You are on page 1of 8

POLTICAS PBLICAS EM TURISMO NO BRASIL

Cronologia dos 70 anos de Legislao Turstica e das Instituies Oficiais de Turismo

Trajetria dos 70 anos de legislao turstica brasileira


Nos ltimos 70 anos, o turismo foi regulado por um conjunto de instrumentos normativos transitrios e eventuais, como decreto e leis especficas que no formavam uma unidade.
A legislao de um pas representa a formalizao, a consolidao e o entendimento que se tem determinado assunto ou setor. Expressam, tambm, a importncia que o pas d atividade.

Perodo de intervencionismo estatal na atividade turstica (1938 a 1984)


A trajetria da legislao turstica no Brasil tem seu marco inicial no ano de 1938, quando o Estado se dispe a um maior controle da atividade. Nesse perodo de controle estatal na regulamentao jurdica da atividade turstica do Brasil, que perdurou at 1991, muitos foram os decretos-leis que s ampliaram a interveno do Estado no segmento do turismo. Passado o perodo de intervencionismo estatal e com o fim da ditadura militar, o Brasil entra em uma nova era. Trata-se da fase de maior transferncia de autonomia ao setor, onde a legislao passou a conferir maior liberdade ao mercado a atuao das empresas tursticas. Assim, as leis e decretos criados de 1986 at os dias atuais vm a favorecer o livre exerccio da atividade do turismo.

Perodo da liberdade de mercado do exerccio da atividade turstica (1986 a dias atuais)


Baseado nos princpios da livre-iniciativa e da livre-concorrncia, o DL n 2.294 encerrou o intervencionismo estatal extinguindo o registro obrigatrio das empresas tursticas e tornando livre o exerccio da atividade no Brasil. criado em 2003 o Ministrio do Turismo.

Cronologia das instituies oficiais de turismo do Brasil


1939 Diviso de Turismo; 1958 COMBRATUR; 1961 Ministrio da Indstria e Comrcio, com a Diviso de Turismo e Certames; 1966 Ministrio da Indstria e Comrcio, com CNTUR e EMBRATUR; 1967 Ministrio da Indstria e Comrcio, com CNTUR, EMBRATUR e Ministrio das Relaes Exteriores;
1991 EMBRATUR, como Instituto Brasileiro de Turismo vinculado Secretaria do Desenvolvimento Regional da Presidncia da Repblica; 1992 Ministrio da Indstria, Comrcio e Turismo, alm da EMBRATUR como um departamento; 1998 Ministrio do Esporte e Turismo, tendo a EMBRATUR como departamento e o CCTN; 1999 Ministrio do Esporte e Turismo, tendo a EMBRATUR como departamento; 2002 Ministrio do Esporte e Turismo, tendo como departamentos a EMBRATUR e o CNTUR; 2003 Ministrio do Turismo, composto pela EMBRATUR, CNTUR e suas secretarias.

Oramento dos rgos oficiais de Turismo


A dotao oramentria diz respeito ao montante de investimento e gasto que o governo tem previsto gastar com determinada atividade em um perodo especfico e que pretende garantir a execuo daquilo que foi aprovado nas leis de diretrizes oramentrias que por sua vez derivam do conjunto de polticas pblicas de cada um dos rgos.
Os recursos pblicos do estado brasileiro continuam sendo mal geridos. Os ministros fazem um clculo de despesas muito acima do que pode gastar, enviando propostas de arrecadao mais alta do que seus programas e aes possam precisar. Em relao aos recursos do turismo, preciso mencionar que to importante quanto conseguir o montante no oramento para o setor, ter a responsabilidade e competncia de saber emprega-lo em projetos em que os benefcios gerados sejam evidentes e possam se mensurados.

Consideraes Finais
Nem menos ou mais importante que outras atividades econmicas, o turismo desde que esteja alinhada com uma poltica pblica que uma governo e sociedade, pode transformar-se em poderosa ferramenta para o processo de incluso social, gerao de emprego, distribuio de renda e melhoria da qualidade de vida da populao. O turismo continuar a receber menos recursos e a merecer menos ateno do que reas da infraestrutura, segurana, combate pobreza, sade e educao.

IFCE, campus Canind; Disciplina: Polticas Pblicas de Turismo; Professora: Gludia Mapurunga; Tema: Cronologia dos 70 anos de Legislao Turstica e das

Instituies Oficiais de Turismo


Por: Antnia Priscila; Samuel; Ktia Emanueli; e Morgana.
Canind/CE Novembro de 2012

You might also like