You are on page 1of 74

A

incidncia das queimaduras tem-se mantido bastante alta, com conseqncias muito srias quanto mortalidade e morbidade. Ela pode gerar problemas fsicos, psicolgicos e sociais. No Brasil, os dados estatsticos sobre as leses por queimaduras so escassos, mas importantes para a implementao de programas de preveno.

Queimadura o quadro resultante da ao direta ou indireta do calor sobre o organismo humano; Leses causadas por transferncia de energia para a pele resultando em dano.

Em

estudo realizado com queimados em Hospital de Ribeiro Preto, a chama direta foi responsvel por 16% das queimaduras entre todas as crianas menores de 11 anos, metal quente (1,5%), leo diesel (1,5%) e brasa (6%). pacientes com idade entre 20 e 39 anos foram os mais atingidos pelo trauma trmico (23%); destes, 84% eram do sexo masculino.

Os

O principal tipo de acidente foram os acidentes domsticos (71%). Os acidentes de trabalho, que atingiram 55% dos pacientes com idade entre 20 e 39 anos, foram causados por eletricidade (48%), agentes trmicos (43,5%) e agentes qumicos (9%).

As

pacientes adultas queimaram-se em situaes domsticas (67%), principalmente na cozinha, envolvendo a utilizao de foges com panelas mal adaptadas e a realizao de frituras; e tentativas de suicdio (33%), atravs da queimadura, (75% dos que tentaram suicdio atravs de queimaduras eram mulheres).

Considerado

o maior rgo do corpo humano, constituda de duas camadas: epiderme e derme. Abaixo da derme est o tecido conjuntivo, abaixo do qual se encontram os msculos e os ossos.

Epiderme: renovada a cada seis semanas, composta de tecido epitelial pavimentoso estratificado no qual se distingue o estrato crneo Derme: formada de colgeno e elastina onde surgem os folculos pilosos, glndulas sebceas, sudorparas, veias e arterolas.

Barreira fsica e mecnica; Isolante trmico (Controle da temperatura corporal); Proteo contra invaso bacteriana (agindo como linha de defesa); Controle de entrada e sada de lquidos e eletrlitos; Percepo de informaes do meio ambiente; Receptora dos raios solares para a formao de vitamina D.

As

queimaduras podem ser classificadas quanto ao: Agente causador Profundidade ou grau Extenso ou severidade Localizao Perodo evolutivo.

Fsicos: temperatura: vapor, objetos aquecidos, gua quente, chama, etc. eletricidade : corrente eltrica, raio, etc. radiao : sol, aparelhos de raios X, raios ultra-violetas, nucleares, etc. Qumicos: produtos qumicos: cidos, bases, lcool, gasolina; Biolgicos: animais: lagarta-de-fogo, gua-viva, medusa; vegetais : o ltex de certas plantas, urtiga.

Primeiro

Grau - Atinge apenas a epiderme, o local apresenta hiperemia ou vermelhido, calor, edema discreto, ardncia e ressecamento da pele. Geralmente, aparecem em pessoas que se expuseram demasiadamente ao sol (raios ultravioleta) e/ou ao calor extremo; Quando atinge mais da metade do corpo, tornar-se grave.

Segundo Grau - Atinge a derme, podendo ser superficial e profunda. Tm como caracterstica a presena de flictenas ou bolhas com contedo lquido ou colide, apresenta edema que atinge regies circunvizinhas apresenta dor intensa.

Terceiro Grau - Destri todas as camadas da pele, atingindo tecidos adjacentes e profundos originando cicatrizao hipertrfica por segunda e/ou terceira inteno geralmente relacionadas por chama direta do fogo. A pele, apresenta-se endurecida, de colorao acinzentada, podendo em alguns casos ser indolor e no apresenta sangramento.

maneira mais simples, embora imprecisa, de se calcular o percentual de rea queimada a da regra "palma da mo": a palma da mo do paciente corresponde a 1% da sua superfcie corprea. Baixa : menos de 15% da superfcie corporal atingida Mdia : entre 15 e menos de 40% da pele coberta e Alta : mais de 40% do corpo queimado.

Regra dos Nove usada no tratamento hospitalar de queimaduras graves para determinao da reposio hdrica. Tambm til como um guia prtico para a avaliao de queimaduras graves. O corpo adulto dividido em reas, cuja extenso corresponde a aproximadamente 9% da superfcie corprea e/ou mltiplos ou fraes de 9%.

Quadro 2 - Regra dos noves (Wallace), para clculo da superfcie queimada em adultos e crianas a partir de 10 anos de idade

Regra dos noves (Wallace), para clculo da superfcie queimada em crianas at 10 anos de idade

Mtodo

mais acurado para avaliar a rea da queimadura utiliza o diagrama de Lund & Browder, que pondera as variaes da forma do corpo conforme a idade. , portanto, mais adequado para crianas, mas tem de estar disponvel, impresso na ficha da vtima, dada a dificuldade de ser memorizado.

Regra de Lund & Brodwer:

Em razo dos riscos estticos e funcionais, so desfavorveis as queimaduras que comprometem face, pescoo e mos. Esto associadas inalao de fumaa, podem causar edema considervel, prejudicando a permeabilidade das vias respiratrias e levando insuficincia respiratria.

queimadura compromete a integridade funcional da pele, responsvel pela homeostase hidroeletroltica, controle da temperatura interna, flexibilidade e lubrificao da superfcie corporal. local: necrose de coagulao tecidual e progressiva trombose dos vasos adjacentes num perodo de 12 a 48 horas.

Resposta

ferida da queimadura a princpio estril, porm o tecido necrtico rapidamente se torna colonizado por bactrias endgenas e exgenas, produtoras de proteases, que levam liqefao.

Nas

queimaduras extensas, superiores a 40% da rea corporal, o sistema imune incapaz de delimitar a infeco, que, sistematizando-se, torna rara a sobrevida nesses casos.

A resposta sistmica manifesta-se por:

febre, circulao sangnea hiperdinmica e ritmo metablico acelerado, com aumento do catabolismo muscular, da deficincia da barreira gastrointestinal (passagem de bactrias e seus subprodutos para a circulao sistmica), da contaminao bacteriana da rea queimada (liberao sistmica de bactrias e subprodutos), da perda de calor (evaporao atravs da ferida levando hipotermia) e da perda de fluidos (desequilbrio hidroeletroltico).

Pequeno

queimado:

Queimaduras

de primeiro grau em qualquer extenso, e/ou Queimaduras de segundo grau com rea corporal atingida at 5% em crianas menores de 12 anos e 10% em maiores de 12 anos. No pequeno queimado as repercusses da leso so locais.

Mdio queimado: Queimaduras de segundo grau com rea corporal atingida entre 5% a 15% em menores de 12 anos e 10% e 20% em maiores de 12 anos; Queimaduras de terceiro grau com at 10% da rea corporal atingida em adultos, quando no envolver face ou mo ou perneo ou p, e menor que 5% nos menores de 12 anos; Obs.: todo paciente dever ser reavaliado quanto extenso e profundidade, 48 a 72 h aps o acidente.

Grande queimado: As repercusses da leso manifestam-se de maneira sistmica. Considera-se como queimado de grande gravidade o paciente com:

Queimaduras de segundo grau com rea corporal atingida maior do que 15% em menores de 12 anos ou maior de 20% em maiores de 12 anos; Queimaduras de terceiro grau com mais de 10% da rea corporal atingida no adulto e maior que 5% nos menores de 12 anos; Queimaduras de perneo; Queimaduras por corrente eltrica, Queimaduras de mo ou p ou face ou pescoo ou axila que tenha terceiro grau;

Queimaduras de espessura parcial superiores a 10% da superfcie corporal; Queimaduras que envolvem a face, mos, ps, genitlia, perneo e/ou articulaes importantes; Queimaduras de terceiro grau em grupos de qualquer idade; Queimaduras causadas por eletricidade, inclusive aquelas causadas por raio;

Queimaduras qumicas; Leso por inalao; Queimadura em pacientes com problemas mdicos preexistentes; Qualquer paciente com queimaduras e trauma concomitante (tais como fraturas, etc.) no qual a queimadura apresenta o maior risco de morbidade ou mortalidade; Crianas queimadas sendo tratadas em hospital sem pessoal qualificado ou equipamentos para o cuidado do caso.

Atendimento

inicial ao paciente queimado: parar o processo de queimadura; exame bsico ABCDE; comprometimento da ventilao; ressuscitao volmica; profilaxia Tetnica; controle da dor e da ansiedade; Cuidados com as queimaduras. Evitar e tratar complicaes nos pacientes queimados.

Parar o processo da queimadura, retirando objetos que possam perpetuar o processo ( relgio, pulseira, anis, lentes de contato,etc.) Remoo de roupas queimadas ou intactas nas reas da queimadura; Avaliao clnica completa e registro do agente causador da extenso e da profundidade da queimadura;

Analgesia:

oral ou intramuscular no pequeno queimado e endovenosa no grande queimado. Pesquisar histria de queda ou trauma associado; Hidratao oral ou venosa (dependendo da extenso da leso). Aplicao de compressas midas com soro fisiolgico at alvio da dor.

Remoo de contaminantes Verificar queimaduras de vias areas superiores, principalmente em pacientes com queimaduras de face. Verificar leses de crnea; Resfriar agentes aderentes (ex. piche) com gua corrente, mas no tentar a remoo imediata;

Em

casos de queimaduras por agentes qumicos, irrigar abundantemente com gua corrente de baixo fluxo (aps retirar o excesso do agente qumico em p, se for o caso), por pelo menos 20 a 30 minutos. No aplicar agentes neutralizantes, pois a reao exotrmica, podendo agravar a queimadura; Aps a limpeza das leses, os curativos devero ser confeccionados.

Indica-se

a reposio por via endovenosa em adultos com mais de 20% da superfcie queimada e em crianas at com menos, dependendo da idade e localizao da leso. a reposio podemos utilizar a regra de Evans, a regra do Brooke Army Hospital e a regra de Parkland

Para

Na

regra de Evans e na do Brooke Army Hospital utilizamos a frmula. (peso) x A (rea) x 3 = quantidade total de lquidos a serem repostos em 48 horas. frmula baseada no fato de que a perda hdrica diretamente proporcional rea queimada at a extenso de 50%. Em queimaduras

Essa

Tratamento

Exemplo: Paciente com 60 quilos de peso e 30% da superfcie queimada P X A X 3 = 60 X 30 X 3 = 5.400 ml de lquidos a ser infundido em 48 horas. Esta quantidade dividida em 3 perodos:

0 a 8 horas 8 a 24 horas 24 a 48 horas -

1.800 ml 1.800 ml 1.800 ml

No segundo dia ser administrado soro glicosado e albumina humana ou outro tipo de colide de forma a manter a diurese no mesmo nvel (50 a 100 ml/hora). Assim, vemos que existe uma grande necessidade de lquido no paciente queimado e isto exige a disseco de uma veia de grosso calibre de preferncia no membro superior e em pele ntegra.

doente portador de queimaduras extensas pode estar ansioso e agitado devido hipoxemia ou hipovolemia mais do que dor. Assim respondem melhor ao uso de oxignio ou infuso de lquidos que ao uso de analgsicos.

Profilaxia

Tetnica

Usar dose de reforo de toxide tetnico em todos os pscientes com SCQ > 10%. Se no h histria vacinal, no se sabe ou maior que 10 anos, utilizar imunoglobulina antitetnica.

Antibioticoterapia

Antibiticos so utilizados no caso de uma suspeita clnica ou laboratorial de infeco. No utilizar antibitico profiltico.

Queimadura

de Primeiro Grau Analgesia via oral ou intramuscular e hidratao local com compressas midas.

Queimadura de Segundo Grau Alm da analgesia e hidratao local tambm necessria limpeza do local, debridamento de bolhas (bolhas ntegras no precisam ser debridadas) e confeco de curativos. O curativo pode ser realizado com gazes vaselinadas (para no aderir leso) e gazes secas, chumao de algodo e ataduras.

Nos

membros o curativo deve ser oclusivo e deve-se evitar ocluso em orelhas e perneo. A troca do curativo deve ser feita a cada 2 ou 3 dias at que se atinja a cicatrizao entre 8 e 10 dias. O paciente deve ser mantido em repouso e com o membro elevado.

Queimadura

de Terceiro Grau O paciente deve ser encaminhado a um centro especializado no atendimento a queimados.

Desbridamento cirrgico: Indicado praticamente em todos os casos de queimaduras de terceiro grau. Deve ser realizado no centro cirrgico, sob anestesia.

Enxerto: O enxerto de pele realizado para se obter o fechamento da ferida de terceiro grau.

Devemos

nos casos de 3 grau repor os tecidos destrudos o mais precocemente possvel por meio dos enxertos de pele. casos de 1 e 2 grau devemos por meio de cuidados locais adequados propiciar uma rpida reparao dos tecidos lesados, o que ocorre entre o 10 e 17 dias.

Nos

rea queimada deve ser limpa com soro fisiolgico corrente retirando-se possveis corpos estranhos sem se aplicar anti-spticos ou escovar a regio, o que poderia provocar aprofundamento das leses. A seguir, debrida-se as vesculas formadas e retiramos toda pele e optamos pelo mtodo de tratamento.

As imobilizaes devem ser feitas com as articulaes em extenso para evitar as retraes e as maceraes dos tecidos. Nas queimaduras de 3 grau devemos lembrar que a infeco se instala no tecido necrosado e que por isso este tecido deve ser retirado cirurgicamente o mais precoce possvel para evitar as complicaes infecciosas. O uso de antimicrobianos tpicos s deve ser indicado em pacientes com queimaduras acima de 30% de rea corporal queimada e o que se utiliza o Creme de Sulfadiazina de Prata a 1%.

H trs tipos: Leso por corrente eltrica: Provoca queimaduras focais nos pontos de entrada e sada da pele. Provoca leso muscular semelhante a esmagamento; trombose de extremidades (necrose profunda) Leso eletrotrmica por corrente em arco: Temperaturas 2500 C: leso intensa e profunda; temperatura suficiente para derreter os ossos Queimadura por roupa pegando fogo: Pode ser a parte mais grave da leso Tto: mesmo de demais leses trmicas

Os

danos da corrente eltrica so proporcionais sua intensidade e inversamente proporcionais resistncia. Voltagem > 40W j perigosa Resistncia (ordem decrescente): ossos, tecido adiposo tendes, msculos, sangue e nervos. Corrente eltrica passa pelo corao ou tronco cerebral morte por fibrilao ou apnia

Mioglobinria

necrose tubular aguda

Manter dbito urinrio, 2 a 3 X o normal; diurticos osmticos e alcalinizao da urina

sbita do hematcrito por destruio de hemcias Sangramento em tecidos profundos: ruptura de vasos e rompimento de vasos trombosados

Ressucitao

inicial Desbridar a leso at encontrar tecido sadio subjacente. Pode haver destruio profunda no evidente a princpio Desbridar novamente 24-48 h depois Encaminhar a centros especializados

Segunda, 27 de maro de 2006, 13h45

Enxerto de clulas-tronco usado em queimadura. Um francs que sofreu uma queimadura por irradiao na mo foi curado graas a um enxerto de clulas-tronco provenientes de sua medula ssea, confirmou hoje um porta-voz do Servio de Sade do Ministrio da Defesa francs.

No toque a rea afetada. Nunca fure as bolhas. No tente retirar pedaos de roupa grudados na pele. Se necessrio, recorte em volta da roupa que est sobre a regio afetada. No use manteiga, pomada, creme dental ou qualquer outro produto domstico sobre a queimadura. No cubra a queimadura com algodo. No use gelo ou gua gelada para resfriar a regio. Se as roupas tambm estiverem em chamas, no deixe a pessoa correr. Se necessrio, derrube-a no cho e cubraa com um tecido como cobertor, tapete ou casaco, ou faa rolar no cho. Em seguida, procure auxlio mdico imediatamente.

Estado

em que a temperatura central do doente cai abaixo de 35C. ( 95F).

Ausncia

de leses traumticas
Leve: 35C a 32C. Moderada: 32C a 30C. Grave: abaixo de 30C.

Doentes

traumatizados
Qualquer temperatura abaixo de 36C. Temperaturas centrais abaixo de 32C contituem hipotermia grave.

Diminuio

da temperatura em todo o corpo; Diminuio do nvel de conscincia; Diminuio das funes metablica; Pele fria, cinza, ciantica; Pulso fraco ou ausente; Bradpnia; PA varivel;

Mudana

de temperatura do sangue; Mudana no ndice do dixido do oxignio e de carbono no sangue; Arritmias; Desidratao; Diferenas da temperatura entre tecidos do corpo e tecido superficial do corpo (pele);

Exame

bsico ABCDE Identificar presena ou no de ritmo cardaco organizado. Prevenir perda de calor: remover doente de ambiente frio, tirar roupa mida, cobrir o doente. Administrar oxignio. Monitorizao cardaca obrigatria. Pesquisar doenas associadas. Colheta de sangue: hemograma, dosagem de eletrlitos, glicemia, lcool e drogas, creatinina, amilase, hemoculturas.

Hipotermia

leve a moderada Ambiente quente, com roupas e cobertores, e a infuso intravenosa de lquidos aquecidos. Hipotermia grave Mtodos de reaquecimento central ativo reaquecimento cirrgicas invasivas, com lavagem peritoneal, torcica e pleural.

You might also like