You are on page 1of 54

Segurana do Trabalho

Segurana do Trabalho
Segurana do trabalho pode ser entendida como o conjunto de medidas que so empenhadas pela empresa visando a preveno de acidentes e doenas ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade laboral do trabalhador e o meio ambiente. A Segurana do Trabalho definida por normas e leis. No Brasil, a Legislao de Segurana do Trabalho compe-se de Normas Regulamentadoras, Leis, Portarias, Decretos e tambm as Convenes Internacionais da Organizao Internacional do Trabalho, ratificadas pelo Brasil.

Sistema de Gesto Integrada SMS


O Sistema de Gesto Integrada a organizao e padronizao de processos, procedimentos e prticas adotadas pela empresa para implementar suas polticas e objetivos da qualidade, da segurana e sade ocupacional, do desempenho ambiental, e da responsabilidade social, com foco a atingir seus objetivos de forma mais eficiente do que por meio de mltiplos sistemas de gesto.

Sistema de Gesto Integrada SMS


ISO 9001 ISO 14001 Qualidade Meio Ambiente

OHSAS 18001

Sade e Segurana do Trabalho

Ciclo de Melhoria Contnua

Ciclo de Melhoria Contnua


Plan Planejamento Do Execuo Check Verificao Estabelecer uma meta ou identificar o problema; analisar o fenmeno; analisar o processo e elaborar um plano de ao. realizar, executar as atividades conforme o plano de ao. monitorar e avaliar periodicamente os resultados.

Act Ao

Agir de acordo com o avaliado e de acordo com os relatrios.

Rotina de trabalho
APR Anlise Preliminar de Risco PT Permisso de Trabalho

DDS Dilogo Dirio de Segurana


Treinamentos Inspees de ambiente, equipamentos e comportamento RAT Relatrio de Anlise de Acidente Auditorias SMS e 5S

Riscos Operacionais
Risco: so todos os fatores, ou agentes, que colocam em perigo a integridade fsica ou moral do trabalhador.

Agentes:
Fsico
Qumico Biolgico

Ergonmico
Acidentes

Riscos Operacionais
Agente Fsico

So energias geradas no ambiente capazes de alterar a integridade fsica do trabalhador


Rudo Vibrao Presses anormais Temperaturas extremas Radiaes ionizantes e no ionizantes

Riscos Operacionais
Agente Qumico

So substncias txicas com propriedades que afetam o organismo humano por absoro, inalao ou ingesto.
Poeiras Fumos Nvoas

Neblinas
Gases Vapores

Riscos Operacionais
Agente Biolgico

So microorganismos nocivos aos seres humanos


Bactrias
Fungos Bacilos Parasitas Protozorios Virus

Riscos Operacionais
Agente Ergonmico

So aspectos relacionados condio de trabalho


Postura
Repetitividade Estresse Luminosidade Conforto trmico

Riscos Operacionais
Acidentes

Tambm conhecido como agente mecnico, os riscos de acidentes so todos os fatores disponveis no ambiente capazes de provocar o evento. So considerados como riscos geradores de acidentes, entre outros: Arranjo fsico deficiente Mquinas e equipamentos sem proteo Ferramentas inadequadas ou defeituosas Eletricidade Incndio ou exploso Animais peonhentos Armazenamento inadequado.

Riscos Operacionais
Tipos de Acidentes
Trabalho a quente

Trabalho em altura
Movimentao de cargas Montagem e desmontagem de andaimes Equipamentos e ferramentas portteis Instalaes eltricas provisrias Trnsito

EPC Equipamento de Proteo Coletiva

EPC Equipamento de Proteo Coletiva


So equipamentos ou recursos instalados ou dispostos nos locais de trabalho, com objetivo de dar proteo a todos que ali executam suas tarefas.
Telas em partes mveis (polias, correntes, facas)

Exaustores / ventiladores / filtros (fumos, nvoas, poeiras)


Hidrantes / extintores de Incndio (princpio de incndio) Tapumes / bimbos (radiaes, partculas)

Sinalizao (movimentao de cargas, eletricidade)


Iluminao de emergncia (pnico)

EPI Equipamento de Proteo Individual

EPI Equipamento de Proteo Individual


Conforme Norma Regulamentadora n 6 NR6, Equipamento de Proteo Individual EPI todo dispositivo de uso individual utilizado pelo empregado, destinado proteo de riscos suscetveis de ameaar a segurana e a sade no trabalho. A empresa obrigada a fornecer ao empregado, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservao e funcionamento, nas seguintes circunstncias:
Sempre que as medidas de ordem geral no ofeream completa

proteo contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenas ocupacionais; Enquanto as medidas de proteo coletiva estiverem sendo implantadas; Para atender situaes de emergncia.

EPI Equipamento de Proteo Individual


Quanto ao EPI, cabe ao empregador:
Adquirir o EPI adequado ao risco de cada atividade;
Exigir o seu uso; Fornecer ao empregado somente EPIs aprovados pelo rgo

nacional competente em matria de segurana e sade no


trabalho;
Orientar e capacitar o empregado quanto ao uso adequado,

acondicionamento e conservao;
Substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado;

EPI Equipamento de Proteo Individual


Quanto ao EPI, cabe ao empregado:
Utilizar apenas para a finalidade a que se destina; Responsabilizar-se pela guarda, acondicionamento e conservao; Comunicar ao empregador qualquer alterao que o torne imprprio

para uso;
Cumprir as determinaes do empregador sobre o uso adequado.

Conforme o

EPI Equipamento de Proteo Individual

EPI Equipamento de Proteo Individual

EPI Equipamento de Proteo Individual

EPI no evita acidentes

Acidente de Trabalho
Conceito legal de acidente de trabalho
Decreto-lei n 79.037, de 24 de Dezembro de 1976 Regulamento do Seguro de Acidentes do Trabalho

Artigo 2 - Acidente do Trabalho aquele que ocorre pelo exerccio do trabalho a

servio da empresa, provocando leso corporal ou perturbao funcional que causa a morte ou a perda, permanente ou temporria, da capacidade para o trabalho.
Pargrafo nico Equiparam-se ao acidente do trabalho, para efeitos deste Regulamento: I - A doena profissional ou do trabalho, assim entendida a inerente ou peculiar a determinado ramo de atividade e constante da relao que constitui o AnexoI;
II - O acidente que, ligado ao trabalho, embora no tenha sido a causa nica, haja contribudo diretamente para a morte, ou a perda ou reduo da capacidade para o trabalho; III - A doena proveniente de contaminao acidental de pessoal da rea mdica, no exerccio de sua atividade.

Acidente de Trabalho
Causas dos Acidentes
Condio insegura Arranjo fsico Agente mecnico Ato Inseguro Toda ao, consciente ou inconsciente de exposio ao risco de acidente Fator pessoal de insegurana So problemas pessoais que agindo sobre o trabalhador poder resultar em acidente

Acidente de Trabalho
CAT Comunicao de Acidente de Trabalho
A empresa dever comunicar o acidente do trabalho, ocorrido com seu empregado, havendo ou no afastamento do trabalho, at o primeiro dia til seguinte ao da ocorrncia e, em caso de morte, de imediato autoridade competente, sob pena de multa varivel entre o limite mnimo e o teto mximo do salrio-de-contribuio, sucessivamente aumentada nas reincidncias, aplicada e cobrada na forma do artigo 109 do Decreto n 2.173/97.

CIPA Comisso Interna de Preveno de Acidentes NR05

CIPA NR05
OBJETIVO

A preveno de acidentes e doenas decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatvel permanentemente o trabalho com a preservao da vida e a promoo da sade do trabalhador.

CIPA NR05
ORGANIZAO
A CIPA ser composta de representantes do empregador e dos empregados. Os representantes dos empregadores, titulares e suplentes, sero por eles designados. Os representantes dos empregados, titulares e suplentes, sero eleitos em escrutnio secreto, do qual participem, independentemente de filiao sindical, exclusivamente os empregados interessados. O mandato dos membros eleitos da CIPA ter a durao de um ano, permitida uma reeleio.

CIPA NR05
DAS ATRIBUIES

A CIPA ter por atribuio, entre outras: Identificar os riscos do processo de trabalho, e elaborar o mapa de riscos, com a participao do maior nmero de trabalhadores, com assessoria do SESMT; Elaborar plano de trabalho que possibilite a ao preventiva na soluo de problemas de segurana e sade no trabalho; Realizar, periodicamente, verificaes nos ambientes e condies de trabalho visando a identificao de situaes que venham a trazer riscos para a segurana e sade dos trabalhadores; Realizar, a cada reunio, avaliao do cumprimento das metas fixadas em seu plano de trabalho e discutir as situaes de risco que foram identificadas; Divulgar aos trabalhadores informaes relativas segurana e sade no trabalho; Participar, com o SESMT das discusses promovidas pelo empregador, para avaliar os impactos de alteraes no ambiente e processo de trabalho relacionados segurana e sade dos trabalhadores; Requerer ao SESMT, quando houver, ou ao empregador, a paralisao de mquina ou setor onde considere haver risco grave e iminente segurana e sade dos trabalhadores; Colaborar no desenvolvimento e implementao do PCMSO e PPRA e de outros programas relacionados segurana e sade no trabalho; Participar, em conjunto com o SESMT, onde houver, ou com o empregador, da anlise das causas das doenas e acidentes de trabalho e propor medidas de soluo dos problemas identificados; Requisitar empresa as cpias das CAT emitidas; Promover, anualmente, em conjunto com o SESMT, onde houver, a Semana Interna de Preveno de Acidentes do Trabalho SIPAT;

OS - Ordem de Servio

Durante sua jornada de trabalho dever atentar para as seguintes orientaes: 01 Ao transitar pela rea operacional dever utilizar EPIs (capacete de segurana, proteo auditiva, bota de segurana e culos de segurana); 02 proibido o uso de adorno pessoal na rea industrial. 03 proibido o uso de lentes de contato nos trabalhos a quente. 04 proibido o uso de solvente, ar comprimido e gases pressurizados para limpar a pele ou as vestimentas. 05 proibido o uso de ar comprimido como processo de limpeza. 06 Os locais de trabalho devem ser mantidos em estado de limpeza compatvel com a atividade. 07 Usar os EPIs apenas para a finalidade a que se destinam e mant-los sob sua guarda e conservao; 08 Observar atentamente o meio ambiente de trabalho ao circular na obra. Corrigir e/ou comunicar imediatamente a segurana do trabalho sobre condies inseguras encontradas; 09 No improvisar extenses eltricas nem consertar equipamentos defeituosos. Chamar o eletricista; 10 Manter a ateno nas peas (estruturas, vigas, chapas, painis, cantoneiras, etc.) quando as mesmas estiverem em movimento; 11 No permanecer ou transitar sob cargas suspensas; 12 Comunicar imediatamente a direo da empresa qualquer anormalidade em seu turno de trabalho; 13 Isolar o local de trabalho e evitar o acesso de pessoas estranhas ao servio; 14 Obedecer s sinalizaes de segurana existentes na empresa; 15 Utilizar uniformes (cala e camisa), obrigatrios nas dependncias da empresa; 16 Manter a ordem nas dependncias da empresa; 17 Deixar de seguir as normas de segurana da empresa para preveno de acidentes, acarretar medidas administrativas de punio; 18 Em caso de acidente (leses) procurar imediatamente a enfermaria e/ou informar ao seu encarregado ou Segurana do Trabalho, ou pedir ajuda aos demais que estiverem prximo.

Preveno e combate a princpio de incndios

Preveno e combate a princpio de incndios


Fogo
Reao qumica com desprendimento de luz e calor
Elementos bsicos do fogo

FOGO

Preveno e combate a princpio de incndios


CLASSE A Fogo em materiais slidos . Caracteriza-se por queimar em superfcie e profundidade . Aps a queima deixam resduos. EX. tecido, madeira, papel, capim, etc.

CLASSE B Fogo em lquidos inflamveis. Caracteriza por queimar-se na superfcie, no deixando resduos. Ex. graxas, vernizes, tintas, gasolina, lcool, ter, etc.
CLASSE C Fogo em equipamentos eltricos energizados. EX. motores, quadros de distribuio, fios sob tenso, computadores, etc. CLASSE D Fogo em elemento pirofricos. EX. Magnsio, zircnio, titnio, etc.

Preveno e combate a princpio de incndios


CLASSE A Fogo em materiais slidos . Caracteriza-se por queimar em superfcie e profundidade . Aps a queima deixam resduos. Ex. tecido, madeira, papel, capim, etc.

CLASSE B Fogo em lquidos inflamveis. Caracteriza por queimar-se na superfcie, no deixando resduos. Ex. graxas, vernizes, tintas, gasolina, lcool, ter, etc.
CLASSE C Fogo em equipamentos eltricos energizados. Ex. motores, quadros de distribuio, fios sob tenso, computadores, etc. CLASSE D Fogo em elemento pirofricos. Ex. Magnsio, zircnio, titnio, etc.

Preveno e combate a princpio de incndios


Mtodos de extino

Isolamento
Abafamento Resfriamento Qumico

Preveno e combate a princpio de incndios


Equipamentos de combate a incndios
Brigada de incndio Formao proporcional entre os colaboradores da empresa, com

participao efetiva de representantes de todos os setores de trabalho.


Treinamento especfico com carga horria mnima de 16 horas,

com validade de 12 meses

Preveno e combate a princpio de incndios


Equipamentos de combate a incndios
Extintor de gua pressurizada - AP Indicado para incndios da classe A O agente extintor gua. um cilindro com gua sob presso. O gs

que d a presso que impulsiona a gua, geralmente o gs carbnico ou o nitrognio.


Combater o fogo dirigindo o jato de gua para sua base.

Preveno e combate a princpio de incndios


Equipamentos de combate a incndios
Extintor de Dixido de Carbono - CO2 Indicado para incndios das classes B e C O gs carbnico encerrado num cilindro com uma presso de 61

atmosferas.
O extintor de gs carbnico (CO) , deve ser operado atacando o fogo

procurando abafar toda a rea atingida.

Preveno e combate a princpio de incndios


Equipamentos de combate a incndios
Extintor de P qumico seco PQS Indicado para incndios das classes ABC Utiliza bicarbonato de sdio no higroscpio, que no absorve

umidade e um agente propulsor que fornece a presso, que pode ser o gs carbnico ou o nitrognio. fornecido para uso manual sob presso permanente
ataca o fogo procurando formar uma nuvem de p, a fim de cobrir a

rea atingida.

Preveno e combate a princpio de incndios


Equipamentos de combate a incndios
Hidrantes

Os abrigos dos hidrantes geralmente alojam mangueiras de 15 ou

30 metros e bicos que possibilitam a utilizao da gua em jato ou sob a forma de neblina (bico regulvel ou universal).
As mangueiras devem permanecer desconectadas - conexo tipo

engate rpido - devem estar enroladas convenientemente e sofrer manuteno constante.


Deve ser proibida a utilizao indevida das instalaes de

hidrantes.

Meio ambiente e sustentabilidade

Meio ambiente e sustentabilidade


Recursos Naturais So os encontrados espontaneamente na natureza e que so produzidos por ela.

So, entre outros


gua Ar Petrleo Minrios Florestas

Meio ambiente e sustentabilidade


Poluies

Poluio Atmosfrica - Chuva cida, Efeito Estufa, Buraco na Camada de Oznio, Problemas Respiratrios, entre outros.

Poluio das guas - M qualidade de gua para lazer e consumo. Mortalidade de peixes causando o desequilbrio ecolgico.

Poluio do Solo - Contaminao do solo e do Lenol fretico

Meio ambiente e sustentabilidade


Efeito da Poluio: Maior Concentrao de Gases Maior aprisionamento de Calor Aumento da Temperatura mdia do Globo Terrestre Consequncias: Alteraes no regime de chuvas

Aumento do nvel do mar, pelo degelo

Meio ambiente e sustentabilidade


Efeito Estufa
Gases da atmosfera que permitem a passagem da radiao solar e absorvem parte do calor emitido pela superfcie aquecida da Terra. Temperatura mdia da Terra: 15C Temperatura mdia da Terra sem o Efeito Estufa: -18C.

Meio ambiente e sustentabilidade


Poluio do Solo Nas camadas mais inferiores do solo tem-se sempre um lenol fretico, ou seja, uma camada de gua. O lixo ao se decompor, produz um lquido chamado chorume, que se infiltra nos solos causando sua intoxicao, podendo torn-los estreis, alm de poluir as guas dos poos e lenis subterrneos.

Meio ambiente e sustentabilidade


Poluio das guas
O planeta Terra composto por de gua e, somente 10% dessa gua gua doce,que a nica que podemos consumir. No entanto, desses 10%, somente 1% est disponvel para consumo na forma de rios e lagos, o restante est principalmente na forma de icebergs. Logo, embora a gua seja sempre renovada devido ao ciclo das guas, com a crescente poluio dos rios, cada vez menos tem-se esse gua para compor esse ciclo, tornando assim a gua uma fonte esgotvel.

Meio ambiente e sustentabilidade


Sustentabilidade
a completa harmonia entre utilizao de recursos naturais e renovao. 4R Quatro regras comportamentais para preservao do meio ambiente:

Reduzir Reutilizar Reciclar Reeducar

Meio ambiente e sustentabilidade


Sustentabilidade

No existe o homem sem o meio ambiente.


Preservar preciso!

Programa 5S

O que 5 Ss?
Prtica desenvolvida no Japo com o objetivo de desenvolver padres de limpeza e organizao, para proporcionar bem estar a todos.

TAMBM CONHECIDO COMO HOUSE KEEPING

Programa 5S
Quais os significados dos 5 Ss? SEIRI (UTILIZAO) : Separar as coisas necessrias e eliminar as desnecessrias. SEITON (ARRUMAO) : Arrumar as coisas necessrias, agrupando-as para facilitar seu acesso e manuseio. SEISO (LIMPEZA) : Eliminar sujeira, poeira, manchas de leo do cho e equipamentos. SEIKETSU (SADE E HIGIENE) : Conservar a limpeza dos ambientes, criando padronizao. SHITSUKE (AUTO DISCIPLINA) : Cumprir rigorosamente o que foi determinado, preservando os padres estabelecidos.

Programa 5S
Abriu...Feche Ligou...Desligue Sujou...Limpe e crie forma de no sujar Desarrumou...Arrume Usou...Procure deixar como estava Precisou...Deixe de fcil acesso Precisa usar... de graa...No desperdice Quebrou...Conserte No sabe consertar...Chame quem o saiba Consertos provisrios...Evite Limpando...Escute o barulho, sinta a temperatura No sabe como funciona...No mexa prejudicial...No faa No est de acordo...Esclarea Prometeu...Assuma

Sejam bem vindos! Muito obrigado

You might also like