You are on page 1of 26

ABORDAGEM CTSA

A partir dos anos 70 e 80 vrias tendncias de desenvolvimento curricular defendem que o ensino da cincia devem ter em conta as relaes actuais entre a Cincia , a Tecnologia e a Sociedade.

ABORDAGEM CTS

Procuram interligar educao cientfica e cidadania.

Movimentos surgem - aps Segunda Guerra mundial do sculo XX (bomba atmica, pesticidas /desastres ambientais) responsabilidade social da cincia. - Crtica separao entre cincias e humanidades - Centrais nucleares, etc. Programas de cincias distantes dos alunos...
Por vezes a cincia vista como algo que contribui para destruir o planeta...

Problemas sociais de origem cientfica e tecnolgica tornaram-se conhecidos. Aumentou a adeso abordagem CTS no ensino das cincias.

ORGANIZAO DO ENSINO DA CINCIA NA ESCOLA EM TORNO DE ASSUNTOS E TEMAS CIENTFICOS COM IMPLICAES SOCIAIS, PROMOVENDO : A CURIOSIDADE, A EXPLORAO DE POSSVEIS EXPLICAES PARA DIVERSOS FACTOS, A PESQUISA E A DISCUSSO, REALANDO, ASSIM, A QUESTO DA RESPONSABILIDADE E AUTONOMIA DO ALUNO.

EDUCAO EM CINCIAS

MELHOR COMPREENSO DO MUNDO E DAS INTERRELAES EXISTENTES ENTRE O CONHECIMENTO CIENTFICO E TECNOLGICO E A SOCIEDADE

NO SENTIDO DE FORMAR CIDADOS ESCLARECIDOS, RESPONSVEIS E ACTIVOS

Orientao do Ensino das Cincias, em torno de contextos ligados Cincia, Tecnologia, Sociedade e Ambiente:

EDUCAO CTSA

LITERACIA CIENTFICA

uma via para a literacia cientfica nas crianas, por promover o exerccio de uma cidadania responsvel, atravs da aquisio de conceitos, atitudes e competncias associadas explorao, socializao, resoluo de problemas e capacidade crtica (MARTINS et al., 2002)

PRINCPIOS QUE APOIAM A ORGANIZAO DE UM CURRCULO DE CINCIAS COM ORIENTAO CTSA

INFLUNCIA DA CINCIA E DA TECNOLOGIA NA VIDA DA


HUMANIDADE

ESCOLARIDADE BSICA: PREPARAR ESTUDANTES PARA ENFRENTAREM O MUNDO SCIO-TECNOLGICO EM MUDANA (PROFISSIONAIS EFICIENTES E PESSOAS CAPAZES DE TOMAR DECISES E INTERVIR NA SOCIEDADE)

PRINCPIOS QUE APOIAM A ORGANIZAO DE UM CURRCULO DE CINCIAS COM ORIENTAO CTSA

INTERACO CTS PRETENDE DESENVOLVER UMA VISO INTEGRADORA DA CINCIA (IMPLICAES SOCIAIS DA

CINCIA E DA TECNOLOGIA)

TORNAR A CINCIA RELEVANTE PARA A VIDA DOS


ESTUDANTES

ORIENTAO CTSA ASSUME A

VALORIZAO DO QUOTIDIANO PARA


UM ENSINO CONTEXTUALIZADO

VANTAGENS DO ACESSO CULTURA CIENTFICA

CINCIA ESCLARECE RELAES DOS SERES VIVOS ENTRE SI E COM A NATUREZA, COM INTERVENO DE UMA TECNOLOGIA QUE A RESPEITE CINCIA PERMITE AVALIAR EFEITOS DA TECNOLOGIA NO AMBIENTE CINCIA PODE CONTRIBUIR PARA A SEGURANA DO PLANETA INTERLIGAO CINCIA CONHECIMENTOS TECNOLOGIA GERA NOVOS

PROCESSOS PRPRIOS DO PENSAMENTO CIENTFICO AJUDAM NA ELABORAO DE JUZOS SOBRE SITUAES DO QUOTIDIANO

APELA-SE A: Abordagem de problemas do quotidiano, facultando:


Aprendizagem cientfica e tecnolgica Possibilidade de tomar decises a partir de informaes Desenvolvimento de atitudes e valores

Interdisciplinaridade

TEMAS: Aspectos ligados a: Ambiente Sade Consumo

DOZE POSSVEIS TEMAS DE REFERNCIA NA CONCRETIZAO DE UMA ORIENTAO CTS (GERAL):


(1) A FOME NO MUNDO E OS RECURSOS ALIMENTARES; (2) O CRESCIMENTO DA POPULAO; (3) A QUALIDADE DO AR E DA ATMOSFERA; (4) OS RECURSOS DE GUA; (5) TECNOLOGIA DE GUERRA; (6) SADE HUMANA; (7) ESCASSEZ DE ENERGIA; (8) USO DO SOLO; (9) SUBSTNCIAS PERIGOSAS; (10) REACES NUCLEARES; (11) EXTINO DE PLANTAS E ANIMAIS; (12) RECURSOS MINERAIS.
(BYBEE, 1987)

ELEMENTOS DA ORIENTAO CTSA NA EDUCAO EM CINCIAS

Seleccionar temas de relevncia social que envolvem cincia e tecnologia, que sejam importantes, interessantes para os alunos e adequados ao desenvolvimento e maturidade dos alunos.

Temas: fome no mundo e recursos alimentares, qualidade do ar, sade, uso do solo , gesto de recursos naturais.

ELEMENTOS DA ORIENTAO CTSA NA EDUCAO EM CINCIAS


Identificar, explorar e resolver situaes ou questes problema (CTS) Envolvimento dos alunos na pesquisa de informao Abordagem interdisciplinar dos problemas

Focar papel da cincia na sociedade e o seu impacte a nvel


global

CRITRIOS A QUE DEVEM OBEDECER OS MATERIAIS CURRICULARES CTS


(Adapatado de Waks, 1990, citado por Membiela, 2001)

Critrios
Responsabilidade

Finalidade
Desenvolver nos alunos a compreenso do seu papel como membros de uma Sociedade, que, por sua vez, est integrada na natureza Contemplar as influncias mtuas entre a Cincia, a Tecnologia e a Sociedade. Explorar vises mais amplas de Cincia, Tecnologia e Sociedade, que incluam questes ticas e de valores e onde as relaes dos desenvolvimentos tecnolgicos e cientficos com a Sociedade estejam claramente estabelecidas. Apresentar diferentes pontos de vista sobre questes e opes, sem necessariamente se esconder a perspectiva do autor.

Influncias mtuas C/T/S Relaes com questes sociais

Balanos de pontos de vista

CRITRIOS A QUE DEVEM OBEDECER OS MATERIAIS CURRICULARES CTS


(continuao)

Critrios
Tomadas de deciso e resoluo de problemas Aco responsvel

Finalidade
Empenhar os alunos na procura de solues para os problemas e desenvolver competncias de tomada de deciso. Incentivar os alunos a envolverem-se em aces sociais ou pessoais, depois de ponderarem as consequncias de opes alternativas. Ajudar os alunos a pesquisarem e a interessarem-se por assuntos para alm do assunto especfico at consideraes mais alargadas acerca da Cincia, Tecnologia e Sociedade que incluam um tratamento de valores pessoais e sociais.

Integrao de um ponto de vista

Exemplo
Tema: Poluio da gua
(Vieira, 2003)

Questes problema: 1) Onde existe gua no planeta Terra?; 2) Que caractersticas / parmetros se usam para determinar a qualidade da gua?; 3) Quais so os principais agentes poluidores da gua?; 4) Quais podero ser as consequncias da poluio da gua? e 5) Que solues / medidas se podem aplicar para resolver problemas de poluio da gua? Durante a explorao do tema e dos materiais foi solicitado aos alunos a realizao de actividades experimentais, pesquisas, interpretao de dados, trabalho de grupo e individual e debates.

Exemplo Tema Fibras txteis.


fios e tecidos ... compreender as etiquetas; como fazer um fio de nylon no laboratrio; fios e tecidos ... qual a origem?; fios e tecidos ... como cuidar deles; fios e tecidos ... desfiar e tecer; fios e tecidos ... permeveis? fios e tecidos ... mudar de cor?.

Exemplo: Tema As plantas - 2 ciclo do Ensino Bsico


Questes problema: 1) Importncia das plantas para a vida na terra;

2) Utilizao das plantas na alimentao e como fonte de matrias-primas


3) Proteco das plantas.

Os materiais construdos foram utilizados no decurso da realizao de debates e recolha, anlise, seleco e organizao de informao.

MATERIAIS DIDCTICOS DE CARIZ CTS ORIENTAES A TER EM CONTA:

Ter em ateno as ideias prvias dos alunos; Contextualizar a aprendizagem da cincia atravs da abordagem de situaes-problema; Focar as interaces cincia / tecnologia / sociedade por forma a ajudar os alunos a compreender o mundo;

MATERIAIS DIDCTICOS DE CARIZ CTS ORIENTAES A TER EM CONTA: Apelar ao desenvolvimento de capacidades de pensamento, concretamente de pensamento crtico possibilitando o agir racional e responsvel; Apelar ao pluralismo metodolgico a nvel de estratgias de trabalho; Envolver os alunos em variadas actividades onde so encorajados a construir e mobilizar conhecimentos e a usar capacidades de pensamento.

ALGUMAS ACES CARACTERSTICAS DOS PROFESSORES QUE PEM EM PRTICA A EDUCAO CTS 1-Dedicam tempo planificao dos processos de ensino-aprendizagem e a programao da aula, assim como a avaliao do ensino praticada para melhor-la. 2-So flexveis com o currculo e com a programao. 3-Proporcionam um clima efectivamente acolhedor. 4-Tem altas expectativas sobre si mesmos e seus alunos, sendo capazes de animar, apoiar e potenciar as iniciativas destes.

5-Questionam activamente, mostrando-se desejosos de aprenderem novas ideias, habilidades e aces provenientes da psicopedagogia, da actualidade cientfica e tecnolgica e de mbito social. Tambm so capazes de aprender com os seus pares e os seus alunos.

6-Propiciam a aplicao de perguntas e temas de interesse na aula. Procuram sempre fundamentos e provas que sustenham as ideias propostas. 7- Potenciam a aplicao dos conhecimentos no mundo real. Do tempo para discutir e avaliar essas implicaes. 8-Fazem com que os alunos vejam a utilidade da cincia e da tecnologia e do-lhes confiana na sua prpria capacidade para utiliz-las com xito. No ocultam as limitaes destas para resolver os complexos problemas sociais. 9-No contemplam as paredes da aula como uma fronteira j que acreditam que a aprendizagem deve transcend-la. Levam turma pessoas e recursos diversos. Educam para a vida e para viver.
(Adaptado de Penick, 1993) Fonte: Materiais didcticos CTS para o estudo da qualidade da gua no 1 ciclo / Ftima Rodrigues Tavares, Tese Mestrado (2007)

O trabalho com as crianas pode passar por: - Despertar da conscincia ecolgica - Aquisio de procedimentos sustentveis - Desenvolvimento de atitudes e competncias (por ex. de argumentao) Metas: a) Sensibilizao aos aspectos ecolgicos e ambientais Conhecer problemas locais, do meio que rodeia a escola, parques naturais, etc. (conforme idade...) Por ex. que a criana possa relatar o que observou, sentiu, pensou...

b) Adopo de atitudes e procedimentos sustentveis Incentivar o cuidado do ambiente. Por ex. com os mais pequenos: - Cuidar de pequenas plantas e animais - Hbitos de arrumao, cuidados com o material, em geral, Outras iniciativas: - Ajardinar um pequeno espao abandonado do recreio - Pequenas hortas - Aqurio/terrrio em boas condies Permitem estudar as melhores condies ambientais para os seres vivos e desenvolvem atitudes de respeito e proteco.

Outros projectos: - Reduo de custos energticos (ex. a luz) - Lixos e reciclagem - Participao em actividades de proteco ambiental na localidade (importante a proximidade entre escola e comunidade). c) Aquisio de competncias de discusso e participao. Permitir e incentivar a participao da criana. (Posies individuais, respeito pelas opinies dos outros) Discusses, debates, simulaes, exerccio de tomadas de deciso (mais velhos...), etc. Discusso sobre consumos, utilizao de produtos biodegradveis ou menos agressivos, pesticidas, impacto das indstrias...

You might also like