You are on page 1of 17

TEORIA DA APRENDIZAGEM VERBAL SIGNIFICATIVA

David P. Ausubel

A Teoria da Aprendizagem Verbal Significativa, de David Paul Ausubel (1989), considerada uma teoria cognitivista pois procura explicar os mecanismos internos que ocorrem na mente humana com relao ao aprendizado e estruturao do conhecimento; Ausubel defende uma proposta concreta para o cotidiano acadmico, valorizando a aprendizagem por descoberta, mas mostrando a importncia da aula do tipo expositiva.

PRINCIPAIS CONCEITOS RELATIVOS APRENDIZAGEM:

Estrutura cognitiva - A estrutura cognitiva o contedo total e organizado de idias de um dado indivduo; no contexto da aprendizagem de certos assuntos, refere-se ao contedo e organizao de suas idias naquela rea particular de conhecimento. Aprendizagem - a aprendizagem consiste na ampliao da estrutura cognitiva anterior atravs da incorporao de novas ideias. Tipos de aprendizagem: dependendo do relacionamento que se d entre as ideias j existentes na estrutura cognitiva do aluno e os novos conceitoe que esto sendo assimilados, pode ocorrer um aprendizado que varia do significativo ao mecnico.

DUAS DIMENSES DE ANLISE DA APRENDIZAGEM Aprendizagem significativa: aquela na qual a nova informaao se relaciona de maneira significativa, ou seja, de forma no arbitrria, no ao p da letra, com os conhecimentos que os alunos j possuem, produzindo-se uma transformaao, tanto no contedo assimilado como naquele que o aluno j sabia. Alm de no-arbitrria, para ser significativa, a aprendizagem precisa ser tambm substantiva, ou seja, uma vez aprendido determinado contedo desta forma, o indivduo conseguir explicit-lo com as suas prprias palavras. Assim, um mesmo conceito pode ser expresso em linguagem sinnima e transmitir o mesmo significado

No outro extremo da aprendizagem significativa, h a aprendizagem mecnica que se refere a situaes em que se estabelecem associaes arbitrrias, literais e no substantivas entre os conhecimentos prvios do aluno e o novo conhecimento apresentado; Neste caso, as novas idias no se relacionam de forma lgica e clara com nenhuma idia j existente na estrutura cognitiva do sujeito; so apenas memorizadas ou decoradas. Desta maneira, elas so armazenadas de forma arbitrria, o que no garante flexibilidade no seu uso, nem longevidade. Como conseqncia dessa no flexibilidade, o indivduo no capaz de expressar o novo contedo com linguagem diferente daquela com que este material foi primeiramente aprendido Essas definies devem ser entendidas como plos de uma mesma dimenso e no como categorias dicotmicas. As aprendizagens sero mais ou menos significativas ou memorsticas e tero alcanado maior ou menor grau de significatividade que sempre poder ser aumentado;

OUTRA MANEIRA DE ANALISAR AS APRENDIZAGENS EST


RELACIONADA FORMA COMO SE APRESENTAM OS CONTEDOS:

A aprendizagem por descoberta aquela em que o contedo no se apresenta ao aluno, mas tem que ser descoberto por este antes de poder ser assimilado estrutura cognitiva; Na aprendizagem por recepo, o contedo que vai se aprender apresentado ao aluno em sua forma final, acabado, sem que se exija uma descoberta prvia compreenso; Os dois tipos de aprendizagem tambm fazem parte de um contnuo, que vo desde os conhecimentos que se expem a processos guiados/direcionados de descoberta at as aprendizagem realizadas por descoberta autnoma por parte do aluno;

OS PROCESSOS DE ASSIMILAO DE NOVOS


CONHECIMENTOS

Como foi dito, a aprendizagem significativa supe vincular a nova informao com conceitos e proposies j existentes na estrutura cognitiva do aluno, chamado de inclusores, tambm chamado de subsunores; Segundo Novak, um conceito inclusor/subsunor desempenha uma funo interativa na aprendizagem significativa, facilitando a passagem da informao relevante pelas barreiras perceptivas e servindo de unio da nova informao percebida e do conhecimento previamente adquirido.

FORMAS DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Uma vez existente um conjunto de idias na estrutura cognitiva do sujeito, com as quais novas idias podem se articular de maneira no-arbitrria e substantiva, este relacionamento pode acontecer de trs formas diferentes: por subordinao, por superordenao e de forma combinatria. ( importante salientar que a aprendizagem significativa acontecer somente quando algum tipo de relao puder ser construda entre a nova idia que se deseja ensinar e uma ou vrias idias que j se saiba.) A Subordinao acontece quando a nova ideia um exemplo, uma especificao de algo que j se sabe. Mas esta relao pode acontecer segundo duas formas: derivativa: o que se aprende mais um exemplo daquilo que j se sabe, no trazendo qualquer alterao para a ideia mais geral qual est relacionado. correlativa: a nova ideia que se aprende um exemplo que alarga o sentido de algo mais amplo que j se sabe. A Superordenao ocorre quando a nova ideia que se aprende mais geral do que uma ou um conjunto de ideias que j se sabe. Segundo Ausubel, mais fcil para o ser humano aprender por subordinao do que por superordenao. Em outras palavras, aprender ideias mais simples antes das mais complexas; A combinatria acontece quando a nova ideia no est hierarquicamente acima nem abaixo da ideia j existente na estrutura cognitiva qual ela se relacionou de forma no-arbitrria e lgica.

OS ORGANIZADORES PRVIOS: NCORAS DA APRENDIZAGEM

Para atingir os objetivos propostos anteriormente, Ausubel prope utilizar o recurso didtico dos Organizadores Prvios, uma estratgia elaborada pelo educador onde o contedo apresentado de forma a, deliberadamente manipular a sua estrutura cognitiva para que o novo conceito seja formado a partir de conceitos j existentes; A estratgia procura apresentar o novo conceito a partir da sua idia mais geral e depois ir detalhando-o, retornando ao conceito geral sempre que possvel. Ausubel et al (1980), defende o uso dos Organizadores Prvios ou Antecipatrios porque facilitam a incorporao e longevidade do material aprendido: 1) Em primeiro lugar, eles se apoiam em conceitos j existentes na estrutura cognitiva do aprendiz. Assim no apenas o novo material se torna familiar e significativo para o aprendiz, mas os conceitos j existentes so selecionados e utilizados de forma integrada. 2) Em segundo lugar, os organizadores, quando elaborados em um nvel adequado de inclusividade, tornando possvel a subordinao sob condies especificamente relevantes, oferecem uma tima base. Caber sempre ao educador a elaborao dos Organizadores Antecipatrios, pois ele possui o conhecimento necessrio para compor o organizador com a generalidade e relevncia necessrias.

FATORES INTERNOS E EXTERNOS QUE INFLUENCIAM A


APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Fatores internos: Fatores cognitivos: Existem trs fatores relativos estrutura cognitiva do indivduo e que devem ser considerados no processo ensinoaprendizagem: 1. A existncia de idias ncoras s quais podem se conectar com uma nova idia que se deseja ensinar. 2. A extenso em que a tarefa que se deseja assimilar discriminvel das idias que lhe serviro de ncora. 3. A clareza e a firmeza das idias que serviro como ncoras determinam o nvel e a estabilidade do aprendizado da nova idia. Fatores afetivo-sociais - Dentro desta categoria destacase a disposio do aluno para aprendizagem significativa. Internalizar as relaes exige do aluno vontade de faz-lo, visto que este um processo ativo.

Fatores

externos: aqui se enquadram os fatores sobre os quais os professores tm acesso e podem manipular livremente de modo a propiciar as melhores condies possveis para que os alunos possam aprender significativamente. So denominados fatores externos, porque esto relacionados s condies exteriores ao aluno que caracterizam o ambiente escolar, no qual ele est inserido.

FACILITAO PEDAGGICA
A facilitao pedaggica consiste na manipulao da estrutura cognitiva do aluno de modo a favorecer um aprendizado significativo. Antes de entrar neste item propriamente dito, cabe a considerao de dois aspectos que ainda no foram tratados. O primeiro dele diz respeito ao alargamento da definio de aprendizagem que se dera anteriormente. Como foi definido, aprendizagem, na teoria ausubeliana, est relacionada com o aumento da estrutura cognitiva do indivduo atravs da internalizao de novas idias e conceitos.

O segundo aspecto est relacionado ao conceito de obliterao. De acordo com Ausubel, existe uma tendncia reducionista da estrutura cognitiva humana, de modo que, com o tempo, as idias mais especficas vo sendo progressivamente assimiladas pelas mais gerais s quais esto ligadas, e vo sendo gradativamente esquecidas.

Quando ocorre a ligao entre uma idia nova e outra j existente na estrutura cognitiva do indivduo, o processo que se d uma interao e no uma associao. Isto acontece porque tanto a idia nova, quanto aquela que lhe serviu como ncora, modificam-se em funo desta ligao. Deste modo, caso a subordinao de um conceito a outro tenha sido feita corretamente, mesmo que este novo alargue o sentido do antigo, a obliterao dele em prol do mais abrangente no significar necessariamente perda de informao. Isto acontece porque com a interao ocorrida por ocasio da subsuno (e em decorrncia das eventuais experincias posteriores), o conceito mais inclusivo j se modificou a ponto de abarcar o novo significado que o menos inclusivo lhe agregara.

AVALIAO

Segundo Ausubel, tem a funo de determinar o grau em que os objetivos educacionais relevantes esto sendo alcanados. Desta forma, uma vez determinados os pontos mais relevantes da disciplina, e que sero trabalhados com os alunos, a avaliao assumiria o carter de verificar se sua internalizao se deu a contento.

ESTRATGIAS DE ENSINO

Nas suas ltima obras, j com a colaborao de Novak, Ausubel analisa que tais os processos de aprendizagem por descoberta ou por recepo no so somente tipos de aprendizagem mas igualmente se referem maneiras de ensinar, chegando a associar tais conceitos mais estratgias de ensino do que de processos de aprendizagem. Essas concepes aparecerem especialmente nos trabalhos de Novak, relativos aos mapas conceituais

EXEMPLO DE UM MAPA CONCEITUAL SIMPLES

You might also like