You are on page 1of 24

Faculdade de Macap Curso de Odontologia 6 Semestre CLNICA INTEGRADA BSICA II Professora: Adriana Gato Acadmico: Claudeniz Oliveira, Daliane

Oliveira, Josu Rodrigues, Sandra Rodrigues e Thyago Rocha

A relao entre a diabetes e a doena periodontal

Diabetes Mellitus Tipo 1


CARACTERSTICAS:
-Aparece ainda na infncia; -Conhecida como :Diabetes insulino dependente; -O corpo produz pouca ou nenhuma insulina; -Menos de 10% dos diabticos tm a do tipo 1.

Entenda como isto ocorre:


-Quando ingerimos uma refeio, o carboidrato, encontrado em doces, pes, bolos, massas, biscoitos, batata, mandioca, etc, so transformados em acar (glicose) para poder ser absorvido pelo nosso organismo. Esta glicose distribuda e serve de fonte de energia para nossas clulas, a partir do momento em que entra para nosso sangue.

-A insulina o hormnio responsvel pela passagem da glicose do sangue para as clulas e rgos do nosso corpo. Desta forma, nos mantemos com energia e garantimos, principalmente, energia para nosso crebro.A pessoa com diabetes tipo 1,no consegue fazer esta transferncia da glicose para as clulas, fazendo com que o sangue fique HIPERGLICMICO (muita glicose circulante).

Diabetes Tipo 2
CARACTERSTICAS: -Geralmente ocorre na idade adulta ; -Est relacionada ao excesso de peso e m alimentao; -A insulina produzida em quantidade normal ou aumentada, porm no ajuda o corpo a us-la de forma adequada; -Conhecida como Diabetes no insulinodependente.

Entenda como isto ocorre:


-O corpo produz insulina aps uma refeio com doces e carboidratos, porm esta insulina, por estar defeituosa, no consegue colocar toda glicose que est circulante no sangue para dentro das clulas. O sangue fica com excesso de glicose e todos os problemas aparecem.

Os sintomas so muito parecidos:


- Problemas de m circulao; - Falta de energia para fazer as atividades (fadiga); - Perda de peso, apesar da boa alimentao; - Dificuldade de cicatrizao, principalmente em membros inferiores e extremidades (ps e mos); - Problemas oculares; - Vontade de urinar com freqncia pois o corpo sente necessidade de eliminar o excesso de acar do sangue;

- Sede excessiva pois o sangue fica muito doce e denso e o corpo precisa diluir este sangue; - Fome excessiva pois no entra energia para as clulas; - Presso alta sangue mais grosso; - Problemas cardacos (colesterol e triglicerdeos elevados); - Doenas renais; - Neuropatia (danos nos nervos) formigamento no corpo; - Infeces freqentes; - Distrbio ertil no homem; - Problemas dentrios.

Diabetes x Doena periodontal

Prevalncia na populao mundial: -Diabetes: 1 a 6%; -Periodontite: 14%

Caractersticas: -So doenas multifatoriais; -Tm caractersticas de cronicidade; -Diabetes modifica ou agrava a doena peridontal pr-existente.

Epidemiologia:
-O nmero de dabticos com doenas periodontais maior entre os tipos I do que os do tipo II; CONSEQUNCIAS: -Diabetes tipo I: placa gengival; reabsoro ssea. -Diabetes tipo II: perda clnica de insero.

Outros fatores que influenciam na doena periodontal:


1)Genticos: os orientais no apresentam
relao entre periodontal. a diabetes e a doena

2)Condies ambientais: -Tempo de exposio a doena; -Falta de controle da doena periodontal; -Falta de controle glicmico.

Mecanismos do diabetes que influenciam a doena periodontal:


-Microrganismos periodontopatognicos -Fatores imunolgicos -Fatores ambientais + -Fatores comportamentais -Fatores hereditrios
__________________________________________

DOENA PERIODONTAL

Fatores agravantes:
-Alteraes na vascularizao periodontal -Alteraes na microbiota -Alteraes nos nveis glicmicos -Alteraes do sulco sulcular -Alteraes na constituio da saliva + -Alteraes no metabolismo do colgeno -Alteraes na resposta do hospedeiro -Alteraes na cicatrizao __________________________________________ SEVERIDADE DA DOENA PERIODONTAL

Principal fator agravante:


A resposta imunolgica deficiente das clulas fagocitrias(macrfagos) permite a proliferao das bactrias periodontopatognicas.

Tratamento:
-Tratamento multidisciplina(nutricionista, profissional de educao fsica, odontlogo e endocrinologista).

Classificao segundo seu grau de risco


1BAIXO RISCO: glicemia em jejum menor de 200mg/dl, sem manifestaes clnicas do diabetes e boa higiene bucalno necessita de antibitico terapia e consulta de manuteno de 4 a 6 meses.

2MDIO RISCO: glicemia em jejum at 250mg/dl,poucas sequelas do diabetes e boa higiene bucal razovelnecessita de antibitico terapia e consulta de manuteno de 3 a 4 meses. 3ALTO RISCO: glicemia em jejum acima 250mg/dl,apresenta sequelas do diabetes e m higiene bucal razovelnecessita de antibitico terapia(iniciar 1h antes do procedimento) e consulta de manuteno de 02 meses.

CONCLUSO:
O paciente diabtico deve ser tratado assim diagnosticada sua condio odontolgica, visto que alm de avanar rapidamente, estudos demonstram que a infeco periodontal pode elevar ainda mais a glicemia deste paciente(doena bidirecional).

You might also like