You are on page 1of 9

REPBLICA DA ESPADA

Breve resumo adaptado por:


Prof. caro Souza

Repblica

Repblica uma forma de governo na qual um representante, geralmente denominado presidente, escolhido pelo povo para ser o chefe de pas. A forma de eleio normalmente realizada por voto livre e secreto, em intervalos regulares, variando conforme o pas. Porm, existem variaes polticas no regime republicano, como eleies indiretas, voto nosecreto, adoo do parlamentarismo, entre outras.

Antecedentes

A Repblica foi proclamada em 15 de novembro de 1889, dando fim a uma Monarquia em crise. Afastado do poder, D. Pedro II teve que deixar o Brasil. Alguns historiadores consideram que o povo no estava preparado para a Repblica. Defendem, assim, que houve pouca participao popular. Neste contexto, um jornalista chamado Aristides Lobo relatou que, no ato da Proclamao da Repblica, o povo assistiu bestializado. Os dois presidentes que governaram, neste perodo, foram os marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.

Conceito

Repblica da Espada o nome dado ao primeiro perodo republicano no Brasil, de 1889 a 1894. O termo Espada faz referncia atuao dos militares na transio entre a Monarquia e a Repblica. Alm disso, os presidentes deste perodo eram militares.

Este perodo, juntamente com a Repblica Oligrquica, faz parte da Repblica Velha.

Deodoro da Fonseca

O marechal Deodoro da Fonseca governou de 1889 a 1891. O primeiro presidente da Repblica foi eleito indiretamente, tornando-se um governante provisrio. Durante seu governo, Rui Barbosa foi ministro da fazenda, levando o pas a uma crise econmica denominada encilhamento. Neste perodo foi criada uma nova Constituio para o pas, denominada Constituio de 1891. Deodoro da Fonseca renunciou ao cargo de presidente em 1891, devido a fortes presses internas. Foi substitudo pelo tambm marechal Floriano Peixoto.

Constituio de 1891

A Constituio de 1891 foi a primeira Constituio republicana e a segunda na histria do pas. Inspirada na Constituio dos Estados Unidos, estabelecia algumas diretrizes, como tornar o Brasil uma Repblica Federativa e Presidencialista. Esta constituio promovia a separao entre a Igreja e o Estado. Reduziu, assim, o poder e a influncia que a Igreja tinha sobre o governo.

Ela estabelecia voto universal. Porm, s uma pequena parcela tinha este direito. Mulheres, analfabetos, mendigos, sacerdotes e soldados no podiam votar.

Floriano Peixoto

O marechal Floriano Peixoto governou de 1891 a 1894. Por seu jeito de governar, ficou conhecido como marechal de ferro. Durante seu governo, enfrentou duas revoltas: a Revolta da Armada e Revoluo Federalista. Morreu em 1895, pouco tempo depois de entregar o governo para Prudente de Morais. O governo de Morais inicia o que se denomina Repblica Oligrquica.

Revolta da Armada

A Revolta da Armada ocorreu no Rio de Janeiro, entre 1891 e 1893. Foi um movimento de rebelio promovido por unidades da Marinha do Brasil contra o Exrcito e o governo de Floriano Peixoto. Os lderes da Marinha e integrantes do movimento foram derrotados pelas tropas do governo.

Revoluo Federalista

A Revoluo Federalista ocorreu no Rio Grande do Sul, com reflexos em Santa Catarina, entre 1893 e 1895. A luta ocorreu entre os denominados pica-paus, favorveis ao governo, e maragatos, contrrios ao governo. Os pica-paus desejavam mais centralizao do poder, enquanto os maragatos queriam mais autonomia para os estados. A revoluo teve reflexos em Santa Catarina. Floriano Peixoto mandou matar 185 maragatos na fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, na ento Ilha de Nossa Senhora do Desterro. Em 1894, o ento governador Herclio Luz mudou o nome da capital: Nossa Senhora do Desterro passou a se chamar Florianpolis, em homenagem a Floriano Peixoto. O nome alvo de discusso at hoje, pois existem segmentos na capital catarinense, que consideram injusto a homenagem a Floriano Peixoto, que mandou matar os catarinenses na fortaleza.

You might also like