You are on page 1of 32

TRANSTORNOS CIRCULATRIOS

EDEMA
HIPEREMIA HEMORRAGIA ISQUEMIA TROMBOSE EMBOLIA

INFARTO
CHOQUE

HEMORRAGIA

o extravasamento de sangue para o interstcio ou para o exterior por ruptura de um vaso sanguneo. Causas mais comuns: traumatismo; ateroesclerose; eroso inflamatria ou neoplsica da parede do vaso; ruptura de aneurismas congnitos cerebrais

As hemorragias podem ser classificadas, segundo Guidugli-Neto (1997), quanto sua origem (capilar, venosa, arterial ou cardaca), visibilidade (externa - quando o sangue visvel clinicamente; interna - no visvel) e quanto ao volume (petquias - pequenas manchas; equimoses reas mais extensas; hematoma - coleo de sangue, em geral coagulado, localizada em cavidade neoformada; prpura - empregado para hemorragias espontneas; apoplexia efuso intensa em um rgo, em geral, o sistema nervoso central).

HEMORRAGIAS
Conforme

o local, as hemorragias recebem terminologia especfica (por exemplo, epistaxe - sangramento do nariz; hemartrose - sangue em uma articulao).

HEMORRAGIAS: tipos
HEMOTRAX,

HEMOPERICRDIO, HEMOPERITNIO: nas cavidades corporais HEMARTROSE: Sangue nas articulaes PETQUIAS: hemorragias minsculas da pele, mucosas ou superfcies serosas PRPURAS: Mltiplos pequenos focos de sangramento ( maiores que petquias)

SUFUSO:

impregnao hemorrgica difusa dos tecidos EQUIMOSE:grandes hemorragias na superfcie em pequenos focos APOPLEXIA: hemorragia cerebral EPISTAXE: sada de sangue pelas fossas nasais

HEMATOMA: massa de sangue de grande tamanho com aspecto tumoral (coleo volumosa)

HEMOPTISE:

sada de sangue proveniente dos pulmes atravs da tosse MELENA: hemorragia intestinal HEMATMESE: vmito de sangue HEMATRIA: sada de sangue pela urina METRORRAGIA: hemorragia uterina inter-menstrual OTORRAGIA: Sangramento do ouvido

MENORRAGIA:

menstruaes muito

intensas HEMATOSALPINX: acmulo de sangue na trompa uterina HEMATOCOLPOS: acmulo de sangue na vagina HEMATOCELE: acmulo de sangue na tnica vaginal do testculo

As

causas da hemorragia incluem traumas (mecnicos ou fsicos), aumento da presso intravascular, doenas na parede vascular (por exemplo, aneurismas, ou seja, adelgaamento da parede vascular, e invaso neoplsica) e diteses hemorrgicas (tendncia hemorragia em mltiplos tecidos) devido a alteraes no mecanismo de coagulao ou por defeito da parede vascular.

HEMORRAGIAS: conseqncias
PERDAS AGUDAS E INTENSAS DE SANGUE: choque PERDAS CRNICAS DE SANGUE: anemia ferropnica HEMORRAGIA CEREBRAL:risco de vida HEMORRAGIA PERICRDICA: tamponamento cardaco

Se

a perda de sangue for local e no envolver rgo vitais, as hemorragias no possuem maiores significados clnicos; a massa sangnea reabsorvida sem grandes complicaes. Dependendo da extenso, podem causar pigmentao endgena ou at mesmo fibrose cicatricial. Se, por outro lado, a hemorragia for sistmica, pode originar o choque hemorrgico.

CHOQUE HEMORRGICO causado por uma diminuio do aporte sanguneo perifrico devido a perda excessiva de sangue. Perdas que envolvam mais que um tero do volume sangneo corpreo (cerca de 1,5 a 2 litros) podem levar morte. importante acrescentar que, dependendo da localizao, pequenas hemorragias podem gerar efeitos clnicos mais graves, como o caso das hemorragias cerebrais.

Observe que se trata de um hematoma, devido organizao e o aspecto de cogulo que aparenta. Esses hematomas surgem a partir do rompimento de pequenas artrias ou de um aneurisma. Provocam alteraes neurolgicas (cefalia, confuso) devido a compresso do tecido adjacente.

Hemorragia (H) intraparenquimotosa no crebro.

A patogenia da hemorragia se relaciona principalmente com a parede vascular. A passagem dos elementos sangneos atravs dessa parede (mecanismo denominado de diapedese), devido a descontinuidade desta (denominada rexis, que significa "rotura") ou sua eroso (diabrose, que significa "dia = atravs; brosis = perfurao"), constitui a etiopatogenia do processo hemorrgico. O aumento da permeabilidade vascular sem leso prvia tambm pode provocar a sada de hemceas para fora do sistema vascular.

HEMORRAGIA POR REXE

o sangramento que ocorre por ruptura da parede vascular ou do corao, com sada do sangue em jato. As principais causas so: TRAUMATISMO ENFRAQUECIMENTO DA PAREDE VASCULAR AUMENTO DA PRESSO SANGUINEA

HEMORRAGIA POR REXE

O ENFRAQUECIMENTO DA PAREDE VASCULAR pode decorrer de leses do prprio vaso (vasculite, hipertenso arterial crnica com leso de pequenas artrias cerebrais) ou nas adjacncias, como ocorre na tuberculose que atinge a parede de vasos, na destruio de vasos no fundo de lcera pptica ou na invaso da parede vascular por neoplasia maligna.

Hemorragia externa decorrente do rompimento de vasos sangneos devido a trauma (batida)

Observe a diferena entre o sangue coagulado (mais escuro) e o sangue vivo decorrente do fluxo hemorrgico. Essa distino s vezes til para o reconhecimento de sangue proveniente de cogulo e o do sangue proveniente de hemorragia.

Apesar de extensa, essa hemorragia no ocasionou maiores problemas sistmicos. Esse extravasamento de hemceas foi decorrente de invaso neoplsica no tecido sseo (HE, 200X).

Hemorragia extensa em regio intra-ssea (TO) (mandbula)

Observe como os vasos sangneos (V) esto congestos, o que pode provocar o aumento da presso sangnea local. Veja que, com a sada de hemceas, tambm h a sada de lquido (L) para fora do vaso, ocupando os espaos areos (HE, 400X). Essa hemorragia foi decorrente de tromboembolia.

Hemorragia (H) em tecido pulmonar.

ISQUEMIA

Isquemia a diminuio do suprimento sanguneo de um rgo ou parte de um rgo como conseqncia da diminuio do aporte sanguneo.
CAUSAS: locais e gerais.

ISQUEMIA: Causas locais


por estenose ou ocluso da luz arterial causada por uma presso externa que atua sobre a artria (tumores, torses, presso de uma parte corpo em imobilizaes prolongadas no leito)que podem diminuir a luz arterial; por reduo da luz arterial por obstculos (trombos) ou espessamentos de parede

ISQUEMIA: causas locais


Angioespasmo: devido crises contrteis da musculatura vascular que podem produzir a ocluso total da luz. Pode ser causado por: txicos(nicotina); fatores trmicos ou estmulos do sistema neurovegetativo ( tambm psquicos) Espasmos cerebrais podem produzir lipotimias

ISQUEMIA: causas gerais


Anemia: por diminuio do nmero de hemcias ou existe muito pouco sangue na corrente sangunea ( hipovolemia CONSEQNCIAS DA ISQUEMIA: dependem da durao da sensibilidade do tecido do tipo de vascularizao do tecido

ISQUEMIA: Conseqncias
CURTA DURAO: sem leses DA SENSIBILIDADE DOS TECIDOS: SNC: 4 a 6 minutos rgos parenquimatosos: 30 a 60 minutos Pele: vrias horas Esfriamento: diminui a sensibilidade (transplantes) Tecido conjuntivo: pouco sensvel.

ISQUEMIA: conseqncias

TIPO DE VASCULARIZAO existncia de dupla vascularizao (pulmo e intestino) possibilidade de desenvolvimento de circulao colateral em rgos de circulao terminal (corao, rins, bao).

You might also like