You are on page 1of 10

Atmosfera e suas camadas

Funes da atmosfera terrestre

uma fina camada gasosa que envolve a Terra, sendo formada de diferentes gases. Ela mantm a temperatura, filtra a radiao solar, segura o vapor da dgua, enfim, importante na manuteno da vida no planeta.

As camadas atmosfricas

Troposfera a camada da atmosfera que est em contato com a superfcie terrestre, onde h vapor dgua e que contm o ar que respiramos. Tem altitude entre 8Km a 16Km a camada menos espessa, mas a mais densa. O ar junto ao solo mais quente, diminuindo de temperatura com a altitude at atingir -60C.
Estratosfera Situa-se entre os 12Km a 50Km aqui que est a camada de oznio, com pouco ar e sem vapor dgua Nesta camada a temperatura aumenta de -60C a 0C. Termosfera a camada mais extensa. Comea nos 80Km e vai para alm dos 1000Km. Trata-se da camada mais quente da atmosfera.A temperatura pode atingir os 2000C. Absorve as radiaes solares mais energticas.

Filtro Uma das funes dos gases da atmosfera a de impedir a passagem dos raios solares. Esses gases impedem cerca de dois teros das radiaes solares, fazendo com que os raios em excesso e nocivos no cheguem superfcie terrestre, assim como conseqncia permita a vida no nosso planeta. Proteo No espao h muitos fragmentos de astros que se desintegram, e constantemente os planetas so atingidos por esses fragmentos, a atmosfera responsvel por no deixar que eles cheguem at a superfcie. Conservao Dentre as funes da atmosfera, a conservao muito importante, pois ela responsvel por permitir a vida durante a noite. Todo o calor incidido no planeta durante o dia conservado pela atmosfera, para que durante a noite o planeta continue aquecido.

Efeito estufa

Efeito Estufa O efeito estufa pode ser dito como a principal funo da atmosfera para haver qualquer tipo de vida que se conhece em nosso planeta. O efeito estufa o nome dado capacidade que a atmosfera tem de manter a temperatura estvel em nosso planeta. Sem este efeito as temperaturas teriam amplitudes trmicas enormes e assim, no haveria o desenvolvimento de qualquer tipo de vida em nosso planeta. O efeito estufa muito importante, embora a sociedade confunda efeito estufa com o aquecimento global, que um fenmeno que ocorre com o aumento contnuo e a longo prazo da temperatura atmosfrica mundial.

Aquecimento global

exerccios

Indique em qual camada atmosfrica, ocorre cada um dos fatos abaixo e comente sua escolha: 1- comum acidentes com helicpteros, pois trafegam no meio de nuvens e ventos. 2- Os avies a jato, possuem janelas duplas e portas de ao. 3- O grande problema das naves espaciais a sada e a reentrada na atmosfera terrestre.

Elabore um quadro onde aparea as funes da atmosfera terrestre. Acesse o endereo: http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2003/ee/E feito_Estufa.html e leia atentamente o texto.

O que est acontecendo na atmosfera que est causando a elevao da temperatura do planeta? O que este fato pode causar, ou, j est causando em nosso dia-a-dia? Faa um desenho que mostre o que o efeito estufa bom- que mantm a vida na Terra e um que mostre o efeito estufa ruim,que causa o aquecimento global.

You might also like