You are on page 1of 16

Ministrio Pblico

Estrutura e Organizao

Estrutura Geral do MP
Ministrio Pblico
Conselho Nacional do Ministrio Pblico

Ministrio Pblico da Unio

Ministrio Pblico dos Estados

Ministrio Pblico Federal

Ministrio Pblico do Trabalho

Ministrio Pblico Militar

Ministrio Pblico do Distrito Federal e Territrios

Funes do Ministrio Pblico


Defesa da ordem jurdica; Defesa do regime democrtico; Defesa dos interesses sociais e individuais indisponveis.

Princpios do Ministrio Pblico


Unidade; Indivisibilidade; Independncia Funcional.

Autonomia Funcional e Administrativa


Ao MP assegurada, na forma da lei, autonomia funcional e administrativa, podendo propor ao Poder Legislativo a criao e extino de seus cargos e servios auxiliares, a poltica remuneratria e os planos de carreira.

Oramento do MP
O MP elaborar sua proposta oramentria dentro dos limites estabelecidos pela lei de diretrizes oramentrias. Caso a proposta no seja encaminhada no prazo estabelecido, o Poder Executivo considerar os valores da proposta vigente, ajustados de acordo com a lei de diretrizes oramentrias. Caso a proposta no esteja de acordo com a lei de diretrizes oramentrias, o Poder Executivo far os ajustes necessrios. No poder haver despesas ou assuno de obrigaes que extrapolem os limites estabelecidos, exceto se previamente autorizadas, mediante abertura de crditos suplementares ou especiais.

Procurador Geral da Repblica


O Ministrio Pblico da Unio tem por chefe o Procurador Geral da Repblica.
Presidente da Repblica Procurador Geral da Repblica

NOMEIA OU DESTITUI

Senado Federal aprova pela maioria absoluta

Membro de carreira maior de 35 anos.

Mandato do Procurador Geral da Repblica

O mandato de 2 anos podendo haver uma reconduo ao cargo.

Ingresso na Carreira do MP
Far-se- mediante concurso de provas e ttulos, assegurada a participao da OAB. Exigi-se do bacharel em direito trs anos de atividade jurdica.

Ministrio Pblico dos Estados e do Distrito Federal e Territrios


* O mandato dos procuradores Gerais de dois anos, permitida uma reconduo.
Chefe do Poder Executivo Procurador Geral

Nomei a

Pode ser destitudo pela maioria Do Poder Legislativo Lista trplice entre os Procuradores de carreira

Garantias dos membros do MP


Vitaliciedade; Inamovibilidade; Irredutibilidade de subsdios.

Vedaes para os membros do MP


Receber honorrios, percentagens ou custas processuais; Exercer advocacia; Participar de sociedade comercial; Exercer outra funo, salvo uma de magistrio; Exercer atividade poltico partidria; Receber auxlios ou contribuies de pessoas fsicas, entidades pblicas ou privadas, ressalvadas s excees previstas em lei.

Funes institucionais do MP
Promover a ao penal pblica; Zelar pelo respeito do Poder Pblico; Proteo ao patrimnio pblico e social, ao meio ambiente e a outros interesses difusos e coletivos atravs de inqurito e ao civil pblica, sem prejuzo das aes de terceiros; Promover ao de inconstitucionalidade ou a interveno da Unio e dos Estados, nos casos previstos na constituio; Defender as populaes indgenas; Requisitar informaes e documentos nos processos administrativos de sua competncia; Exercer o controle externo da atividade policial; A instaurao de inqurito policial; Exercer outras funes que lhe forem conferidas, sendo vedado a representao judicial e a consultoria jurdica de entidades pblicas.

Conselho Nacional do Ministrio Pblico


Compe-se de 14 membros nomeados pelo Presidente da Repblica depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal.

Membros do Conselho Nacional do Ministrio Pblico


Procurador Geral da Repblica, que o preside; 4 membros do MP da Unio, assegurada a representao de cada uma de suas carreiras; 3 membros do MP dos Estados; 2 juzes, um do STF e outro do STJ; 2 advogados indicados pela OAB; 2 cidados de notvel saber jurdico indicados um pela Cmara dos Deputados e outro pelo Senado Federal.

Compete ao Conselho Nacional do Ministrio Pblico


O controle da atuao administrativa e financeira do MP e do cumprimento dos deveres funcionais de seus membros; A escolha em votao secreta do Corregedor Nacional dentre os membros do MP que o integram.

You might also like