You are on page 1of 31

Joaquim Nabuco 1849/1910

Nasceu em Recife. Era filho do senador Jos Toms Nabuco de Arajo, "o Estadista do Imprio", e de Ana Benigna Barreto. Estudou humanidades no Colgio Pedro II, bacharelando-se em Letras. Em 1865, seguiu para So Paulo, onde fez os trs primeiros anos de Direito. Formou-se no Recife, em 1870. Entrou logo para o servio diplomtico, como adido de primeira classe em Londres, depois em Washington, de 1876 a 1879. Foi Deputado e considerado o Patrono da Raa Negra. Em 1883, em Londres, publicou O Abolicionismo.

O Abolicionismo Joaquim Nabuco


O contexto brasileiro durante a elaborao da obra: O conservadorismo prevalecia; Leis como: Eusbio de Queirs (1850) e a do Ventre Livre (1871) provocava uma opinio nacional mais branda; Os liberais no progrediam em suas ideias; O contexto social e econmico j demandava mundanas em sua estrutura. O mundo exigia as relaes do trabalho livre.

O Abolicionismo

O livro est dividido em Prefcio e 17 captulos em que o relato dos estragos polticos, sociais, econmicos e culturais provocados pela escravido no Brasil, aparecero exaustivamente.

I O que abolicionismo A obra do presente e a do futuro

Prever a supresso em massa da escravido, emancipando todos os escravos e promovendo a liberdade; Movimento que no acaba com a escravido: depois que os ltimos escravos houverem sido arrancados ao poder sinistro que representa para a raa negra a maldio da cor, ser ainda preciso desbastar, por meio de uma educao viril e sria, a lenta estratificao de trezentos anos de cativeiro, isto , despotismo, superstio e ignorncia. (Nabuco, 2000, p.3)

O nosso carter, o nosso temperamento, a nossa organizao toda, fsica, intelectual e moral, acha-se terrivelmente afetada pelas influncias com que a escravido passou trezentos anos a permear a sociedade brasileira (...) Enquanto essa obra
no estiver concluda, o abolicionismo ter sempre razo de ser. (pg. 4)

II O Partido Abolicionista
O abolicionismo apenas uma corrente de opinio, existe um ncleo de pessoas pensando a abolio, mas no os partidos em si. uma agitao, no se sabe ainda se ser partido. Neste livro, entretanto, a expresso partido abolicionista, significar to somente, o movimento abolicionista, a corrente de opinio que se est desenvolvendo do Norte ao Sul. (pg. 10)

III O Mandato da Raa Negra

So duas classes que o abolicionista o advogado gratuito: escravos e ingnuos; Alfinetada na Igreja: defensora da escravido, nunca elevou a voz para a emancipao; A raa negra tem o direito a protestar perante o mundo e perante a histria, o procedimento do Brasil. Ela renunciou a esse direito de acusao.

J era tempo dos brasileiros ouvirem esse apelo: Em primeiro lugar, a parte da populao nacional que descende de escravos, pelo menos, to numerosa como a parte que descende exclusivamente de senhores; a raa negra nos deu um povo. Em segundo lugar, o que existe at hoje sobre o vasto territrio que se chama Brasil foi levantado ou cultivado por aquela raa; ela construiu o nosso pas. (pg. 15)

IV Carter do Movimento Abolicionista

A propaganda abolicionista no se dirige somente aos escravos, mas tambm ao senhores dependentes dos escravos; Sem guerra servil, insurreies para a emancipao, ela deve vir da lei, e no Parlamento; A propaganda abolicionista dirigida contra uma instituio e no contra pessoas.

V A Causa J Est Vencida

Por causa das leis j citadas, a liberdade dos escravos e ingnuos iria se concretizar, segundo alguns simpatizantes do movimento; Ser que ideia est vencida no esprito pblico? Qual a esperana de liberdade racionalmente falando, o que o escravo tem? A alforria uma sorte para poucos; os libertos so exceo. A maioria morre em cativeiro.

A causa deve estar ganha...perante os brasileiros em geral, no perante os brasileiros individualmente; isto , resumindo-me, perante jurisdies virtuais, abstraes polticas, foras que ainda esto no seio do possvel, simpatias generosas e impotentes, no perante o nico tribunal que pode executar a sentena da liberdade da raa negra, isto , a nao brasileira constituda. (pg. 28)

VI Iluses at a Independncia

A independncia gerou uma perspectiva de liberdade para os escravos. O trmino do Brasil colnia proporcionava uma ideia de emancipao nacional; Segundo Jos Bonifcio: Sem a emancipao dos atuais cativos nunca o Brasil firmar sua independncia nacional e segurar e defender a sua liberal constituio. (pg. 37)

VII Antes da Lei de 1871


Os fatos em que estes podem haver fundado uma esperana, e que certamente obrigam a honra do pas, datam de pouco antes da lei de 28 de setembro. So, a alforria de escravos para a Guerra do Paraguai; a Fala do Trono de 1867, e a correspondncia entre os abolicionistas europeus e o governo imperial; a aao pessoal do conde DEu no Paraguai como general em chefe do Exrcito; a conexao da emancipao anunciada com o fim da guerra; a elaborao do projeto de emancipao no Conselho de Estado; (...) (pg.42)

VIII As Promessas da Lei de Emancipao


Estuda a lei no ponto de vista das esperanas razoveis que pode deduzir de seu conjunto. A lei de 28 de setembro de 1871...foi um passo de gigante dado pelo pas. Imperfeita, incompleta, impoltica, injusta, e at absurda, como nos parece hoje, essa lei nada menos que o bloqueio moral da escravido. (pg.51)

O mercado de escravos continua, as famlias so divididas, as portas delineadas na lei no foram ainda rasgadas, a escravido a mesma sempre, os seus crimes e as suas atrocidades repetem-se frequentemente, e os escravos vem-se nas mesmas condies individuais, com o mesmo horizonte e o mesmo futuro de sempre... (pg. 58) O fato a ser percebido a ilegalidade da escravido

IX O Trfico de Africanos
A escravido brasileira com carter puramente africano; Entre 1831 e 1850, o Brasil empreendeu uma luta diplomtica com a Inglaterra, por no poder executar seus tratados e suas leis. O poder do trfico era irresistvel e at 1851, no menos de um milho de africanos foram lanados em nossas senzalas. A cifra de cinquenta mil por ano no exagerada. (pg. 67)

O verdadeiro patriotismo, isto , o que concilia a ptria com a humanidade, no pretende mais que o Brasil tivesse o direito de ir com a sua bandeira, sombra do direito das gentes, criado para a proteao e no para a destruio de nossa espcie, roubar homens na frica e transport-los para o seu territrio. (pg. 69) A soberania nacional, para ser respeitada, deve conter-se nos seus limites; no um ato de soberania o roubo de estrangeiros para o cativeiro. (idem)

X Ilegalidade da Escravido

Em 1831, a lei de 7 de novembro declarou no seu artigo 1: Todos os escravos que entrarem no territrio ou portos do Brasil vindos de fora ficam livres. Como se sabe, essa lei nunca foi posta em execuo, porque o governo brasileiro no podia lutar contra os traficantes; mas nem por isso deixa ela de ser a carta de liberdade de todos os importados depois da sua data. (pg. 71)

Grande nmero dos nossos homens polticos, compreendendo que essa era a chaga maior da nossa escravido, pretenderam validar de alguma forma a posse de africanos ilegalmente escravizados, receando a bancarrota da lavoura pela verificao dos seus ttulos de propriedade...mas ns hoje sabemos que tais receios no tm mais razo de ser e que a moralizao do pas s pode dar em resultado o seu desenvolvimento progressivo e o seu maior bem estar. (pg. 75)

XI - Fundamentos Gerais do Abolicionismo


Motivos para acabar com a escravido: 1. Porque a escravido arruina economicamente o pas; 2. Porque um peso enorme que atrasa o Brasil em comparao com os outros Estados sul-americanos que no a conhecem; 3. Porque s com a emancipao total podem concorrer para a grande obra de uma ptria comum, forte e respeitada.

XII A Escravido Atual


Principais traos do que legalmente a escravido em 1883 no Brasil: 1. Os escravos nascidos antes de 28/07/1871, so at a morte, to escravos como os das geraes anteriores; 2. A escravido consiste na obrigao de se fazer o que se manda, sem direito a reclamao: sem salrio, nem vesturio, nem boa alimentao, nem descanso....

3. O escravizado no tem deveres para com Deus, com os pais, mulher ou filhos, para consigo mesmo que o senhor permita; 4. A lei no interfere na relao do trabalho; 5. No h lei que regule as obrigaes e os direitos do senhor; 6. O senhor soberano em suas terras, acima do Cdigo criminal; 7. O escravo vive na completa incerteza de sua sorte; 8. Qualquer indivduo que esteja ou saia da Casa de Correo pode ter escravos; 9. Os senhores podem empregar escravas para a prostituio e receber os lucros desse negcio; 10. O Estado no protege os escravos de forma alguma;

11. Os escravos so regidos por leis de exceo; 12. Espalha-se pelo pas que os escravos cometem crimes para serem servos da pena e fugirem do cativeiro; 13. Todos os poderes praticamente ilimitados dos senhores, no so exercidos por eles, mas delegados a homens sem eduaao moral e intelectual que usam o chicote e a violncia.

XIII Influncia da Escravido sobre a Nacionalidade


O principal efeito da escravido sobre a nossa populao foi, assim, africaniz-la, satur-la de sangue preto, como o principal efeito..... (pg. 97) Pode-se descrever essa influncia, dizendo que a escravido...criou um ideal de ptria grosseiro, mercenrio, egosta e retgrado e nesse molde fundou durante sculos as tres raas heterogneas, que hoje constituem a nacionalidade brasileira. (pg. 103)

XIV Influncia sobre o territrio e a populao do interior


...a influncia da escravido sobre o territrio e a populao que vive dele, foi em todos os sentidos desastrosa, como: posse do solo explorado. O carter da sua cultura a improvidncia, a rotina, a indiferena pela mquina, o mais completo desprezo pelos interesses do futuro, a ambio de tirar o maior lucro imediato com o menor trabalho prprio possvel, qualquer que seja prejuzo das geraoes seguintes. (pg. 114)

XV Influncias sociais e polticas da escravido

No houve linha divisria entre no contato entre a raa negra e as outras. O contato foi sinnimo de contgio. O corpo todo sangue, elementos constitutivos, respirao, foras e atividade, msculos e nervos, inteligncia e vontade, no s o carter, senao o temperamento, e mais do que tudo a energia acha-se afetado pela mesma causa. (pg. 122)

Classes que no desenvolveram por causa da escravido: 1. Dos lavradores, dos moradores do campo e do serto, sem meios, sem recursos, com ocupao servil; 2. Operrias e industriais 3. Comerciantes Classe que cresceu: empregados pblicos Educao: Escola e Senzala se repelem Poltica: a escravido, causa da corrupo social, reduziu nossa poltica.

XVI Necessidade da Abolio Perigo da demora


Vinte anos mais de escravido, a morte do pas. Esse perodo com efeito curto na histria nacional..mas, vinte anos de escravido quer dizer a runa de duas geraes mais: a que pouco entrou na vida civil, e que for educada por essa. Isto o adiamento por meio sculo da conscincia livre do pas. (pg. 146)

XVII Receios e Consequncias - Concluso


H foras sociais no pas, capazes de destruir a escravido; O Parlamento pode ser uma fora, mas o governo est acima dele; A opinio pblica pode ser uma presso: o movimento abolicionista influencia essa opinio que pode construir o Poder; O trabalho livre mais econmico para a agricultura.

Somente depois de libertados os escravos e os senhores do jugo que os inutiliza, igualmente para a vida livre, poderemos empreender esse programa srio de reformas...por meio da educao, da associao, da imprensa, da imigrao espontnea, da religio purificada, de um novo ideal de Estado... (pg. 170). Essa reforma individual, de ns mesmos, do nosso carter, do nosso patriotismo, no nosso sentimento de responsabilidade cvica, o nico meio de suprimir efetivamente a escravido da constituio social (idem).

Segundo Nabuco, foi a escravido que formou o Brasil como nao, ela a instituio que ilumina nosso passado mais poderosamente que qualquer outra. A partir dela, que se definiram entre ns a economia, a organizao social e a estrutura de classes, o Estado e o poder poltico, a prpria cultura. O Abolicionismo fez assim da escravido o protagonista por excelncia da histria brasileira, intuio que tem sido largamente explorada por historiadores, socilogos e antroplogos, embora raramente reconheam esta dvida intelectual. (MELLO apud SILVA in Nabuco, 2000)

You might also like