You are on page 1of 35

Para Leigos

uma molcula que saiu dos livros de qumica e acabou no vocabulrio comum da sociedade. Onipresente na mdia e nas preocupaes das pessoas, esta molcula desempenha um papel muito importante em nosso organismo, e ao mesmo tempo, pode estar relacionada com muitas doenas cardiovasculares.

Gordura x Colesterol
Muito contrrio do que se pensa, o Colesterol no uma Gordura, e sim um composto qumico da categoria dos lcoois. Contudo, por estar associado s gorduras de origem animal, este equvoco muito comum.

Definio de Gorduras
Gorduras ou Graxas: um termo genrico para uma classe de lipdios. As gorduras so produzidas por processos orgnicos tanto por vegetais como por animais. Usualmente o termo "gordura" se refere aos triglicerdeos em seu estado slido, enquanto que o termo leo, ao triglicerdeos no estado lquido.

Caractersticas das Gorduras


Todas as gorduras so insolveis em gua e flutuam sobre ela. Sua insolubilidade se d a estrutura molecular, caracterizada por longas cadeias carbnicas e o fato de flutuar, sua densidade menor. Podem ser slidas ou liquidas em temperatura ambiente.

Estrutura das Gorduras


H vrios tipos de gorduras, mas cada tipo uma variao de alguma estrutura. Uma regra geral que todas as gorduras consistem de trs molculas de cidos graxos com uma molcula de glicerol, formando uma estrutura conhecida na bioqumica como triglicerdeos. A natureza das gorduras dependem dos cidos graxos que as formam e do tipo de ligao qumica presente.

O que so cidos Graxos ?


uma cadeia longa de hidrocarbonetos finalizados com um grupo carboxila (COOH).

Funes das Gorduras


As molculas so importantes para inmeras formas de vida, atuando tanto no papel metablico como no papel estrutural (constituio das membranas celulares e proteo de rgos vitais que absorvem choques e minimiza traumatismos). So essenciais para a maioria dos seres hetertrofos (incluindo os seres humanos).

uma alta fonte e reserva de energia. um isolante trmico (forma o tecido adiposo dos mamferos) contra o frio. So usadas para uma srie de reaes qumicas no organismo (- como vitaminas lipossolveis, exemplo as vitaminas A, D, E, e K. Isto , elas s so digeridas, absorvidas e transportadas em conjunto com a gordura, mas s funcionam com a gordura via alimentar, no a sintetizada pelo fgado, - hormnios sexuais, lipoprotenas).

Processamento das Gorduras


As gorduras so fabricadas pelo fgado quando h sobras de carboidratos. So armazenadas no tecido subcutneo. So as primeiras energias a serem usadas quando ocorre grande esforo fsico, com queima rpida de glicose no sangue.

Tipos de Gorduras
Saturada (Gordura Animal)
Interesterificada

Insaturadas (Gordura Vegetal)


Monoinsaturadas; Poliinsaturadas;
mega 3, 6 e 9

Cis Trans (Hidrogenada)

Gordura Saturada
Esto presentes em alimentos de origem animal, essas cadeias de carbono so preenchidas de maneira completa e total com tomos de hidrognio. Em outras palavras, as cadeias so saturadas com hidrognio. Elas so ruins porque obstruem as artrias e aumenta o risco de ateroma ocasionando arteriosclerose.

Gordura Interesterificada
Atualmente em (2007), alguns fabricantes esto substituindo a gordura Trans (hidrogenada), pela Gordura interesterificada. Estudos preliminares mostram que esta pode ser mais danosa sade do que a gordura hidrogenada.

Gordura Insaturada
Monoinsaturada Esto presentes em alimentos de origem vegetal, essa cadeia apresenta dois carbonos que esto conectados por uma ligao dupla e faltando dois hidrognios. Consideradas gorduras boas e que diminuem o colesterol.

Gordura Insaturada
Poliinsaturada Tambm presentes em alimentos de origem vegetal, elas possuem de duas a mais ligaes duplas. Podendo ainda ser classificando com cidos graxos essenciais, mega 3, 6 e 9.

cidos Graxos Essenciais


So divididos em trs grupos: mega 3, mega 6 e mega 9 esse ltimo menos difundido, presente em algum leos. O 3 referem-se primeira posio da ligao dupla de carbono da cadeia do cido graxos e o 6 a ligao do carbono final. Todos os cidos graxos essenciais so poliinsaturados.

Gordura Trans ou Hidrogenada


Sua Composio de gordura insaturada (vegetal), acrescida a um processo qumico de hidrogenao ou tambm pode se tornar Trans se for exposta a muita luz ou calor. Um dos principais atributos melhorando o sabor e a vida til dos alimentos nas prateleiras, com isso, ocasionando uma maior longevidade na absoro dessa gordura pelo nosso organismo e tambm uma menor dilatao nos vasos sanguneos.

Alguns estudos apontam que a gordura Trans deixa o organismo mais vulnervel a inflamaes, favorecendo que substancias txicas e patognicas invadam o organismo de forma nociva.

Gordura Cis x Trans


Os cidos graxos que possuem ligaes duplas tm duas formas: Trans e Cis. Elas referem-se direo do dobramento que ocorre nas ligaes duplas de carbono em cidos graxos insaturados. cidos graxos Cis so as direes normais e naturais das inclinaes. E j o Trans quimicamente idntico forma Cis, mas se inclina em uma direo no natural. Os cidos graxos trans so criadas pelo calor (como em frituras) e por hidrogenao.

Grfico dos Tipos de Gorduras

Reao da Gordura no Corpo


As enzimas que lidam com as gorduras no so capazes de lidar com os cidos graxos Trans, portanto, as enzimas ficam presas tentando trabalhar nos cidos graxos Trans, e isso pode levar a problemas no processamento de cidos graxos essenciais, que nada mais que, criao a partir de acar se houver ingesto suficiente de calorias provenientes do acar.

Principais Gorduras Sanguinea


HDL uma das partculas do colesterol que ajuda a "varrer" o colesterol mau do interior das artrias. LDL e VLDL So as partculas que prejudicam a sade. Reao qumica pela qual facilitam a deposio de clulas nos vasos.

Triglicerdeos Predispem a camada interna das artrias penetrao de partculas do colesterol. Lipoprotena Quando em excesso, acelera o endurecimento das paredes das artrias.

Definio de Colesterol
O colesterol um lcool orgnico (no uma gordura) e serve como matria prima para a produo de hormnios sexuais alm de ser um dos componentes das membranas celulares.

Funes do Colesterol
O colesterol participa da produo da bile (para a digesto), da vitamina D (para os ossos) e no funcionamento das clulas nervosas. A maior produo de colesterol feita no fgado, onde 70% do colesterol que utilizamos fabricado. J os outros 30% vem de alimentos como carnes, frutos do mar, ovos, leite e derivados. quanto maior for a ingesto de colesterol vindo dos alimentos, menor a quantidade sintetizada pelo fgado.

Onde se Encontram ?
As saudveis:
Monoinsaturadas - no azeite, nozes, amndoas,amendoins. Polinsaturadas - leos vegetais e peixes, sendo os peixes azuis como o salmo, o carapau ou a sardinha e os frutos secos ricos em cidos gordos.

As prejudiciais:
Saturadas - carnes e produtos lcteos gordos (leite, queijo, manteiga). Trans - produtos de pastelaria doces e salgados, bolachas, batatas fritas, margarinas para culinria.

Colesterol no Brasil
O brasileiro at consegue manter o consumo das gorduras na quantidade recomendada, mas privilegia as saturadas em vez das insaturadas segunda a Unesp. Com todas as suas carncias, o Brasil vai pelo mesmo caminho: 40% da populao (mais de 65 milhes de pessoas) est com excesso de peso e 10% dos adultos (cerca de 10 milhes) so obesos. A tendncia mais acentuada entre as mulheres (12% a 13%) do que entre os homens (7% a 8%).

E, por incrvel que parea, cresce mais rapidamente nos segmentos de menor poder econmico. O inimigo, desta vez, consiste num modelo de comportamento que pode ser resumido em trs palavras: sedentarismo, comilana e stress. Estamos vivendo a era da globalizao de um modo de vida baseado na inatividade corporal frente s telas da TV e do computador, no consumo de alimentos industrializados, cada vez mais gordurosos e aucarados, e num altssimo grau de tenso psicolgica.

Concluso
O homem moderno vivendo merc de alimentos com alto nvel de colesterol, gorduras e aucares, alm do stress cotidiano est sujeito cada dia mais a ter problemas do corao. Dois animais morrem pela boca, o peixe e o homem. O homem urbano deve pois ento tomar cuidado com sua alimentao e procurar seu mdico freqentemente, tanto para poder controlar e avaliar a taxa de colesterol no sangue como para fazer com que os efeitos nocivos do colesterol sejam minimizados.

You might also like