You are on page 1of 40

Hamlet

William Shakespeare

Publicao

Escrito durante a primeira parte do sculo XVII (provavelmente em 1600 ou 1601), Hamlet provavelmente foi realizada pela primeira vez

em julho de 1602. Foi publicado pela primeira


vez em forma impressa em 1603 e apareceu em

uma edio ampliada em 1604.

Fixao

A histria se passa no pas da Dinamarca no final do perodo

medieval.

A histria

A matria-prima que Shakespeare se apropriou em escrever Hamlet a histria de um prncipe dinamarqus cujo tio assassinatos pai do prncipe, se casa com sua me, e reivindica o trono. O prncipe finge ser dbil mental para lanar seu tio fora de guarda, em seguida, consegue matar seu tio em vingana.

Hamlet

O Prncipe da Dinamarca, o personagem-ttulo, e o protagonista. Cerca de trinta anos de idade no incio da pea, Hamlet o filho da rainha Gertrudes e do falecido Rei Hamlet e sobrinho do atual rei, Claudius.

Hamlet continuou

Hamlet melanclico, amargo e cnico, cheio de dio por seu tio, intrigas e desgosto para a sexualidade de sua me. Um homem reflexivo e pensativo, que estudou na Universidade de Wittenberg, Hamlet , por vezes, indeciso e hesitante, mas em outros momentos propensos a atos imprudentes e impulsivas.

Cludio

O rei da Dinamarca, tio de Hamlet, e antagonista da pea. O vilo do jogo, Cludio um poltico calculista ambicioso, impulsionado por seus apetites sexuais e seu desejo de poder, mas ele ocasionalmente mostra sinais de culpa e sentimento de seu amor humano para Gertrude, por exemplo, parece sincero.

Gertrudes

A rainha da Dinamarca, me de Hamlet, recm-casado com Cludio. Gertrudes ama Hamlet profundamente, mas ela uma mulher superficial e fraco que busca afeto e status mais urgente do que a retido moral ou verdade..

Polnio

Lord Chamberlain do tribunal de Cludio, um pomposo, o

homem conivente
idade. Polnio o pai de Laertes e Oflia.

Horcio

Amigo ntimo de Hamlet, que estudou com o prncipe na Universidade de Wittenberg. Horcio leal e til para Hamlet durante todo o jogo. Aps a morte de Hamlet, Horcio permanece vivo para contar a histria de Hamlet.

Oflia

Filha de Polnio, uma bela jovem com quem Hamlet tem sido no amor. Oflia uma garota doce e inocente jovem, que obedece a seu pai e seu irmo, Laertes.

Oflia continuou

Dependentes dos homens para dizer a ela como se comportar, ela d para esquemas de Polnio para espionar Hamlet. Mesmo em seu lapso na loucura e da morte, ela permanece virginal, cantando msicas sobre flores e, finalmente, se afogando no rio entre as guirlandas de flores que haviam se reunido.

Laertes

Filho de Polnio e irmo de Oflia, uma jovem que passa a maior parte do jogo em Frana. Apaixonada e rpida para a ao, Laertes claramente uma folha para o Hamlet reflexivo.

Fortinbras

O jovem prncipe da Noruega, cujo pai, o rei (tambm chamado Fortinbras) foi morto por pai de Hamlet (tambm chamado Hamlet). Agora Fortinbras deseja atacar Dinamarca para vingar a honra de seu pai, fazendo-o outra folha para o prncipe Hamlet.

O esprito

O espectro do recmfalecido pai de Hamlet. O fantasma, que alega ter sido assassinado por Cludio, Hamlet apela

para ving-lo.

O esprito continuou

No est totalmente certo se o fantasma o que parece ser, ou se outra coisa. Hamlet especula que o fantasma pode ser um demnio enviado para engan-lo e tent-lo em assassinato, e a questo de que o fantasma ou de onde vem, nunca est definitivamente resolvida.

Rosencrantz e Guildenstern

Dois cortesos um pouco trapalho, antigos amigos de Hamlet de Wittenberg, que so convocados por Cludio e Gertrudes para descobrir a causa do comportamento estranho de Hamlet.

Temas

Os temas so as idias fundamentais

e, muitas vezes
universal exploradas em uma obra literria.

Tema de Certeza

O que separa Hamlet de peas de vingana outros (e talvez de toda a pea escrita antes) que a ao que esperamos ver, particularmente de o prprio Hamlet, continuamente adiada enquanto Hamlet tenta obter conhecimentos mais certeza sobre o que ele est fazendo. Este jogo coloca muitas questes que outros jogos simplesmente tomam para concedido..

Questes

Podemos ter um certo conhecimento sobre fantasmas? o fantasma que parece ser, ou realmente um demnio enganador? Ser que o fantasma tem conhecimento confivel sobre a sua prpria morte, ou o prprio fantasma iludidos?

Perguntas Mais

Passando para assuntos mais mundanos: Como podemos saber ao certo os fatos sobre um crime que no tem testemunhas? Hamlet pode saber o estado de alma de Cludio, observando o seu comportamento? Se assim for, ele pode saber os fatos do que Cludio fez observando o estado de sua alma? Pode Cludio (ou o pblico) conhecer o estado de esprito de Hamlet, observando seu comportamento e ouvir a sua voz? Podemos saber se nossas aes tero as conseqncias queremos que eles tm? Podemos saber nada sobre a vida aps a morte?

Incerteza

Muitas pessoas viram Hamlet como uma pea sobre a indeciso, e, portanto, sobre a falha de Hamlet para agir de forma adequada. Pode ser mais interessante considerar que o jogo nos mostra como muitas incertezas nossas vidas so construdas em cima, quantos quantidades desconhecidas so um dado adquirido quando as pessoas agem ou quando avaliam aes uns dos outros.

Tema de Ao

Diretamente relacionado com o tema da segurana o tema da ao. Como que possvel tomar razovel, eficaz, a ao proposital? Em Hamlet, a questo de como agir afetada no apenas por consideraes racionais, tais como a necessidade de segurana, mas tambm por fatores emocionais, ticas e psicolgicas.

Agindo de forma imprudente

O prprio Hamlet aparece com desconfiana a idia de que possvel at mesmo agir de uma forma controlada, proposital. Quando ele age, ele prefere faz-lo cegamente, de forma imprudente, e violentamente. Os outros personagens, obviamente, acho muito menos sobre a "ao" em abstrato do que Hamlet faz, e so, portanto, menos perturbada com a possibilidade de atuar de forma eficaz. Eles simplesmente agir como achar mais adequado. Mas, em algum sentido, eles provam que Hamlet certo, porque toda a sua abortam aes.

Atuando Tolamente

Cludio possui a si mesmo de rainha e coroa atravs de uma ao corajosa, mas sua conscincia o atormenta, e ele atormentado por ameaas sua autoridade (e, claro, ele morre). Laertes resolve que nada vai distra-lo de atuar fora de sua vingana, mas ele facilmente influenciado e manipulado para servir fins de Cludio, e sua espada envenenada se voltar sobre si mesmo.

Morte

No rescaldo do assassinato de seu pai, Hamlet est obcecado com a idia da morte, e ao longo do jogo, ele considera a morte de um grande nmero de perspectivas.

Consequncias da Morte

Hamlet pondera tanto rescaldo espiritual da morte, consubstanciado na fantasma, e os restos fsicos dos mortos, como por crnio de Yorick e os cadveres em decomposio no cemitrio. Durante todo, a idia da morte est intimamente ligada aos temas de espiritualidade, a verdade, ea incerteza em que a morte pode trazer as respostas para as perguntas mais profundas de Hamlet, terminando de uma vez por todas o problema de tentar determinar a verdade em um mundo ambguo.

Vingana

Desde a morte tanto a causa e a conseqncia de vingana, ela est intimamente ligada ao tema da vingana e assassinato justia Cludio da busca do Rei Hamlet iniciados Hamlet de vingana e morte de Cludio o fim dessa busca.

Suicdio

A questo da sua prpria morte Hamlet pragas, assim, como ele repetidamente contempla ou no o suicdio uma ao moralmente legtimo em um mundo insuportavelmente doloroso. Sofrimento de Hamlet e misria tal que ele freqentemente anseia por morte para acabar com seu sofrimento, mas ele teme que se ele cometer suicdio, ele ser remetido para o sofrimento eterno no inferno por causa da proibio da religio crist de suicdio..

"Para no ser ou ser"

No seu famoso "Ser ou no ser" solilquio, Hamlet conclui filosoficamente que ningum iria escolher para suportar a dor da vida, se ele ou ela no estava com medo do que vir aps a morte, e que esse medo que causa complexo consideraes morais a interferir com a capacidade de ao.

Motivos

Motivos so estruturas recorrentes, contrastes ou dispositivos literrios que podem ajudar a desenvolver e informar temas principais do texto.

Motivo de misoginia

Destruda pela deciso repugnante de sua me se casar com Cludio logo aps a morte de seu marido, Hamlet se torna extremamente cnico, mesmo neurtico, sobre as mulheres em geral, mostrando uma obsesso particular com o que ele percebe ser uma ligao entre a sexualidade feminina e corrupo moral.

"Fragilidade, teu nome mulher"

Este motivo de misoginia, ou dio s mulheres, ocorre apenas esporadicamente durante todo o jogo, mas um importante fator inibidor nas relaes de Hamlet com Oflia e Gertrudes. Ele convida Oflia para ir para um convento e no a experincia das corrupes da sexualidade e exclama de Gertrude, "Fragilidade, teu nome mulher"

Motivo de Orelhas e Audio

Uma faceta de explorao de Hamlet da dificuldade de alcanar o verdadeiro conhecimento escorregadio da linguagem. As palavras so usadas para comunicar ideias, mas tambm pode ser usado para distorcer a verdade, manipular outras pessoas, e servem como ferramentas de buscas corruptos do poder. Cludio, o poltico astuto, o exemplo mais bvio de um homem que manipula palavras para aumentar seu prprio poder.

Uso de palavras

Os usos de palavras sinistras so representados por imagens de orelhas e audio, do assassinato de Cludio do rei, derramando veneno em seu ouvido a afirmao de Hamlet para Horcio que "eu tenho palavras para falar em teu ouvido te far burro". O veneno derramado no ouvido do rei por Cludio usado pelo fantasma para simbolizar o efeito corrosivo da desonestidade de Cludio sobre a sade da Dinamarca. Declarando que a histria de que ele foi morto por uma cobra uma mentira, ele diz que "a orelha inteira da Dinamarca" "Rankly abusado ....".

Smbolos

Smbolos so objetos, personagens, figuras ou cores utilizadas para representar idias abstratas ou conceitos.

Crnio de Yorick

Hamlet no uma pea particularmente simblica, pelo menos no sentido de que objectos fsicos so raramente usados para representar ideias temticos. Uma exceo importante o crnio de Yorick, que Hamlet descobre, no cemitrio, na primeira cena do Ato V.

Diferentes aspectos da Morte

Como Hamlet fala para e sobre o crnio de bobo da ex do rei, torna-se um smbolo de vrios aspectos diferentes da morte, incluindo a sua inevitabilidade e sua desintegrao do corpo. Hamlet insta o crnio para "lev-lo a cmara de minha senhora, e dizer a ela, deixe-a pintar uma polegada de espessura, a este favor que ela deve vir", ningum pode evitar a morte. Ele tambm traa boca do crnio e diz: "Aqui pendurados aqueles lbios que eu beijei no sei quantas vezes", indicando o seu fascnio com as conseqncias fsicas da morte.

Decadncia do corpo humano

Esta ltima idia, um tema importante durante todo o jogo, como Hamlet freqentemente faz comentrios referentes decadncia eventual cada corpo humano, observando que Polnio sero comidos pelos vermes, que mesmo os reis so comidos pelos vermes, e que a poeira do corpo em decomposio de Alexandre o grande pode ser usado para interromper um buraco num barril de cerveja.

O fim

You might also like