You are on page 1of 40

Sistema Urinrio

SISTEMA URINRIO

Est constitudo pelos rins, que produzem a urina; os ureteres, que transportam a urina para a bexiga urinria, onde ela armazenada temporariamente; e a uretra, que transporta a urina para o meio externo. Para se manter a homeostase as concentraes de substncias como a gua, sdio, potssio, clcio e hidrognio devem permanecer relativamente constantes, bem como as concentraes de uma grande variedade de produtos e nutrientes celulares

rins

ureteres

Bexiga urinria

uretra

SISTEMA URINRIO

O metabolismo celular tende constantemente a desarranjar o balano do meio interno do corpo, consumindo algumas substncias (como oxignio e glicose) e produzindo resduos e toxinas (como dixido de carbono e uria). Os rins, como principais rgos excretores, so decisivamente importantes na manuteno do balano das substncias exigidas para a constncia do meio interno.

SISTEMA URINRIO

Os rins eliminam do corpo uma grande quantidade de produtos de metabolismo tais como uria, o cido rico e a creatinina.

Caso ocorra falncia dos rins, no h meios para se remover do sangue as vrias substncias que eles normalmente excretam. Como conseqncia, essas substncias se acumulam no sangue e no lquido extracelular.

ANATOMIA DOS RINS

Os rins so dois rgos marrom-avermelhados situados na parede posterior da cavidade abdominal, um em cada lado da coluna vertebral. Cada rim possui um capuz formado por uma glndula endcrina denominada glndula suprarenal (adrenal). Os rins apresentam aproximadamente 11 cm de comprimento e se estendem desde o nvel da T11 ou T12 at a L3. Devido presena do fgado, o rim direito ligeiramente inferior em relao ao rim esquerdo.

ESTRUTURA INTERNA DO RIM

Trs regies podem ser distinguidas em cada rim: o crtex renal, a medula renal e a pelve renal. O crtex renal a camada externa do rim, situada abaixo da cpsula fibrosa. Expanses do crtex, as coluna renais projetam-se para a medula renal. A medula renal est localizada abaixo do crtex e consiste de vrias estruturas triangulares denominadas pirmides renais.

ESTRUTURA INTERNA DO RIM

Os vasos sangneos destinados ao crtex se projetam para o interior de uma cmara em forma de funil denominado clice renal menor. Vrios clices menores se unem para formar os clices maiores. Os clices maiores se unem para formar a pelve renal, que a extremidade superior dilatada do ureter.

ESTRUTURA INTERNA DO RIM

A urina goteja de pequenos poros existentes nas papilas e atinge os clices menores. Destes, ela segue em direo aos clices maiores, pelve renal e chega ao ureter, que a transporta para a bexiga urinria. Os tbulos renais, que so as unidades funcionais dos rins, consistem de nfrons (nefrnios) e tbulos coletores. Cada nfron est formado por duas partes: (1) uma rede de capilares paralelos denominada glomrulo; e (2) um tbulo.

1 milho em cada rim

N F R O N

Funes: -filtrao glomerular


-reabsoro tubular -secreo tubular

Como funcionam os rins

O sangue arterial conduzido sob alta presso nos capilares do glomrulo. Essa presso, que normalmente de 70 a 80 mmHg, tem intensidade suficiente para que parte do plasma passe para a cpsula de Bowman, processo denominado filtrao. Essas substncias extravasadas para a cpsula de Bowman constituem o filtrado glomerular, que semelhante, em composio qumica, ao plasma sanguneo, com a diferena de que no possui protenas, incapazes de atravessar os capilares glomerulares.

Como funcionam os rins

O filtrado glomerular passa em seguida para o tbulo contorcido proximal, cuja parede formada por clulas adaptadas ao transporte ativo. Nesse tbulo, ocorre reabsoro ativa de sdio. A sada desses ons provoca a remoo de cloro, fazendo com que a concentrao do lquido dentro desse tubo fique menor (hipotnico) do que do plasma dos capilares que o envolvem. Com isso, quando o lquido percorre o ramo descendente da ala de Henle, h passagem de gua por osmose do lquido tubular (hipotnico) para os capilares sangneos (hipertnicos) ao que chamamos reabsoro.

Como funcionam os rins

O ramo descendente percorre regies do rim com gradientes crescentes de concentrao. Conseqentemente, ele perde ainda mais gua para os tecidos, de forma que, na curvatura da ala de Henle, a concentrao do lquido tubular alta.

Como funcionam os rins

Esse lquido muito concentrado passa ento a percorrer o ramo ascendente da ala de Henle, que formado por clulas impermeveis gua e que esto adaptadas ao transporte ativo de sais. Nessa regio, ocorre remoo ativa de sdio, ficando o lquido tubular hipotnico. Ao passar pelo tbulo contorcido distal, que permevel gua, ocorre reabsoro por osmose para os capilares sangneos. Ao sair do nfron, a urina entra nos dutos coletores, onde ocorre a reabsoro final de gua.

1 milho em cada rim

N F R O N

Funes: -filtrao glomerular


-reabsoro tubular -secreo tubular

VASOS SANGUNEOS DO RIM

Tem sido estimado que, em repouso, as artrias renais transportam para os rins cerca de 20% do rendimento cardaco total.

Em adultos jovens, aproximadamente 1.200 ml de sangue passa pelos rins a cada minuto. Uma quantidade muito pequena desse volume utilizado para suprir as necessidades nutritivas dos rins.

Aorta Artrias renais

1200 ml de sangue circulam nos dois rins/min. O sangue total circula nos dois rins em 5 min.

1200 ml sangue 125 ml/min de filtrado. 180 L de filtrado por dia 1,5 a 2 L urina / dia.

178 L do filtrado so reabsorvidos por dia.

URINA

Quando a reabsoro e secreo so completados, o lquido remanescente nos tbulos renais e transportado para os outros componentes do sistema urinrio para ser excretado como urina. A urina consiste de gua e substncias que foram filtradas ou secretadas para os tbulos renais, mas no reabsorvidas

Regulao da funo renal

A regulao da funo renal relaciona-se basicamente com a regulao da quantidade de lquidos do corpo. Havendo necessidade de reter gua no interior do corpo, a urina fica mais concentrada, em funo da maior reabsoro de gua; havendo excesso de gua no corpo, a urina fica menos concentrada, em funo da menor reabsoro de gua.

Regulao da funo renal

O hormnio ADH (antidiurtico), produzido no hipotlamo e armazenado na hipfise. A concentrao do plasma sangneo detectada por receptores osmticos localizados no hipotlamo. Havendo aumento na concentrao do plasma (pouca gua), esses osmorreguladores estimulam a produo de ADH. Esse hormnio passa para o sangue, indo atuar sobre os tbulos distais e sobre os tbulos coletores do nfron, tornando as clulas desses tubos mais permeveis gua. Dessa forma, ocorre maior reabsoro de gua e a urina fica mais concentrada. Quando a concentrao do plasma baixa (muita gua), h inibio da produo do ADH e, conseqentemente, menor absoro de gua nos tbulos distais e coletores, possibilitando a excreo do excesso de gua, o que torna a urina mais diluda.

Regulao da funo renal

a aldosterona, produzida nas glndulas suprarenais. Ela aumenta a reabsoro ativa de sdio nos tbulos renais, possibilitando maior reteno de gua no organismo. A produo de aldosterona regulada da seguinte maneira: quando a concentrao de sdio dentro do tbulo renal diminui, o rim produz uma protena chamada renina, que age sobre uma protena produzida no fgado e encontrada no sangue denominada angiotensinognio (inativo), convertendo-a em angiotensina (ativa). Essa substncia estimula as glndulas supra-renais a produzirem a aldosterona.

BEXIGA URINRIA

A medida que a bexiga se enche de urina, suas paredes so distendidas, estimulando os receptores no interior da parede a transmitir nmeros crescentes de impulsos sensitivos para a regio sacral da medula espinhal. Quando a bexiga atinge aproximadamente 300 ml de urina, os msculos de sua parede se contraem, o esfncter externo da uretra se relaxa, e a bexiga se esvazia (mico).

BEXIGA URINRIA

No entanto, com algum treino, possvel induzir ou transferir a mico para um momento oportuno. Todavia, at que o controle esteja desenvolvido e o treinamento se complete, a resposta reflexa o fator dominante. Assim sendo, uma criana urina sempre que sua bexiga se encontre suficientemente cheia para ativar o reflexo espinal.

Funes
Contrao do msculo liso Prostaglandinas

Elimina substncias txicas pela urina. Regulam os nveis inicos no sangue de sais, glicose, protena e gua.

Produz substncias que convertem um precursor da vitamina D em vitamina ativa. (calcitrol)

Balano cido / base pH sanguneo (H+/ HC03)

Formao dos Eritrcitos. Eritropoetina

Regular o volume e a presso sangnea. Renina

Homeostasia

Corpsculo Renal

Trs processos so envolvidos na formao da urina

Filtrao

Limiar renal:

Refugos Sais Excesso lquido do sangue gua Solutos

Quase todas as substncias presentes na urina esto presentes no sangue, mas em quantidades diferentes. Idade Ingesta de gua Metabolismo Presso sangnea Dieta Balano hdrico Outros fatores Desordens no trato urinrio Outros rgos que afetam a funo renal.

Volume urinrio depende


Reabsoro

Excreo

ons Certas drogas ou substncias

Doenas

Se a funo renal perdida a morte ocorre em poucos dias.


HEMODILISE

Constituintes Anormais da Urina


-Albumina: (albuminria) muito grande para ser filtrado. Pode estar relacionado com presso muito alta ou leso das membranas de filtrao. -Glicose: (glicosria)indica diabete melito. -Hemcias: (hematria) clculos renais, tumores, trauma ou outras doenas renais. (hemcias rompidas). -Leuccitos: (piria) infeco nos rins ou rgos do sist. Urinrio. -Corpos cetnicos: (cetonria) diabete melito, anorexia, jejum ou pouco carboidrato na urina. -Bilirrubina: (bilirrubinria) Por destruio da Hemcias a poro globina da hemoglobina separada e o heme convertido em bileverdina. A maior parte da biliverdna convertida em bilirrubina. -Micrbios: variam conforme a infeco. Uma das mais comuns a E. Coli. O fungo mais comum a Candida Albicans. O protozorio mais frequnte o Tricomonas vaginalis.

Caractersticas Fsicas da Urina Normal


- Volume: 1 a 2 litros em 24 h, mas varia consideravelmente. - Cor: Amarelo ou mbar, varia conforme a concentrao e dieta. A cor devida ao urocroma (pigmento produzido pela degradao da bile) A urobilina (pigmento produzido pela degradao dahemoglobina) dieta, medicamentos e certas doenas alteram a cor da urina. -Turbidez: Transparente quando recm emitida e turva pouco depois. -Odor: Levemente aromtica. Torna-se amoniacal logo em seguida. -pH: Varia entre 4,6 e 8,0, sendo em mdia 6,0. Varia com a dieta. Protenas aumentam a acidez, vegetais aumentam a alcalinidade. - Densidade: Quanto maior a quantidade de solutos, maior a densidade.

Tbulo (ducto coletor)

Mcula Densa

Clulas justaglomerulares

Arterola aferente

Arterola eferente

Clulas mesangiais extraglomerulares

Clulas mesangiais intraglomerulares

You might also like