You are on page 1of 11

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE DEPARTAMENTO DE FARMCIA FARMACOLOGIA APLICADA

FONTES DE INFORMAES SOBRE MEDICAMENTOS

ALUNOS ANTNIO MARCOS. ANDERSON SOARES. AIRTON JUNIO

CASO CLINICO:

JOO, 66 ANOS, EM USO DE VARFARINA PARA TRATAMENTO DE FIBRILAO ATRIAL, INICIOU USO DE SULFAMETOXAZOL-TRIMETOPRIMA 400/80 MG (2 VEZES AO DIA) PARA TRATAR DIARRIA DO VIAJANTE.

As fontes de informaes sobre medicamentos utilizadas para a anlise do caso clnico foram: BULAS DOS MEDICAMENTOS REGISTRADOS NA ANVISA UPTODATE DRUGBANK MICROMEDEX

OS MEDICAMENTOS SO INDICADOS PARA AS CONDIES? VERIFICAR A INDICAO E GRAU DE RECOMENDAO.

De acordo com as fontes pesquisadas a varfarina eficaz na preveno primria e secundria do tromboembolismo venoso, na preveno do embolismo sistmico em pacientes com prtese de vlvulas cardacas ou fibrilao atrial .Indicao grau I. Sulfametoxazol-trimetoprima indicado para Infeces gastrintestinais, incluindo diarria dos viajantes causada pela Escherichia coli enterotoxicognica.

AS DOSES SO CORRETAS?

A dosagem utilizada para o tratamento da diarria do viajante a base de Sulfametoxazol-trimetoprima foi de 400/80 2 vezes ao dia . De acordo com a bula do Bactrin Pacientes idosos com funo renal normal no requerem cuidados especiais com relao dosagem, devendo-se seguir as doses recomendadas para adultos. Dose habitual: 2 comprimidos de Bactrim ou 1 comprimido de Bactrim F(800/160) a cada 12 horas.

Levando-se em conta os dados do Uptodate a dosagem recomendada para o tratamento a base de Sulfametoxazoltrimetoprima de 400/80 por 5 dias.

Drugbank no traz informaes sobre posologia. MICROMEDEX

VARFAINA

Bula Marevan a dosagem deve ser individualizada para cada paciente,de acordo com a resposta de TP/INR do paciente droga. Dosagem inicial recomenda-se que seja iniciada com uma dose de 2,5 a 5,0 mg ao dia, com ajustes posolgicos baseados nos resultados das determinaes de TP/INR. Dose de manunteno de 2 a 10 mg por dia. De acordo com o uptodate a dosagem inicial de ser menor que 5 mg e a dose de manuteno de 2 a 5 mg por dia. Drugbank no traz informaes sobre posologia. MICROMEDEX

Os medicamentos associados em uma terapia devera ter a posologia revista.

H INTERAES MEDICAMENTOSAS CLINICAMENTE IMPORTANTES?

Foi descrito que sulfametoxazol-trimetropina pode aumentar significativamente o efeito anti-trombtico do anticoagulante varfarina. Esta interao deve ser lembrada quando administrado a pacientes j sob teraputica anticoagulante. Em tais casos o paciente deve ser monitorado.

O sulfametoxazol pode destruir a microbiota responsvel pela produo de vitamina K e inibir a enzima CYP3A4 que metaboliza a varfarina. no uso dos

Todas as fontes pesquisadas indicam cautela medicamentos.

H RISCOS PARA A GESTAO?

A varfarina ocasiona risco na gravidez, especialmente durante o primeiro trimestre, devido possibilidade de mformao fetal. A administrao gestante em estgios mais avanados da gravidez est associada hemorragia fetal e aumento da taxa de aborto.
A VARFARINA RECONHECIDAMENTE TERATOGNICA(bula marevan)

Sulfametoxazol-trimetoprima : a bula do Bactrin classifica como de categoria C fazendo-se necessrio o monitoramento da me,. Uptodate classifica como de categoria D. MICROMEDEX informa que a varfarina classificado pela FDA como Categoria X.

CONTRA-INDICAES?
Contra-indicaes de varfarina Grave doena heptica ou renal, hemorragias, hipertenso arterial grave no controlada, endocardite bacteriana. Durante as primeiras 24 (vinte e quatro) horas antes ou aps cirurgia ou parto. Gravidez, especialmente durante o primeiro trimestre, devido possibilidade de m-formao fetal. A administrao gestante em estgios mais avanados da gravidez est associada hemorragia fetal e aumento da taxa de aborto.

O sulfametoxazol-trimetprima est contra-indicado nos casos de leses graves do parnquima heptico e em pacientes com insuficincia renal grave quando no se pode determinar regularmente a concentrao plasmtica, pacientes com histria de hipersensibilidade a sulfonamida ou trimetoprima. No deve ser administrado em combinao com dofetilida. anemia megaloblstica devido deficincia de folato; crianas com menos de 2 meses de idade.

QUAIS OS PARMETROS DE MONITORIZAO?

Sulfametoxazol-trimetorpima : reduo dos sintomas da diarria,realizao de cultura bacteriana.

Varfarina: tempo de protrombina, INR

CONCLUSO

Adequar a dosagem da varfarina.

You might also like