You are on page 1of 27

TRIBUNAL DE JUSTIA DE MINAS GERAIS

Escola Judicial Des. Edsio Fernandes Ncleo Regional de Governador Valadares/MG

Tpicos relevantes sobre o novo Tribunal do Jri

Amaury Silva

Reflexes contidas no livro do autor, O NOVO TRIBUNAL DO JRI, Editora JH Mizuno, 2009

Introduo
Reforma do Jri Lei 11.689/2008

Nova mentalidade: processo

razovel

durao

do

EC n. 45/2004 incluso do inciso LXXVIII ao art. 5, CF Garantia fundamental do rpido e eficaz julgamento

Exemplos de medidas adotadas: eliminao do recurso de ofcio na absolvio sumria (art. 415, CPP) e do libelo; intimao por edital da deciso de pronncia em se tratando de ru solto (art. 420, pargrafo nico, CPP); desaforamento motivado por estrangulamento da pauta (art. 428, CPP); o aumento do nmero de jurados sorteados para a reunio peridica (25), art. 447, CPP); intimao da Defensoria Pblica para nova designao de julgamento adiado por ausncia de advogado constitudo (art. 456, CPP); concentrao dos atos de instruo no plenrio, entre outras.
Laboratrio: a reforma transmite a expectativa de que em breve o procedimento do Jri possa ser composto de uma nica etapa.

Quesitos
Objetivos da reforma: celeridade sem perda da
compreenso dos jurados, maior exatido nas respostas e decises justas. art. 483, CPP estabelece a ordem: materialidade, autoria ou participao e o quesito genrico de absolvio O jurado absolve o acusado?

Quesito obrigatrio, mesmo que no haja tese absolutria sustentada pelas partes, pois caso contrrio se impediria ao juzo (Jri) absolver de ofcio.

Engloba todas as teses absolutrias, exceo


dos quesitos anteriores (materialidade e autoria ou participao). Se uma das teses absolutrias for a inimputabilidade por doena mental (art. 26, CP), necessria a quesitao especfica a respeito do tema, pois no se poder saber qual tese fora a escolhida pelo Jri, ocorrendo o desdobramento em virtude de virtual medida de segurana ser mais benfica ao acusado.

Falsa maioria x maioria seletiva


Articulao absolvio. de pelo menos 04 teses de

Exemplo: legtima defesa prpria, de terceiro, estrito cumprimento do dever legal e inexigibilidade de conduta diversa.

Votao: 04 jurados entendem pela absolvio, cada um optando por uma das teses e o restante pela condenao, rejeitando-se todas as teses absolutrias.

No sistema anterior: o ru estaria condenado por 6 a 1. No sistema vigente: o ru estaria absolvido por 4 a 3. Primeira soluo: alega-se violao isonomia e contraditrio. Exigncia do questionrio tradicional (tese por tese). Segunda soluo: prevalece a plenitude de defesa e o favor rei, considerando que a inteno do jurado deve prevalecer, ocorrendo a seleo de teses.

Legtima defesa da honra


No houve qualquer alterao no panorama A Smula 156 do STF no permite a restrio de tese, sob pena de nulidade do julgamento pelo Jri. No caso de legtima defesa da honra, a jurisprudncia em muitas ocasies determina a realizao de novo julgamento pelo Jri, com suporte na deciso manifestamente contrria prova dos autos.

O recurso com esse permissivo s pode ser


desenvolvido uma nica vez (art. 593, III, d e 3, CPP). Se o Jri por duas vezes absolve com o mesmo fundamento, prevalece a deciso. Os jurados no podem ser os mesmos. A expectativa de que uma reforma do Jri acabaria com a possibilidade de invocao da tese, no foi confirmada.

Comparecimento do ru em plenrio

No obrigatrio, se solto, for intimado art. 457, CPP. Se preso deve ser requisitado. Poder ser dispensado, mediante prvia manifestao feita pelo ru e seu defensor art. 457, 2, CPP.

Divergncia entre o ru e o defensor.


Sintoma de violao plenitude de defesa.

Resulta em incompatibilidade de teses.


O juiz deve intimar a ambos para em prazo razovel sanarem a divergncia. Caso contrrio, o ru deve constituir outro defensor. O jri feito com essa divergncia resulta em defesa deficiente e pode ensejar a nulidade do julgamento.

Crise de instncia
No h como se prosseguir com o processo, que fica suspenso aguardando-se a localizao do acusado. Na vigncia do antigo art. 413, CPP se dava com a necessidade de intimao pessoal do ru da deciso de pronncia.
O dispositivo foi revogado, permitindo-se a intimao por edital art. 420, parg. nico, CPP ao ru solto. O art. 457, caput, CPP diz que o julgamento no ser adiado pelo no comparecimento do ru solto que tiver sido REGULARMENTE intimado.

Intimao regular = intimao pessoal e no por edital, pois dever o ru ter cincia de quando e como ser realizado o julgamento para deliberar sobre o comparecimento, exercendo assim legtima prerrogativa da defesa pessoal contida no princpio da ampla defesa e plenitude de defesa.

Na 2 fase do procedimento praticamente se inicia uma nova imputao estabilizada pela pronncia, no se permitindo a cincia ao acusado dada ficticiamente, como j no se permite na 1 fase e nos procedimentos do juzo singular (art. 366, CPP suspenso do processo e do prazo prescricional).

No sendo localizado o ru autoriza-se a priso preventiva nos termos do art. 312, CPP, para se assegurar a aplicao da lei penal. O legislador poderia ter introduzido dispositivo que determinasse a suspenso do processo e do prazo prescricional, no art. 457, CPP.

Apartes
Modalidades: autorizado e consentido Autorizado: inovao decorrente da modificao no art. 497, XII, CPP. O juiz presidente regulamenta os debates permitindo a interveno de uma parte na fala da outra, concedendo at 03 minutos para cada aparte requerido, acrescentando-se no tempo destinado ao orador aparteado. No h limitao por lei, devendo o juiz presidente compatibilizar essa possibilidade verificando as circunstncias do caso concreto, evitando-se logicamente a utilizao como recurso de retrica para dificultar ou embaraar a exposio do orador.

O aparte consentido aquele autorizado por quem detm o tempo para fazer a sua exposio. O adversrio pleiteia o aparte e o orador examina se o caso de concesso ou no, independentemente da autorizao do juiz presidente.
O aparte uma prerrogativa do prprio orador e no pode ser tratado de maneira inflexvel por lei. Pode ser do interesse daquele prprio orador que est sendo aparteado para fins de destacar ou mencionar um ponto importante da sua locuo. Se concedido o aparte implica tambm na recuperao do tempo do orador.

Conferncia de cdulas na votao


tema permanente do jri a preservao do sigilo da votao e segurana dos prprios jurados O art. 483, 1 e 2, CPP diz que na votao aos quesitos relativos materialidade, autoria e absolvio, ocorrendo a maioria negativa ou afirmativa, isto , mais de 03 votos se proclama a absolvio ou passa-se aos quesitos subsequentes na 2 hiptese.

Mesmo se reconhecendo a necessidade de ser preservada a segurana e tranquilidade dos jurados, no cremos que o juiz presidente esteja impedido de divulgar o resultado da votao: 7 x 0, 6x 1, etc. seu dever fazer a fiscalizao, s possvel com a conferncia das cdulas relativas aos votos e os descartes.

A divulgao evita fraudes ou equvocos e permite a fiscalizao das partes, sendo obrigatrios para fins de publicidade art. 93, IX, CF. O prprio art. 488, pargrafo nico, afirma que do termo de votao deve se fazer referncia s cdulas no utilizadas, o que implica logicamente na conferncia e anotao do resultado. O placar, inclusive tem importncia fundamental para anlise de possvel nulidade em muitas situaes. Exemplo: jurado impedido que participou do julgamento. Dependendo do resultado ir influenciar ou no no reconhecimento da nulidade.

Protesto por novo Jri


O art. 4 Lei 11.689/2008 revogou os arts. 607 e 608, CPP que tratavam do recurso do protesto por novo jri. O recurso privativo da defesa tinha vez quando houvesse condenao igual ou superior a 20 anos. Inconstitucionalidade da mudana corrente que defende a impossibilidade do legislador infraconstitucional retroceder com os instrumentos de plenitude de defesa, vigentes por ocasio da entrada em vigor da Constituio Federal, que afirmou ser garantia fundamental a instituio do jri.

Outra corrente diz que a partir de 11/08/2008 no se admite mais o protesto por novo jri, em relao a todos os feitos em andamento e os vindouros, independentemente da poca em que os fatos delituosos ocorreram. Terceira corrente compatvel com o princpio da ampla defesa e garantismo. A lei processual penal se elimina instrumentos ou mecanismos a favor da defesa, reduzindo bruscamente sua possibilidade de xito, s pode ser empregada para aplicao aos fatos ocorridos aps a sua vigncia. Nesse ponto de aplicao no tempo equipara lei penal. a lei processual penal se

Com a eliminao do protesto por novo jri a reviso criminal dever ser admitida mesmo para decidir pontos originariamente da competncia do jri, relativizando a soberania. Exemplo: em julgamento popular, o ru condenado por homicdio qualificado, sujeitando-se a pena superior a 20 anos; em reviso criminal, se permitir a excluso da qualificadora.

Jri no Projeto do novo CPP

Projeto de Lei n. 156/2009 do Senado Federal


1 fase do procedimento art. 309 323, CPP No h modificao substancial Alistamento de jurados art. 327, CPP. Deve ser observada a proporcionalidade entre homens e mulheres. Conselho de Sentena para a reunio peridica ou extraordinria permanece com 25 jurados art. 335, CPP.

A composio do Conselho de Sentena, sempre que possvel, deve guardar a proporcionalidade entre homens e mulheres art. 340, 3, CPP. Exemplo: sorteados 04 jurados homens, no sorteio do 5 jurado, se no houver impedimento ou suspeio, nem recusa peremptria, devem os prximos julgadores, serem mulheres. Nmero de componentes do Conselho de Sentena: 08 jurados art. 349, CPP. Compromisso do Conselho de Sentena art. 374, CPP Inclui o juramento de que a deciso ser proferida de acordo com a prova dos autos, conscincia e ditames da justia. Instruo em plenrio art. 375, CPP. As partes tomam depoimento de vtima e testemunhas. Juiz presidente complementa e os jurados questionam por intermdio do juiz.

Tempo de debates: art. 379, CPP, permanece o mesmo . (Uma hora e meia para a exposio inicial) e (uma hora para rplica e trplica). Nos debates as partes no podem se referir prova contida na investigao criminal, salvo a prova antecipada. Exemplo: podem fazer referncia ao laudo de necropsia.

Quesitos art. 385, CPP. Se elimina o questionamento sobre a materialidade e a autoria. O 1 quesito indaga se o acusado deve ser absolvido, englobando todas as teses nesse sentido. Depois se questiona sobre qualificadoras, causas de diminuio ou aumento de pena.

Se houver pedido de desclassificao, deve ser realizado questionrio preliminar. Reunio do Jri para deliberao art. 387, CPP. Os jurados se renem em sala especial e onde no houver, o plenrio esvaziado para essa finalidade, permanecendo apenas os jurados, pelo prazo mximo de 01 hora. No h necessidade de consenso entre os jurados.

Benefcio da dvida - art. 391, CPP. A deciso tomada por maioria de votos, prevalecendo a mais favorvel ao ru, no caso de empate.

O aparte autorizado eliminado art. 398, CPP.

O Jri foi pioneiro da interpretao evolutiva, progressista, sociolgica, do direito justo, do direito puro, do direito-fim. Roberto Lyra

You might also like