You are on page 1of 13

Fbio Olmos et all

Ornitologia e Conservao: da Cincia s Estratgias

Conservao
Dec. 70 se tornou uma cincia aplicada e adquiriu uma viso multidisciplinar. Unidades de Conservao (UCs): estratgia na crise da biodiversidade atravs da delimitao de espaos especialmente protegidos, sendo nicos espaos livres, a priori, do crescente uso humano.

Unidades de Conservao

UC de uso indireto cobrem 3,5% do territrio brasileiro, comparativamente terras indgenas correspondem a 11% do territrio brasileiro (dados de 2000). Dados atuais: UCs de proteo integral cobrem 4, 25%, e de uso sustentvel 8,72% da rea do Brasil e terras indgenas correspondem a 13% .

Ecologia da Paisagem: mosaicos de reas protegidas, formando corredores ecolgicos

Criar mosaicos de reas estritamente protegidas interligadas por espaos sob uso controlado, como florestas nacionais, reservas extrativistas ou mesmo projetos agroflorestais, a melhor alternativa para conservar uma maior parcela da biodiversidade tropical (Janzen, 1994). Ponto focal: reas estritamente protegidas, pois delas depende a preservao da biodiversidade do sistema como um todo.

O mito do bom selvagem ecologicamente correto

Mito neo-rousseuniano, tem como dogma central que populaes tradicionais, sem relao direta com a civilizao industrial ocidental e capitalista, vivem em harmonia com a natureza, tendo um histrico de convivncia simbitica com os ecossistemas, sendo conservacionistas natas por definio. As atividades humanas no apenas seriam parte integral da dinmica dos ecossistemas neotropicais atuais, como aumentam a biodiversidade.

Influncia no Brasil
Termos que se tornaram moda, como local empowerment (dar poder de deciso para s comunidades locais) e conservao socioambiental (conservar a natureza atravs da conservao de culturas tradicionais). Recursos destinados a conservao (ongs, governos), foram destinados a esses projetos modernos, em detrimento da abordagem tradicional de criar espaos protegidos sem habitantes (chamado modelo preservacionista).

Conservacionismo x Preservacionismo

So correntes ideolgicas distintas que representam o relacionamento do ser humano com a natureza. Conservacionismo: acredita que pode haver um convvio entre o homem e a natureza, se usar de forma correta e eficiente os recursos naturais, mantendo a conservao para as geraes futuras. Preservacionismo: v o homem como uma ameaa para a natureza, que deve ser separado dela, para a sua proteo, contra a idia do desenvolvimento.

O que so populaes tradicionais

Diegues (1996): possuem uma ligao intensa com territrios ancestrais, presena de instituies sociais e polticas prprias, sistemas de produo voltados principalmente para a subsistncia, caractersticas pr-capitalistas, onde o trabalho no se tornou mercadoria, tendo grande dependncia dos recursos naturais e dos ciclos da natureza. Definio do SNUC

Podemos dizer que as populaes tradicionais so identificadas pelo fato de fato de no pertencerem a sociedade urbana ocidental da qual se originam os socilogos e antroplogos que as estudam e definem perante a opinio pblica. Tem-se a impresso que qualquer grupo no-urbano que exera a agricultura em pequena escala, pesca artesanal ou caa, ou meramente more no mato, encontrar quem o classifique como tradicional. surpreendente que as comunidade alternativas de So Tom das Letras e Pirenpolis ainda no tenham sido consideradas tradicionais (ou neo-tradicionais) por algum antroplogo ou socilogo, j que se encaixariam na definio proposta pelo SNUC e certamente apresentam conhecimento sobre o meio natural suficiente para impressionar alguns cientistas sociais.

Populaes tradicionais, Extines e Rockn Roll

Extino de espcies causada por populaes tradicionais, tem sido tema de uma srie de trabalhos, Atitudes conscientes por parte de povos tradicionais que resultem em padres de uso sustentvel so praticamente inexistentes, Se ocorre (uso sustentvel) antes regulada pela sua densidade populacional e deficincia de tecnologia do que por atitudes conscientes ou mecanismos culturais endgenos,

populaes tradicionais nas UCs


Evidncia cientfica de que UCs de uso indireto so instrumentos efetivos de conservao da biodiversidade, Projetos integrados de desenvolvimento e conservao, frequentemente falham e colaboram para destruir reas naturais.

Vinculao da questo ambiental a movimentos sociais no brasil

H uma generalizada confuso entre o que so questes ambientais (crise da biodiversidade, mudanas climticas) e o que so agendas polticas e demandas sociais, como a contestao do capitalismo, acesso a propriedade de terra, viabilidade econmica dos pequenos agricultores e extrativistas... Perda de foco questo amb. crescimento populacional

Questo ambiental = crescimento populacional


Mito neo-malthusiano (1798), Josu de Castro Subdesenvolvimento: causa primeira da poluio (1973) - erro mais grave dessa associao omitir, entre os fatores que determinam o crescimento, o problema das estruturas econmicas, sociais e polticas. - Ouvem-se gritos de alarme condenando o crescimento da populao, a poluio do ar, dos rios e dos mares e a degradao do patrimnio animal e vegetal das regies mais desenvolvidas do mundo; mas tudo isso revela uma viso limitada do problema, j que o clamor se refere aos efeitos diretos da expanso econmica, enquanto deixa na sombra e reduz ao silncio a insidiosa ao indireta do desenvolvimento sobre a totalidade dos grupos humanos. E evidente que esta ao indireta mais determinante que a ao direta (CASTRO, 1973).

You might also like