You are on page 1of 42

Mdulo 1 - Conceitos e Fundamentos do Turismo

1. O Conceito do Turismo 1.1. Noo de Turismo 1.2. Classificaes do Turismo 1.3. Tipos de Turismo 2. Evoluo Histrica do Turismo 3. O Turismo em Portugal 4. O Turismo numa Perspetiva Sistmica 4.1. Fatores Socioculturais e Polticos 4.2. Componentes de um Sistema Turstico 4.3. Os Recursos Tursticos 4.4. O Turista 5. Turismo e Desenvolvimento 5.1. Desenvolvimentos e Sustentabilidade 6. Indicadores da Atividade Turstica 6.1. Oferta e Procura

1. O Conceito do Turismo
1.1. Noo de Turismo

Turismo:
o conjunto das relaes e fenmenos originados pela deslocao e permanncia de pessoas fora do seu local habitual de residncia, desde que tais deslocaes e permanncias no sejam utilizadas para o exerccio de uma atividade lucrativa principal, permanente ou temporria

um conjunto de relaes e fenmenos; Exige a deslocao da residncia habitual: No pode ser utilizada para o exerccio de uma atividade lucrativa principal.

Em 1991, a Organizao Mundial de Turismo apresentou uma nova definio entendendo que: o turismo compreende as atividades desenvolvidas por pessoas ao longo de viagens e estadas em locais situados fora do seu enquadramento habitual por um perodo consecutivo que no ultrapasse um ano, para fins recreativos, de negcios e outros.

A expresso enquadramento habitual, em substituio da residncia habitual, foi introduzida para excluir do conceito de visitante as pessoas que todos os dias se deslocam entre a sua casa e o local de trabalho ou de estudo bem como as deslocaes efetuadas no seio da comunidade local com carcter rotineiro.

Mais completa e correta nos parece a definio de Mathieson e Wall que consideram que:

o turismo o movimento temporrio de pessoas para destinos fora dos seus locais normais de trabalho e de residncia, as atividades desenvolvidas durante a sua permanncia nesses destinos e as facilidades criadas para satisfazer as suas necessidades.

Concluso: todas as atividades econmicas, culturais e recreativas que, embora se possam inscrever na categoria das tursticas por prestarem o mesmo servio, sejam predominantemente destinadas utilizao dos residentes ou das pessoas que se desloquem para o local onde se situam para a exercerem uma profisso, no podem ser classificadas como tursticas.

Assim, um restaurante de Lisboa, embora seja, em tudo, idntico ao de um centro turstico, s poder ser considerado como turstico desde que seja predominantemente frequentado por visitantes. Tambm no turstico um campo de golfe reservado aos scios de um clube local ou um campo de tnis que serve um aglomerado residencial e reservado aos utentes desse aglomerado

1.2. Classificaes do Turismo


a) A origem dos visitantes b) As repercusses na balana de pagamentos c) A durao da permanncia d) A natureza dos meios utilizados e) O grau de liberdade administrativa f) A organizao da viagem

a) Segundo a origem dos visitantes


Atendendo ao facto de se atravessar ou no uma fronteira o turismo subdividir-se-, de acordo com as classificaes metodolgicas adotadas pela OMT e pelo Eurostat, em:
Turismo domstico ou interno que resulta das deslocaes dos residentes de um pas, quer tenham a nacionalidade ou no desse pas, viajando apenas dentro do prprio pas; Turismo recetor (inbound tourism) que abrange as visitas a um pas por no residentes; Turismo emissor (outbound tourism) que resulta das visitas de residentes de um pas a outro ou outros pases.

Estas trs formas bsicas podem ser combinadas de vrios modos, resultando dessas combinaes as seguintes categorias de turismo:
Turismo interior - abrange o turismo realizado dentro das fronteiras de um pas e compreende o turismo domstico e o recetor; Turismo nacional que se refere aos movimentos dos residentes de um dado pas e compreende o turismo domstico e o turismo emissor;

Turismo internacional que, por abranger unicamente as deslocaes que obrigam a atravessar uma fronteira, consiste no turismo recetor adicionado do emissor.

Classificaes metodolgicas adotadas pela OMT e pelo Eurostat:

Nota final:
Quando se fala em turismo, normalmente evidencia-se o turismo internacional. O facto que os movimentos tursticos no interior de cada pas so de dimenso superior aos fluxos internacionais. Na atualidade, estima-se que o turismo internacional pouco ultrapasse as mil milhes de chegadas de estrangeiros aos pases de todo o mundo enquanto o turismo no interior de cada pas ultrapassa as 6.000 milhes de chegadas, ou seja, 6 vezes mais. No entanto geralmente dada maior importncia ao turismo internacional , pelos diferentes efeitos econmicos que provoca.

b) Segundo a balana de pagamentos


Balana de pagamentos um instrumento da contabilidade nacional referente descrio das relaes comerciais de um pas com o resto do mundo. Ele registra o total de dinheiro que entra e sai de um pas, na forma de importaes e exportaes de produtos, servios, capital financeiro, bem como transferncias comerciais.

Entrada de visitantes estrageiros Sada de residentes

Ativo (entrada de divisas)

Passivo (sada de divisas)

c) Segundo a durao da permanncia

Turismo de passagem - efetuado apenas pelo perodo de tempo necessrio para se alcanar uma outra localidade ou pas objetivo da viagem, isto , o destino final. Turismo de permanncia - realizado numa localidade ou num pas, objetivo da viagem, por um perodo de tempo varivel que, porm, exigir, pelo menos, uma dormida.

Tempo de Permanncia depende:

Objetivos da viagem

Condies existentes e caractersticas do local visitado


Pas de origem;

(condies naturais, investimentos realizados, capacidade criativa,...)

Durao das frias;


Motivaes.

A capacidade de reteno de uma regio depende de mltiplos fatores locais ligados a:

- Condies naturais existentes (paisagem, praias, termas, neve),


- Investimentos realizados (infraestruturas, alojamento, diverses, parques de atraco)

- Capacidade criativa (manifestaes culturais, informaes sobre a regio, organizao de atividades para ocupao de tempos livres).

Algumas regies portuguesas, embora disponham de condies naturais suscetveis de reterem os visitantes e apesar de serem atravessadas por importantes correntes tursticas, continuam a ser meras zonas de passagem por no terem equipamentos adequados nem revelado capacidade para criarem condies mnimas de reteno. O Reino Unido, com trs vezes menos visitantes do que a Espanha, obtm uma receita proporcionalmente superior, o mesmo se verificando na comparao entre Portugal e a Irlanda.

d) Segundo a natureza dos meios utilizados


Vias utilizadas: terrestre

nutico

areo

Meios utilizados:

por caminho-de-ferro por barco por ar por automvel

Com a perda da importncia relativa dos dois primeiros meios de transporte, a maior parte dos turistas desloca-se, ou por via area, ou por automvel, embora em relao aos pases que possuem fronteiras terrestres importantes, como Portugal, e no turismo interno, continue a dominar o turismo automvel.

e) Segundo o grau de liberdade administrativa


Segundo as regulamentaes existentes nos pases, que limitem a liberdade das deslocaes de turistas ou lhes concedam inteira liberdade de movimentos. Turismo dirigido Turismo livre

Os pases emissores podem limitar as sadas dos seus nacionais por vrios meios:

limitaes na aquisio de divisas; lanamento de impostos; obrigao de do depsito de uma certa quantia de dinheiro, sada; obrigao de vistos; restries na concesso de passaportes.

Os pases recetores limitam, sobretudo por razes polticas, as entradas de estrangeiros ou as suas deslocaes no interior do pas.
A ex-Unio Sovitica exigia visto de entrada com indicao precisa das cidades de permanncia, h pases que impedem as visitas a certas localidades e, outros, que condicionam a passagem de visto, outras vezes, no permitem a entrada de nacionais de pases com os quais no mantm relaes diplomticas (caso de Portugal em relao aos indonsios por causa de Timor).

No entanto, pelo reconhecimento da importncia do turismo para a economia de cada pas e pelo facto de os turistas se revelarem extremamente sensveis a todo o tipo de limitaes, assiste-se a um abrandamento dos condicionamentos s deslocaes tursticas.

f) Segundo a organizao da viagem


Turismo Individual: Quando uma pessoa ou um grupo de pessoas parte para uma viagem cujo programa por elas prprias fixado, podendo modific-lo livremente, com ou sem interveno de uma agncia de viagens.

Turismo Coletivo ou de Grupo (turismo organizado ou package tour):quando um operador de viagens ou uma agncia oferece a qualquer pessoa, contra o pagamento de uma importncia que cobre a totalidade do programa oferecido, a participao numa viagem para um determinado destino segundo um programa previamente fixado para todo o grupo.
Estas viagens podem tambm ser organizadas por associaes sem fim lucrativo, clubes, organizaes profissionais ou sindicais ou mesmo por empresas, mas unicamente para os seus membros.

Turismo Coletivo ou de Grupo So elementos deste tipo de viagem: a organizao prvia; oferta de um conjunto de prestaes preo fixo.

As componentes da viagem podem integrar:

um destino; meio de transporte; alojamento bem como o modo de acompanhamento. viagem de ida e volta; transferncias dos pontos de chegada para o respetivo meio de alojamento e vice-versa; alojamento; alimentao; distraes e ocupao dos tempos livres; seguros; outras prestaes particulares.

1.2. Tipos de Turismo


a) Turismo de recreio b) Turismo de repouso c) Turismo cultural

d) Turismo desportivo
e) Turismo de negcios f) Turismo poltico g) Turismo de sade h) Turismo religioso i) Turismo tnico

a) Turismo de recreio
Este tipo de turismo praticado pelas pessoas que viajam para mudar de ares, por curiosidade, ver coisas novas, disfrutar de belas paisagens, das distraes que oferecem as grandes cidades ou os grandes centros tursticos.

Algumas pessoas encontram prazer em viajar pelo simples prazer de mudar de lugar, outras por esprito de imitao e de se imporem socialmente.
Este tipo de turismo particularmente heterogneo porque a simples noo de prazer muda conforme os gostos, o carcter, o temperamento ou o meio em que cada um vive.

b) Turismo de repouso
A deslocao dos viajantes includos neste grupo originada pelo facto de pretenderem obter um relaxamento fsico e mental, de obterem um benefcio para a sade ou de recuperarem fisicamente dos desgastes provocados pelo stress, ou pelos desequilbrios psicofisiolgicos provocados pela agitao da vida moderna, ou pela intensidade do trabalho. Para eles, o turismo surge como um fator de recuperao fsica e mental e procuram, por via de regra, os locais calmos, o contacto com a natureza, as estncias termais ou os locais onde tenham acesso prestao de cuidados fsicos.

c) Turismo Cultural
As viagens das pessoas includas neste grupo so provocadas pelo desejo de ver coisas novas, de aumentar os conhecimentos, de conhecer as particularidades e os hbitos doutras populaes, de conhecer civilizaes e culturas diferentes, de participar em manifestaes artsticas ou, ainda, por motivos religiosos. Os centros culturais, os grandes museus, os locais onde se desenvolveram no passado as grandes civilizao do mundo, os monumentos, os grandes centros de peregrinao ou os fenmenos naturais ou geogrficos constituem a preferncia destes turistas. Incluem-se neste grupo as viagens de estudo, bem como as realizadas para aprender lnguas.

d) Turismo Desportivo
Desporto passivo - o objetivo da viagem o de assistir s manifestaes desportivas como os jogos olmpicos, os campeonatos de futebol, os jogos de inverno;

Desporto Ativo - o objetivo centra-se nas prticas de atividades desportivas como a caa, a pesca, os desportos nuticos, o alpinismo, o ski, o tnis, o golfe, etc.

e) Turismo de Negcios
Deslocaes organizadas pelas empresas para os seus colaboradores, quer como prmio, quer para participarem em reunies de contacto com outros que trabalham em locais ou pases diferentes: as chamadas viagens de incentivo.

Implica a existncia de equipamentos e servios adequados, tais como salas de reunies, centros de congressos, espaos para exposies e facilidades de contactos internacionais. .

e) Turismo de Negcios
Viagens de Negcios Individuais Congressos e Convenes

Feiras, Exposies e Sales Especializados


Seminrios e Reunies de Empresa Conferncias e Colquios Incentivos e Workshops. .

Vantagens do Turismo de Negcios para o pas de acolhimento:


Grande rentabilidade - os seus participantes so geralmente membros de classes sociais mais favorecidas; Distribuio ao longo do ano - permite combater a sazonalidade, porque as deslocaes ocorrem fora da poca alta do turismo de lazer, permitindo manter ocupados os vrios servios tursticos, ao longo do ano. O impacto ambiental das viagens de negcios menos reduzido, de uma maneira geral do que o provocado por outros tipos de deslocaes. Os seus participantes, embora visitem a regio, para fazer compras, para a conhecer ou para se divertirem, passam a maior parte do tempo em salas de reunies.

f) Turismo Poltico
A participao em acontecimentos ou reunies polticas provocam uma significativa movimentao espordica ou regular de pessoas . . Espordicas exemplos: as comemoraes dos 200 anos da Revoluo Francesa, em Paris, os funerais do Imperador do Japo, casamento do prncipe William de Inglaterra;

Regulares - exemplos: reunies da Unio Europeia em Bruxelas, ou pelo Parlamento Europeu em Estrasburgo.
Tem caractersticas e efeitos semelhantes ao turismo de negcios e exige ainda condies idnticas, necessariamente acrescidas de uma organizao mais cuidada por razes diplomticas e de segurana.

g) Turismo de Sade
Termalismo

A permanncia, durante um certo perodo de tempo, nas termas, oferece a imagem tranquilizadora de cuidados srios com a sade. O aparecimento de novos produtos designados Fitness ou Manter a Forma, complementam os tradicionais produtos para este tipo de clientes que desejam encontrar o equilbrio mais intensivo, uma vez que engloba aspetos fsicos, psicolgicos e sociolgicos. Trata-se de um bem estar que se liga a sentimentos de reequilbrio e de vitalidade.

Termalismo

g) Turismo de Sade

Este novo produto resulta de: Um recurso cada vez maior a tratamentos de sade mltiplos, incluindo a homoterapia e outros medicamentos naturais; A recusa da eroso do corpo. O envelhecimento retardado o mais possvel; A durao das frias que tendem a ser mais frequentes, por menos tempo e a preo pouco elevado; Crescimento da populao urbana e a sua vida desgastante.

g) Turismo de Sade
Talassoterapia a explorao, com fins teraputicos das virtudes combinadas da gua do mar, do clima, e da atmosfera martimas. Os centros de talassoterapia atraem cada vez mais clientes, quer por motivos de sade (curativos ou preventivos), quer para consumo de produtos manter a forma. Neste sector do Turismo de Sade uma espcie de porta estandarte. Quais as razes dos eu sucesso? A gua do mar, acima de tudo, mas tambm a imagem de luxo, a tecnicidade das instalaes, a durao e os contedos dos produtos propostos, os cuidados, a necessidade de recuperar do stress do dia a dia, sem esquecer os meios de comunicao social que lhe imprime um carcter idlico, acentuando este aspeto do sonho.

h) Turismo Religioso
De forma a simplificar podemos afirmar que existem duas grandes correntes religiosas: As religies para as quais a peregrinao faz parte integrante da prtica religiosa (catlicos, muulmanos e budistas). As religies para as quais a peregrinao no existe mas cujos crentes, praticam pelo menos uma forma de turismo ligada religio os Judeus e os Protestantes visitam locais que guardam as marcas dos seus correligionrios: lugares de memria que so em geral, lugares de peregrinao.

h) Turismo Religioso
O Turismo religioso tem normalmente trs tipos de abordagem:

A abordagem espiritual - o turismo um meio do indivduo se aproximar de DEUS. O participante encara a peregrinao como parte integrante da sua prtica religiosa.
A abordagem sociolgica - o turismo religioso um meio para o crente conhecer melhor a histria do grupo a que pertence. A abordagem cultural - a visita a lugares de culto e a santurios um modo do indivduo, crente ou no, compreender as religies, que influenciam as nossas sociedades, no plano histrico, sociolgico e simblico.

h) Turismo Religioso
Tipologia dos turistas em meio religioso: O Peregrino - que se situa completamente fora do turismo, para viver uma experincia totalmente religiosa, mesmo transcendente; O Praticante Tradicionalista - que , em regra, um visitante que viaja em grupo, acompanhado pela famlia, com guia ou assistente espiritual; O Praticante Liberal - que tem como objetivo estimular a sua espiritualidade, relembrar os mistrios da salvao e a procura da santidade; O Apreciador de Arte e Cultura - que encara a sua experincia apenas do ponto de vista das cincias sociais.

h) Turismo Religioso
O Catolicismo A Igreja Catlica muito estruturada, tendo por base uma organizao territorial: diocese com um conjunto do Povo de Deus sob a responsabilidade de um Bispo Os servios e os movimentos tm em conta diversos aspetos da vida humana (do territrio da diocese). A Pastoral do Turismo e do Lazer um organismo oficial ao servio da igreja encarregada do Turismo e Lazer. O acolhimento nas Igrejas um dos seus principais objetivos. Procura tambm, a formao e coeso dos cristos implicados no Mundo do Turismo e dos Tempos Livres criao de ligaes que lhes permita partilhar experincias por sectores (guias, agentes de viagens, hospedeiras, jornalistas, postos de turismo, ...)

h) Turismo Religioso
O Catolicismo A Igreja Catlica muito estruturada, tendo por base uma organizao territorial: diocese com um conjunto do Povo de Deus sob a responsabilidade de um Bispo Os servios e os movimentos tm em conta diversos aspetos da vida humana (do territrio da diocese). A Pastoral do Turismo e do Lazer um organismo oficial ao servio da igreja encarregada do Turismo e Lazer. O acolhimento nas Igrejas um dos seus principais objetivos. Procura tambm, a formao e coeso dos cristos implicados no Mundo do Turismo e dos Tempos Livres criao de ligaes que lhes permita partilhar experincias por sectores (guias, agentes de viagens, hospedeiras, jornalistas, postos de turismo, ...)

h) Turismo Religioso
O Catolicismo A animao que se centra no acolhimento, especialmente nas visitas s Igrejas, mas tambm a monumentos, etc., outro dos seus objetivos. Desenvolvem igualmente iniciativas nas praias, nas montanhas e em estaes termais No que concerne ao Patrimnio da Igreja, a Pastoral tenta tambm, resolver alguns problemas prticos: As Igrejas encontram-se, muitas vezes, fechadas por medo de roubos e degradaes - necessrio organizar a sua abertura e vigilncia; Que imagem dar? preciso fazer a manuteno do edifcio, cuidar da limpeza e sobretudo dar imagem de comunidade de vida; As Igrejas so tambm locais culturais. preciso encorajar, com respeito pelo local, espetculos que a possam ser organizados; O visitante mdio tem pouca ou nenhuma cultura religiosa. O edifcio nada diz. H pois que criar desdobrveis, quadros, visitas guiadas, para sua melhor compreenso.

h) Turismo Religioso
O Islamismo A peregrinao para os muulmanos o momento ideal para demonstrar o fervor dos seus fiis para com o seu Deus. A peregrinao a Meca talvez a mais prestigiada do mundo islmico - deve, se possvel, ocorrer no Ramado, relembrando a conquista pacfica que Maom e sus discpulos levaram a cabo nos ano 630 da nossa era e que marca o incio do calendrio muulmano. A data do nascimento do profeta Maom outra das escolhidas para as peregrinaes, a maior parte dos peregrinos fazem a viagem de avio, mas ainda existem muitos, que a fazem por estrada, em caravana, desejosos de conhecer as realidades dos pases islmicos percorridos, cumprindo o seu dever religioso.

h) Turismo Religioso
O Budismo
A doutrina budista apoia-se num s conceito: reconhecer os sofrimento e libertar-se. Esta mxima leva a que a vida humana ganhe um valor especial: permite que o Homem se liberte da sua condio insatisfatria e conhea a felicidade, a lucidez e a liberdade interior. Os principais lugares de peregrinao ligados vida de Buda so: o lugar de seu nascimento no Nepal, o local do sermo da Roda da Lei no Parque das Gazelas em Sarnath e o local do Panirvana, a 175 kms de Patna.

h) Turismo Religioso
O Judasmo A religio judaica no considera o conceito de peregrinao. No se pode falar num turismo judaico propriamente dito, mas sim num turismo judeu, ligado identidade judia; a procura da histria do povo judeu podendo ser includo neste grupo o muro das lamentaes, que lembra o Templo de Herodes, destrudo pelos romanos, a Fortaleza de Massada, ltimo bastio judeu contra os romanos e os campos de concentrao como Auschwitz.

O regresso Terra Prometida - viagem que efetuada por aqueles que no regressaram a Israel, aps a fundao do Estado Judaico. Visitam os locais mais importantes, sob o ponto de vista cultural.
Israel o local mais importante do Turismo Judeu - referncia para 17 milhes de judeus no mundo inteiro.

i) Turismo tnico
Incluem-se neste grupo as viagens realizadas para visitar amigos, parentes e organizaes, para participar na vida em comum com as populaes locais, as viagens de npcias ou por razes de prestgio social. Uma parte significativa de pessoas que integra este grupo formada por jovens que pretendem aumentar os seus conhecimentos ou, temporariamente, se integrarem em organizaes ou manifestaes juvenis. Inclumos neste grupo as viagens realizadas ao pas de origem, plos nacionais de um pas, seus descendentes e afins residentes no estrangeiros e que, em muitos casos, constitui um mercado de grande dimenso. Os portugueses e seus descendentes, residentes em Frana ou nos Estados Unidos da Amrica, constituem vastos mercados potenciais para Portugal com uma disponibilidade para serem motivados, incomparavelmente superior dos nacionais desses pases.

FIM

You might also like