You are on page 1of 30

A Formao de um Discpulo

Keith Phillips
Voc tem de ser uma pessoa de Deus, antes de realizar a obra de Deus

KEITH PHILLIPS
presidente da World Impact, organizao dedicada a misses urbanas nas periferias dos Estados Unidos da Amrica. Bacharel em Artes pela University of California (UCLA); mestre em Divindade e doutor em Ministrio pelo Fuller Theological Seminary; doutor em Letras pela John Brown University e tambm pelo Sterling College. H quarenta e dois anos Keith Phillips cuida de pessoas, de origens e situaes de pobreza das mais diversas.

Jesus concentrou sua ateno principalmente em: Fazer discpulos.

Ou seja, pessoas que aprendessem dEle e com Ele, e ento, seguissem seus passos. Mateus 28.18-20: ...Foi-me dada toda a autoridade no cu e na terra. Portanto, ide, fazei discpulos de todas as naes, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Esprito Santo; ensinando-os a obedecer a todas as coisas que Eu vos tenho mandado; e eis que Eu estou convosco todos os dias, at a consumao dos sculos.

A comisso de Cristo no um chamado para novos projetos, mas o desenvolver do prprio mtodo de Jesus.

Seu chamamento no um dom, uma ORDEM. Os que crem em Cristo no tem outra opo a no ser obedecer a sua ordem. O objetivo deste estudo apresentar uma introduo aos aspectos prticos do discipulado.

01) AS NECESSIDADES HUMANAS


Portanto, vo, e faam discpulos de todas as Naes... (Mateus 28.18-20)

Jesus a resposta para as necessidades fsicas e espirituais de todos os homens.


Mas como poderemos tornar a verdade do evangelho aplicvel a nossa sociedade? MTODOS USUAIS: Pregaes em massas; Grandes conferncias; Cruzadas evangelsticas; Estudos bblicos nos lares; Gincanas, concursos...etc. A Comisso de Cristo para sua Igreja no fazer convertidos, mas sim, fazer discpulos.

02) O DISCIPULADO a)O que o discipulado? O Discipulado Cristo um relacionamento do Mestre e aluno, baseado no modelo de Cristo e seus discpulos, no qual o Mestre reproduz muito bem no aluno a plenitude da vida que tem em Cristo, de forma que o aluno se torne capaz de treinar outros para ensinar, ainda, a outros.

b) O Que um Discpulo? Pensemos em Jesus: Ele esteve com seus discpulos dia e noite; Seus discpulos escutavam suas pregaes constantemente; Memorizavam seus ensinamentos; Viam-no viver a vida que ensinava.

Discpulo: o aluno que aprende as palavras, os atos e o estilo de vida de seu Mestre com a finalidade de ensinar a outros.

03) OS COMPONENTES ESSENCIAIS DO DISCIPULADO: 1. Morte de si mesmo 2. Reproduo


... Se algum quer vir aps mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, perd-la; mas quem perder a sua vida por amor de mim, esse a salvar. Lucas 9.23,24. Para compartilhar da Glria de Jesus Cristo, primeiro a pessoa precisar compartilhar de sua morte.

Exemplos: Pedro e Andr - Mateus 4.18-20 Vinde aps mim... Tiago e Joo Mateus 4.21-22 E seguiramno... Jesus, por vezes confronta os que esto hesitando: A mulher no poo sobre seu adultrio Joo 4 Nicodemos e seu orgulho intelectual Joo 3 O jovem rico Jesus no foi correndo atrs dele. Lc. 18.18 Jesus apenas ordenou: Renuncie seus prprios interesses, abandonem seus pecados e obedeam-me.

Vivendo na perspectiva de quem j morreu para si mesmo: 1. J no se preocupa com seus direitos, com sua independncia ou com as opinies dos outros a seu respeito. (Glatas 5.24) 2. No fica ansioso pelo amanh por que o seu futuro se encontra nas mos de outro. (Fl. 4.6) 3. liberto a fim de fazer todas as coisas para a glria de Deus. (Rm 8.10) 4. Em gratido a Deus v toda sua vida e todo o seu ministrio como adorao. (I Co 10.31) 5. capaz de reproduzir. (Jo 12.24)

04) A REPRODUO Cristo ordenou que seus discpulos reproduzissem: Toda vara em mim que no d fruto, Ele a corta; e toda vara que d fruto, Ele a limpa, para que d mais fruto. Joo 15.2. O discpulo maduro precisa ensinar a outros crentes como viver uma vida que agrade a Deus, equipando-os para treinarem outros para que ensinem a outros. Todos os discpulos fazem parte de um processo escolhido por Deus para expandir o seu Reino atravs da reproduo. Deus escolheu um mtodo slido e eficaz de edificar seu Reino. (Lc 13.18-19 O gro de mostarda.)

O Esprito Santo instituiu um dispositivo pelo qual se pode controlar a qualidade dos filhos espirituais. II Tm 2.2 - o fazer discpulos estendese at quatro geraes: e o que de mim (Paulo) ouviste (Timteo) de muitas testemunhas, transmite-o a homens fiis, que sejam idneos para tambm ensinarem a outros. A pessoa que faz discpulos s fica sabendo quo eficazmente ensinou seu aluno, quando ele o v ensinando a outros.

Se voc no possue neto espiritual, alguma coisa no saiu bem no processo de discipulado.

Segue-me:
(F) ---- Obedincia ----Discipulado ---Morte de si mesmo = Reproduo Segue-me

(Incredulidade) ---- Desobedincia ------- Morte!

05) COMO SABER SE SOU DISCPULO DE JESUS CRISTO? Voc apresenta o carter de Cristo? I Ts 2.12.
Exibe o fruto do Esprito? Glatas 5.22-23. Um exame cuidadoso da vida de Jesus nos revela quatro virtudes que caracterizaram a sua vida: Obedincia; Submisso; Amor; e, Orao.

Tais virtudes devem ser alvos para nossas vidas e atravs delas podemos medir o prprio crescimento e o progresso daqueles que instrumos ou discipulamos.

5.1- 1 CARACTERSTICA DO DISCPULO - OBEDINCIA Por que obedecemos? Romanos 2.4 Ele Senhor soberano do Universo e nossa obedincia a nica resposta aceitvel para sua inefvel bondade. Joo 14.15 Somente os que obedecem palavra de Deus demonstram amor por Ele. Ex: Obedincia dos soldados aos seus comandantes.

CONHECENDO A PALAVRA DE DEUS: Como ser possvel obedecer a Deus sem saber sua vontade para conosco? Felizes aqueles que ouvem a palavra e a guardam Lucas 11.28 O discpulo genuino tem vontade de estudar a palavra. Sua palavra como uma bssola a nos orientar Mateus 22.29

PRECISO QUERER OBEDECER:


Necessrio estar comprometido com a palavra de Deus mesmo antes de se saber o que ela diz. O discpulo quer e exerce sua vontade de obedecer a palavra de Deus. Ele sabe que Deus quem efetua em ns tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade Filipenses 2.13.

5.2- 2 CARACTERSTICA DO DISCPULO SUBMISSO Submisso em alegria a segunda caracterstica do discpulo.

2.1. A AUTORIDADE DE CRISTO SUPREMA


A autoridade de Cristo suprema, portanto devemos aprender a confiar plenamente nele. - Lucas 14.26-27 Renncia - Lucas 14.33
RENNCIA

2.2. CRISTO REINA HOJE ATRAVS DA AUTORIDADE DELEGADA


Toda autoridade me foi dada no cu e na terra..... Portanto, Ide... Mateus 10.40

2.3. OS DISCPULOS EXERCEM AUTORIDADE SERVINDO


No por fora bruta mas servindo... Marcos 10.42-45 O servio a forma mais alta de liderana.

Ministrio da Toalha ministrio do amor.


Quem quiser tornar-se grande entre vs, ser esse o que vos sirva. Mateus 20.26.

5.3- 3 CARACTERSTICA DO DISCPULO - AMAR UNS AOS OUTROS O amor de uns para com os outros a marca do discipulado Joo 13.34: Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como Eu os amei, vocs devem amar-se uns aos outros. Para termos um amor forte e consistente, temos que entender e experimentar o perdo e a comunho. 3.1- PERDO O Discpulo no pode amar a Deus, a si mesmo e ao seu prximo, a no ser que: Aceite o completo perdo de Deus I Jo 1.9; Entenda o perdo de Deus e perdoe-se a si mesmo I Co. 15.10; Perdoe aos outros Lc 11. 4 (Milagre de Deus); Receba o perdo dos outros Cl. 3.13.

3.2- COMUNHO No se pode experimentar o verdadeiro cristianismo em isolamento. Da a necessidade de se viver em comunidade: 1. Principal elo com Deus Cristo, o Cabea Efsios 1.22,23; 1. Elo com outros crentes I Corintios 12.1213,27; a) Um corpo cristo saudvel caracterizado pela unio; b) Um corpo maduro entende que so Igreja.

5.4- 4 CARACTERSTICA DO DISCPULO ORAO Atravs da orao o discpulo encontra com o Deus vivo (Efsios 3.12). A orao verdadeira cria e transforma a vida. 1. Exaltar a Deus Adorar e Honrar Salmo 100.4; 2. Ouvir a Deus Salmo 46.10 3. Comunicao coerente, consistente e regular Joo 4.23-24; 4. Honestidade Salmo 51.3

06) COMO FAZER DISCPULOS MORTE PARA SI DISCPULO REPRODUO

Jo 15.5 6.1. O Discipulado requer um compromisso constante para com a morte do eu; 6.2. O discipulado trabalho duro Cl. 1.28-29. A pessoa que faz discpulos tem o compromisso de investir a sua vida no seu aluno I Ts. 2.8; 6.3. Gerar filhos espirituais exige muitas horas por semana por muitos anos. Exige o desgaste de energia emocional. Animar algum a tornar-se crente sem equip-lo para viver a vida crist irresponsabilidade cruel. Deus o far responsvel pela alimentao dos novos discpulos crentes sobre os quais voc foi posto como discipulador - Atos 20.28.

07) A ESCOLHA DE UM DISCPULO A escolha dos atletas que formaro o seu time determina os resultados. Como escolher seus discpulos caractersticas desejveis: Ele deseja conhecer intimamente a Deus? Est disponvel? submisso? fiel? Procura fazer discpulos? Ore diligentemente I Samuel 16.7 Selecione com cuidado Prdiscipulado. Siga o exemplo de Jesus.

08) O DISCIPULADO RELACIONAL um encontro de uma vida com outra. Amai-vos... I Pedro1.22

Relacionamento de amor, ternura, lealdade, maturidade, disponibilidade, pacincia, honestidade, motivao e compromisso.

09) DINMICA DO DISCIPULADO Adorao Adorem juntos O principal propsito do relacionamento honrar e glorificar a Deus.

Ministrios:
Ministrem uns aos outros; Animem-se com as escrituras; Regozigem-se em suas vitrias; Compartilhem fardos; Confessem seus pecados; Orem pedindo a Deus a cura e o perdo

9.3- Memorizao Gravar a vontade de Deus no corao de seu discpulo.


9.4- Meditao Esforo para conscientizar-se de Deus atravs de reflexo e devoo.

9.5- Ensino Suas lies devem ser prticas e exatas: Seja criativo Envolva-se Repita Seja flexvel Ensine seu discpulo a pensar Ensine seu discpulo a tomar decises. Para isso existem: Quatro perguntas bsicas: 1- Quais so as alternativas? 2- Quais os princpios bblicos que se aplicam? 3- Quais so as implicaes? 4- Qual o conselho de seus lderes? Corrija fraquezas.

10) O PADRO DO DISCIPULADO A EXCELNCIA Deus excelente e tudo o que faz esplendido Salmo119.68. Jesus esperava que seus discpulos praticassem aquilo que Ele lhes ensinou. Exigiu excelncia em tudo que seus discpulos faziam, Mateus 5. 48.

Discipulado reproduzir noutro a sua experincia do envolvimento de Cristo em sua vida: a)Nossas palavras Lc 6.45 e Tg 3.2; b) Nossa conduta - I Pe 2.11-12; c) Nosso Amor - Mc 12.30-31; d) Nossa F - Hb 11.6; e) Nossa Pureza - 2 Tm 2.21

Jesus Cristo, nosso modelo supremo.

You might also like