You are on page 1of 13

Mtodo de dosagem Roger Vallette

Apresenta, em 1948, um mtodo experimental de dosagem que se baseia no conhecimento das caractersticas prprias dos materiais disponveis e leva em considerao as condies especficas de aplicao do concreto na obra. Esse mtodo pode ser aplicado tanto para agregados com granulometria contnua quanto para granulometria descontnua.

DESCRIO DO MTODO

Desenvolvimento do trao concreto, em laboratrio:

bsico

do

Utiliza-se uma quantidade de areia mida. Seus vazios devero ser completamente preenchidos por um volume de pasta de cimento, obtendo-se uma argamassa plstica e levemente exsudante (que apresenta um mnimo aparecimento de gua na superfcie).
Esta argamassa dever alcanar trabalhabilidade adequada e deve ser obtida com mnimo consumo de cimento. (argamassa plena)

Dever apresentar mxima compacidade e mnima retrao.

DESCRIO DO MTODO

Junta se argamassa plena a maior quantidade possvel de agregado grado, previamente molhado, de forma que fique completamente envolvido pela argamassa. Obtendo um concreto pleno, trabalhvel, com mnimo contedo de areia e cimento. O volume de argamassa deve atuar como um lubrificante para facilitar a mobilidade relativa entre os gros.

DESCRIO DO MTODO

Para obter concretos com diferentes consumos de cimento ou relaes gua/cimento, corrige-se o trao inicial pleno substituindo-se um determinado volume de areia molhada por igual volume de pasta pura. A incorporao de pasta em substituio areia molhada levar a um aumento do consumo de cimento, enquanto que a incorporao de areia em substituio da pasta causar efeitos contrrios, tornando os concretos mais econmicos.

DESENVOLVIMENTO DO MTODO

Passo 1

Determinar as caractersticas fsicas dos materiais componentes da dosagem: Massas especficas () Massas unitrias () Sub-ndices: a - Agregado mido b - Agregado grado c - Cimento e gua

DESENVOLVIMENTO DO MTODO

Passo 2 Definir a gua de molhagem para cada material:

A)Agregado Mido similar obtida com a terra mida, que permita fazer uma bola com as mos. Grado que permita brilhante sobre o mesmo. obter uma pelcula

B) Cimento a consistncia normal da pasta de cimento.

DESENVOLVIMENTO DO MTODO

gua de molhagem por unidade de massa:


e = massa de gua necessria (kg) para molhar o agregado/massa do agregado seco (kg). gua de molhagem por unidade de volume aparente de material: e = volume de gua necessria (dm) para molhar o agregado/volume aparente do agregado seco (dm).

DESENVOLVIMENTO DO MTODO

Passo 3
Frmulas para a determinao do volume de vazios dos materiais: Capacidade seca: Cs= volume absoluto/volume aparente = (P/) / (P/) = / (sendo P = massa do material) Capacidade molhada: Ch = Cs + e = (/) + e

DESENVOLVIMENTO DO MTODO

Coeficiente de vazios: V = 1-C.


-Para agregado seco: Vs = 1-Cc -Para agregado mido: Vh = 1-Ch

DESENVOLVIMENTO DO MTODO

Passo 4 Imposio da argamassa plena atravs da equao: Volume da pasta de cimento = 1,10 X volume vazio de areia molhada a) Determinao da massa de cimento da pasta a ser adicionada ao volume de areia molhada. b) Determinao total de gua da mistura de argamassa. c) Execuo da mistura de argamassa, em laboratrio, para observar suas caractersticas.

DESENVOLVIMENTO DO MTODO

Passo 5

Determinao em laboratrio do trao bsico de concreto: a) incorpora-se a mxima quantidade possvel de agregado grado molhado argamassa plena de maneira a atender s exigncias da trabalhabilidade necessria com os equipamentos de adensamento disponveis. b) Determinao do trao bsico em massa a partir dos componentes introduzidos na mistura.
c) Clculo do consumo de cimento / m de concreto bsico, a partir da massa de cimento contida no volume produzido.

DESENVOLVIMENTO DO MTODO

Passo 6 Ajuste do trao bsico para a obteno do trao procurado com consumo de cimento preestabelecido. a determinao, a partir de modificaes nas propores do concreto bsico, de traos com consumos de cimento pr-determinados, cujas relaes gua/cimento estejam prximos do valor correspondente resistncia procurada.

DESENVOLVIMENTO DO MTODO

Passo 7 Determinao de um trao definitivo O trao definitivo deve satisfazer as exigncias de resistncia e durabilidade do projeto, por meio da fixao da relao gua/cimento. Esta relao obtida atravs das curvas de Abrams, a partir de valores de resistncias compresso correspondentes aos concretos com diferentes consumos de cimento.

You might also like