiga a hiptese suficiente para rejeit-la. um nico resultado que

ADMINISTRAO COMO CINCIA SOCIAL APLICADA


Em geral, os cientistas da administrao esto mais preocupados em descobrir o como fazer do que o como das cincias tericas. A palavra-chave das cincias tericas ser (como ; porque assim); j a das aplicadas fazer (para que fazer; como fazer). Nas tericas, a aplicao prtica um subproduto desejvel; nas aplicadas, a gerao de conhecimento terico um subproduto necessrio. O campo de estudo da cincia administrativa procura responder questes que se dividem em dois grandes grupos: um mais ligado s finalidades das organizaes, seu planejamento e controle, e outro mais relacionado aos meios para atingi-los. A administrao pode ser definida como a cincia social aplicada que estuda os objetivos e os meios para atingi-los em sistemas sociais.

UM MODELO PARA ORGANIZAR O CONHECIMENTO ADMINISTRATIVO


A estruturao e integrao dos conhecimentos essencial em qualquer campo do conhecimento. Sem a estruturao e integrao, as noes e conceitos permanecem esparsos e o conhecimento uma simples coleo no organizada de observaes, conceituaes ... que podem chegar a ser conflitantes (Zaccarelli, 1975: p. 2).

Para Zaccarelli, a estrutura atual dos conhecimentos transmitidos pelos livros tem para os alunos as seguintes consequncias: dificuldade de reteno do conhecimento; dificuldade de fornecer uma viso ampla e sem lacunas; responsabilidade (do aluno) de por si s integrar os conhecimentos obtidos.

UM MODELO PARA ORGANIZAR O CONHECIMENTO ADMINISTRATIVO


A forma mais comum de organizar o conhecimento descrita nos cursos e na literatura a abordagem das funes do administrador: planejamento, organizao, direo e controle. Tambm possvel organiz-lo pelos nveis de complexidade ou formas de agregao:
indivduo pessoa especfica e diferenciada das demais; grupo conjunto de indivduos interdependentes; rea funcional finanas, marketing, produo, gesto de pessoas; empresa organizao como um todo; cadeia produtiva sequncia de entidades, processos e elos desde os fornecedores de

matrias-primas at os consumidores finais;


cluster mais abrangente do que cadeia produtiva, envolve instituies que afetam a empresa e o setor e que influenciam as suas possibilidades de atuao de diversas formas sociedade apenas uma das maneiras de expressar o ambiente externo s organizaes.

UM MODELO PARA ORGANIZAR O CONHECIMENTO ADMINISTRATIVO


Outra maneira de organizar o conhecimento administrativo atravs dos elementos

bsicos da administrao, que so: atividade (responsabilidade);

informao (comunicao);
deciso (poder, autoridade); recursos (humanos, materiais, informao); recompensas (prmios, promoo, reconhecimento).

UM MODELO PARA ORGANIZAR O CONHECIMENTO ADMINISTRATIVO


Para o indivduo trabalhar bem, ele necessita da articulao dos cinco elementos, bem como das funes administrativas e das formas de agregao. Por exemplo: planejamento significa articular decises com base em informaes, tendo em vista estabelecer as atividades a serem feitas. organizar envolve definir quem manda em quem (autoridade, quem decide), quem faz o que (atividades, responsabilidades) e quais os canais de comunicao (quem deve se comunicar com quem).

CONHECIMENTO ADMINISTRATIVO E MODISMOS


O modelo tridimensional para organizar o conhecimento administrativo (ou para o estudo da administrao) til, portanto, para: ordenar os conceitos e as ideias da rea;

disciplinar o processo de diagnstico de problemas organizacionais;


localizar os campos de pesquisa; estruturar modelos de organizao. Ele previne o simplismo que domina a maioria dos livros de administrao, em que iluses passam a ocupar indevidamente o espao das solues mais srias e

complexas. Complexidade inevitvel e deve ser aceita e compreendida para que se possa ter uma

boa gesto.

CONHECIMENTO ADMINISTRATIVO E MODISMOS


Modismos, exageros e propaganda enganosa fazem parte do mundo atual, e a administrao no fica de fora dessa onda. Vivemos numa sociedade do conhecimento, da informao, mas tambm da confuso, da dvida e dos paradoxos. Esforos so necessrios para identificar o que relevante e fugir das armadilhas representadas pelas solues fceis e enganosas. No h certezas e solues prontas na administrao, pois as solues so sempre relativas ao contexto nos vrios nveis e formas de agregao. Assim, no convm acreditar em frmulas, receitas ou recomendaes que se aproximem da auto-ajuda gerencial, da repetio de melhores prticas das empresas excelentes ou similares, j que sero sempre duvidosas.

You might also like