You are on page 1of 13

Vigilncia Epidemiolgica

Conceitos e definies

Epidemiologia de origem grega, significa: epi = sobre demo = populao logia = estudo
EPIDEMIOLOGIA a cincia que estuda o processo sade-doena na sociedade, analisando a distribuio e os fatores determinantes das doenas, danos sade e eventos associados sade coletiva, propondo medidas especificas de preveno, controle ou erradicao de doenas e fornecendo indicadores que sirvam de suporte ao planejamento, administrao e avaliao das aes de sade.

Vigilncia Epidemiolgica
Vigilncia

Epidemiolgica o conjunto de atividades que permite reunir a informao indispensvel para conhecer, A QUALQUER MOMENTO, o comportamento ou histria natural das doenas, bem como detectar ou prever alteraes de seus fatores condicionantes, com o fim de recomendar oportunamente, sobre bases firmes, as medidas indicadas e eficientes que levem preveno e ao controle de determinadas doenas. Lei Orgnica da Sade (Lei 8.080/90)

Funes da vigilncia epidemiolgica


Coleta

de dados; Processamento dos dados coletados; Anlise e interpretao dos dados processados; Recomendao das medidas de controle apropriadas; Promoo das aes de controle indicadas; Avaliao da eficcia e efetividade das medidas adotadas; Divulgao de informaes pertinentes.

Notificao compulsria
Notificao

compulsria consiste na comunicao obrigatria autoridade sanitria da ocorrncia de determinada doena ou agravo sade ou surto, feita por profissional de sade ou qualquer cidado, visando adoo das medidas de interveno.
Ela possibilita a constatao de qualquer indcio de elevao do nmero de casos de uma patologia, ou a introduo de outras doenas no incidentes no local e o diagnstico de uma situao epidmica inicial para a adoo imediata das medidas de controle.

Aspectos da notificao
Notificar

a simples suspeita da doena A notificao tem de ser sigilosa O envio dos instrumentos de coleta de notificao Notificar a no-ocorrncia de doenas de notificao compulsria (Notificao negativa )
A listagem das doenas de notificao nacional estabelecida pelo Ministrio da Sade entre as consideradas de maior relevncia sanitria para o pas. Os dados correspondentes compem o Sistema de Informao de Agravos de Notificao (Sinan).

Portaria N 5, de 21 de fev. de 2006


Define a relao de doenas de notificao compulsria para todo o territrio nacional.
Botulismo 18. Hepatites Virais 2. Carbnculo ou Antraz 19. Infeco pelo HIV em gestantes e crianas expostas ao 3. Clera risco de transmisso vertical 4. Coqueluche 20. Influenza humana por novo 5. Dengue subtipo (pandmico) 6. Difteria 7. Doena de Creutzfeldt Jacob 21. Leishmaniose Tegumentar Americana 8. Doenas de Chagas 22. Leishmaniose Visceral (casos agudos) 23. Leptospirose 9. Doena Meningoccica e 24. Malria outras Meningites 25. Meningite por 10. Esquistossomose Haemophilus influenzae (em rea no endmica) 26. Peste 11. Eventos Adversos 27. Poliomielite Ps-Vacinao 28. Paralisia Flcida Aguda 12. Febre Amarela 29. Raiva Humana 13. Febre do Nilo Ocidental 30. Rubola 14. Febre Maculosa 31. Sndrome da Rubola 15. Febre Tifide Congnita 16. Hansenase 32. Sarampo 17. Hantavirose
1.

Sfilis Congnita 34. Sfilis em gestante 35. AIDS 36. Sndrome Febril ctero-hemorrgica Aguda 37. Sndrome Respiratria Aguda Grave 38. Ttano 39. Tularemia 40. Tuberculose 41. Varola
33.

Atualmente so 41 doenas!!!

SINAN

Sistema de informao em vigilncia em sade

Sistema de Informao de Agravos de Notificao


O mais importante sistema para a vigilncia epidemiolgica;

Tem o objetivo de coletar e processar dados sobre agravos de notificao em todo o territrio nacional, desde o nvel local; O sistema alimentado, principalmente, pela notificao e investigao de casos de doenas e agravos que constam da lista nacional de doenas de notificao compulsria.

Sistema de informao em vigilncia em sade


SIM

Sistema de Informaes sobre Mortalidade


Seu instrumento de coleta a Declarao de bito; Fonte principal de dados, quando h falhas no SINAN; Complementar, por dispor sobre as caractersticas de pessoa, tempo e lugar, assistncia prestada ao paciente, causas bsicas e associadas de bito, extremamente relevantes e muito utilizadas no diagnstico da situao de sade da populao.

SINASC

Sistema de informao em vigilncia em sade

Sistema de Informaes sobre Nascidos Vivos


Seu

documento bsico a Declarao de Nascidos Vivos; Propicia dados sobre gravidez, parto e condies da criana ao nascer.

Sistema de informao em vigilncia em sade


SIH/SUS

Sistema de Informaes Hospitalares


Seu

instrumento a Autorizao de Internao Hospitalar; Fonte de informaes das doenas que requerem internao; De extrema importncia para o conhecimento do perfil dos atendimentos na rede hospitalar:
atendimentos, diagnstico da internao, condio da alta, valores pagos e etc.

Sistema de informao em vigilncia em sade

SAI/SUS

Sistema de Informaes Ambulatoriais do SUS

Sua unidade de registro de informaes o procedimento ambulatorial realizado; Analisa cobertura, acesso, procedncia e fluxo dos usurios dos servios de sade; Foi implantado como instrumento de ordenao do pagamento dos servios ambulatoriais.

You might also like