You are on page 1of 74

1

OS LUBRIFICANTES SO TODOS IGUAIS?

Todos os lubrificantes so misturas de bases e aditivos que variam muito. A escolha dos componentes e dos seus teores, define as propriedades e a "performance" do lubrificante.

Muitas vezes, quando se pretende subir o nvel de algumas propriedades tm que se prejudicar outras devido ao facto de elas serem contraditrias entre si.

A escolha das propriedades que se querem valorizar e das que so menos importantes DEPENDE

DA APLICAO DO LUBRIFICANTE
(dentro da mesma aplicao, existem diferentes tipos e nveis de exigncias de lubrificao)

O tipo de bases, os aditivos e os seus teores, tm enorme impacto no

CUSTO DE UM LUBRIFICANTE
A escolha da composio de um lubrificante est tambm condicionada por razes econmicas que afectam a sua margem e a sua competitividade.

Cada empresa petrolfera procura optimizar o equilbrio entre as vertentes tcnica e econmica.

Com esta finalidade, podem ser percorridos diversos caminhos e encontradas diferentes solues.

No entanto.. quando um lubrificante ostenta uma determinada


"PERFORMANCE"

significa que independentemente da marca e da soluo tcnico-econmica encontrada para a sua composio, esse lubrificante garante as propriedades especificadas.

Resumindo: Os lubrificantes no so todos iguais!

So "semelhantes " os lubrificantes com o mesmo "Nvel de Performance"! So diferentes os lubrificantes com diferentes "Nveis de Performance"!

2
COMO ESCOLHER O "MELHOR" LUBRIFICANTE?

No existem "marcas " melhores que outras. A afectividade por uma "marca" resulta de factores psicolgicos (parecidos com as preferncias por clubes) e do efeito do Marketing.

Os lubrificantes esto classificados segundos diversos "Nveis de Performance"


(emitidos e licenciados por entidades internacionais independentes e idneas)

Os lubrificantes de todas as marcas so sujeitos aos mesmos testes e certificaes.. Um lubrificante com um determinado "Nvel API", tem tanta "qualidade americana" como um outro do mesmo nvel de uma marca americana ou de outro qualquer pas.

Um lubrificante com um certo Nvel ACEA" tem "tanta qualidade europeia" como outro do mesmo nvel das marcas de qualquer pas.

As marcas estruturam as suas linhas com lubrificantes de diversos Nveis de Performance. O correcto no escolher "marcas" mas sim "Nveis de Performance".

O "melhor lubrificante" para um dado equipamento aquele que possui ou supera o Nvel de Performance exigido pelo construtor.

3
POR QUE QUE UNS LUBRIFICANTES SO MAIS CAROS DO QUE OUTROS?

A diferena de preos tem a ver, sobretudo, com os custos das matrias primas incorporadas. As bases sintticas (devido ao seu processo de fabrico) so muito mais caras que as bases minerais. Logo, um lubrificante sinttico tem de ter um preo superior ao dos lubrificantes minerais. O custo dos lubrificantes tambm afectado pela aditivao (tipo de aditivos e sua percentagem). (os aditivos so muito dispendiosos e, no caso de um leo para motor, chegam a ultrapassar 25% da composio do lubrificante)

Normalmente, a um preo superior corresponde uma performance superior que compensa largamente a diferena de preos atravs de vrias poupanas (durao do equipamento, consumo de combustvel, tempo de servio, etc). A opo de "preo baixo" pode sair "mais cara" durante o servio. Como diz o ditado popular, comprar "lubrificantes baratos" comporta o risco de

"poupar na farinha e gastar no farelo".

4
PORQUE QUE AS EMPRESAS PETROLFERAS NO TEM LUBRIFICANTES PARA TODAS AS APLICAES?

Para alm das aplicaes usuais, existe um sem nmero de situaes de lubrificao muito particularizadas (sobretudo na indstria)

Muitas vezes, as situaes muito particulares de lubrificao envolvem o consumo de pequenssimas quantidades de lubrificante.
Uma Empresa de lubrificantes que possusse uma linha completa para todas as aplicaes possveis, teria de incluir nela vrios milhares de produtos. Nenhuma Empresa o faz por razes bvias de

racionalidade econmica.

Para a introduo de um determinado produto em linha, necessrio que tal se justifique em termos de consumo, ou seja, que amortize os custos de desenvolvimento e de produo.

Esta a razo porque existem Empresas especializadas que exploram os "nichos de mercado" dos produtos especiais e de pequena utilizao, praticando preos elevados para serem rentveis.

5
O QUE A "PERFORMANCE" DE UM LUBRIFICANTE?

O "Nvel de Performance" de um lubrificante indica a sua aptido para desempenhar com eficcia determinadas exigncias de lubrificao.

So entidades independentes ou os prprios construtores que emitem as especificaes a que os vrios "Nveis de Performance" tm de obedecer.

Os "Nveis de Performance" exprimem-se atravs de determinadas siglas. Para no haver problemas e se assegurar uma adequada lubrificao, deve-se verificar no manual do equipamento qual o "Nvel de Performance " exigido ao lubrificante e aplicar um produto que cumpra ou ultrapasse o nvel requerido.

6
QUAL O LUBRIFICANTE MAIS INDICADO PARA CERTO AUTOMVEL??

A linha de lubrificantes da maioria das marcas inclui produtos desde as mais altas at s mais baixas exigncias. De acordo com o especificado pelos construtores, so elaboradas recomendaes que esto sistematizadas em tabelas disponveis. A consulta da tabela de recomendaes e o livro de instrues da viatura constituem as melhores formas de, rapidamente e sem margem para erro, se encontrar a indicao dos lubrificante adequados a cada viatura.

7
O QUE SO OS "NVEIS DE PERFORMANCE" API E ACEA??

API
(American Petroleum Institute)

ACEA
(Association des Constructeurs Europens dAutomobiles)

so as duas entidades licenciadoras de lubrificantes para automveis mais conhecidas.

API estrutura os seus Nveis de Performance de

lubrificantes para motores em dois segmentos (comeando na letra "S" para gasolina e na letra "C" para diesel, a que se seguem letras em ordem crescente de exigncias). Neste momento, o nvel API mais elevado para gasolina o "SM" e o mais exigente para motores Diesel a 4 tempos o "CH-4).
O API apresenta ainda Nveis de Performance para motores a gasolina a dois tempos (API T) e para transmisses (API GL ).

ACEA rege-se por 4 segmentos (letra "A" para

gasolina, letra "B" para diesel ligeiros, letra C para diesel ligeiros com filtros de particulas (DPF) e letra "E" para diesel pesados, a que se segue um nmero em ordem crescente de exigncias). Neste momento, o nvel ACEA mais elevado para gasolina "A5", para diesel ligeiro "B5" , "C4" para veiculos com filtros de partculas e catalizador e para diesel pesado "E9".

8
COMO ESCOLHER LUBRIFICANTES PARA A INDUSTRIA??

Na indstria,

a definio dos lubrificantes adequados , normalmente, mais difcil que no ramo automvel, devido ao facto de haver um enorme diversidade de aplicaes.

Os equipamentos utilizados tm muitas particularidades de construtor para construtor e variam enormemente os regimes de servio e as condies ambientais.

Embora existam algumas especificaes genricas para algumas aplicaes, em grande nmero de casos as mquinas apresentam particularidades de lubrificao que necessitam de ser atendidas.

Um grande nmero de construtores de equipamentos para a indstria opta pela exigncia de "ensaios de campo", controlados por eles, para aceitarem a utilizao de um dado lubrificante.

Esta situao, aliada s implicaes altamente onerosas resultantes de deficincias de funcionamento ou avarias em equipamentos industriais, implica que a recomendao de lubrificantes para a indstria exija, seguir as recomendaes do livro de instrues do construtor do equipamento e por vezes, a interveno especializada de engenheiros de lubrificao na recomendao dos lubrificantes mais adequados.

9
QUAL A DIFERENA ENTRE VISCOSIDADE E NDICE DE VISCOSIDADE?

frequente haver confuso entre estes dois conceitos.

A Viscosidade exprime a velocidade com que um determinado lubrificante flui a uma determinada temperatura. uma grandeza mensurvel e expressa em unidades, das quais a mais utilizada o Centistoke.

O ndice de Viscosidade exprime a maior ou menor variao relativa com que um lubrificante varia de viscosidade com a alterao da temperatura.

Exprime-se atravs de um nmero calculado empiricamente e no apresenta unidades.


Um lubrificante com ndice de viscosidade que outro varia menos de viscosidade com a alterao da temperatura.

maior

A viscosidade e o ndice de viscosidade so propriedades independentes.


Quando se utiliza um lubrificante para trabalhar sob regimes trmicos muito diferenciados, alm do conhecimento da viscosidade, torna-se igualmente necessrio conhecer o seu ndice de viscosidade.

10
O QUE O "GRAU DE VISCOSIDADE" SAE?

Em todo o Mundo, para automveis, as viscosidades dos lubrificantes so classificadas em graduaes

"SAE"
(Society of Automotive Engineers) diferenciadas para motores e para transmisses.

As classificaes SAE distinguem limites diferentes para viscosidades a "frio" (nmero seguido da letra "W") e a "quente".

Se s forem classificados numa destas bandas (por exemplo, SAE 40), diz-se que o lubrificante "monograduado".

A tendncia actual para a utilizao de lubrificantes "multigraduados" com limites a "frio" e a "quente" (por exemplo, SAE 5W-40 para motores e SAE 80W-90 para transmisses).
Para se distinguirem graduaes SAE para lubrificantes para motores e para transmisses, note-se que o nmero SAE mais alto para motores "60", enquanto o nmero SAE mais baixo para transmisses "70".

11
OS LUBRIFICANTES MAIS

VISCOSOS SO MELHORES?

Ainda se encontram muitas pessoas que preferem os lubrificantes "grossos" (muito viscosos). Trata-se de um fenmeno psicolgico em que uma maior viscosidade confere uma sensao de segurana e que no haver problemas com a lubrificao.

Trata-se de uma viso parcial e com vrios inconvenientes.


A percepo visual da viscosidade muito enganadora (um lubrificante mais escuro que outro com a mesma viscosidade parece-nos ser mais viscoso).

Maiores ou menores viscosidades tm, ambas, vantagens e inconvenientes. Quanto mais alta a viscosidade, melhor se asseguram a resistncia s cargas e a compensao das folgas. Quanto mais baixa a viscosidade, melhor o lubrificante flui no sistema de lubrificao, melhor se refrigera e se retiram as impurezas e se obtm velocidades mais altas.
Em cada regime de lubrificao, ter de haver um compromisso na escolha da viscosidade conforme as vantagens e desvantagens das altas e baixas viscosidades.

A maioria dos processos de lubrificao do-se com grandes variaes na temperatura e, como se sabe, a viscosidade varia substancialmente com as mudanas de temperatura.

No basta escolher uma viscosidade (que sempre referida a uma certa temperatura) mas temos de assegurar que o lubrificante tem uma viscosidade adequada s vrias temperaturas a que sujeito.

Por exemplo:

Num motor, o ideal que o lubrificante tenha uma viscosidade baixa no arranque a frio, mas tambm uma viscosidade suficiente para evitar contactos metalmetal na lubrificao das partes mais quentes.
Quanto mais alto for o ndice de viscosidade, maior garantia haver da estabilidade da viscosidade a "frio" e a "quente".

12
QUAL A VISCOSIDADE MAIS INDICADA PARA AS CONDIES CLIMATRICAS DA PENNSULA IBRICA?

Quando se utilizavam lubrificantes monograduados, tinha de haver a preocupao de ajustar a viscosidade com a variao da temperatura ambiente.

Com os lubrificantes multigraduados e a sua evoluo, a preocupao com o clima na escolha da viscosidade tem vindo a perder importncia, at se chegar a um ponto em que ele deixa de ter qualquer significado.
o que acontece com a recente gerao dos SAE 5W-40, 0W-40, 5W-30 e 0W-30, em que a temperatura ambiente praticamente no afecta a viscosidade do lubrificante no motor. Isto deve-se ao aumento do ndice de viscosidade, que estabiliza a variao da viscosidade com a variao da temperatura.

13
NORMAL HAVER CONSUMO DE LEO NOS MOTORES?

normal que haja algum consumo de leo.


(perdas por evaporao, passagem de leo para a cmara de combusto e a outros fenmenos - fugas pelas juntas ou pelo bujo)

O consumo de leo depende da tecnologias dos motores.


Compete ao construtor do veculo indicar o mximo admissvel deste consumo dentro de um nvel que seja normal.

Consumo excessivo de leo pode dever-se a:


Deficincias mecnicas; Apertos a precisarem de ajustes; Lubrificante inadequado Conduo demasiado severa.

14
QUANDO SE DEVE VERIFICAR O NVEL DO LEO DO MOTOR?

Durante o funcionamento de qualquer motor, haver sempre algum consumo de leo.


Uma quantidade enorme de automobilistas nunca verificam o nvel do leo do motor!!!! Muitos no sabem onde fica a vareta de leo nem o local onde se fazem os atestos!!!!!! Existem casos de automobilistas que tentam atestar atravs do orifcio da vareta!!!!!!!!

Durante o funcionamento de qualquer motor, haver sempre algum consumo de leo.


A verificao do nvel do leo de motor deveria constituir uma rotina peridica (de 1000 em 1000 km) do automobilista e a par, por exemplo, da verificao da presso dos pneus e do nvel do lquido de refrigerao.

A passagem do nvel do trao mximo para o trao mnimo da vareta do leo, corresponde falta de uma quantidade significativa na carga do carter. Deixar o nvel do leo descer abaixo do trao mnimo da vareta corresponde a entrar-se num regime de lubrificao problemtico, com risco de ocorrer uma gripagem do motor.

A verificao do nvel de leo deve ser feita com o veculo sobre uma superfcie plana e o leo no deve estar muito quente.

15
QUANDO SE DEVE MUDAR O LEO DO MOTOR?

No existe resposta universal para esta pergunta.


O perodo adequado para se fazer a muda de leo depende de vrios factores: Tecnologia do motor (potncia, nmero de rotaes, temperaturas) Tipo de conduo (suave, desportiva) Percursos dominantes (cidade, estrada) Cargas transportadas Intensidade da utilizao do veculo Lubrificante utilizado (Nvel de Performance, mineral ou sinttico).

Como se verifica, a varivel lubrificante uma entre vrias outras igualmente importantes e a serem tidas em conta. Acresce ainda que existem factores psicolgicos e de hbito associados mudana de leo (h utilizadores que gostariam de nunca mudar o leo e so sensveis ao alargamento do perodo de muda, outros so desconfiados relativamente a uma maior permanncia da carga de leo). Sabe-se que, em Portugal, trs em cada 4 condutores tm o hbito de mudar o leo de motor cada 7500 quilmetros.

De um modo geral, os fabricantes dos veculos aconselham uma certa quilometragem para se fazer a mudana de leo. Este indicador importante por dar uma ideia do "castigo" que o lubrificante sofre devido tecnologia do motor. A indicao do construtor, que genrica, deve ser aperfeioada com a considerao das outras variveis atrs referidas. Se as condies de utilizao so severas, ser prudente reduzir o perodo de muda. Se se utilizar um lubrificante de elevado "Nvel de Performance" e este fr sinttico, o perodo de muda pode ser alargado.

16
PODEM MISTURAR-SE DIFERENTES LEOS DE MOTOR?

Muitas pessoas ainda tm resistncia em fazerem atestos com um lubrificante diferente do que est no carter e h at quem condicione a mudana de tipo de lubrificante mudana prvia do filtro de leo. H vrios anos que estes receios deixaram de ter qualquer razo de ser.

Actualmente, os lubrificantes para motores s so certificados se forem compatveis e miscveis com os restantes que j existem no mercado.

TODOS OS LUBRIFICANTES PARA MOTORES QUE ESTO CERTIFICADOS (API, ACEA, ETC) PODEM SER MISTURADOS ENTRE SI.

Os lubrificantes sintticos, semi-sintticos e minerais tambm so compatveis entre si, pelo que podem igualmente ser misturados.
A nica preocupao a ter (importante) verificar o "Nvel de Performance" do lubrificante de atesto relativamente ao existente no carter. Deve-se atestar com um lubrificante do mesmo nvel ou de nvel superior. Se tal no se fizer, vamos baixar a performance da carga existente no carter.

O que se disse atrs s se aplica aos lubrificantes para motores. Noutras aplicaes podem existir incompatibilidades, pelo que se deve obter informao caso a caso.

17
OS LUBRIFICANTES SINTTICOS SO MESMO MELHORES E COMPENSAM A DIFERENA DE PREO?

Vrias propriedades das bases sintticas so mais robustas que as das bases minerais.
A superioridade das bases sintticas assenta sobretudo nos seguintes aspectos:

Resistem melhor oxidao (permitem maior tempo de servio) Tm melhor estabilidade trmica (suportam temperaturas mais altas e degradam-se menos com o calor)
So menos volteis (diminui o consumo de leo)

A superioridade das bases sintticas assenta sobretudo nos seguintes aspectos continuao

Tm um ndice de viscosidade mais alto (estabilizam melhor a viscosidade com as variaes de temperatura) Congelam a temperaturas mais baixas (garantem uma melhor lubrificao a "frio") Algumas bases sintticas so biodegradveis (importante para os lubrificantes "amigos do ambiente").

As bases sintticas so substancialmente mais caras que as bases minerais devido aos seus processos de fabrico mais sofisticados e mais onerosos. De um modo geral, apesar de mais caros, os lubrificantes sintticos compensam a diferena de preo pelas vantagens obtidas na lubrificao.
De uma forma geral, pode-se dizer que os lubrificantes sintticos so mais caros mas tambm so mais "econmicos".

A opo entre sinttico e mineral depende, em muitos casos, da sensibilidade relao custo/benefcio por parte do utilizador.

18
OS LUBRIFICANTES SINTTICOS S SE JUSTIFICAM PARA VIATURAS "TOPO DE GAMA" OU PARA CONDUO DESPORTIVA?

Claro que uma viatura "topo de gama" ou de conduo desportiva "pede" um lubrificante sinttico. Tanto mais que o utilizador de tais viaturas est, normalmente, disposto a pagar um preo mais elevado pela mudana de leo. No entanto, as vantagens dos lubrificantes sintticos no se fazem s sentir nestes tipos de viaturas. Mesmo o utilitrio de mais "baixa gama" beneficia em utilizar um lubrificante sinttico.

Se o proprietrio de um utilitrio perceber as vantagens de que vai beneficiar com um lubrificante sinttico (alargamento do perodo de muda, mais fcil arranque a frio, menores consumos de combustvel e de leo, maior potncia disponvel) poder concluir que: Em termos de relao custo-benefcio, lubrificante sinttico "mais econmico"). o

19
EXISTEM LUBRIFICANTES BIODEGRADVEIS?

As preocupaes ambientais esto cada vez mais na ordem do dia e aumentam as disposies legais neste sentido. maior ou menor velocidade com que a natureza incorpora um determinado produto na sua cadeia de transformao qumica chama-se "grau de biodegradabilidade", o qual pode ser medido laboratorialmente. Os lubrificantes minerais e a maior parte dos lubrificantes sintticos apresentam um tempo considerado longo para serem completamente incorporados na cadeia de biodegradao.

Aumentam as solicitaes de "lubrificantes biodegradveis", o que implica o recurso a formulaes especiais com utilizao de certas bases (normalmente, recorre-se aos esteres). As "bases biodegradveis" apresentam um custo muito alto. Por esta razo, os "lubrificantes biodegradveis" so de preo mais elevado que os restantes.

20
O QUE FAZER AOS LEOS USADOS?

Os leos usados (independentemente da sua natureza e tempo de utilizao) so classificados oficialmente como "resduos txicos e perigosos".

A Lei probe qualquer despejo de leos usados na Natureza ou esgotos. Um acto destes constitui, de acordo com o cdigo penal, um "crime ecolgico" punvel com multa e pena de priso.

Todo o leo usado tem de ser entregue a uma entidade recolhedora oficialmente reconhecida e com alvar para o efeito.

Os utilizadores a partir de 200 litros/ano, tero de possuir um mapa oficial de movimentos em que se registam as aquisies de lubrificantes e as entregas aos recolhedores.

You might also like