You are on page 1of 10

Como surge um etngrafo- Claude Levis Strauss; ofcio do etnlogo, ou como ter anthropological blues- Roberto da Matta.

. Observando o Familiar- Gilberto Velho

Ao mesmo tempo em que considera a si prprio humano, o etngrafo procura conhecer e apreciar o homem de um ponto de vista suficientemente elevado e afastado para consider-lo independente das contingncias de uma sociedade ou civilizao.

Como surge um etnogrfo


Para alm do racional, existia uma categoria mais vlida e mais importante, a do significante, que a expresso mais elevada do racional Conhecimento no se baseia em renncia ou troca, mas sim numa seleo de aspectos verdadeiros, isto , aqueles que coincidem com as propriedades do meu pensamento.

Observando o familiar Gilberto Velho; In, A aventura sociolgica: objetividade, paixo, improviso e mtodo na pesquisa social. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.

Problemas do pesquisador: Existe a noo de que um envolvimento inevitvel. O que dizer sobre isso? Lembrar que nada natural, tudo uma produo. A natureza humana no natural ela cultural.

Sobre a Antropologia:

A antropologia tradicionalmente se identifica com mtodos qualitativos por trabalhar com qualidades muito particulares, dos seres humanos, que no podem ser quantificadas, como os significados, motivos, aspiraes, crenas, valores e atitude

Observando o familiar.

um mergulho na profundidade, por conta da distncia social e da distncia psicolgica, que pode transformar o extico em familiar e o familiar em extico aquele algo em comum que podemos ter com pessoas de outra cultura e podemos no ter com pessoas de nossa prpria cultura por conta da complexidade social

Observando familiar
So as experincias comuns que partilhamos que permitem a integrao; Observa-se Da Matta: temos um familiar que no necessariamente conhecido e um extico que at certo ponto conhecido.

Observando o familiar

O familiar e o extico, no que se refere ao conhecimento do outro, deve levar em considerao que o outro surpreende, no podemos ser onipotentes achando que sabemos tudo sobre o outro, assim preciso v-lo primeiro e no esquecer que conhecer depende da interao.

A realidade [familiar ou extica] filtrada sempre pelo ponto de vista do observador e percebida de maneira diferente, de modo que a objetividade relativa, ideolgica e interpretativa.

Observando o familiar

A familiaridade no igual ao conhecimento cientfico ela tambm um tipo de apreenso da realidade, que se refere a opinio, a vivncia e as percepes no acadmicas que podem ser valiosas para o conhecimento da vida social de uma poca de um grupo.

You might also like