You are on page 1of 16

A Qumica da Poluio Atmosfrica Superfcie

Discentes: Carlos Andr Raabe Oliveira

Compartimento de deposio e acumulao de gases e de particulados; Condensao de vapor dgua, transportando gua dos oceanos para os continentes; Absoro de grande parte da radiao eletromagntica proveniente do Sol; Manuteno de temperaturas mdias mundiais favorveis existncia de vida; Ambiente oxidante (limpeza do ar).

A atmosfera costuma ser dividida em camadas, a saber: Troposfera: camada mais prxima da superfcie, podendo chegar a 12-15 km de altitude. Caracteriza-se pela queda da temperatura medida que a altura aumenta; Estratosfera: nela se situa a camada de oznio e pode chegar a 50 km de altitude. Como esse gs absorve certos comprimentos de onda da radiao solar, nessa camada a temperatura aumenta com a altitude; Mesosfera: podendo chegar a 85 km de altitude, essa zona caracteriza-se pela queda na temperatura; Exosfera (Termosfera): com altitude de at 500 km, sua temperatura pode chegar a 1200 C.

Poluio atmosfrica resultado do aumento da concentrao dos gases minoritrios e de partculas na atmosfera. O aumento da concentrao de gases pode ser global, como o aumento do efeito estufa, ou localizada, como o caso da poluio sobre as cidades. A poluio pode ser produzida pela natureza. Um vulco em atividade emite gases e poeiras que podem destruir cidades prximas de forma devastadora. A poluio mais comum a provocada pelas atividades do homem no planeta. Esse tipo de atividade conhecido como antrpica para diferenciar da natural. A principal atividade antrpica que afeta a atmosfera a queima de combustvel e florestas. Os principais combustveis queimados so: o carvo e os derivados do petrleo.

A atmosfera recebe regularmente gases txicos e no txicos, estes so gradualmente oxidados mas no diretamente pelo oxignio diatmico, eles reagem com os radicais de hidroxila livres (OH). Os radicais livres de hidroxila so resultado da decomposio fotoqumica (raios UVB) do oznio O3 que reage com o vapor de gua: Um fato curioso sobre esse radical livre de hidroxila que durante a noite cai a concentrao dele. Isso acontece pois o tempo de vida dele curto e a luz solar essencial para formlos. A grande importncia do radical hidroxila o fato dele iniciar a oxidao de todos os gases, exceto o HCl.

um fenmeno o qual acontece, geralmente, em reas urbanas, com o acumulo de poluio (emisso de oznio). O oznio reage com os raios solares (fenmeno chamado de smog fotoqumico) criando uma camada de O3, essa camada prejudicial a sade humana. Os principais reagentes no smog so: xido ntrico (NO), hidrocarbonetos no queimados que so emitidos para o ar e xido nitroso. Essas substncias juntas so chamadas de compostos orgnicos volteis (COV) substncias que tem ponto de ebulio entre 50 e 260C. Um elemento essencial para ocorrncia do smog a luz solar pois aumenta a participao dos radicais livres. Os produtos formados por essas reaes so muitos mais txicos.

Beijing

Alguns gases como o vapor dgua, CO2 e CH4 so capazes de reter o calor proveniente da radiao solar na troposfera terrestre, o que benfico para a manuteno da vida na Terra. Porm, a liberao exagerada de CO2, por exemplo, tem agravado os seus efeitos, trazendo malefcios. A seguir, dados sobre os principais gases estufa da atmosfera terrestre.

O dixido de enxofre SO2 um subproduto da combusto de combustveis. Ele proveniente da combusto de contaminantes contendo enxofre no combustvel. A gasolina e o diesel vendidos no Brasil possuem grande quantidade de enxofre quando comparados aos mesmos combustveis vendidos em outros pases. Por outro lado, o lcool combustvel quase no possui enxofre. O dixido de enxofre um gs que afeta o sistema respiratrio das pessoas e agrava diversas doenas respiratrias.

Outro problema de poluio causado pelo uso de combustvel a emisso de material particulado, isto , pequenas partculas. A fumaa so as partculas visveis, mas muitas partculas so to pequenas que no so visveis ao olho humano. Estudos sobre a poluio causada pelas partculas sugerem que quanto menor, mais elas afetam o sistema respiratrio e at circulatrio. Um automvel um grande emissor de partculas para atmosfera, que ocorre principalmente pelo cano de escapamento, quando o freio acionado (desgaste do freio) e com o movimento do automvel que levanta material pelo vento que cria na sua passagem.

Na atmosfera, os xidos de nitrognio atuam sobre os fragmentos de molculas de combustvel (COV) e em presena da luz solar (energia) formam o gs oznio (O3). Ele altamente txico a animais e plantas e ataca diversos materiais como borracha e corantes. O oznio e todos os outros subprodutos da combusto so compostos altamente poluentes para atmosfera e com ao local ou regional.

You might also like