You are on page 1of 28

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DE RONDNIA CAMPUS ARIQUEMES

EDUCAO
Prof. Elaine Carvalho

Conceito
Segundo o dicionrio Aurlio, educao o processo de desenvolvimento da capacidade fsica, intelectual e moral da criana e do ser humano em geral, visando sua melhor integrao individual e social.

Conceito
Paulo Freire nos diz que a educao tem carter permanente. No h seres educados e no educados, estamos todos nos educando. Existem graus de educao, mas estes no so absolutos.

Resumindo...
Educao engloba os processos de ensinar e aprender, de ajuste e adaptao. um fenmeno observado em qualquer sociedade e nos grupos constitutivos destas, responsvel pela sua manuteno e perpetuao a partir da transposio, s geraes que se seguem, dos modos culturais de ser, estar e agir necessrios convivncia e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade.

Como as pessoas aprendem??? C

Lingstica

Musical

Interpessoal

Lgicomatemtica

Intrapessoal

CorporalCinestsica

Espacial

Espiritual

Naturalista

Inteligncia Lingustica

Normalmente encontrada em:

Escritores, poetas, redatores de textos para jornais, roteiristas, oradores, lderes polticos, editores, publicitrios, jornalistas e redatores de discursos.

Caractersticas provveis
Sensvel a regras; Organizado; Sistemtico; Gosta de ler; Gosta de ouvir; Gosta de escrever; Gosta de jogos de palavras; Tem boa memria para trivialidades; Pode ser bom orador pblico e debatedor, embora alguns possam preferir a escrita ou comunicao oral.

Inteligncia Lgica Matemtica

Normalmente encontrada em: matemticos, cientistas, engenheiros, rastreadores de animais, investigadores de polcia, advogados e contadores.

Caractersticas provveis
Gosta de raciocnio abstrato; Aprecia clculos; Gosta de ser organizado; Utiliza estrutura lgica; Gosta de ser preciso; Aprecia computadores; Aprecia resoluo de problemas e experimentao de maneira lgica; Prefere anotaes de forma ordenada.

Inteligncia Visual e Espacial

Normalmente encontrada em: arquitetos, pintores, escultores, navegadores, jogadores de xadrez, naturalistas, fsicos tericos, estrategistas de campo de batalha.

Caractersticas provveis

Pensa em figuras cria imagens mentais; utiliza metforas; gosta de arte: desenho, pintura e escultura; lembra-se com figuras;

L com facilidade mapas, grficos e diagramas; tem bom senso de cores; utiliza todos os sentidos para formar imagens.

Inteligncia Musical
Normalmente encontrada em: Artistas, compositores, maestros, concertistas, engenheiros de gravao, fabricantes de instrumentos musicais, afinadores de piano, culturas sem um linguagem escrita tradicional.

Caractersticas provveis
Sensvel entonao, ao ritmo, ao timbre; Sensvel ao poder emocional da msica; Sensvel organizao complexa da msica; Pode ser profundamente espiritual.

Inteligncia Corporal Cinesttica


Normalmente encontrada em: Bailarinos, atores, atletas e realizadores esportistas, inventores, mmicos, cirurgies, professores de carat, pilotos de corrida, trabalhadores externos e os mecanismos talentosos.

Caractersticas provveis

Controle excepcional do prprio corpo e de objetos, com boa sincronizao e reflexos (mente mecnica); Aprende melhor se movimentando e participando da aprendizagem; Gosta de se envolver com esportes e com artes manuais; Gosta de tocar, de representar e utilizar mtodos manipulativos; Lembra do que foi feito e no do que foi dito ou observado; Muito responsivo ao ambiente fsico; Brinca com os objetos enquanto escuta tudo; Fica irrequieto e aborrecido se houver pouco intervalos.

Inteligncia Interpessoal ou Social


Normalmente encontrada em: Polticos, professores, lderes religiosos, conselheiros, vendedores, gerentes, relaes pblicas e pessoas comuns.

Caractersticas provveis
Trata bem dos negcios; Relaciona-se e associa-se bem; Consegue ler as intenes de terceiros e situaes sociais; Aprecia estar com pessoas, tem muitos amigos e gosta de mediar disputas; Comunica-se bem, as vezes, manipula; Gosta de cooperar.

Inteligncia Intrapessoal ou intuitiva


Normalmente encontrada em: Romancistas, conselheiros, ancies, sbios, filsofos, gurus, pessoas com um profundo senso do eu, msticos.

Caractersticas provveis

Autoconhecimento;
Sensibilidade aos valores prprios de cada um;

Habilidade intuitiva; Auto-motivado; Profundamente consciente das prprias potencialidades e fraquezas; Pessoa reservada; Deseja se diferenciar dos demais.

Sensibilidade aos objetivos de vida de cada um; Tem um senso bastante desenvolvido do eu;

Inteligncia Naturalstica
Normalmente encontrada em: Bilogos, paisagistas, ecologistas, gestores ambientais e pessoas que adoram estar em contato

com a fauna e flora.

Caractersticas provveis Trata bem da natureza;

Pratica esportes ao ar livre;


Gosta de acampar; Aprecia os animais e plantas e o meio ambiente; Estuda os ecossistemas.

Inteligncia Espiritual

Normalmente encontrada em:

Msticos, sacerdotes,
religiosos, pessoas que se dedicam ao transcendental.

Caractersticas provveis
Pessoa com facilidade para concentrar-se; Tende reflexo e ao estudo; Gosta de dedicar seu tempo a causas justas; Possui dilogo interior, ouve as pessoas; Tem f no transcendental e age com generosidade e solidariedade.

Diferenciando estilos de aprendizagem


pessoa quieta, cujos olhos se voltam para cima ou para a frente quando acessa informaes e que se mostra um orador rpido.

Aprendiz visual

Aprendiz auditivo

Pessoa que olha de lado a lado quando acessa informaes e que fala com voz ritmada.

Pessoa que se move muito, olha para a direita Aprendiz cinesttico e para baixo ao acessar informaes, e que se mostra um orador lento.

A captao de informaes
Apenas 30% dos alunos se lembram do que ouviram durante um perodo normal de aula; Quarenta por cento retm melhor aquilo que lem ou vem . Esses aprendizes visuais so de dois tipos: alguns processam informaes em forma de palavras, enquanto outros retm o que vem em forma de um diagrama ou de uma imagem; Quinze por cento aprendem melhor de forma ttil. Precisam manusear materiais, escrever , desenhar e se envolver em experincias concretas; Outros 15% so cinestticos. Aprendem melhor fazendo fisicamente - participando em experincias reais que, em geral, tm aplicao direta para suas vidas.

Educar...
Metodologia; Recursos; Vestimentas adequadas; Postura correta; Tom de voz adequado.

Referncias
Dicionrio Aurlio, disponvel em
http://74.86.137.64static.reverse.softlayer.com/;

FREIRE, P. Educao e Mudana. Editora Paz e Terra, Rio de Janeiro, 2001; GAMA, M. C. S. S. A Teoria das Inteligncias Mltiplas e suas Implicaes para Educao. Psicopedagogia, Educao & Sade, 2005, disponvel em
http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=18

NICCIO, J. A. Educao para a Competitividade como Estratgia de Desenvolvimento de Cidades e Regies. Congresso de Desenvolvimento Regional de Cabo Verde, 2009.

You might also like