You are on page 1of 136

MINISTRIO DO TRABALHO E EMPREGO GERNCIA REGIONAL DO TRABALHO E EMPREGO EM PIRACICABA

GERNCIA REGIONAL DO TRABALHO E EMPREGO EM PIRACICABA GRTE PIRACICABA/SRTESP/MTE

NORMA REGULAMENTADORA (NR) N12 SEGURANA NO TRABALHO EM MQUINAS E EQUIPAMENTOS SINDICATO DAS INDSTRIAS METALRGICAS DE PIRACICABA - SIMESP 13/10/2011 PIRACICABA/SP
GERNCIA REGIONAL DO TRABALHO E EMPREGO EM PIRACICABA GRTE PIRACICABA/SRTESP/MTE

PRINCIPAIS DISPOSIES REGULAMENTARES SOBRE SEGURANA EM MQUINAS E EQUIPAMENTOS ESTABELECIDAS NA NR-12

GERNCIA REGIONAL DO TRABALHO E EMPREGO EM PIRACICABA GRTE PIRACICABA/SRTESP/MTE

NR12 - SEGURANA DO TRABALHO EM MQUINAS E EQUIPAMENTOS - Alterao dada pela Portaria MTE n 197 de 17/12/2010 (Publicada no D.O.U. de 24/12/2010) - Estrutura: 19 Ttulos com 216 itens e subitens 11 Anexos com 783 itens e subitens

NR-12 - SEGURANA NO TRABALHO EM MQUINAS E EQUIPAMENTOS Sumrio: 12.1 Princpios Gerais 12.2 Arranjo fsico e instalaes 12.3 Instalaes e dispositivos eltricos 12.4 Dispositivos de partida, acionamento e parada 12.5 Sistemas de segurana em mquinas e equipamentos 12.6 Dispositivos de parada de emergncia 12.7 Meios de acesso permanentes a mquinas e equipamentos 12.8 Componentes pressurizados 12.9 Transportadores de materiais

NR-12 - SEGURANA NO TRABALHO EM MQUINAS E EQUIPAMENTOS Sumrio (cont.): 12.10 Aspectos ergonmicos nos trabalhos em mquinas e equipamentos 12.11 Riscos adicionais 12.12 Manuteno, inspeo, preparao, ajustes e reparos 12.13 Sinalizao 12.14 Manuais 12.15 Procedimentos de segurana 12.16 Projeto, fabricao, importao, venda, locao, cesso a qualquer ttulo, exposio, utilizao e adaptao de mquinas e equipamentos

NR-12 - SEGURANA NO TRABALHO EM MQUINAS E EQUIPAMENTOS Sumrio (cont.): 12.17 Capacitao 12.18 Disposies finais 12.19 Outros requisitos especficos de segurana

Anexos: I Distncias de segurana e requisitos para o uso de detectores de presena optoeletrnicos II Contedo programtico de capacitao III Meios de acesso permanentes a mquinas e equipamentos

NR-12 - SEGURANA NO TRABALHO EM MQUINAS E EQUIPAMENTOS Anexos (cont.): IV Glossrio V - Motoserras VI Mquinas para panificao e confeitaria VII Mquinas para aougue e mercearia VIII Prensas e similares IX Injetoras de materiais plsticos X Mquinas para calados e afins XI Mquinas e implementos para uso agrcola e florestal

NR-12 Princpios Gerais 12.1. Esta Norma Regulamentadora e seus anexos definem referncias tcnicas, princpios fundamentais e medidas de proteo para garantir a sade e a integridade fsica dos trabalhadores e estabelece requisitos mnimos para a preveno de acidentes e doenas do trabalho nas fases de projeto e de utilizao de mquinas e equipamentos de todos os tipos, e ainda sua fabricao, importao, comercializao, exposio e cesso a qualquer ttulo, em todas as atividades econmicas, sem prejuzo da observncia do disposto nas demais Normas Regulamentadoras NR aprovadas pela Portaria n 3.214, de 8 de junho de 1978, nas normas tcnicas oficiais e, na ausncia ou omisso destas, nas normas internacionais aplicveis.

NR-12 Princpios Gerais 12.1.1. Entende-se como fase de utilizao a construo, transporte, montagem, instalao, ajuste, operao, limpeza, manuteno, inspeo, desativao e desmonte da mquina ou equipamento.

12.2. As disposies desta Norma referem-se a mquinas e equipamentos novos e usados, exceto nos itens em que houver meno especfica quanto sua aplicabilidade.

NR-12 Princpios Gerais 12.4. So consideradas medidas de proteo, a ser adotadas nessa ordem de prioridade: a) medidas de proteo coletiva; b) medidas administrativas ou de organizao do trabalho; c) medidas de proteo individual.

Exemplo de medida de proteo coletiva: enclausuramento de transmisso mecnica por polia e correia

Exemplo de medida administrativa ou de organizao do trabalho: trabalhador com tempo mximo de 4 horas dirias de trabalho em operao de solda contnua

Exemplo de medida de proteo individual: mscara de solda de segurana

NR-12 Princpios Gerais 12.5. A concepo de mquinas deve atender ao princpio da falha segura.

NR-12 Princpio da "Falha Segura" Na ocorrncia de situao de falha tcnica e/ou falha humana, relevante segurana de um sistema e de pessoas, tal sistema deve entrar em um estado seguro atravs da atuao imediata de dispositivos de segurana especficos, projetados para tal finalidade, de forma a impedir um descontrole do sistema, e, conseqentemente, evitar a probabilidade da ocorrncia de acidentes com danos pessoais e/ou materiais.

NR-12 Princpio da "Falha Segura"

O Princpio da Falha Segura considera que mquinas, equipamentos e seres humanos so falhos, e, portanto a necessidade de haver dispositivos de segurana para garantir que essas falhas no gerem leses e/ou danos materiais.

NR-12 Princpio da "Falha Segura" Sistema seguro com alto nvel de confiabilidade Um sistema considerado seguro com alto nvel de confiabilidade quando o mesmo projetado com a incorporao de dispositivos de segurana que protejam eficazmente contra a ocorrncia de falha tcnica e/ou falha humana, de modo a no permitir o descontrole (perturbao anormal) do sistema, e, conseqentemente, evitar a probabilidade da ocorrncia de acidentes com danos pessoais e/ou materiais.

NR-12 Princpio da "Falha Segura" Sistema pouco seguro com baixo nvel de confiabilidade Um sistema considerado pouco seguro com baixo nvel de confiabilidade quando o mesmo projetado com a incorporao de medidas de segurana que ficam na dependncia nica e exclusiva do comportamento do indivduo (trabalhador), de modo a no permitir um controle efetivo da exposio a riscos ocupacionais significativos, e, conseqentemente, no evitar a possibilidade da ocorrncia de acidentes com danos pessoais e/ou materiais. Tal sistema, baseado no comportamento humano, muito frgil sob o aspecto da segurana do trabalho e apresenta alta probabilidade de acidente de trabalho.

NR-12 Princpio da "Falha Segura" Falha Tcnica ou Falha Material Conceito: uma condio ou situao agravante que ocorre no desenvolvimento da atividade pela perda da funo projetada originalmente de um componente material do sistema (mecnico, eltrico, hidrulico, pneumtico, eletrnico, material, etc.), em decorrncia de projeto inadequado ou obsoleto, erro de construo ou de instalao, erro de especificao, falta de manuteno, condies crticas de operao, vida til esgotada, situaes agravantes no previstas ou subestimadas, etc.

NR-12 Princpio da "Falha Segura" Falha Humana ou Falha do Indivduo Conceito: uma condio ou situao agravante que ocorre por falha do trabalhador no curso da jornada de trabalho, em decorrncia das suas caractersticas psicobiofisiolgicas, da sua qualificao, experincia, conhecimento, e de outros atributos de ordem pessoal. O ser humano, em decorrncia da sua limitao do ponto de vista fsico, psquico e biolgico, no capaz de manter elevado grau de vigilncia durante todo o perodo de viglia (por ex.: jornada de trabalho), estando, portanto, sujeito a cometer falhas (erros) na execuo de suas atividades normais (por ex.: atividades laborais).

NR-12 Princpio da "Falha Segura As mquinas e equipamentos devem possuir sistemas de segurana projetados para atender o Princpio da Falha Segura. Portanto devem apresentar as seguintes caractersticas: 1- AUTO TESTE: teste funcional executado automaticamente pelo prprio dispositivo, na inicializao do sistema e durante determinados perodos, para verificao de falhas e defeitos, levando o dispositivo para uma condio segura. 2- DIVERSIDADE: aplicao de componentes, dispositivos ou sistemas com diferentes princpios ou tipos, podendo reduzir a probabilidade de existir uma condio perigosa.

NR-12 Princpio da "Falha Segura As mquinas e equipamentos devem possuir sistemas de segurana projetados para atender o Princpio da Falha Segura. Portanto devem apresentar as seguintes caractersticas: 3- MONITORAMENTO: funo intrnseca de projeto do componente ou realizada por interface de segurana que garante a funcionalidade de um sistema de segurana quando um componente ou um dispositivo tiver sua funo reduzida ou limitada, ou quando houver situaes de perigo devido a alteraes nas condies do processo. 4- REDUNDNCIA: aplicao de mais de um componente, dispositivo ou sistema, a fim de assegurar que, havendo uma falha em um deles na execuo de sua funo o outro estar disponvel para executar esta funo.

NR-12 Instalaes e dispositivos eltricos. 12.14. As instalaes eltricas das mquinas e equipamentos devem ser projetadas e mantidas de modo a prevenir, por meios seguros, os perigos de choque eltrico, incndio, exploso e outros tipos de acidentes, conforme previsto na NR 10.

12.15. Devem ser aterrados, conforme as normas tcnicas oficiais vigentes, as instalaes, carcaas, invlucros, blindagens ou partes condutoras das mquinas e equipamentos que no faam parte dos circuitos eltricos, mas que possam ficar sob tenso.

NR-12 Instalaes e dispositivos eltricos. 12.18. Os quadros de energia das mquinas e equipamentos devem atender aos seguintes requisitos mnimos de segurana: a) possuir porta de acesso, mantida permanentemente fechada; b) possuir sinalizao quanto ao perigo de choque eltrico e restrio de acesso por pessoas no autorizadas; c) ser mantidos em bom estado de conservao, limpos e livres de objetos e ferramentas; d) possuir proteo e identificao dos circuitos. e e) atender ao grau de proteo adequado em funo do ambiente de uso.

QUADRO DE ENERGIA DA MQUINA

NR-12 Instalaes e dispositivos eltricos. 12.20. As instalaes eltricas das mquinas e equipamentos que utilizem energia eltrica fornecida por fonte externa devem possuir dispositivo protetor contra sobrecorrente, dimensionado conforme a demanda de consumo do circuito. 12.20.1. As mquinas e equipamentos devem possuir dispositivo protetor contra sobretenso quando a elevao da tenso puder ocasionar risco de acidentes. 12.20.2. Quando a alimentao eltrica possibilitar a inverso de fases de mquina que possa provocar acidentes de trabalho, deve haver dispositivo monitorado de deteco de seqncia de fases ou outra medida de proteo de mesma eficcia.

DISJUNTOR: proteo contra sobrecorrente eltrica

ESTABILIZADOR: proteo contra sobretenso eltrica

REL de deteco de inverso da seqncia de fases

NR-12 Instalaes e dispositivos eltricos. 12.21. So proibidas nas mquinas e equipamentos: a) a utilizao de chave geral como dispositivo de partida e parada; b) a utilizao de chaves tipo faca nos circuitos eltricos; c) a existncia de partes energizadas expostas de circuitos que utilizam energia eltrica.

PROIBIDO O USO DE CHAVE TIPO FACA

NR-12 Dispositivos de partida, acionamento e parada. 12.24. Os dispositivos de partida, acionamento e parada das mquinas devem ser projetados, selecionados e instalados de modo que: a) no se localizem em suas zonas perigosas; b) possam ser acionados ou desligados em caso de emergncia por outra pessoa que no seja o operador; c) impeam acionamento ou desligamento involuntrio pelo operador ou por qualquer outra forma acidental; d) no acarretem riscos adicionais; e e) no possam ser burlados.

Boto de Parada

Boto de Partida

DISPOSITIVO DE PARTIDA E PARADA

NR-12 Dispositivos de partida, acionamento e parada.

12.25. Os comandos de partida ou acionamento das mquinas devem possuir dispositivos que impeam seu funcionamento automtico ao serem energizadas.

NR-12 Dispositivos de partida, acionamento e parada. 12.26. Quando forem utilizados dispositivos de acionamento do tipo comando bimanual, visando a manter as mos do operador fora da zona de perigo, esses devem atender aos seguintes requisitos mnimos do comando: a) possuir atuao sncrona, ou seja, um sinal de sada deve ser gerado somente quando os dois dispositivos de atuao do comando -botes- forem atuados com um retardo de tempo menor ou igual a 0,5 s (cinco segundos); b) estar sob monitoramento automtico por interface de segurana;

NR-12 Dispositivos de partida, acionamento e parada. 12.26. (Comando bimanual: requisitos - cont.) c) ter relao entre os sinais de entrada e sada, de modo que os sinais de entrada aplicados a cada um dos dois dispositivos de atuao do comando devem juntos se iniciar e manter o sinal de sada do dispositivo de comando bimanual somente durante a aplicao dos dois sinais; d) o sinal de sada deve terminar quando houver desacionamento de qualquer dos dispositivos de atuao de comando; e) possuir dispositivos de comando que exijam uma atuao intencional a fim de minimizar a probabilidade de comando acidental;

NR-12 Dispositivos de partida, acionamento e parada. 12.26. (Comando bimanual: requisitos - cont.) f) possuir distanciamento e barreiras entre os dispositivos de atuao de comando para dificultar a burla do efeito de proteo do dispositivo de comando bimanual; e g) tornar possvel o reincio do sinal de sada somente aps a desativao dos dois dispositivos de atuao do comando.

Protetor dos botes

Boto de parada de emergncia

Botes de comando bimanual

COMANDO BIMANUAL (dispositivo de acionamento)

Comando bimanual na estrutura de prensa mecnica

Comando bimanual em pedestal

Comando bimanual em pedestal em prensa mecnica

NR-12 Dispositivos de partida, acionamento e parada. 12.28. Os dispositivos de comando bimanual devem ser posicionados a uma distncia segura da zona de perigo, levando em considerao: a) a forma, a disposio e o tempo de resposta do dispositivo de comando bimanual; b) o tempo mximo necessrio para a paralisao da mquina ou para a remoo do perigo, aps o trmino do sinal de sada do dispositivo de comando bimanual; e c) a utilizao projetada para a mquina.

NR-12 Dispositivos de partida, acionamento e parada. 12.32. As mquinas e equipamentos, cujo acionamento por pessoas no autorizadas possam oferecer risco sade ou integridade fsica de qualquer pessoa, devem possuir sistema que possibilite o bloqueio de seus dispositivos de acionamento.

12.36. Os componentes de partida, parada, acionamento e outros controles que compem a interface de operao das mquinas devem: a) operar em extrabaixa tenso de at 25V (vinte e cinco volts) em corrente alternada ou de at 60V (sessenta volts) em corrente contnua; e b) possibilitar a instalao e funcionamento do sistema de parada de emergncia, cf. itens 12.56 a 12.63 e subitens.

Chave de bloqueio

Exemplo de sistema de bloqueio de dispositivos de acionamento: CHAVE DE BLOQUEIO

NR-12 Dispositivos de partida, acionamento e parada. 12.37. O circuito eltrico do comando da partida e parada do motor eltrico de mquinas deve possuir, no mnimo, dois contatores com contatos positivamente guiados, ligados em srie, monitorados por interface de segurana ou de acordo com os padres estabelecidos pelas normas tcnicas nacionais vigentes e, na falta destas, pelas normas tcnicas internacionais, se assim for indicado pela anlise de risco, em funo da severidade de danos e freqncia ou tempo de exposio ao risco.

NR-12 Sistemas de segurana. 12.38. As zonas de perigo das mquinas e equipamentos devem possuir sistemas de segurana, caracterizados por protees fixas, protees mveis e dispositivos de segurana interligados, que garantam proteo sade e integridade fsica dos trabalhadores.

NR-12 Sistemas de segurana. 12.39. Os sistemas de segurana devem ser selecionados e instalados de modo a atender aos seguintes requisitos: a) ter categoria de segurana conforme prvia anlise de riscos prevista nas normas tcnicas oficiais vigentes; b) estar sob a responsabilidade tcnica de profissional legalmente habilitado; c) possuir conformidade tcnica com o sistema de comando a que so integrados; d) instalao de modo que no possam ser neutralizados ou burlados; e) manterem-se sob vigilncia automtica, ou seja, monitoramento, de acordo com a categoria de segurana requerida, exceto para dispositivos de segurana exclusivamente mecnicos; e f) paralisao dos movimentos perigosos e demais riscos quando ocorrerem falhas ou situaes anormais de trabalho.

Previso de todas as operaes e usos possveis da mquina

Identificao de cada situao de perigo possvel


Definio da gravidade do dano e da probabilidade da sua ocorrncia Juzo baseado na Anlise do Risco: - o nvel de risco aceitvel? - as medidas de segurana foram analisadas e provaram ser adequadas?

Guia p/ seleo da categoria de segurana da mquina (NBR 14153-Anexo B)


categoria

Legenda

B
S1 P1

Requerem medidas adicionais Categoria preferencial para referncia

Superdimensionada para o risco relevante

F1
P2 S2

Critrios
S1- Leso reversvel S2- Leso irreversvel

P1
F2 P2

F1- Freqncia de exposio ao perigo baixa F2- Freqncia de exposio ao perigo alta P1-Possibilidade de parada de mquina durante o ciclo P2-Impossibilidade de parada de mquina durante o ciclo

NR-12 Sistemas de segurana.

12.40. Os sistemas de segurana, de acordo com a categoria de segurana requerida, devem exigir rearme, ou reset manual, aps a correo da falha ou situao anormal de trabalho que provocou a paralisao da mquina.

NR-12
Sistemas de segurana. 12.41. Para fins de aplicao desta Norma, considera-se proteo o elemento especificamente utilizado para prover segurana por meio de barreira fsica, podendo ser: a) proteo fixa, que deve ser mantida em sua posio de maneira permanente ou por meio de elementos de fixao que s permitam sua remoo ou abertura com o uso de ferramentas especficas; e b) proteo mvel, que pode ser aberta sem o uso de ferramentas, geralmente ligada por elementos mecnicos estrutura da mquina ou a um elemento fixo prximo, e deve se associar a dispositivos de intertravamento.

Tampa de inspeo parafusada

Exemplo de medida de proteo fixa: enclausuramento da transmisso mecnica por polia e correia

Porta basculante

Exemplo de medida de proteo mvel: porta de proteo basculante da zona de operao de prensa mecnica de freio / embreagem pneumtico (associado a dispositivo de intertravamento)

NR-12 Sistemas de segurana. 12.42. Para fins de aplicao desta Norma, consideram-se dispositivos de segurana os componentes que, por si s ou interligados ou associados a protees, reduzam os riscos de acidentes e de outros agravos sade, sendo classificados em: a) comandos eltricos ou interfaces de segurana: dispositivos responsveis por realizar o monitoramento, que verificam a interligao, posio e funcionamento de outros dispositivos do sistema e impedem a ocorrncia de falha que provoque a perda da funo de segurana, como rels de segurana, controladores configurveis de segurana e controlador lgico programvel - CLP de segurana;

REL DE SEGURANA: dispositivo gerenciador de sensores de segurana para monitorar as protees ou guarda de mquinas.
Funo: verificar se as protees ou guardas esto fechadas para garantir o funcionamento das mquinas com segurana e interromper o funcionamento no caso da segurana estar comprometida.

Caractersticas de funcionamento: redundncia, diversidade e monitorao, conforme Norma NBR 14153 (EN 954).

REL DE SEGURANA: aplicaes

CONTROLADOR CONFIGURVEL DE SEGURANA (CCS): equipamento eletrnico computadorizado (hardware) que usa memria configurvel para armazenar e executar internamente intertravamentos de funes especficas de programa (software) controlando e monitorando entradas e sadas de segurana de mquinas ou processos. Caractersticas: redundncia, diversidade e autoteste

CONTROLADOR LGICO PROGRAMVEL DE SEGURANA (CLP): equipamento eletrnico computadorizado (hardware) que usa memria programvel para armazenar e executar internamente instrues e funes especficas de um programa (software) controlando e monitorando entradas e sadas de segurana de mquinas ou processos. Caractersticas: redundncia, diversidade e autoteste.

CONTROLADOR LGICO PROGRAMVEL DE SEGURANA (CLP): aplicaes

NR-12 Sistemas de segurana. 12.42. (Dispositivos de segurana cont.) b) dispositivos de intertravamento: chaves de segurana eletromecnicas, com ao e ruptura positiva, magnticas e eletrnicas codificadas, optoeletrnicas, sensores indutivos de segurana e outros dispositivos de segurana que possuem a finalidade de impedir o funcionamento de elementos da mquina sob condies especficas;

CHAVES ELETROMECNCIAS DE SEGURANA: dispositivo utilizado em uma proteo para interromper o movimento de perigo e manter a mquina desligada enquanto a proteo ou guarda estiver aberta. Deve ser monitorado por interface de segurana (RS, CCS ou CLP). Deve ter princpio de ao com ruptura positiva. CHAVES MAGNTICAS DE SEGURANA: dispositivo utilizado em uma proteo para interromper o movimento de perigo e manter a mquina desligada enquanto a proteo ou guarda estiver aberta. Deve ser monitorado por interface de segurana (RS, CCS ou CLP).

SENSORES INDUTIVOS DE SEGURANA: dispositivo utilizado em uma proteo para interromper o movimento de perigo e manter a mquina desligada enquanto a proteo ou guarda estiver aberta. Deve ser monitorado por interface de segurana (RS, CCS ou CLP).

NR-12 Sistemas de segurana. 12.42. (Dispositivos de segurana cont.) c) sensores de segurana: dispositivos detectores de presena mecnicos e no mecnicos, que atuam quando uma pessoa ou parte do seu corpo adentra a zona de perigo de uma mquina ou equipamento, enviando um sinal para interromper ou impedir o incio de funes perigosas, como cortinas de luz, detectores de presena optoeletrnicos, laser de mltiplos feixes, barreiras ticas, monitores de rea, ou scanners, batentes, tapetes e sensores de posio;

CORTINA DE LUZ DE SEGURANA: dispositivo que produz uma cortina de luz infravermelha que supervisiona a rea til compreendida entre as unidades de transmisso e recepo. Se essa rea for invadida, uma sada de sinal em canal duplo comandar a parada da operao da mquina. Deve ser monitorado por interface de segurana (RS, CCS ou CLP).

DETECTORES DE PRESENA OPTOELETRONICOS. Deve ser monitorado por interface de segurana (RS, CCS ou CLP).

CORTINA DE LUZ DE SEGURANA: aplicao em mquina industrial

CORTINA DE LUZ DE SEGURANA: aplicao em centro de usinagem

CORTINA DE LUZ DE SEGURANA: aplicao em processo robotizado

CORTINA DE LUZ DE SEGURANA: aplicao em mquina industrial

CORTINA DE LUZ DE SEGURANA: aplicao em guilhotina

CORTINA DE LUZ DE SEGURANA: aplicao em prensa mecnica tipo freio / embreagem pneumtico

SACANNER DE SEGURANA A LASER : um dispositivo optoeletronico que usa reflexo difusa da luz de laser infravermelha emitida para determinar a intruso de uma pessoa ou pessoa dentro de uma rea definida. O transmissor e o receptor so instalados no mesmo dispositivo. Um espelho de deflexo rotativo emite periodicamente pulsos de laser infravermelho em uma determinada rea angular para criar um campo de deteco de duas dimenses. A luz refletida processada pelo dispositivo que envia um sinal de parada da mquina se for determinado que um objeto est dentro do campo de deteco prconfigurado. Deve ser monitorado por interface de segurana (RS, CCS ou CLP).

SACANNER DE SEGURANA A LASER: aplicao em processo robotizado

LASER DE MULTIPLOS FEIXES DE SEGURANA: um dispositivo de proteo que cria um campo tridimensional para deteco de mos e dedos atravs de feixes de luz laser. Deve ser monitorado por interface de segurana (RS, CCS ou CLP).

LASER DE MULTIPLOS FEIXES DE SEGURANA: em prensa dobradeira

aplicao

TAPETE DE SEGURANA: um dispositivo de proteo sensvel presso de contato projetado para detectar a presena de pessoas na sua superfcie de deteco. Quando o tapete pisado, as placas condutivas se tocam e a resistncia do circuito cai para zero. Isto monitorado pela unidade de controle, que envia um sinal de parada mquina. Deve ser monitorado por interface de segurana (RS, CCS ou CLP).

TAPETE DE SEGURANA: aplicaes diversas

TAPETE DE SEGURANA: aplicao em calandra

BATENTE DE SEGURANA: um dispositivo de proteo sensvel a presso de contato (depende de uma fora de contato) destinado a proteger portas automticas e mquinas com conjuntos em movimento. Deve ser monitorado por interface de segurana (RS, CCS ou CLP).

BATENTE DE SEGURANA: aplicaes diversas

NR-12 Sistemas de segurana. 12.42. (Dispositivos de segurana cont.) d) vlvulas e blocos de segurana ou sistemas pneumticos e hidrulicos de mesma eficcia; e) dispositivos mecnicos, como: dispositivos de reteno, limitadores, separadores, empurradores, inibidores, defletores e retrteis; e f) dispositivos de validao: dispositivos suplementares de comando operados manualmente, que, quando aplicados de modo permanente, habilitam o dispositivo de acionamento, como chaves seletoras bloqueveis e dispositivos bloqueveis.

VLVULA DE SEGURANA: um dispositivo de proteo ativa aplicado em circuitos com fludos compressveis que tem por finalidade interromper o funcionamento de uma mquina ou processo quando detectada uma anormalidade operacional com potencial de causar acidente. Deve ser monitorado por interface de segurana (RS, CCS ou CLP).

DISPOSITIVOS DE RETENO MECNICOS: projetados para evitar o chicoteamento caso a mangueira se solte da conexo, evitando acidentes no entorno.

VLVULA DE SEGURANA: aplicao em prensa mecnica de freio / embreagem pneumtico

CHAVE SECCIONADORA DE SEGURANA: dispositivo de proteo utilizado para isolar a mquina de modo a garantir um acesso seguro a mesma. Deve ser monitorado por interface de segurana (RS, CCS ou CLP).

NR-12 Sistemas de segurana. 12.44. A proteo deve ser mvel quando o acesso a uma zona de perigo for requerido uma ou mais vezes por turno de trabalho, observando-se que: a) a proteo deve ser associada a um dispositivo de intertravamento quando sua abertura no possibilitar o acesso zona de perigo antes da eliminao do risco; e b) a proteo deve ser associada a um dispositivo de intertravamento com bloqueio quando sua abertura possibilitar o acesso zona de perigo antes da eliminao do risco.

CHAVE DE INTERTRAVAMENTO DE PROTEO: operada por lingueta, de modo positivo, que trava a proteo na posio fechada at que a alimentao da mquina seja isolada, garantindo que a mquina permanea parada enquanto a proteo estiver aberta.

CHAVE DE INTERTRAVAMENTO DE PROTEO: em mquina industrial

aplicao

CHAVE DE INTERTRAVAMENTO DE PROTEO: em processo robotizado

aplicao

NR-12 Sistemas de segurana. 12.45. As mquinas e equipamentos dotados de protees mveis associadas a dispositivos de intertravamento devem: a) operar somente quando as protees estiverem fechadas; b) paralisar suas funes perigosas quando as protees forem abertas durante a operao; e c) garantir que o fechamento das protees por si s no possa dar inicio s funes perigosas

NR-12 Sistemas de segurana. 12.46. Os dispositivos de intertravamento com bloqueio associados s protees mveis das mquinas e equipamentos devem: a) permitir a operao somente enquanto a proteo estiver fechada e bloqueada; b) manter a proteo fechada e bloqueada at que tenha sido eliminado o risco de leso devido s funes perigosas da mquina ou do equipamento; e c) garantir que o fechamento e bloqueio da proteo por si s no possa dar inicio s funes perigosas da mquina ou do equipamento.

NR-12 Sistemas de segurana. 12.47. As transmisses de fora e os componentes mveis a elas interligados, acessveis ou expostos, devem possuir protees fixas, ou mveis com dispositivos de intertravamento, que impeam o acesso por todos os lados. 12.47.1. Quando utilizadas, protees mveis para o enclausuramento de transmisses de fora que possuam inrcia devem ser utilizados dispositivos de intertravamento com bloqueio.

NR-12 Sistemas de segurana.

12.48. As mquinas e equipamentos que ofeream risco de ruptura de suas partes, projeo de materiais, partculas ou substncias, devem possuir protees que garantam a sade e a segurana dos trabalhadores.

Protees fsicas das partes mveis perigosas em prensa mecnica excntrica

NR-12 Sistemas de segurana. 12.49. As protees devem ser projetadas e construdas de modo a atender aos seguintes requisitos de segurana: a) cumprir suas funes apropriadamente durante a vida til da mquina ou possibilitar a reposio de partes deterioradas ou danificadas; b) ser constitudas de materiais resistentes e adequados conteno de projeo de peas, materiais e partculas; c) fixao firme e garantia de estabilidade e resistncia mecnica compatveis com os esforos requeridos; d) no criar pontos de esmagamento ou agarramento com partes da mquina ou com outras protees; e) no possuir extremidades e arestas cortantes ou outras salincias perigosas;

NR-12 Sistemas de segurana. 12.49. (Protees: requisitos cont.) f) resistir s condies ambientais do local onde esto instaladas; g) impedir que possam ser burladas; h) proporcionar condies de higiene e limpeza; i) impedir o acesso zona de perigo; j) ter seus dispositivos de intertravamento protegidos adequadamente contra sujidade, poeiras e corroso, se necessrio; k) ter ao positiva, ou seja, atuao de modo positivo; e l) no acarretar riscos adicionais.

NR-12 Sistemas de segurana. 12.54. As protees, dispositivos e sistemas de segurana devem integrar as mquinas e equipamentos, e no podem ser considerados itens opcionais para qualquer fim. 12.55. Em funo do risco, poder ser exigido projeto, diagrama ou representao esquemtica dos sistemas de segurana de mquinas, com respectivas especificaes tcnicas em lngua portuguesa. 12.55.1. Quando a mquina no possuir a documentao tcnica exigida, o seu proprietrio deve constitu-la, sob a responsabilidade de profissional legalmente habilitado e com respectiva Anotao de Responsabilidade Tcnica do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura ART/CREA.

NR-12 Dispositivos de parada de emergncia. 12.56. As mquinas devem ser equipadas com um ou mais dispositivos de parada de emergncia, por meio dos quais possam ser evitadas situaes de perigo latentes e existentes.

12.56.1. Os dispositivos de parada de emergncia no devem ser utilizados como dispositivos de partida ou de acionamento.

Dispositivo de parada de emergncia: boto operado manualmente por impacto

Dispositivo de parada de emergncia: chave operada por cabo (corda)

BOTO DE PARADA DE EMERGNCIA

CHAVE DE PARADA DE EMERGNCIA COM ACIONADOR TIPO CABO: aplicao em esteira transportadora

CHAVE DE PARADA DE EMERGNCIA COM ACIONADOR TIPO CABO: aplicao em calandra

NR-12 Dispositivos de parada de emergncia.

12.57. Os dispositivos de parada de emergncia devem ser posicionados em locais de fcil acesso e visualizao pelos operadores em seus postos de trabalho e por outras pessoas, e mantidos permanentemente desobstrudos.

NR-12
Dispositivos de parada de emergncia. 12.58. Os dispositivos de parada de emergncia devem: a) ser selecionados, montados e interconectados de forma a suportar as condies de operao previstas, bem como as influnciasdo meio; b) ser usados como medida auxiliar, no podendo ser alternativa a medidas adequadas de proteo ou a sistemas automticos de segurana; c) possuir acionadores projetados para fcil atuao do operador ou outros que possam necessitar da sua utilizao; d) prevalecer sobre todos os outros comandos; e) provocar a parada da operao ou processo perigoso em perodo de tempo to reduzido quanto tecnicamente possvel, sem provocar riscos suplementares; f) ser mantidos sob monitoramento por meio de sistemas de segurana; e g) ser mantidos em perfeito estado de funcionamento.

NR-12 Dispositivos de parada de emergncia. 12.59. A funo parada de emergncia no deve: a) prejudicar a eficincia de sistemas de segurana ou dispositivos com funes relacionadas com a segurana; b) prejudicar qualquer meio projetado para resgatar pessoas acidentadas; e c) gerar risco adicional. 12.60. O acionamento do dispositivo de parada de emergncia deve tambm resultar na reteno do acionador, de tal forma que quando a ao no acionador for descontinuada, este se mantenha retido at que seja desacionado. 12.60.1. O desacionamento deve ser possvel apenas como resultado de uma ao manual intencionada sobre o acionador, por meio de manobra apropriada;

NR-12 Dispositivos de parada de emergncia. 12. 61. Quando usados acionadores do tipo cabo, deve-se: a) utilizar chaves de parada de emergncia que trabalhem tracionadas, de modo a cessarem automaticamente as funes perigosas da mquina em caso de ruptura ou afrouxamento dos cabos; b) considerar o deslocamento e a fora aplicada nos acionadores, necessrios para a atuao das chaves de parada de emergncia; e c) obedecer distncia mxima entre as chaves de parada de emergncia recomendada pelo fabricante.

NR-12 Dispositivos de parada de emergncia. 12.63. A parada de emergncia deve exigir rearme, ou reset manual, a ser realizado somente aps a correo do evento que motivou o acionamento da parada de emergncia.

NR-12 Meios de acesso permanentes. 12.64. As mquinas e equipamentos devem possuir acessos permanentemente fixados e seguros a todos os seus pontos de operao, abastecimento, insero de matrias-primas e retirada de produtos trabalhados, preparao, manuteno e interveno constante. 12.64.1. Consideram-se meios de acesso elevadores, rampas, passarelas, plataformas ou escadas de degraus.

NR-12 Meios de acesso permanentes. 12.65. O emprego dos meios de acesso deve considerar o ngulo de lance conforme Figura 1 do Anexo III. 12.66. Os locais ou postos de trabalho acima do nvel do solo em que haja acesso de trabalhadores, para comando ou quaisquer outras intervenes habituais nas mquinas e equipamentos, como operao, abastecimento, manuteno, preparao e inspeo, devem possuir plataformas de trabalho estveis e seguras.

NR-12 Componentes pressurizados. 12.77. Devem ser adotadas medidas adicionais de proteo das mangueiras, tubulaes e demais componentes pressurizados sujeitos a eventuais impactos mecnicos e outros agentes agressivos, quando houver risco. 12.78. As mangueiras, tubulaes e demais componentes pressurizados devem ser localizados ou protegidos de tal forma que uma situao de ruptura destes componentes e vazamentos de fluidos, no possa ocasionar acidentes de trabalho.

NR-12 Componentes pressurizados. 12.79. As mangueiras utilizadas nos sistemas pressurizados devem possuir especificada pelo fabricante indicao da presso mxima de trabalho admissvel. 12.80. Os sistemas pressurizados das mquinas devem possuir meios ou dispositivos destinados a garantir que: a) a presso mxima de trabalho admissvel nos circuitos no possa ser excedida; b) quedas de presso progressivas ou bruscas e perdas de vcuo no possam gerar perigo.

NR-12 Aspectos ergonmicos. 12.96. As Mquinas e equipamentos devem ser projetados, construdos e operados levando em considerao a necessidade de adaptao das condies de trabalho s caractersticas psicofisiolgicas dos trabalhadores e natureza dos trabalhos a executar, oferecendo condies de conforto e segurana no trabalho, observado o disposto na NR 17. 12.104. O ritmo de trabalho e a velocidade das mquinas e equipamentos devem ser compatveis com a capacidade fsica dos operadores, de modo a evitar agravos sade.

NR-12
Riscos adicionais. 12.106. Para fins de aplicao desta Norma, devem ser considerados os seguintes riscos adicionais: a) substncias perigosas quaisquer, sejam agentes biolgicos ou agentes qumicos em estado slido, lquido ou gasoso, que apresentem riscos sade ou integridade fsica dos trabalhadores por meio de inalao, ingesto ou contato com a pele, olhos ou mucosas; b) radiaes ionizantes geradas pelas mquinas e equipamentos ou provenientes de substncias radiativas por eles utilizadas, processadas ou produzidas; c) radiaes no ionizantes com potencial de causar danos sade ou integridade fsica dos trabalhadores;

NR-12 Riscos adicionais. 12.106. (Riscos adicionais- Cont.): d) vibraes; e) rudo; f) calor; g) combustveis, inflamveis, explosivos e substncias que reagem perigosamente; e h) superfcies aquecidas acessveis que apresentem risco de queimaduras causadas pelo contato com a pele.

NR-12 Riscos adicionais. 12.107. Devem ser adotadas medidas de controle dos riscos adicionais provenientes da emisso ou liberao de agentes qumicos, fsicos e biolgicos pelas mquinas e equipamentos, com prioridade sua eliminao, reduo de sua emisso ou liberao e reduo da exposio dos trabalhadores, nessa ordem.

NR-12 Manuteno, inspeo, preparao, ajustes e reparos. 12.111. As mquinas e equipamentos devem ser submetidos manuteno preventiva e corretiva, na forma e periodicidade determinada pelo fabricante, conforme as normas tcnicas oficiais nacionais vigentes e, na falta destas, as normas tcnicas internacionais. 12.112.1. O registro das manutenes deve ficar disponvel aos trabalhadores envolvidos na operao, manuteno e reparos, bem como Comisso Interna de Preveno de Acidentes - CIPA, ao Servio de Segurana e Medicina do Trabalho - SESMT e fiscalizao do Ministrio do Trabalho e Emprego.

NR-12 Manuteno, inspeo, preparao, ajustes e reparos. 12.112. As manutenes preventivas e corretivas devem ser registradas em livro prprio, ficha ou sistema informatizado, com os seguintes dados: a) cronograma de manuteno; b) intervenes realizadas; c) data da realizao de cada interveno; d) servio realizado; e) peas reparadas ou substitudas; f) condies de segurana do equipamento; g) indicao conclusiva quanto s condies de segurana da mquina; e h) nome do responsvel pela execuo das intervenes.

NR-12 Manuteno, inspeo, preparao, ajustes e reparos. 12.113. A manuteno, inspeo, reparos, limpeza, ajuste e outras intervenes que se fizerem necessrias devem ser executadas por profissionais capacitados, qualificados ou legalmente habilitados, formalmente autorizados pelo empregador, com as mquinas e equipamentos parados e adoo dos seguintes procedimentos: a) isolamento e descarga de todas as fontes de energia das mquinas e equipamentos, de modo visvel ou facilmente identificvel por meio dos dispositivos de comando; b) bloqueio mecnico e eltrico na posio desligado ou fechado de todos os dispositivos de corte de fontes de energia, a fim de impedir a reenergizao, e sinalizao com carto ou etiqueta de bloqueio contendo o horrio e a data do bloqueio, o motivo da manuteno e o nome do responsvel;

NR-12 Manuteno, inspeo, preparao, ajustes e reparos. 12.113. (Manuteno ... com as mquinas e equipamentos parados e adoo dos seguintes procedimentos Cont.): c) medidas que garantam que jusante dos pontos de corte de energia no exista possibilidade de gerar risco de acidentes; d) medidas adicionais de segurana, quando for realizada manuteno, inspeo e reparos de equipamentos ou mquinas sustentados somente por sistemas hidrulicos e pneumticos; e e) sistemas de reteno com trava mecnica, para evitar o movimento de retorno acidental de partes basculadas ou articuladas abertas das mquinas e equipamentos.

NR-12 Manuteno, inspeo, preparao, ajustes e reparos.


12.113.1. Para situaes especiais de regulagem, ajuste, limpeza, pesquisa de defeitos e inconformidades, em que no seja possvel o cumprimento das condies estabelecidas no item 12.113, e em outras situaes que impliquem a reduo do nvel de segurana das mquinas e equipamentos e houver necessidade de acesso s zonas de perigo, deve ser possvel selecionar um modo de operao que: a) torne inoperante o modo de comando automtico; b) permita a realizao dos servios com o uso de dispositivo de acionamento de ao continuada associado reduo da velocidade, ou dispositivos de comando por movimento limitado; c) impea a mudana por trabalhadores no autorizados;

NR-12 Manuteno, inspeo, preparao, ajustes e reparos.


12.113.1. (Para situaes especiais de regulagem, ajuste, limpeza, pesquisa de defeitos e inconformidades, em que no seja possvel o cumprimento das condies estabelecidas no item 12.113 ... deve ser possvel selecionar um modo de operao que Cont.): d) a seleo corresponda a um nico modo de comando ou de funcionamento; e) quando selecionado, tenha prioridade sobre todos os outros sistemas de comando, com exceo da parada de emergncia; e f) torne a seleo visvel, clara e facilmente identificvel.

NR-12 Manuteno, inspeo, preparao, ajustes e reparos. 12.115. Nas manutenes das mquinas e equipamentos, sempre que detectado qualquer defeito em pea ou componente que comprometa a segurana, deve ser providenciada sua reparao ou substituio imediata por outra pea ou componente original ou equivalente, de modo a garantir as mesmas caractersticas e condies seguras de uso.

NR-12
Sinalizao. 12.116. As mquinas e equipamentos, bem como as instalaes em que se encontram, devem possuir sinalizao de segurana para advertir os trabalhadores e terceiros sobre os riscos a que esto expostos, as instrues de operao e manuteno e outras informaes necessrias para garantir a integridade fsica e a sade dos trabalhadores. 12.116.1. A sinalizao de segurana compreende a utilizao de cores, smbolos, inscries, sinais luminosos ou sonoros, entre outras formas de comunicao de mesma eficcia.

Sinalizao. SINALIZAO NO UMA PROTEO EFETIVA CONTRA UM RISCO MAS SOMENTE UMA ADVERTNCIA (UM ALERTA, UM AVISO, UMA INFORMAO) DA EXISTNCIA DE UM RISCO.

NR-12
Sinalizao. 12.117. A sinalizao de segurana deve: a) ficar destacada na mquina ou equipamento; b) ficar em localizao claramente visvel; e c) ser de fcil compreenso. 12.118. Os smbolos, inscries e sinais luminosos e sonoros devem seguir os padres estabelecidos pelas normas tcnicas nacionais vigentes e, na falta dessas, pelas normas tcnicas internacionais. 12.119. As inscries das mquinas e equipamentos devem: a) ser escritas na lngua portuguesa - Brasil; e b) ser legveis.

NR-12 Sinalizao. 12.123. As mquinas e equipamentos fabricados a partir da vigncia desta Norma devem possuir em local visvel as informaes indelveis, contendo no mnimo: a) razo social, CNPJ e endereo do fabricante ou importador; b) informao sobre tipo, modelo e capacidade; c) nmero de srie ou identificao, e ano de fabricao; d) nmero de registro do fabricante ou importador no CREA; e e) peso da mquina ou equipamento.

NR-12
Manuais. 12.125. As mquinas e equipamentos devem possuir manual de instrues fornecido pelo fabricante ou importador, com informaes relativas segurana em todas as fases de utilizao. 12.127. Os manuais devem: a) ser escritos na lngua portuguesa - Brasil, com caracteres de tipo e tamanho que possibilitem a melhor legibilidade possvel, acompanhado das ilustraes explicativas; b) ser objetivos, claros, sem ambiguidades e em linguagem de fcil compreenso; c) ter sinais ou avisos referentes segurana realados; e d) permanecer disponveis a todos os usurios nos locais de trabalho.

NR-12
Manuais. 12.128. Os manuais das mquinas e equipamentos fabricados ou importados a partir da vigncia desta Norma devem conter, no mnimo, as seguintes informaes: a) razo social, CNPJ e endereo do fabricante ou importador; b) tipo, modelo e capacidade; c) nmero de srie ou nmero de identificao e ano de fabricao; d) normas observadas para o projeto e construo da mquina ou equipamento; e) descrio detalhada da mquina ou equipamento e seus acessrios; f) diagramas, inclusive circuitos eltricos, em especial a representao esquemtica das funes de segurana; g) definio da utilizao prevista para a mquina ou equipamento; h) riscos a que esto expostos os usurios, com as respectivas avaliaes quantitativas de emisses geradas pela mquina ou equipamento em sua capacidade mxima de utilizao;

NR-12
Manuais. 12.128. (Os manuais das mquinas e equipamentos ... devem conter ... as seguintes informaes Cont.): i) definio das medidas de segurana existentes e daquelas a serem adotadas pelos usurios; j) especificaes e limitaes tcnicas para a sua utilizao com segurana; k) riscos que podem resultar de adulterao ou supresso de protees e dispositivos de segurana; l) riscos que podem resultar de utilizaes diferentes daquelas previstas no projeto; m) procedimentos para utilizao da mquina ou equipamento com segurana; n) procedimentos e periodicidade para inspees e manuteno; o) procedimentos a serem adotados em situaes de emergncia; p) indicao da vida til da mquina ou equipamento e dos componentes relacionados com a segurana.

NR-12 Procedimentos de trabalho e segurana. 12.130. Devem ser elaborados procedimentos de trabalho e segurana especficos, padronizados, com descrio detalhada de cada tarefa, passo a passo, a partir da anlise de risco.

12.130.1. Os procedimentos de trabalho e segurana no podem ser as nicas medidas de proteo adotadas para se prevenir acidentes, sendo considerados complementos e no substitutos das medidas de proteo coletivas necessrias para a garantia da segurana e sade dos trabalhadores.

NR-12 Projeto, fabricao, importao, venda, locao, leilo, cesso a qualquer ttulo, exposio e utilizao.
12.133. O projeto deve levar em conta a segurana intrnseca da mquina ou equipamento durante as fases de construo, transporte, montagem, instalao, ajuste, operao, limpeza, manuteno, inspeo, desativao, desmonte e sucateamento por meio das referncias tcnicas indicadas nesta Norma, a serem observadas para garantir a sade e a integridade fsica dos trabalhadores. 12.134. proibida a fabricao, importao, comercializao, leilo, locao, cesso a qualquer ttulo, exposio e utilizao de mquinas e equipamentos que no atendam ao disposto nesta Norma.

NR-12
Capacitao. 12.135. A operao, manuteno, inspeo e demais intervenes em mquinas e equipamentos devem ser realizadas por trabalhadores habilitados, qualificados, capacitados ou autorizados para este fim.

12.137. Os operadores de mquinas e equipamentos devem ser maiores de dezoito anos, salvo na condio de aprendiz, nos termos da legislao vigente.

NR-12
Capacitao. 12.138. A capacitao deve: a) ocorrer antes que o trabalhador assuma a sua funo; b) ser realizada pelo empregador, sem nus para o trabalhador; c) ter carga horria mnima que garanta aos trabalhadores executarem suas atividades com segurana, sendo distribuda em no mximo oito horas dirias e realizada durante o horrio normal de trabalho; d) ter contedo programtico conforme o estabelecido no Anexo II desta Norma; e e) ser ministrada por trabalhadores ou profissionais qualificados para este fim, com superviso de profissional legalmente habilitado que se responsabilizar pela adequao do contedo, forma, carga horria, qualificao dos instrutores e avaliao dos capacitados.

NR-12
Disposies finais. 12.153. O empregador deve manter inventrio atualizado das mquinas e equipamentos com identificao por tipo, capacidade, sistemas de segurana e localizao em planta baixa, elaborado por profissional qualificado ou legalmente habilitado. 12.154. Toda a documentao referida nesta norma, inclusive o inventrio previsto no item 12.153, deve ficar disponvel para o SESMT, CIPA ou Comisso Interna de Preveno de Acidentes na Minerao CIPAMIN, sindicatos representantes da categoria profissional e fiscalizao do Ministrio do Trabalho e Emprego.

PRAZOS PARA ADEQUAO S DISPOSIES DE SEGURANA NO TRABALHO EM MQUINAS E EQUIPAMENTOS CONTIDAS NA NR-12 Portaria n. 197, de 17 de dezembro de 2010 (D.O.U. de 24/12/10 - seo 1 - pgs. 211 a 232) - Para mquinas novas: determinados itens e subitens de 12 a 30 meses - Para mquinas usadas: determinados itens e subitens de 4 a 30 meses - Os demais itens e subitens esto em vigncia a partir da data da publicao da Portaria n 197/2010 24 de dezembro de 2010 -Os prazos estabelecidos na Portaria n 197/2010 para a vigncia dos itens no se aplicam s condies de risco grave e iminente sade ou integridade fsica dos trabalhadores e envolvem somente as mquinas ou equipamentos em que a situao foi constatada

INFORMAES SOBRE SEGURANA E MEDICINA DO TRABALHO Publicaes do Ministrio do Trabalho e Emprego disponvel na internet com acesso no seguinte endereo eletrnico:
http://portal.mte.gov.br/geral/publicacoes/

Textos das Normas Regulamentadoras de Segurana e Medicina do Trabalho vigentes, incluindo a NR-12:
http://portal.mte.gov.br/legislacao/normas-regulamentadoras-1.htm

GERNCIA REGIONAL DO TRABALHO E EMPREGO EM PIRACICABA GRTE PIRACICABA/SRTESP/MTE

MINISTRIO DO TRABALHO E EMPREGO GERNCIA REGIONAL DO TRABALHO E EMPREGO EM PIRACICABA Planto de Orientao Trabalhista ao Pblico todas as 3 e 4 feiras das 13 s 17 horas Sede Regional: Rua Boa Morte, 1.791 Centro, Piracicaba/SP Tel. 3433-9563, 3422-0013

GERNCIA REGIONAL DO TRABALHO E EMPREGO EM PIRACICABA GRTE PIRACICABA/SRTESP/MTE

You might also like