You are on page 1of 26

TREINAMENTO

8/29/12

Elaine Silva de

Comeando nossa conversa


Em nossa vida estamos sempre preocupados com a qualidade. As empresas consideram a qualidade uma forma de melhorar a produo e reduzir gastos para conquistar seus clientes. Para atingir a qualidade, e se tornar a melhor, cada organizao segue um caminho. Alguns desses caminhos foram chamados de programas de qualidade. Um desses programas de qualidade o 5S. Mas o que isso? Como ele funciona? difcil?

8/29/12

Programa 5S
Em 1950, foi criado pelos japoneses um sistema de tarefas que poderia ser usado por equipes ou pessoas para organizar o local de trabalho, melhorando o desempenho, o conforto, a segurana e a limpeza. Ele foi batizado de 5S. O 5S um programa de qualidade que rene cinco conceitos simples.

8/29/12

Os Cinco Conceitos:
O programa de qualidade criado por Kaoru Ishikawa recebeu

5S Porque ele se baseia em cinco conceitos, em que as palavras em japons comeam com a letra S:
o nome de
v v v v v

Seiri Senso de utilizao Seiton Senso de arrumao ou ordenao Seiso Senso de limpeza Seiketsu Senso de sade e higiene / asseio Shitsuke Senso de disciplina ou autodisciplina

8/29/12

A ideia do 5S
Podemos considerar o 5S um sistema para melhorar e transformar no s empresas, mas tambm pessoas. O objetivo dele trazer qualidade para a empresa, seus funcionrios e seus clientes.

Essa a ideia do 5S:


Selecionar o que realmente precisamos, organizar e manter tudo para ganhar tempo, evitar desperdcios e aumentar o bem-estar de todos.
8/29/12

Como iniciar???
Depende!!!! As Vezes Varrendo.... LIMPEZA UM BOM COMEO!!!
v v v v v

Devemos combater os desperdcios Precisamos trabalhar com mais sade e segurana Vivemos melhor num ambiente limpo e organizado Os clientes exigem cada vez mais qualidade Desperdcios geram preos altos

8/29/12

Seiri - Senso de Utilizao


O senso de utilizao envolve separar aquilo que necessrio daquilo que no precisamos, ou seja, separar o til do intil. Com isso:
v v v

Ganhamos espao, Ajudamos na organizao, Deixamos de perder tempo com coisas que no tm utilidade, Evitamos desperdcio.

8/29/12

Seiri - Senso de Utilizao


v

Separar o til do intil, s vezes, no suficiente. importante tambm organizar aquilo que precisamos. O trabalho fica mais fcil se soubermos onde est cada coisa. Nosso corpo, por exemplo, separa dos alimentos aquilo de que precisa para funcionar direito e, aquilo de que precisa, elimina. E assim no desperdia energia com aquilo que no til.

8/29/12

Seiri - Senso de Utilizao

Atitudes a serem tomada:


Dividir todos os materiais, equipamentos, ferramentas, utenslios, etc. como necessrios ou desnecessrios. Jogar fora ou vender como sucata materiais quebrados, antigos ou que no so mais utilizados. Mantendo consigo apenas as coisa e nas quantidades necessria para aquele perodo.

8/29/12

Seiton - Senso de Arrumao


Significa "cada coisa no seu devido lugar". definir locais apropriados e critrios para estocar, guardar ou dispor TUDO de modo a facilitar o uso, manuseio, procura, localizao e guarda de qualquer item.

Por isso, as regras da arrumao devem ficar bastante claras a qualquer 8/29/12 pessoa que use o

Seiton - Senso de Arrumao


v

Alm disso, manter tudo organizado tambm evita desperdcio. O senso de arrumao fundamental para tornar o trabalho mais fcil, rpido e eficiente. O senso de arrumao facilita o senso da utilizao, pois a arrumao coloca os recursos teis de forma sistemtica dentro de um espao e estabelece um excelente sistema de comunicao visual para o rpido acesso a eles.

8/29/12

Seiton - Senso de Arrumao


Atitudes a serem tomada:
Escolher como armazenar os objetos que so teis para ns. Escolher locais e condies para guardar os materiais que facilitem o uso de cada um deles. Marcar (com etiquetas, por exemplo) onde est cada coisa para que qualquer pessoa entenda. Aps o uso, sempre colocar os objetos no lugar em que estavam.
8/29/12

Seiso - Senso de Limpeza


Ter Senso de Limpeza eliminar a sujeira e sua fonte ou objetos estranhos para manter limpo o ambiente. O mais importante neste conceito no o ato de limpar mas o ato de "no sujar" . Isto significa que alm de limpar preciso identificar a fonte de sujeira e as respectivas causas, de modo a podermos evitar que isto E de quem a obrigao de manter uma empresa limpa? Cada funcionrio responsvel por manter limpo o local que usa e tambm de conservar os equipamentos que utiliza.
8/29/12

Seiso - Senso de Limpeza


Atitudes a serem tomada:
Fazer faxina completa (que inclua cho, paredes, partes externa e interna de mveis etc.) Evitar sujar o local. Evitar danificar equipamentos ou materiais. Guardar objetos, depois de us-los, prontos para o prximo uso (limpos).
8/29/12

Seiketsu - Senso de Sade, Higiene (Asseio)


Este senso favorece a higiene e a sade dos funcionrios e da empresa. Viver em um ambiente saudvel evita que a gente pegue doenas mais fcil ou sofra acidentes. Vamos adotar a cozinha como exemplo deste Quarto senso:
v

Sem luvas, avental ou colheres compridas, fica muito difcil cozinhar sem se queimar. Em uma cozinha sem janelas, se fizermos alguma fritura ficamos com cheiro de gordura, com a sensao de sujeira, e certo mal-estar. Lavar a loua em pia muito baixa pode dar dor nas costas. 8/29/12

Seiketsu - Senso de Sade, Higiene (Asseio)

Atitudes a serem tomada:


Adotar as prticas dos trs sensos anteriores. Prestar ateno s condies do ambiente. Adotar hbitos saudveis. Manter a higiene pessoal.
8/29/12

Shitsuke - Senso de Disciplina ou Autodisciplina


Se no tivermos disciplina, no vamos conseguir usar os conceitos que vimos aqui. Esse senso requer respeito as regras, respeito aos demais e a adoo de prticas no nosso dia a dia. A disciplina vale para as empresas e tambm outros locais, como nossa casa, onde temos de cuidar do bem-estar da nossa famlia e de nossos amigos.

E esse processo requer constante aperfeioamento: se est bom,8/29/12 ficar pode

Shitsuke - Senso de Disciplina ou Autodisciplina


Atitudes a serem tomada:
Fazer dos sensos anteriores parte das tarefas do dia a dia. Definir as mesmas regras a todos os envolvidos e respeitlas. Insistir pacientemente na aplicao dos novos hbitos. Participar de treinamentos. Fazer da autoavaliao um hbito.
8/29/12

A iniciao ao programa
v

A mudana de atitude individual , sem dvidas, fundamental para o resultado como um todo. Geralmente, quando cada S trabalhado, primeiro corrigimos aquilo que est errado e depois criamos processos para que o erro no volte a acontecer.

8/29/12

Aplicao
O sistema 5S transforma as pessoas, modifica suas atitudes no trabalho, com quem nos cercam e com a gente mesmo. possvel mudar nossa atitude com a sociedade, para melhorar algumas coisas.

8/29/12

Os resultados

vSe

o sistema 5S for iniciado aos poucos e de modo planejado e envolver todos os funcionrios da empresa, no importa quais sejam os cargos ou departamentos, difcil no ver os resultados desejados. resultados esperados do 5S podem tambm ser observados de acordo com cada senso.

vOs

Cada um responsvel pelo sucesso do programa como um todo.


8/29/12

Os resultados
Senso de utilizao
v

Mais espaos para armazenar objetos necessrios; Mais visibilidade aos objetos necessrios; Ambientes mais agradveis; Diminuio de gastos com compra de materiais desnecessrios.

Senso de arrumao
v

Espaos disponveis melhor utilizados; Materiais e equipamentos encontrados mais rapidamente; Objetos estocados em quantidades precisas; Ambientes mais agradveis que requerem menos esforo fsico e mental. 8/29/12

Os resultados
Senso de limpeza
v

Locais mais limpos; Dedicao de todos com a limpeza; Ambientes de trabalho mais saudveis e agradveis; Melhor qualidade de vida dentro da organizao.

Senso de sade e higiene


v

Diminuio do nmero de acidentes de trabalho; Diminuio de faltas de funcionrios por problemas de sade; Maior ndice de satisfao de funcionrios; Melhoria nas relaes humanas.

8/29/12

Os resultados

Senso de disciplina
v

Mais facilidade na execuo das tarefas dirias; Cumprimento de tarefas dentro do prazo e oramento planejado; Autodesenvolvimento dos profissionais; Implementao de programas de qualidade mais elaborados.

8/29/12

Concluso

O sistema 5S promove a melhoria do local de trabalho, diminui o desperdcio, aumenta a produtividade e melhora a qualidade de vida. Iniciar o sistema 5S exige a disciplina e o envolvimento de todos na empresa. Os conceitos do 5S tambm podem ser usados em nossa casa ou em nossas atitudes como cidados.

8/29/12

Imagem no nada. O importante como nos vemos...

8/29/12

You might also like