You are on page 1of 15

TTULO

Srgio Biagi Gregrio


20/3/2012 Preconceito 1

Preconceito
Introduo

O que preconceito? Quais dos nossos atos cotidianos revelam preconceito? O Espiritismo tem preconceitos? E os Espritas? Refletir sobre os princpios doutrinrios, codificados por Allan Kardec, livra-nos dos preconceitos?
20/3/2012 Preconceito 2

Preconceito
Conceito
Preconceito. Designa um julgamento prvio rgido e negativo sobre um indivduo ou grupo. As conotaes bsicas incluem inclinao, parcialidade, predisposio, preveno.

No uso moderno, o termo veicula muitos significados variantes.


Comuns maioria deles, contudo, so as noes de julgamento prvio desfavorvel efetuado antes de um exame ponderado e completo, e mantido rigidamente mesmo em face de provas que o contradizem. (Outhwaite, 1996)
20/3/2012 Preconceito 3

Preconceito
Consideraes Iniciais
H necessidade de verificarmos se o combate ao preconceito no est criando novos preconceitos.
Descartes, por exemplo, querendo combater o preconceito, criou outro. Ele dizia que a fora dos preconceitos se deve ao fato de que todos ns fomos crianas antes de sermos homens e comeamos a pensar muito antes de saber raciocinar (se que sabemos). O remdio, segundo Descartes, a dvida e o mtodo. Onde est o preconceito aqui? No por ser homem, e mesmo um grande homem, que se deixa de ser criana. (Comte-Sponville, 2003) Tenhamos em mente que a descoberta da verdade impedida, muito mais pelo preconceito, do que pela falsa aparncia que as coisas apresentam, e que podem induzir-nos ao erro. O preconceito aquela erva daninha que obscurece o curso de nosso raciocnio e impede-nos de ter uma viso mais clara da realidade.

20/3/2012

Preconceito

Preconceito
Caracterizando o Preconceito

Estigma
Estigma cicatriz, marca, sinal. As nossas concepes ingnuas, geralmente provenientes da tradio e dos costumes, forjaram ideologias e estigmatizaram povos. No paramos para pensar se as atitudes de alguns indivduos referem-se ou no totalidade das pessoas.

Com uma ideia pr-definida vamos marcando as pessoas, tais como, o judeu ganancioso, o negro indolente, os americanos so superficiais, e assim por diante.
20/3/2012 Preconceito 5

Preconceito
Caracterizando o Preconceito

Crenas e Opinies
As crenas e opinies so transmitidas sem exame e sem crtica. Muitos as internalizam sem se darem conta disso, acabando por influenciar o seu modo de agir e de considerar as coisas. H crenas e crenas, como, por exemplo, as de carter cientfico, tal qual a de que a Terra gira ao redor do Sol. Porm, a maioria delas, o resultado da tradio e da autoridade.

Ao atendermos cegamente os ditames da autoridade e da tradio, estaremos perpetuando muitos preconceitos, sem imaginarmos que os so. (Japiassu, 2008)

20/3/2012

Preconceito

Preconceito
Caracterizando o Preconceito

Entrave ao Princpio nico


Por que o preconceito um entrave ao princpio nico? O preconceituoso um indivduo que forma antecipadamente um sistema de valores e atua segundo ele. Como o faz previamente, quer que tudo se ajuste ao seu modo de pensar. Acontece que as coisas so o que so; no podemos mud-las a nosso bel-prazer.

A verdade no pode ser contestada; ela deve ser intuda. No exijamos, assim, que as coisas aconteam deste ou daquele jeito, mas mantenhamos a nossa mente aberta para o que estiver acontecendo, quer seja agradvel, quer no.

20/3/2012

Preconceito

Preconceito
Rompendo com os Preconceitos

Advertncia de Descartes
Descartes advertiu que o preconceito e a precipitao, dois vcios comuns da humanidade, prejudicam o juzo e impedem a descoberta da verdade.
O preconceito, ideia formada antecipadamente, no nos deixa ver as coisas como elas realmente as so. A precipitao, por seu turno, faz-nos opinar sobre um acontecimento sem dele ter a necessria informao, para uma avaliao mais justa e correta.

20/3/2012

Preconceito

Preconceito
Rompendo com os Preconceitos

Dispor os Dados Crtica da Universalidade


Ver a parte dentro do todo. A verdade luz de uma vela no a mesma luz do Sol. Para explicitar este ponto, faamos uma comparao entre ser religioso e ter uma religio. O religioso est aberto a qualquer tipo de experincia; o que tem uma religio, apenas aos seus dogmas. Pensar fora dos parmetros estabelecidos exige a postura do pensamento que est sempre procura da verdade, esteja ela onde estiver.

A verdade no monoplio de uma religio, de uma instituio. Ela pertence ao patrimnio comum das inteligncias.

20/3/2012

Preconceito

Preconceito
Rompendo com os Preconceitos

Pensar Criticamente
Construmos, ao longo do tempo, conceitos que, sem a devida problematizao, tornaram-se dogmticos e superficiais. A crtica consiste num discernimento, num esforo de separar o que pode ser reconhecido como vlido daquilo que no o , a fim de reencontrar as orientaes autnticas das intencionalidades constitutivas. Precisamos sair das particularidades para ver os fatos dentro de uma perspectiva mais ampla, mais de acordo com esprito crtico e no o esprito de crtica.

20/3/2012

Preconceito

10

Preconceito
Mudana Comportamental e Espiritismo

Do Crebro Velho ao Crebro Novo


O crebro velho est acostumado com um tipo de resposta, com um tipo de comportamento. O novo causa-lhe incmodo. Quando propomos ao crebro outro tipo de resposta, fazemo-lo agir em nosso benefcio. Por isso, devemos estar sempre testando e propondo novos caminhos ao nosso crebro. O desafio, embora lhe causando estranheza, com o tempo, tornase um hbito, um hbito que o incentiva a se modificar.

20/3/2012

Preconceito

11

Preconceito
Mudana Comportamental e Espiritismo

Distncia entre Fato e Reao


De acordo com Krishnamurti, em O Mistrio da Compreenso, o crebro se torna novo quando h uma distncia entre um fato e a reao do sujeito em relao a este mesmo fato. Quando reagimos imediatamente, estamos apenas confirmando o nosso ponto de vista, as nossas opinies, o nosso preconceito, a nossa superficialidade. Para que um crebro se torne novo, devemos conceder-lhe um tempo para refletir, para pensar, para sopesar, para meditar.

20/3/2012

Preconceito

12

Preconceito
Mudana Comportamental e Espiritismo

Subsdios Espritas
Os princpios doutrinrios, codificados por Allan Kardec, fornecemnos elementos substanciais para a nossa transformao moral, intelectual e espiritual. Valendo-nos dos ensinamentos, veiculados em suas obras bsicas e complementares, conseguiremos alicerar a nossa f na razo, podendo, a partir da, analisar qualquer fato dentro da lgica, que nos leva a rejeitar tudo o que no estiver de acordo com a verdade. Nesse caso, os preconceitos so reduzidos ao mnimo possvel. Permanecero somente aqueles prprios da nossa ignorncia e os da nossa recusa em aceitar os fundamentos doutrinrios.
20/3/2012 Preconceito 13

Preconceito
Concluso

O preconceito uma erva daninha. Muitas vezes, fica enrustido em nosso subconsciente, mascarando os fatos nossa frente. Ouvir os outros e achar que podemos estar errados so fundamentais para erradic-lo de nossa mente.
20/3/2012 Preconceito 14

Preconceito
Bibliografia Consultada
OUTHWAITE. W. e BOTTOMORE, T. Dicionrio do Pensamento Social do Sculo XX. Rio de Janeiro, Zahar, 1996. COMTE-SPONVILLE, Andr, Andr. Dicionrio Filosfico. Traduo de Eduardo Brando. So Paulo: Martins Fontes, 2003. JAPIASS, Hilton e MARCONDES, Danilo. Dicionrio Bsico de Filosofia. 5.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2008. Texto em HTML http://www.sergiobiagigregorio.com.br/filosofia/preconc eito.htm
20/3/2012 Preconceito 15

You might also like