You are on page 1of 9

A CURA DE CORPO E ALMA DE NAAM

Naam, comandante do exrcito do rei da Sria, era muito respeitado e honrado pelo seu senhor, pois por meio dele o SENHOR dera vitria Sria. Mas esse grande guerreiro ficou leproso (2 Reis 5.1 a 19 destaque v.1) Se um dos teus olhos te faz tropear, arranca-o e lana-o fora de ti; melhor entrares na vida com um s dos teus olhos do que, tendo dois, seres lanado no inferno de fogo. Mateus 18.9

A lepra uma doena infecto-contagiosa causada por um bacilo, que altera os nervos inicialmente das extremidades do corpo, depois a pele e a carne: nariz, orelhas, os dedos Doena terrvel! povo. Espiritualmente falando, talvez seja este o seu retrato: Talvez voc seja uma pessoa bemsucedida no seu trabalho, ou nos seus negcios, ou na sua carreira profissional, nos cursos que voc faz; mas tem uma lepra dentro de voc, um pecado sobre o qual voc no consegue vitria! No crculo de colegas e amigos na empresa voc elogiado, reconhecido e valorizado; mas tem lepra na alma!

O propsito de Deus quer nos abenoar por completo com a cura do esprito, da alma e do corpo, sabendo que a cura do esprito a mais importante por ser eterna. Ele que nos purificar As pessoas procuram a cura na religio Querem respostas imediatas nas reas financeiras; Sentimentais e relacionamentos A igreja um corpo vivo e no morto, um organismo vivo,no uma organizao;

Caractersticas do leproso a) Tinha que ficar separado da comunidade. Naam no era israelita. Se o fosse, em Israel, o leproso tinha que ficar separado da famlia e da comunidade. Era confinado em leprosrios nas cavernas fora da cidade. Segregado! A lepra smbolo do pecado porque nos separa de Deus e faz sentir um vazio na alma.

b) A lepra produz insensibilidade. O primeiro sintoma da lepra a insensibilidade. A pessoa pode se queimar com gua fervendo, martelar o dedo, e no sente nada. O pecado na vida do crente longe de Deus o torna insensvel ao que Deus est fazendo e quer fazer na vida dele. Assim o pecado na vida da pessoa que se afasta de Deus, que no quer saber nada de Deus; fica insensvel voz do Esprito Santo. Nada mais toca ou sensibiliza a pessoa. Parece que os escndalos que acontecem no Brasil, no Congresso, no nos sensibilizam mais; isto mau sinal! Precisamos reagir, orar e chorar pelo Brasil.

c) A lepra deforma o corpo. Quando a lepra toma conta, as extremidades do corpo comeam a cair e a pessoa vai ficando deformada. L fora na rua, Naam era um heri de guerra, um vencedor honrado, respeitado. Dentro de casa, um fracassado, um derrotado pela lepra, um doente. No podia abraar sua esposa e seus filhos, porque a lepra era contagiosa.

Naam usava a farda militar e a armadura. Talvez voc use mscara para viver uma vida dupla, de aparncias, mscara de espiritualidade e de piedade. Muitos se escondem por trs da mscara a impureza da pornografia, da seduo, do sexo pecaminoso. Muitos tm cara de santo, mas na intimidade do quarto de sua casa, oficina ou do escritrio, na solido, as marcas da lepra do pecado aparecem. Talvez voc tenha chorado em seu travesseiro esta vida dupla no carter e na vida espiritual. 2. NAAM TINHA GRANDES EQUVOCOS.

2. NAAM TINHA GRANDES EQUVOCOS. 1) Pensar que Deus se submete a influncias de poderosos, de ricos, intelectuais e polticos! Era cego espiritualmente pensar que o fato de ser um general vencedor, poderia conseguir influenciar o rei de Israel a mandar o profeta cur-lo. Resolver questes espirituais por meio da diplomacia! Os homens que se consideram grandes nada so diante de Deus! 2) Pensar que o dinheiro poderia comprar a bno de Deus! Levou presentes para comprar a bno da cura: 350 quilos de prata, 72 quilos de ouro e 10 vestidos de festa, coloridos. S ricos usavam roupas coloridas Seu equvoco: Vou dar estes presentes e o profeta vai me abenoar!. Dinheiro no pode comprar a bno e a uno de Deus! o engano de muitos chamados homens de Deus: pensam que podem transformar a Igreja em negcio! Igreja no empresa! Igreja Agncia de salvao e de edificao dos salvos, de bno de Deus para todos os povos.

Um dia a mscara caiu. Naam se equivocou. Voc pode estar se equivocando tambm: no resolvendo dar o dzimo ou uma boa doao que voc vai alcanar a bno de Deus! Quem sabe voc separou dinheiro para fazer um sopo para os mendigos moradores sob os viadutos para agradar a Deus; isso no resolve! Voc no pode comprar a bno de Deus. O que Jesus conquistou na cruz de graa! Alguns fazem isso declaradamente. Dinheiro, prestgio e fama no compram a bno de Deus. 3) As glrias humanas poderiam coloc-lo numa condio privilegiada! O v.9 diz: Ento Naam foi com seus cavalos e carros e parou porta da casa de Eliseu. Achou-se importante e esperava receber um tratamento vip, diferenciado, com honrarias de general vencedor. Naam parou porta da casa do profeta Eliseu e este nem saiu para receb-lo.

You might also like