You are on page 1of 11

CONSTITUIO FEDERAL

Conceito: considerada a lei fundamental de uma Nao, seria, ento, a organizao dos seus elementos essenciais: um sistema de normas jurdicas, escritas ou costumeiras, que regula a forma do Estado, a forma de seu governo, o modo de aquisio e o exerccio do poder, o estabelecimento de seus rgos, os limites de sua ao, os direitos fundamentais do homem e as respectivas garantias; em sntese, O CONJUNTO DE NORMAS QUE ORGANIZA OS ELEMENTOS C O N S T I T U T I V O S D O E S T A D O .

Constitucionalismo

Origem: Queda do Estado Absolutista, Necessidade de criar um instrumento limitador de poder. Principais Objetivos: 1. Instrumento escrito com a funo de minimizar o poder subjetivo do soberano. 2. Nova concepo do sistema poltico, Potencializao dos direitos e garantias individuais.

Fenmeno do Constitucionalismo

Resulta na concepo de limitao ao exerccio do poder, atravs de um instrumento formal, editado por um ente hierarquicamente igual quele que exercer a soberania, em um determinado territrio, posteriormente a edio da Carta Magna, que por sua vez, legitimado pelo povo, como a maneira racional para o exerccio do poder soberano.

Classificao da CF/88

CONSTITUIO FEDERAL BRASILEIRA de 1988 : 1.Quanto ao contedo: Formal; 2. Quanto forma: Escrita; 3. Quanto extenso: Analtica;
4. Quanto ao modo de elaborao:

Dogmtica;

5. Quanto origem Promulgada, e 6. Quanto estabilidade: Rgida.

SUPREMACIA CONSTITUCIONAL

A Constituio o fundamento de validade superior do ordenamento e consubstanciadora da prpria atividade poltico-estatal, dotada de supremacia e instituidora de garantias.
A supremacia da constituio um importante princpio de Direito Constitucional que aperfeioa a proteo e, por conseguinte, cria uma possibilidade da efetivao dos direitos fundamentais por limitar a esfera de deciso do poder da maioria em face das minorias.

Prembulo da Constituio

Ns, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assemblia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrtico, destinado a assegurar o exerccio dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurana, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justia como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a soluo pacfica das controvrsias, promulgamos, sob a proteo de Deus, a seguinte CONSTITUIO DA REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.

TTULO I: Dos Princpios Fundamentais

Art. 1 - A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamentos: I - a soberania; II - a cidadania; III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V - o pluralismo poltico.

Pargrafo nico - Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituio.

TTULO I: Dos Princpios Fundamentais

Art. 2 So Poderes da Unio, independentes e harmnicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judicirio.

TTULO I: Dos Princpios Fundamentais

Art. 3 Constituem objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil: I - construir uma sociedade livre, justa e solidria; II - garantir o desenvolvimento nacional; III - erradicar a pobreza e a marginalizao e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao.

TTULO I: Dos Princpios Fundamentais

Art. 4 A Repblica Federativa do Brasil rege-se nas suas relaes internacionais pelos seguintes princpios: I - independncia nacional; II - prevalncia dos direitos humanos; III - autodeterminao dos povos; IV - no-interveno; V - igualdade entre os Estados; VI - defesa da paz; VII - soluo pacfica dos conflitos;

TTULO I: Dos Princpios Fundamentais

Continuao art. 4 (Princpios): VIII - repdio ao terrorismo e ao racismo; IX - cooperao entre os povos para o progresso da humanidade; X - concesso de asilo poltico. Pargrafo nico. A Repblica Federativa do Brasil buscar a integrao econmica, poltica, social e cultural dos povos da Amrica Latina, visando formao de uma comunidade latinoamericana de naes.

You might also like