You are on page 1of 21

1. O QUE A ESCOLA DE APRENDIZES DO EVANGELHO?

Trata-se de um programa organizado para proporcionar a vivncia do Cristianismo como proposta essencial de aperfeioamento moral da Humanidade atravs da Reforma ntima do ser. Busca a renovao do homem em seus sentimentos, pensamentos e atitudes, proporcionando-lhe experincias de verdadeiro autoconhecimento e despertar de seus ideais divinos. No se trata de um curso como habitualmente se entende a partir da palavra escola, mas sim um processo de Iniciao Espiritual baseado no Evangelho de Jesus, entendido como a forma mais pura de vivenciar a proposta religiosa do Espiritismo para a Humanidade.

2. QUAL A SUA FINALIDADE?

As EAE preparam e purificam os espritos para o ingresso em vidas mais perfeitas, na comunho de todos os dias com Deus, despertando a conscincia interna para que vibre em sintonia com os planos espirituais mais elevados.No um curso comum de preparao material, mas oportunidade que o aprendiz tem para adestrar suas foras, sem temor e represlias, terar armas contra si mesmo e provar a si prprio que est combatendo por deciso prpria sem engodos ou foramentos, visando seu prprio engrandecimento espiritual.

3. COMO SE ESTRUTURAM AS REUNIES?


Encontros semanais de 90 minutos As aulas sero divididas da seguinte maneira: 10 minutos = preparao 20 minutos = comentrios, dvidas, leitura de temas, avisos gerais, reflexes sobre conduta crist, reforma ntima, andamento das atividades, andamento dos trabalhos 45 minutos = aula ministrada em geral por expositores convidados 15 minutos = comentrios finais, vibraes, prece de encerramento, intercmbio quando necessrio

4. QUAL A DURAO DO CURSO?

118 semanas de aulas. Existem aulas complementares e de reviso que podero ser acrescentadas ao programa conforme determinao de cada casa esprita. 16 semanas no mnimo de Estudo do Livro dos Espritos o 3 meses de Perodo Probatrio.

5. COMO DIVIDIDO O PROGRAMA?

1o ciclo = 1a a 47a aula (47 aulas) 2o ciclo = 48a a 93a aula (46 aulas) 3o ciclo = 94a a 118a aula (25 aulas) Livro dos Espritos = obrigatrio para os que desejam ingressar na FDJ. Programa mnimo de 16 aulas conforme recomendado no V.E.R. Perodo Probatrio = 3 meses Ingresso FDJ

6. A QUEM SE DESTINA A EAE?

Abertas ao pblico sem qualquer restrio de ordem religiosa, material ou pessoal (sugere-se que jovens at 18 anos sejam encaminhados a Mocidade Esprita).

7. AT QUANDO SO ACEITAS INSCRIES?

As inscries podem ser aceitas at a aula que corresponde ao limite mximo de faltas, que de 40% do total das aulas, correspondente a 19a aula, entretanto considera-se aconselhvel aceitar novos alunos apenas at a aula de introduo do caderno de temas, ou seja, 13a aula.

8. QUAIS OS PR REQUISITOS PARA INCIO DO CURSO?


Os participantes devero ter cursado o Curso Bsico de Espiritismo ou a Mocidade Esprita, ou mesmo estar cursandoos contanto que se encerrem antes do final do 1o ciclo da EAE. Alunos provenientes de outras instituies, tais como FESP, USE, FDJ, etc, devero trazer comprovantes e programas dos cursos realizados a fim de se averiguar a iseno do Curso Bsico como pr requisito. Como recomendao, devido caracterstica do programa, sugere-se que a EAE seja cursada desde o incio mesmo para alunos que tenham realizado curso semelhante em outras instituies, abonando-se apenas quando aceitvel,o Curso Bsico.

9. QUAL O LIMITE DE FALTAS PERMITIDO?

O limite de faltas permitido de 20% do Total (sem necessidade de reposio), ou seja: 1o ciclo= 9 faltas (aceita-se inscrio at a aula 19) 2o ciclo = 9 faltas 3o ciclo = 5 faltas Livro dos Espritos = 4 faltas para um programa de 20 aulas No caso do L.E., ao exceder o nmero de faltas permitidas o aluno dever refazer o mesmo em outra turma,tendo a opo de ingressar na FDJ com seu dirigente original ou com o Dirigente da Turma onde refez oEstudo do L.E.

O aluno dever repor o nmero excedente de faltas permitidas (20%) at o limite de reprovao (40%), antes do final do ciclo seguinte. Se at o final do ciclo seguinte, no forem repostos os excedentes de faltas do ciclo atual, o aluno dever ser reprovado. Ao chegar no final de qualquer ciclo com mais de 40% de faltas o aluno ser reprovado mesmo que apresente justificativa. As aulas a serem repostas devero ser preferencialmente as mesmas perdidas. Na impossibilidade de repor a mesma aula (dever ser colocado disposio o horrio de todas as turmas da Setorial ou mesmo Regional da Aliana), o aluno poder repor outra aula, exceto aulas de vivncia, reviso ou complementares. Esta recomendao dever ser reavaliada para Centros distantes e com poucas possibilidades de reposio de aula, nestes casos, o critrio dever ser revisto e aprovado pela Diretoria da Casa.

10. QUAIS SO OS LIVROS UTILIZADOS?

O livro texto para todo o programa de aulas o Iniciao Esprita e o livro O Redentor (14a a 45a aula ). utilizao do livro Guia do Aprendiz e o Guia do Discpulo . O Guia do Aprendiz ser implantado e entregue na aula 23 enquanto o Guia do Discpulo na aula 100.

11. QUANDO O ALUNO PODER INICIAR O TRABALHO NA ASSISTNCIA ESPIRITUAL?

Apenas aps concludo o Curso de Passes.

12. QUANDO O ALUNO PODE FAZER O CURSO DE PASSES,MDIUNS,ENTREVISTADORES, EXPOSITORES, EVANGELIZADOR INFANTIL E DIRIGENTES?
PASSES: Aps o grau de Servidor MDIUNS: Aps 1 ano de experincia nos trabalhos de assistncia espiritual (AE). Aconselha-se que o mesmo tenha concludo tambm o 3o ciclo da EAE. ENTREVISTADORES: Aps o trmino do 3o ciclo e com um ano de experincia nos trabalhos de AE EXPOSITORES: Durante o 3o ciclo. Aconselhvel aps o trmino do 3o ciclo EVANGELIZADOR: De acordo com a necessidade da casa. DIRIGENTES: Aps ingresso na FDJ

13. QUAIS SO OS GRAUS DENTRO DA EAE?

Aprendiz a partir da 23a Aula Preparao Individual, trabalha quando solicitado. Trabalho como uma obrigao;48a aula Servidor Servio e Testemunhao, trabalha quando encarregado. Trabalho como um dever Grau de Discpulo de Jesus com o ingresso na FDJ. Trabalha quando necessrio. Trabalho como prmio

14. QUANDO SE DEVE INTRODUZIR A PRECE DOS APRENDIZES?

A prece dos aprendizes dever ser introduzida no primeiro dia de aula. Consultar V.E.R. pg. 104 e 105.

15. COMO DEVE SER CANTADA A PRECE DOS APRENDIZES?

Dever ser cantada conforme o CD da Aliana em volume baixo de forma que seja possvel ouvir queles que cantam ao lado.

16. COMO DEVE SER FEITA A PREPARAO DO AMBIENTE?

Verificar V.E.R. pg 168 e 169, sendo que os elementos da preparao (equipes de higienizao, limpeza, fraternidades, Ismael, etc) devero ser introduzidos aos poucos conforme o andamento do programa de EAE. Ver tambm I.E. pg 237

17. COMO DEVEM SER FEITAS AS VIBRAES DE ENCERRAMENTO?


Vibrar pela paz na terra entre os homens; pela unio das filosofias e religies em torno do mestre; em favor das instituies assistenciais e hospitalares, abrangendo toda a humanidade sofredora; pelas crianas e velhos desamparados; pelos espritos em sofrimento no umbral, nas trevas e, em particular, pelos suicidas; pelos nossos lares, como santurios das almas em esforo de renovao crist; por ns mesmos. V.E.R. pg 97, 166. Ver tambm I.E. pg 238

You might also like