You are on page 1of 20

CHOQUE

Desiquilbrio entre oferta e utilizao do oxignio tecidual e celular, podendo ocorrer hipotenso arterial.

Hemorragia: definida como a perda de sangue devida ao rompimento de um vaso sanguneo. Hemostasia: Significa o controle do sangramento, pode ser efetuada atravs de mecanismos normais de defesa do organismo isoladamente (contrao de vasos sanguneos lesionados e coagulao do sangue) ou em associao com tcnicas de tratamento mdicobsicas e avanadas(cirrgicas).

Hemorragia. Externa: Sangramento de estruturas superficiais com exteriorizao do sangramento.


Interna: Sangramento de estruturas profundas, pode ser oculto ou se exteriorizar (por exemplo, hemorragia do estmago com hematmese). As medidas bsicas de socorro no funcionam. O paciente dever ser tratado no hospital.

Classificao
Hipovolmico
Cardiognico Distributivo

Obstrutivo

Hipovolmico: caracterizado por baixo volume intravascular ou baixo volume relativo sua capacitncia, o que determina hipovolemia absoluta ou relativa. O volume contido no compartimento intravascular inadequado para perfuso tecidual2. H diminuio na prcarga ediminuio do dbito cardaco (DC). A resistncia vascular sistmica est tipicamente aumentada na tentativa de compensar a diminuio do DC e manter a perfuso nos rgos-vitais. Pode ser dividido em quatro classes com base na gravidade da perda volmica, como demonstrado na Exemplos: desidratao, hemorragia, sequestro de lquidos. Cardiognico: consequncia da falncia primria da bomba cardaca, que resulta na diminuio do dbito cardaco. Causas: infarto do miocrdio, arritmias, miocardite, entre outras.

Distributivo: a perda do controle do sistema nervoso autnomo sobre a musculatura lisa que controla o tamanho dos vasos sanguneos ou a liberao de substncia qumicas que causou vasodilatao perifrica. Ex: Neurognico, sptico, Anafiltico; Obstrutivo: ocorre em consequncia de uma obstruo mecnica ao dbito cardaco, o que ocasiona hipoperfuso tecidual. Causas comuns so: tamponamento cardaco, tromboembolismo pulmonar e pneumotrax hipertensivo.

Hemorragia Classe I: Perda de 15% do volume sanguneo (at 750ml) Hemorragia classe II: Perda de 15% a 30% do Volume sanguneo (750ml a 1500ml) Hemorragia Classe III: Perda de 30% a 40% do volume sanguneos (1500ml a 2000ml) Hemorragia Classe IV: Perda acima de 40% do volume sanguneo (mais de 2000ml)

Classificao dos Estados de Choque quanto ao estgio evolutivo: Choque compensado (fase I) Aumento da FC e da CM mediado por catecolaminas Vasoconstrio do sistema nervoso Vasoconstrio do sistema arterial Choque Descompensado (fase II) Falncia dos mecanismos compensatrios. Choque irreversvel (fase III e IV) Falta de resposta cardiovascular infuso de volume e drogas vasoativas

O resultado final de todos o tipos de choque a queda crtica do dbito cardaco e, consequentemente, do volume de oxignio transportado. Essas alteraes de dbito e de transporte de oxignio so generalizadas mas podem predominar em um ou outro rgo como rins, intestino ou fgado.

Cristalides isotnicas: So expansores plasmticos efetivos por um curto espao de tempo e no possuem capacidade de transportar oxignio; Cristalides Hipertnicas: um expansor do plasma muito efetivo ( 250 ml equivale a 3 litros do isotnico); Colides Sintticos: So compostos por aminocidos produzidos pelo organismo, mas no transportam oxignio; Substitutos do Sangue: So os elementos do sangue.

FLUDOS DE REPOSIO
CRISTALIDES: ISOTNICAS - soluo NaCl 0,9% - ringer lactato HIPERTNICAS - soluo NaCl 7,5% - soluo NaCl 10,5% COLIDES: PROTICOS - Albumina

NO PROTICOS - gelatinas - hidroxietil amido

RCP
Responsivo Respira Pulso

C A B D

You might also like