You are on page 1of 15

A Vida no sculo XIX

- O sculo da burguesia - A nova classe trabalhadora - As novas ideias - O ensino e as letras - Novos gostos literrios - A vida nos campos e grandes cidades

A Sociedade da 2. metade do sculo XIX - sociedade, economia e cultura O sculo da burguesia

O sculo XIX foi o sculo de ouro da burguesia. A nobreza, que perdera privilgios, viu-se substituda pelos ricos burgueses que construam casas apalaadas, imitando as casas dos nobres. Alguns burgueses, com o dinheiro ganho na indstria, na banca, ou mesmo no Brasil, tentavam alcanar prestgio, comprando ttulos e enfeitando os dedos com anis de braso. Outros afirmavam-se na nova sociedade, apenas pelas suas funes: membros do Governo, diplomatas, advogados, solicitadores, farmacuticos, mdicos, professores, funcionrios... No final do sculo XIX, a burguesia tinha conseguido afirmar-se, dominando a vida poltica e econmica. Alguns burgueses chegaram mesmo a recusar ttulos de nobreza, orgulhando-se das suas origens modestas e do facto de terem conseguido vencer apenas com esforo pessoal. O conde de Burnay, de origem belga, dominava a alta finana e tinha uma influncia poltica muito grande. Participou em empresas ligadas ao tabaco, vidro, papel, indstria qumica e transportes ferrovirios.

A nova Classe Trabalhadora

Os pequenos agricultores, os pequenos comerciantes e os artesos formavam as novas classes do trabalho. A partir de Inglaterra, um pouco por toda a Europa, e mais tarde em Portugal, comeavam a surgir fbricas. Os artesos das antigas oficinas davam lugar aos operrios. Assim, ao longo do sculo XIX, comeou a falar-se da classe operria e das suas difceis condies de vida. Ao operariado ligou-se o conceito de proletrio (com prole - famlia muito numerosa - e sem bens prprios). As condies de vida destes trabalhadores no melhoraram durante o sculo XIX; o dia de trabalho continuou a ser de mais de dez horas. A partir de 1852, assistiu-se ao desenvolvimento das associaes de socorros mtuos, que se preocupavam com as dificuldades econmicas dos operrios e prestavam ajuda aos familiares, em situaes de doena, desemprego, invalidez ou morte. Mais tarde, os sindicatos (associaes de trabalhadores de um determinado ramo) recorriam greve, para verem satisfeitas as suas reclamaes (salrios mais altos, horrio mais reduzido e melhores condies de trabalho). O movimento operrio procurava aumentar a sua influncia, fazendo propaganda, atravs de conferncias, jornais, revistas, panfletos* e livros; no entanto, a classe burguesa, em Portugal, nunca se sentiu realmente ameaada. Os trabalhadores recebiam um baixo salrio que gastavam, quase na totalidade, na alimentao.

O ensino e as letras

Para os defensores das novas ideias, a instruo devia ser para todos os cidados. Isto era muito difcil de atingir num pas de analfabetos (muito perto de 90% da populao no sabia ler nem escrever). Apesar disso foram tomadas, logo nos primeiros anos do regime liberal, algumas medidas: - o ensino primrio passou a ser livre e um direito de cada cidado; eram trs anos de frequncia obrigatria e mais um ano para os que assim o desejassem. Construram-se muitas escolas e aumentou o ordenado dos professores; - um forte apoio ao ensino tcnico foi dado por Fontes Pereira de Melo, com a abertura de escolas industriais, comerciais e agrcolas; - em 1861, foi criado, em Lisboa, o Curso Superior de Letras; no entanto, a reforma da Universidade no foi to profunda como a dos outros nveis de ensino. Houve uma profunda reforma no ensino liceal (secundrio), inspirada no sistema francs. Passou a incluir o estudo das cincias e das lnguas vivas e, nos finais do sculo, o nmero de disciplinas aumentou. No entanto, os liceus s existiam nas principais capitais de distrito. As meninas s tinham acesso ao ensino secundrio atravs de colgios ou de professores particulares.

Novos gostos literrios

A liberdade de imprensa permitiu um grande aumento do nmero de publicaes, sobretudo jornais. Todos estes jornais e revistas eram um estmulo produo literria. Grandes escritores estrearam-se com artigos, novelas e romances nos folhetins dos jornais dirios. Tambm se tornou moda a realizao de conferncias e a fundao de clubes culturais. Havia o culto pela arte de bem escrever e bem falar.

Romantismo
O Movimento Romntico inspirou-se nas lendas e tradies mais antigas da nossa histria e esteve sempre ligado ao sentimento e ao sonho. Destacaram-se: - no teatro - Almeida Garrett foi o seu melhor representante; - no romance - Camilo Castelo Branco e Jlio Dinis; - no romance histrico Alexandre Herculano.

Realismo
Com o Realismo, os artistas procuravam reproduzir o mundo tal como o viam, de uma maneira mais natural, sem o aspecto sentimental e potico do Romantismo. Destacaram-se: - na literatura - Ea de Queirs, Ramalho Ortigo e Antero de Quental; - na pintura - Columbano Bordalo Pinheiro, Jos Malhoa, Silva Porto; - na escultura - mestre Soares dos Reis.

A vida no Campo
O mundo do trabalho rural A vida no campo era dura e o trabalho do campons estava sujeito a uma rotina muito ligada s estaes do ano e s alteraes do estado do tempo. A maior parte das propriedades eram pequenas e eram os membros da mesma famlia que as trabalhavam para retirar da terra o seu sustento - agricultura de subsistncia.

Alimentao e Vesturio

Alimentao Com o aumento da produo agrcola, as condies de vida melhoraram, e passou a haver menos fomes. Os vegetais eram a base da alimentao. Diariamente, os trabalhadores alimentavam-se de broa de milho, azeitonas, algum bacalhau ou sardinha, vinho e sopa (feita de batatas e legumes frescos e secos, e temperada com azeite). A pouco e pouco, o caf, o arroz, o po branco e os enchidos entraram na alimentao diria do campons. Praticava-se um regime alimentar pobre em protenas: a carne era um luxo e s era comida em ocasies especiais. Vesturio Os camponeses viviam com grandes dificuldades, e o pouco dinheiro que tinham servia apenas para comprar azeite, sardinhas, sal e sabo. Por isso, a roupa tinha de durar vrios anos.

Vesturio

Os camponeses no usavam sapatos e andavam, quase sempre, descalos ou de tamancos. O vesturio variava conforme o clima e os trabalhos que se faziam. No litoral, com um clima mais ameno, os homens vestiam calas curtas ou arregaadas ecamisas ou camisolas de l (no Inverno). No interior, com um clima mais rigoroso, todos usavam capas durante o Inverno.

Tradies populares

A msica era uma das principais manifestaes culturais das gentes do campo. Tocada e cantada, era tambm danada com alegria nos arraiais, (ligados a festas religiosas e s feiras), nas festas em honra dos santos padroeiros (de Maio a Novembro) e mesmo nas ruas das aldeias. Os trabalhos agrcolas eram tambm acompanhados por cantos. Cantava-se ao desafio ou desgarrada nas ceifas, nas desfolhadas e nas vindimas. As romarias eram os momentos mais intensos do sentimento religioso popular e estavam ligadas s colheitas e cura de doenas. Eram uma mistura de religio crist com cerimnias pags (no crists): o povo cumpria promessas, fazia oferendas, ouvia msica nos coretos e comia cabrito com vinho verde e limonada. Por vezes, chegava a haver pancadaria com golpes de varapau.

A procisso, a bno do gado e o grande arraial eram e so obrigatrios nesta festa. As cerimnias comeam no Dia da Santa, primeiro domingo depois do dia 22 de Maio. Os romeiros vm de perto e de longe, com os seus rebanhos e manadas, para a tradicional bno do gado. Os pastores e seus animais do trs voltas em redor do cruzeiro que fica no Largo da Igreja. O padre e o auxiliar espalham gua-benta, depois de terem recitado a bno tradicional. O povo cr que todos ficam protegidos da doena da raiva. o momento mais curioso da festa.

A vida nas grandes cidades

O desenvolvimento da indstria e dos meios de transporte fez chegar s cidades muitas pessoas do campo. A cidade cresceu e modernizou-se. Lisboa e Porto foram as cidades que mais cresceram e onde as mudanas foram mais evidentes. Em Lisboa, a abertura da Avenida da Liberdade, no antigo Passeio Pblico, e a construo das Avenidas Novas, a partir da Rotunda do Marqus de Pombal, representaram o fim de uma poca e o iniciar de outra. Lisboa estava, agora, com os novos meios de comunicao, muito mais perto do resto da Europa. Todo o aristocrata* e burgus exigia que os seus filhos aprendessem lnguas estrangeiras e mandava-os, muitas vezes, estudar para fora do pas. A funo da mulher continuava a ser de esposa e me. Cada vez mais, tinha a tarefa de ser a educadora na primeira infncia dos filhos.

Actividades dos populares urbanos

As feiras e mercados, as lojas com os seus caixeiros, as tendas, cafs e tabernas ocupavam um grande nmero da mo-de-obra popular urbana. Vendedores e vendedeiras dos mais diversos artigos (hortalia, carne e peixe, laranjas, po e tremoos) percorriam a cidade. Lavadeiras e aguadeiros cruzavam tambm as ruas das cidades. Havia ainda outros vendedores, como as floristas, regateiras* e varinas*, que animavam as cidades, desde as primeiras horas da manh com os seus preges. Por exemplo, as varinas com as suas rodilhas na cabea para suportar o peso dos cestos com peixe fresco, apregoavam: - viva da costa!.... Este carro era puxado por dois animais e podemos imagin-lo carregado de lavadeiras, sentadas em cima das trouxas, a caminho de Lisboa. Faziam a viagem de oito em oito ou de quinze em quinze dias, conforme o nmero de peas, as necessidades das freguesas ou o estado do tempo. As lavadeiras pagavam ao carroceiro, ida e vinda.

O vesturio

A moda, sobretudo a feminina, passou a ter um papel importante e servia, como em outras pocas, para distinguir os indivduos ou grupos da alta sociedade. A informao e a publicidade das revistas e jornais permitiu que os gostos se tornassem semelhantes. Os burgueses mais ricos queriam ir contra as modas da antiga aristocracia, mas os modelos continuavam a vir de Paris.

No dia-a-dia, as senhoras burguesas usavam vestidos de cetim, com meias de algodo e botas de pele de vitela. O vesturio do povo no seguia a moda; estava adaptado ao trabalho dirio; mas, aos domingos, os populares usavam um traje diferente, feito com tecidos de melhor qualidade.

Imagens

Bibliografia

Retirado de HGP - 6. Ano de Emlia Maarico, Helena de Chaby e Manuela Santos Texto editora

You might also like