You are on page 1of 30

REDAO TEXTUAL

Leitura
impossvel escrever bem sem ler bem. A leitura fundamental para a produo de um bom texto.

Gnero Textual
Narrativo Descritivo Dissertativo-argumentativo

Dissertao
Dissertar explanar sobre determinado assunto. O texto dissertativo est comprometido com a transmisso de conhecimento. Caracteriza-se por declaraes e justificativos com funes diferentes.

Estrutura do texto
Introduo:

apresentao do tema e especificao das partes que se pretende dividir a argumentao. Desenvolvimento: pargrafo em que se apresenta os argumentos selecionados, discutindo-os e analisando-os de forma clara. Concluso: momento em que se reorganiza, para o leitor a linha de pensamento do trabalho desenvolvido, ratificando-se o ponto de vista sobre o tema.

Argumentao
Para argumentar necessrio explicar as causas e as consequncias do problema, posicionando-se criticamente e defendendo essa posio com argumentos plausveis. Os argumentos que compem a tese devem ser fundamentados em princpios e normas, mas tambm podem ser baseados em fatos e valores reconhecidos pela maioria das pessoas.

Linguagem
A transmisso da linguagem deve ser clara, especfica (direta) e eficiente para que atinja os objetivos do escritor. Clareza e coerncia. Utilizar a norma culta e a linguagem padro da lngua portuguesa.

Linguagem
ORDENAO DAS IDIAS: A falta de ordenao de ideias gera um texto sem encadeamento e, s vezes, incompreensvel, partindo de uma ideia para outra sem critrio, sem ligao. COERNCIA: Voc no deve apresentar um argumento e contradiz-lo mais adiante. COESO: A redundncia denuncia a falta de coeso. No d voltas num assunto, sem acrescentar dados novos. Isso tpico de quem no tem informaes suficientes para compor o texto. INADEQUAO: No fuja ao tema proposto, escolhendo outro argumento com o qual tenha maior afinidade. O distanciamento do assunto pode custar pontos importantes na avaliao.

Linguagem clara e direta


A linguagem deve ser clara e direta. Saiba onde voc quer chegar. Antes de redigir, faa um esboo, listando e organizando suas ideias e argumentos. Ele lhe ajudar a no se desviar da questo central. Comece pargrafos importantes com sentenaschave, que indiquem o que vir em seguida. Conclua com pargrafo resumido.

Linguagem clara e direta


Tenha sempre em mente que o tempo do leitor limitado. O que voc escrever deve ser entendido na primeira leitura. Se voc quer que seu trabalho seja lido e analisado, seja breve. Quanto menor o texto, maior a chance de ser lido por eles. Durante a 2 Guerra Mundial, nenhum documento com mais de uma pgina chegava mesa de Churchill.

Linguagem clara e direta


Torne a leitura fcil e agradvel. Os pargrafos e sentenas curtos so mais fceis de ler do que os longos. Para enfatizar, enumere os pontos principais. Se necessrio, sublinhe sentenas. Mas com cuidado, para no tornar sujo ou afrontador. Sentenas em caixa alta, do a sensao de se estar gritando.

Redao
Etapas: Planejar Escrever Revisar Reescrever

Redao
Seja direto. Sempre que possvel, use a voz ativa. Escrever bem no escrever difcil. Voz Passiva - "Estamos preocupados com que nosso projeto no seja aprovado, o que poderia afetar negativamente nossa fatia de mercado". Voz Ativa - "Acreditamos que esse projeto necessrio para manter nossa fatia de mercado".

Redao
Evite "clichs". Use suas prprias palavras. Clich - O ltimo, mas no menos importante...

Direto - Por ltimo...

Redao
Use uma linguagem simples e direta. Evite o jargo e prefira as palavras conhecidas. No esnobe o seu portugus. Nem seu latim.

Redao
Ache a palavra certa. Use palavras de que voc conhea exatamente o significado. Aprenda a consultar o dicionrio para evitar confuses. Palavras mal-empregadas so detectadas por um bom leitor e depem contra voc.

Redao
No cometa erros de ortografia. Em caso de dvida, consulte o dicionrio ou pea a algum para revisar seu trabalho. Uma redao incorreta pode indicar negligncia de sua parte e impressionar mal o leitor.

Redao
Evite palavras desnecessrias. Escreva o essencial. Revise e simplifique. No Escreva / Escreva Plano de Ao / Plano Fazer um debate / Debater Estudar em profundidade / Estudar No evento de / Se Com o propsito de / Para A nvel de Diretoria / Pela Diretoria

Reviso
No se contente com o primeiro rascunho. Reescreva. Revise. Acima de tudo, corte. Quando se tratar de um trabalho importante, faa uma pausa, entre o primeiro e o segundo rascunho, de pelo menos uma noite. Volte a ele com um olhar crtico e imparcial.

Reviso
Pea a um colega para revisar seus trabalhos mais importantes. E d total liberdade para comentrios e sugestes.

Esttica
ESTRUTURA DOS PARGRAFOS: Separe o texto em pargrafos. Sem a definio de uma ideia em cada pargrafo, a redao fica mal estruturada. No corte a ideia em um pargrafo para conclu-la no seguinte. No deixe o pensamento sem concluso. ESTRUTURA DAS FRASES: Faa a concordncia correta dos tempos verbais; No fragmente a frase, separando o sujeito do predicado; Flexione corretamente os verbos quando for usar o gerndio ou o particpio.

Dicas
Evite repeties de sons, deselegante na prosa; Evite repeties de palavras, denota falta de vocabulrio; Evite repetio de ideias, demonstra falta de conhecimento geral; Evite o exagero de conectivos (conjunes e pronomes relativos) para evitar a repetio e para no alongar perodos; Evite o emprego de verbos genricos, tais como dar, fazer, ser e ter; Evite o uso exagerado de palavras e expressivas do tipo: problema, coisa, negcio, principalmente, devido a, atravs de, em nvel de, sob um ponto de vista, tendo em vista, etc; Evite os coloquialismos: s que, da, a, etc; Cuidado com o emprego ambguo dos pronomes: seu, seus, sua, suas;

Dicas
Evite o uso exagerado de palavras e expressivas do tipo: problema, coisa, negcio, principalmente, devido a, atravs de, em nvel de, sob um ponto de vista, tendo em vista, etc; Evite os coloquialismos: s que, da, a, etc; Cuidado com o emprego ambguo dos pronomes: seu, seus, sua, suas; Cuidado com as generalizaes: sempre, nunca, todo mundo, ningum; Seja especfico: utilize argumentos concretos, fatos importantes; No faa afirmaes levianas, como: todo poltico corrupto; No use expresses populares e cristalizadas pelo uso, como: a unio faz a fora, s Deus sabe, etc.;

Dicas
No use palavras estrangeiras nem grias, como: deletar, tipo assim; Observe a pontuao; Cuidado com o uso de conjunes: o mas, porm, contudo so adversativas, indicam fatores contrrios; o portanto, logo so conclusivas; o pois explicativa e no causal; No escreva perodos muito curtos nem muito longos; No use a palavra eu nem a palavra voc e evite a palavra ns: a dissertao deve ser impessoal; em redaes oficiais, no se dirija ao destinatrio como se estivesse conversando com ele; No deixe pargrafos soltos: faa uma ligao entre eles, pois a ausncia de elementos coesivos entre oraes, perodos e pargrafos erro grave.

30 dicas bem humoradas para que sua escrita seja levada a srio
1. Deve evitar ao mx. a utiliz. de abrev., etc. 2. desnecessrio fazer-se empregar de um estilo de escrita demasiadamente rebuscado. Tal prtica advm de esmero excessivo que raia o exibicionismo narcisstico. 3. Anule aliteraes altamente abusivas. 4. no esquea as maisculas no inicio das frases. 5. Evite lugares-comuns como o diabo foge da cruz. 6. O uso de parntesis (mesmo quando for relevante) desnecessrio. 7. Estrangeirismos esto out; palavras de origem portuguesa esto in. 8. Evite o emprego de gria, mesmo que parea nice, sacou??...ento valeu! 9. Palavras de baixo calo podem transformar o seu texto numa m... 10. Nunca generalize: generalizar um erro em todas as situaes.

30 Bem humoradas dicas para que sua escrita seja levada a srio 11. Evite repetir a mesma palavra, pois essa palavra vai ficar uma palavra repetitiva. A repetio da palavra vai fazer com que a palavra repetida desqualifique o texto onde a palavra se encontra repetida. 12. No abuse das citaes. Como costuma dizer um amigo meu: "Quem cita os outros no tem idias prprias".

13. Frases incompletas podem causar.


14. No seja redundante, no preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes; isto , basta mencionar cada argumento uma s vez, ou por outras palavras, no repita a mesma idia vrias vezes. 15. Seja mais ou menos especfico.. 16. Frases com apenas uma palavra? Jamais! 17. A voz passiva deve ser evitada. 18. Utilize a pontuao corretamente o ponto e a vrgula pois a frase poder ficar sem sentido especialmente ser que ningum mais sabe utilizar o ponto de interrogao. 19. Quem precisa de perguntas retricas? 20. Conforme recomenda a A.G.O. P, nunca use siglas desconhecidas.

30 Bem humoradas dicas para que sua escrita seja levada a srio 21. Exagerar cem milhes de vezes pior do que a moderao. 22. Evite mesclises. Repita comigo: "mesclises: evit-las-ei! 23. Analogias na escrita so to teis quanto chifres numa galinha.

24. No abuse das exclamaes! Nunca!!! O seu texto fica horrvel!!!!!


25. Evite frases exageradamente longas, pois estas dificultam a compreenso da idia nelas contida e, por conterem mais que uma idia central, o que nem sempre torna o seu contedo acessvel, foram, desta forma, o pobre leitor a separ-la nos seus diversos componentes de forma a torn-las compreensveis, o que no deveria ser, afinal de contas, parte do processo da leitura, hbito que devemos estimular atravs do uso de frases mais curtas. 26. Cuidado com a hortografia, para no estrupar a lnga portuguza. 27. Seja incisivo e coerente, ou no.

30 Bem humoradas dicas para que sua escrita seja levada a srio

28. No fique escrevendo (nem falando) no gerndio. Voc vai estar deixando seu texto pobre e estar causando ambigidade, com certeza voc vai estar deixando o contedo esquisito, vai estar ficando com a sensao de que as coisas ainda esto acontecendo. E como voc vai estar lendo este texto, tenho certeza que voc vai estar prestando ateno e vai estar repassando aos seus amigos, que vo estar entendendo e vo estar pensando em no estar falando desta maneira irritante.
29. Outra barbaridade que tu deves evitar ch, usar muitas expresses que acabem por denunciar a regio onde tu moras! .. nada de mandar esse trem...vixi..entendeu bichinho? 30. No permita que seu texto acabe por rimar, porque seno ningum ir agentar j que insuportvel o mesmo final escutar, o tempo todo sem parar.

Video
Vdeo com dicas do professor Francisco Plato Savioli para uma redao nota 10: http://veja.abril.com.br/noticia/educaca o/como-escrever-uma-redacao-nota10-no-enem

Bibliografia
Ivan Ren Franzolim. Luisa Canella.

You might also like