You are on page 1of 43

TEOLOGIA SISTEMTICA I.

O ESTUDO DE DEUS

Introduo. A presente apostila um esboo do Estudo de Deus e tem como propsito principal apresentar a Natureza e o carter de Deus. Ser impossvel conhecermos a Deus sem, contudo, conhecermos seus Atributos, porque eles so quem melhor representam o SEU SER ,e, condicionam o Seu carter. O assunto a ser abordado em sala de aula envolve muito mais do que os temas da apostila, alm dos TPCs exigidos que representam excelente suplemento. Que o Senhor abenoe os alunos do CETIOM, a no apenas conhecerem mais sobre a Pessoa de Deus, revelada nas Escrituras Sagradas, mas que tambm, durante esses 3 meses de curso intensivo, experiment-Lo em sua vida de forma especial.

II. Formas de Negao da Existncia de Deus.


1- ATESMO - Negao absoluta da idia de Deus (Atesmo dogmtico) 2- AGNOSTICISM0- Duas palavras gregas que significam: No Saber. Nega a capacidade humana de conhecer a Deus. 3- DESMO - Admite um Deus pessoal, que criou o mundo, mas insiste em dizer que depois da criao, Deus entregou o mundo para ser governado pelas leis naturais. 4. MATERIALISMO - D primazia matria, tentando explicar os fatos do universo em termos de matria e movimento. 5- PANTESMO - Diz ser Deus inerente a todo o universo tendo uma identidade substancial com as coisas criadas. Afirmam que Deus dorme nos minerais, move-se nos animais e vegetais e pensa e expressa-se no homem. Diz que Deus tudo e tudo Deus.

III. Provas da Existncia de Deus.


1- A CRENA NA EXISTNCIA DE DEUS INTUITIVA Uma crena intuitiva se for Universal e necessria. Kant diz: A necessidade e a universalidade so testes infalveis para se diferenciar entre o conhecimento puro e o emprico, e so inseparavelmente ligadas uma outra. Tanto as Escrituras como a histria provam que a crena em Deus universal. Paulo afirma que porquanto o que de Deus se pode conhecer manifesto entre eles (mpios) porque Deus lhes manifestou... por meio das coisas que foram criadas... (Rm. 1:19-21). Afirma Paulo ainda que todo o homem tem a norma da lei gravada em seus coraes (R. 2:15). A histria mostra que o elemento religioso de nossa natureza to universal quanto o racional ou social. Fr. Schmidt, o antropologista, diz: Este Ser Supremo encontrado entre todos os povos das culturas primitivas, na verdade no da mesma forma ou com o mesmo vigor, mas ainda assim suficientemente proeminente em toda parte para tornar indubitvel sua posio de destaque. A crena na existncia de Deus tambm necessria: necessria no sentido de que no podemos negar Sua existncia sem violentarmos as prprias leis da nossa natureza. Se a negarmos, essa rejeio forada e s pode ser temporria.

2.A EXISTENCIA DE DEUS ASSUMIDA PELAS ESCRITURAS. No parece ter ocorrido a nenhum dos escritores do A.T ou do N.T tentar provar ou argumentar em prol da existncia de Deus. Em toda a Bblia esse fato aceito sem ser questionado. 3- A F - S podemos nos apropriar da existncia de Deus pela f. F definida como certeza e convico. O Esprito Santo a chave da revelao de Deus (Rm. 8:16,26,27) 4- Pela experincia Crista - O Deus em quem cremos o Deus que se revelou. E ns podemos experiment-lo. Quem pode negar a existncia e a operao de Deus, tendo em vista seus efeitos na vida de uma pessoa tocada por Ele?

A CRENA NA EXISTENCIA DE DEUS CORROBORADA POR ARGUMENTOS.

5.1- Argumento Antolgico - Em nossa mente existe a idia de um ser absolutamente Perfeito, por conseguinte deve existir um Ser absolutamente Perfeito. 5.2- Argumento Cosmolgico (Argumento da Criao)- O Universo no surgiu por si mesmo. A sua causa um ser moral e inteligente que equilibra e harmoniza em si todas as coisas. 5.3- Argumento Teleolgico (Argunto do Desgnio) Deriva do desgnio, propsito, ou adaptao. Este argumento refere-se a finalidade do Universo.

III.2. Os nomes Bblicos de Deus

Os nomes de Deus nas Escrituras significam mais do que uma combinao de sons; representa seu carter revelado. Deus revela-se a si mesmo fazendo-se conhecer ou proclamando o seu nome. Os seguintes nomes de Deus so os mais comuns que encontramos nas Escrituras:

ELOHIM (Traduzido Deus) Esta palavra emprega-se sempre que sejam descritos ou implcitos o poder criativo e onipotncia de Deus. ELOHIM o DeusCriador. A forma plural significa a plenitude de poder e representa a trindade. JEOV (Traduzido Senhor na verso Almeida). Elohim, o Deus-Criador, no permanece alheio s suas criaturas. Observando Deus a necessidade entre os homens, desceu para ajud-los e salv-los; ao assumir esta relao, ele revela-se a si mesmo como Jeov, o Deus da Aliana. O nome Jeov tem sua origem no verbo SER e inclui os trs tempos desse verbo passado, presente e futuro. O nome, portanto significa: Ele que era, que que h de ser; em outras palavras, o Eterno. Visto que Jeov o Deus que se revela a si mesmo ao homem, o nome significa: Eu me manifestei, me manifesto, e ainda me manifestarei. O nome Jeov ocorre em uma poro de combinaes significativas, assim: JEOV-RAFA O Senhor que cura (Ex. 15:26) JEOV-NISSI O Senhor nossa Bandeira (Ex. 17:8-15). JEOV-SHALOM O Senhor nossa Paz (Jz. 6:24); JEOV-RAAH O Senhor meu Pastor (Sl 23:1) JEOV-TSIDKENU O Senhor nossa Justia (Jr. 23:6). JEOV-SHAMMAH O Senhor est Presente (o Senhor est ali). (Ez. 48:35)

EL (Deus) usado em certas combinaes: O nome EL expressa majestade e autoridade. Pode tambm singnificar Forte, Go vernador ou Lder. usado com certas combinaes: EL-ELYON (Gn 14:18-20) O Deus Altssimo; EL-SHADDAI o Deus que suficiente para a necessidade do Seu Povo (Ex6:3); EL-OLAM o Eterno Deus (Gn 21:33).

ADONAI Significa literalmente Senhor ou Mestre e d idia de governo e domnio. (Ex.23:17; Is 10:16,33). Por causa do que Deus e do que tem feito, ele exige o servio e a lealdade do seu povo.
No Novo Testamento o termo theos toma o lugar de EL, ELOHIM e ELYON. Os nomes SHADDAI e El-SHADDAI se transformam em PANTOKRATOR E THEOS PANTOKRATOR. As vezes o nome YAHWEH substitudo por o Alfa e mega (O princpio e o fim ou, o primeiro e o ltimo) (Ap. 1:4,8,17; 2:8; 21:6; 22:13). Nas referencias restantes ele seguiu a Septuaginta, que substituiu Yahweh por Adonai, e depois este por Kurios (Gr. Kuros, poder). PAI Emprega-se tanto no A.T como no N.T. Em significado mais amplo o nome descreve a Deus como sendo a Fonte de todas as coisas e Criador do homem; de maneira que, no sentido criativo, todos podem considerar-se gerao de Deus (At. 17:28).

IV- A TRIUNIDADE DE DEUS

A TRIUNIDADE DE DEUS - Por unidade de Deus se entende, no que Ele possui uma nica personalidade, mas uma unidade de essncia e ser na qualidade de Divindade Una e nica (Dt. 6:4; Is. 43:10; 44:6;45:5; 1Tm. 2:5; Mc. 10:18; 12:29; Dt. 4:35. Por Tri-unidade de Deus se entende que Ele um s em seu ser e substncia, dotado de trs distines pessoais, que nos so reveladas como Pai, Filho e Esprito Santo. No A.T Trindade ensinada antes por implicao, do que por afirmao direta. (Dt. 6:4 - Senhor Teu Deus: Elohim.) Gn. 1:1 - O nome Elohim expressa a natureza divina na multiplicao de suas plenitudes e perfeies e no na unidade abstrata do seu ser. Gn.1:26- Deus refere a si mesmo no plural, comparado com Is. 40:14 e Gn. 1:27,; Is. 6:8; Gn. 11:7.

No N.T a doutrina ensinada por declaraes ou demonstraes claras. a) Na comisso apostlica Mt. 28:19-20 b) Na bno apostlica 2Co. 13:13 c) No batismo de Jesus Mt. 3:16,17 d) No ensino de Jesus Jo. 14:16; 16:7-10 e) Ensino de Paulo 1Co. 12:4-6; At. 20:28. Sumrio do ensino do N.T.: 1- Um Pai que Deus - Rm. 1:17 2- Um Filho que Deus- Hb. 1:18 3- Um Esprito Santo que Deus - At. 5:3,4

A Natureza de Deus
Quando falamos de Deus, falamos de uma essncia, uma substncia, no de uma simples idia ou personificao de uma idia. Essncia e Substncia referindo-se a Deus aquilo que estar implcito em toda a manifestao externa

Para que importante conhecer os atributos de Deus? Quero dar quatro razes simples:

(1) Conhecendo os atributos de Deus saberemos um pouco quem Ele , Seu carter, pensamento e vontade; (2) Conhecendo a Deus como Ele podemos honr-Lo como merece, prestando-lhe uma adorao bblica; (3) Estaremos mais preparados para fazer uma apologia da nossa f e ficarmos imunes quando as distores herticas surgidas no presente sculo; (4) Poderemos ajudar a tantos que esto incorrendo em erro grave abraando as mais diversas heresias e distores sobre a Pessoa de Deus.

Classificao dos Atributos de Deus


a) Atributos Naturais O que Deus em si prprio, parte da criao. Estes respondem a pergunta: quais so as qualidades que caracterizavam a Deus antes que alguma coisa existisse; b) Atributos No-Morais de Deus ou Atributos Ativos de Deus - O que Deus em relao ao Universo; c) Atributos Morais O que Deus em relao aos seres morais por ele criados.

IV. ATRIBUTOS NATURAIS


1- A ESPIRITUALIDADE DE DEUS Deus uma substancia. Uma substancia espiritual. Sendo Esprito, Deus no est sujeito s limitaes s quais esto sujeitos os seres humanos dotados de corpo fsico. Portanto, sendo Esprito, Deus : A- Imaterial e Incorpreo Jesus disse: ...um esprito no tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho (Lc. 24:39). Se Deus esprito Ele tem que Ser Imaterial e Incorpreo. O que dizer das expresses que mostram Deus como tendo partes do corpo: mos (Is.65:2; Hb.1:10); ps (Gn. 3:8; Sl 8:6); Olhos ( I Rs.8:29; II Cr. 16:9)? Elas so representaes antropomrficas e simblicas para trazer o infinito ao alcance da apreenso do finito. Elas servem para tornar Deus real e para expressar Seus vrios interesses, poderes e atividades. B- Invisvel Sabemos que os Israelitas no viram aparncia nenhuma quando o Senhor lhes apareceu no Horebe, e portanto no deveriam fazer para si imagens dEle (Dt.4:15-19). Deus disse a Moiss que homem algum poderia vLo e continuar vivo (Ex.33:20); e Joo disse: Ningum jamais viu a Deus (Jo.1:18). Paulo se referiu a Ele como o Deus invisvel (Rm. 1:20; Cl 1:15; I Tm. 1:17). Algumas passagens indicam que os remidos O vero algum dia (Sl. 17:15; Mt. 5:8; Hb.12:14; Ap. 22:4).

Explicando aparentes paradoxos

Mas o que dizer das passagens que falam de terem homens visto Deus? Por exemplo: Gn.32:30; Ex. 3:6; 24:9,10; Nm. 12:6-8; Dt. 34:10; Is. 6:1. Os homens viram o reflexo de sua glria, mas no viram Sua essncia. Ex. 33:21-23; Hb.1:3. O Esprito pode se manifestar de forma visvel (Jo. 1:32; Hb.1:7). O anjo do Senhor foi uma manifestao de forma visvel da divindade. Exemplo: Gn. 16:714; 22:11-18; Ex. 3:2-5; Jz.6:11-23; l Rs.19:3-5; Gn 18:13-33.

C- Ele Vivo A idia de esprito exclui no apenas a idia de substancia material como tambm a de substancia inanimada; ela d entender que Deus est vivo. Vida sugere sentimento, poder, atividade. Deus tem tudo isso e tambm a fonte de toda a vida - vida vegetal, animal, humana, espiritual e eterna (Jo. 5:26; Sl. 36:9) . VIDA - um termo que no pode ser plenamente definido. A vida de Deus sua atividade de pensamento, sentimento e vontade. o movimento total e ntimo de Seu ser que o capacita a formar propsito sbios, santos e amorosos e a execut-los. Realidade da Vida como atributo: Jo. 5:26; Jr. 10:10, At. 14:15; 2Cr. 16:9; Sl. 94:9,10 - Deus tem vida: Ele ouve, sente, age e, portanto um ser vivo. 1 Ts. 1:9; Hc. 2:18-20.

D- Ele uma Pessoa A personalidade a soma total das caractersticas necessrias para descrever o que ser uma pessoa. So trs os elementos constitutivos da personalidade: Intelecto (poder de pensar); sensibilidade (poder de sentir); e volio ( poder de vontade). Associados a esses, temos a conscincia e a liberdade de escolha. A Bblia mostra Deus com tendo as caractersticas psicolgicas da personalidade: intelecto (Gn. 18:18; Ex. 3:7; At. 15:18), sensibilidade (Gn. 6:6; Sl. 103:8-13; Jo. 3:16), e vontade (Gn. 3:15; Sl 115:3; Jo.6:38). Finalmente, eles atribuem qualidades e relaes da personalidade a Deus. Mostram-no falando (Gn. 1:3) vendo (Gn.11:5), ouvindo (Sl. 94:9), arrependendose (Gn. 6:6) e irando-se (Dt. 1:37) zeloso (Ex. 20:5), e compassivo (Sl 11:4).

A Unidade de Deus Deus nico Deus


A Unidade de Deus era um dos fundamentos da religio do A.Testamento e os textos bblicos que falam da Unidade de Deus era uma mensagem ao mundo que adorava a muitos deuses falsos. Ex. 20:3 No ters outros deuses diante de mim. Dt. 4:35 A ti te foi mostrado para que soubesses que o SENHOR Deus; nenhum outro h, seno ele. V.39 - Pelo que hoje sabers e refletirs no teu corao que s o SENHOR Deus em cima no cu e embaixo na terra; nenhum outro h. Dt. 6:4 Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, o nico SENHOR. 1 Sm. 2:2 No h santo como o SENHOR; porque no h outro fora de ti; e rocha nenhuma h como o nosso Deus. 2Sm. 7: 22 Portanto, grandioso s, Senhor JEOV, porque no h semelhante a ti, e no h outro Deus, seno tu s, segundo tudo o que temos ouvido com os nossos ouvidos. 1Rs. 8:60 para que todos os povos da terra saibam que o SENHOR Deus e que no h outro.

Is. 44:6 Assim diz o SENHOR, Rei de Israel e seu Redentor, o SENHOR dos Exrcitos: Eu sou o primeiro e eu sou o ltimo, e fora de mim no h Deus. 7 E quem chamar como eu, e anunciar isso, e o por em ordem perante mim, desde que ordenei um povo eterno? Este que anuncie as coisas futuras e as que ainda ho de vir. 8 No vos assombreis, nem temais; porventura, desde ento, no vo-lo fiz ouvir e no vo-lo anunciei? Porque vs sois as minhas testemunhas. H outro Deus alm de mim? No! No h outra Rocha que eu conhea. 1Tm. 1:17 Ora, ao Rei dos sculos, imortal, invisvel, ao nico Deus seja honra e glria para todo o sempre. Amm!

H contradio entre o ensino da Unidade de Deus e da Trindade?

O A.T empregam duas palavras para descrever Unidade: 1- Palavra Hebraica ECHAD UNIDADE COMPOSTA Dt. 6:4 Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, o nico SENHOR. Unidade Composta. a mesma palavra usada em Gn. 2:24 Portanto, deixar o varo o seu pai e a sua me e apegar-se- sua mulher, e sero ambos uma carne. Ed. 3:1 Chegando, pois, o stimo ms e estando os filhos de Israel j nas cidades, se ajuntou o povo, como um s homem, em Jerusalm. Estes textos usam a palavra ECHAD para designar UNIDADE COMPOSTA

2- YACHIDH- UNIDADE ABSOLUTA Gn. 22:2 E disse: Toma agora o teu filho, o teu nico filho, Isaque, a quem amas, e vai-te terra de Mori; e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi. Am. 8:10 E tornarei as vossas festas em luto e todos os vossos cnticos em lamentaes, e aparecer pano de saco sobre todos os lombos e calva sobre toda cabea; e farei que isso seja como luto de filho nico e o seu fim como dia de amarguras. Jr. 6:26 - filha do meu povo, cinge-te de cilcio e revolve-te na cinza; pranteia como por um filho nico, pranto de amarguras; porque presto vir o destruidor sobre ns.

Realidades Bblicas interrogadas:

IMAGEM E SEMELHANA DE DEUS A - Que sig. a declarao de que o homem foi criado imagem e semelhana de Deus? 1- Deus e o homem so seres pessoais 2- Deus possui uma triunidade de pessoas: Pai, Filho, Esprito Santo. O Homem possui triunidades de partes: esprito, alma e corpo. 1Ts. 5:23. 3- Refere-se semelhana intelectual e moral Cl. 3:10; Ef. 4:24.

Membros do corpo humano atribudos a Deus B - Que sig. os termos fsicos aplicados para Deus como se Ele fosse Homem? Sl. 102:25; J.34:21; 1Pe. 3:12 Tais expresses so antropomrficas e devem ser compreendidas no sentido usarmos coisas conhecidas fim de trazer o Infinito at a compreenso do finito, capacitando o homem a conhecer Deus.

C - Como se conciliam as passagens que afirmam que Homens viram a Deus, com outras que declaram que Deus jamais foi nem pode ser visto? DEUS FOI VISTO DEUS NUNCA FOI VISTO
Ex. 24:10; 33:18,19,21-33;Jz 13:22; Is. 6:7. Ex.33:20; Cl.1:15; Jo. 1:18

Os versculos que dizem que Deus foi visto, refere-se s manifestaes de Deus, enquanto que o outro grupo (Deus nunca foi visto) refere-se essncia invisvel de Seu Ser, que Esprito. 1 - O que Esprito capaz de manifestar-se em forma visvel? Jo. 1:32; Jz. 6:34; At. 2:1-4. 2 - A Bblias diz que Deus se manifestou em forma visvel. Ex. Na experincia de Agar e Ismael - Gn. 16: 7-10,13; 21:17,18. Na experincia de Abrao e Isaque Gn.22:11,12 Na experincia de Abro na Plancie de Manre. Gn. 18:1-24; 19:27; Jo. 8:56. Na experincia de Josu e Israel em Boquim. Jz.2:1,2.

Teofania
D - Qual das Trs Pessoas se manifestou como O Anjo do Senhor? A Segunda Pessoa da Trindade. O Anjo do Senhorera Deus Filho antes de Sua encarnao definitiva (Jz. 13:18em confronto com Is. 9:6) Ml. 3:1: Jo. 8:56.

IV.2. ATRIBUTOS NO-MORAIS DE DEUS

Com atributos no morais queremos dizer aqueles predicados necessrios da essncia divina que no envolvem qualidades morais. 1- Oniscincia 2- Onipotncia 3- Onipresena 4- Imutabilidade

2 - A AUTO EXISTNCIA DE DEUS


Com auto-existncia queremos dizer que Deus baseia Sua existncia em Si mesmo. Ns temos a base de nossa existncia fora de ns mesmos, mas Deus no depende de coisa alguma alm de Si mesmo para existir. Como disse Toms de Aquino: Ele a causa primeira sem ser causado. Sua auto-existncia sugerida por Sua afirmao: EU SOU O QUE SOU (Ex. 3:14) e estar geralmente contida no nome JEOV (Ex.6:3).Entretanto, a auto-

existncia de Deus no baseada na Sua vontade, mas na Sua natureza; Ele existe pela necessidade da Sua natureza. Jo. 5:26; At. 17:24-28; 1Tm. 6:15,16.

3 - A ETERNIDADE DE DEUS.

Significa sua infinidade em relao ao tempo; significa que Ele no tem comeo nem fim; que Ele est livre de toda a passagem de tempo; e que Ele a causa do tempo. Ele no tem nem comeo nem fim. Aquele que existe devido a Sua natureza mais do que a Sua vontade, deve ter sempre existido e deve continuar a existir para sempre. Ele chamado de Deus Eterno (Gn. 21:32-34); Dt. 33:27; Sl. 90:2 (De eternidade a eternidade tu s Deus) ; 102:24-27 (e tu, porm s sempre o mesmo e os teus anos jamais tero fim.; Hb. 1:12;Ap. 1:18; Sl. 93:2; Is.44:6; 57:15; 1Tm. 1:17. A eternidade para Deus um agora. Nas Escrituras ela mencionada como este dia (Sl. 2;7; 2Pe. 3:8).
Ele tambm a causa do tempo (Hb. 1:2; 11:3). Tempo e espao foram feitos por Ele (Jo. 1:3). Tempo e espao no so substncias, tampouco so atributos (qualidades das substancias); so mais relaes da existncia finita. O tempo algum dia se fundir com a eternidade.

1 - ONIPRESENA DE DEUS.

Deus est presente em todos os lugares, e no existe ponto do universo onde no esteja. Gn 28:15,16; Dt. 4:39; Js. 2:11; Sl. 139:7-10; Pv. 15:3,11; Is 66:1; Jr. 23:23,24; Am. 9:2-4,6; At. 7:48; 17:24-28; Ef. 1:23; Mt. 18:20. Para suas criaturas Deus est presente nas seguintes maneiras: 1- Em glria, para as hostes adoradoras do cu (Is. 6:1-3) 2- Eficazmente na ordem natural ( Naum 1:3) 3- Providencialmente, nos assuntos relacionados com os homens (Sl 68:7,8); 4- Atentamente, queles que o buscam (Mt. 18:19,20; At. 17:27); 5- Judicialmente, s conscincias dos mpios (Gn. 3:8; Sl. 68:1,2); 6- Corporalmente em Seu Filho. Deus conosco (Cl.2:9 7- Misticamente na Igreja (Ef. 2:12-22); 8- Oficialmente com seus discpulos fiis (Mt. 28:19,20). A lembrana de Sua presena dominante e encojadora. Para o no crente, uma fonte de advertncia e represso. No importa quanto possa tentar, no consegue fugir de Deus. Nem a distncia nem a escurido o escondem dEle: E no h criatura que no seja manifesta na Sua presena; pelo contrrio, todas as coisas esto descoberta e perante os olhos daquele a quem temos que prestar contas (Hb. 4:13)

2- A ONISCINCIA DE DEUS. Por Oniscincia de Deus queremos dizer que Ele conhece a Si prprio (Mt 11:27; 1Cor 2:11) e todas as outras coisas, quer sejam reais ou apenas possveis, quer sejam passadas, presentes ou futuras, e que Ele as conhece perfeitamente e por toda a eternidade. Ele conhece coisas imediatas, simultneas, completa e verdadeira. Ele conhece tambm as melhores maneiras de chegar aos fins desejados. Deus tambm conhece coisas que realmente existem; como criao inanimada (Sl 147:4), criao irracional (Mt 10:29), o homem e toda sua obra (Sl 33:1315), os pensamentos e o corao do homem (Sl 139:1-4), e aquilo de que o homem necessita (Mt 6:8,32). A oniscincia companheira inseparvel da onipresena. Diante da oniscincia de Deus no h desconhecido. A doutrina da oniscincia essencial a uma religio verdadeira, porque, se Deus no soubesse dirigir o universo, se no soubesse ensinar o plano da salvao e responder s nossas splicas.

Por causa de sua oniscincia, tanto o passado como o futuro para Deus, constitui uma s lembrana. A profecia para o homem, aquilo que ele espera ver; para Deus, aquilo que Ele j viu. Ele prev o futuro em geral (Is 46:9,10; Dn 2 e 7; Mt 24 e 25; At 15:18), o mau rumo que Israel ia seguir (Dt 31:20,21) a vinda e a obra de Ciro (Is 44:16 - 44:7), a vinda do Messias (Mq 5:2), o fato de que homens maus haveria de crucific-lo (Ap. 13:8; At 2:23; 3:18); Sabedoria a inteligncia de Deus aparente na escolha dos mais altos fins e dos melhores meios para atingir a esses fins.

( Pv. 15:3 , Rm. 11:33; J. 11:7,8; Is. 40:28; Sl 145:5; Dt. 29:29; Sl. 139:2,11,13; 1Rs. 8:39; Jr. 16:17; Lc. 16:15: Rm 8:27; Hb. 4:13; Is. 42:9; J. 37:16. Ex. 3:19, Jr. 1:5; 1Sm. 23:10-13.

3 - A ONIPOTNCIA DE DEUS Por onipotncia de Deus queremos dizer que Ele pode fazer o que desejar, mas como Sua vontade limitada por Sua natureza, isto significa que Ele pode fazer qualquer coisa que esteja em harmonia com Suas perfeies. H algumas coisas que Deus no pode fazer: 1) as que forem contrrias Sua natureza como Deus; como por exemplo, ver o mal (Hab 1:13), negar-se a Si mesmo (2Tm 2:13), mentir (Hb 6:18), ou praticar pecado (Tg 1:13) e, 2) as que forem absurdas ou auto-contraditrias, como por exemplo, fazer um esprito material, uma pedra sensvel, um crculo quadrado.

A posse da onipotncia no implica, entretanto, no exerccio do Seu poderDeus pode fazer o que desejar, mas Ele no precisa desejar fazer qualquer coisa. Isto , Deus tem poder sobre Seu poder. A onipotncia no exclu o poder de auto-limitao, mas antes esse poder est nela contido. Deus Se auto-limitou at certo ponto pelo livre arbitrio de Suas criaturas racionais. por isso que Ele no manteve o pecado fora do universo exercitando Seu poder; por isso tambm que Ele no salva ningum a fora. Gn 17:1 Eu Sou o Deus todo poderoso J 42:2 Bem sei que tudo podes e nenhum dos Teus planos pode ser frustrados Jr. 32:17,27; Mt. 19:26; J 42:2; Gn. 18:14; Sl. 93:3-4; 115:3; Jr. 32:17; Gn. 17:1; Ex. 6:3.

4 - A IMUTABILIDADE DE DEUS.
Sig. que Deus, em sua essncia, atributos, conscincia e vontade imutvel. Toda a mudana tem que ser para o melhor ou para o pior. Mas Deus no pode mudar para o melhor, pois absolutamente perfeito; nem pode tampouco pior, pela mesma razo. Ele nunca poder ser mais sbio, mais santo, mais justo, mais misericordioso, mais verdadeiro, nem menos. Tampouco mudam Seus planos e propsitos. A imutabilidade de Deus se deve simplicidade da essncia de Deus. O homem tem corpo e alma, duas substncias; mas Deus s tem uma, portanto Ele no muda. Deve-se tambm Sua existncia necessria e auto-suficiente. Aquilo cuja existncia no causada, por necessidade de sua natureza, tem que existir como existe. Deve-se tambm Sua perfeio. Qualquer mudana em Seus atributos O tornaria menos Deus; qualquer mudana em Seus propsitos e planos O tornaria menos sbio, bom e santo.

As Escrituras ensinam a imutabilidade de Deus. Tiago diz que Ele o Pai das luzes em quem no pode existir variao ou sombra de mudana (Tg 1:17); Ml. 3:6 mostra Deus dizendo: Porque eu, o Senhor, no mudo; Veja tambm: Sl 33:11; 102:26,27; Hb 1:12. Ele no muda com relao a Seu poder (Rm 4:20,21), Seus planos e propsitos (Is 46:10; Rm 11:29), Suas promessas ( 1Rs 8:56; 2Cor 1:20), Seu amor e misericrdia (Sl 103:17; Ml.3:6) e Sua justia (Gn 18:25; Is 28:17). Esclarecendo dificuldades: Como harmonizar as Escrituras que dizem que Deus no se arrepende (Nm 23:19; 1Sm 15:29; Sl 110:4) com outras passagens que O mostram se arrependendo (Gn 6:6; Ex 32:14; 2Sm 24:16)? A imutabilidade de Deus no como a da pedra que no reage s mudanas sua volta, mas como a de uma coluna de mercrio que sobe e desce conforme a mudanas na temperatura. Sua imutabilidade consiste sempre em fazer o que certo e em adaptar o tratamento de suas criaturas s variaes de seu carter e conduta. Deus diz: Se tal nao se converter da maldade contra a qual Eu falei, tambm Eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe (Jr 18:8; Jl 2:13). Em outras palavras, as ameaas de Deus so s vezes de natureza condicional, como quando Ele ameaou destruir Israel (Ex32:9,10,14) e Nnive (Jn 3:4,10).

IV.3. ATRIBUTOS MORAIS O que Deus em relao aos seres morais por Ele criados

1 - SANTIDADE - Sig. que Ele absolutamente separado de todos as Suas criaturas e exaltado sobre elas, e que Ele igualmente separado da iniquidade moral e do pecado. Ela denota a perfeio de Deus em tudo que Ele . Em Deus temos a pureza de Ser antes de pureza de vontade. A santidade de Deus traa o padro que seu povo deve imitar. Fala a toda a congregao dos filhos de Israel, e dize-lhes: Sereis santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo. Lv 19.2 Santidade atributo pelo qual Deus queria especialmente ser conhecido nos tempos do A.T. (lv. 11:44,45; Js. 24:19; Sl 22:3; Is. 40:23; Ez. 39:7; Hab. 1:12)

Trs verdades importantes que devemos aprender da Santidade de Deus:


a) Existe um abismo entre Deus e o pecador (Is. 59:1,2
Livra-me, meu Deus, dos meus inimigos;

defende-me daqueles que se levantam contra mim. 2 Livra-me dos que praticam a iniqidade e salva-me dos homens sanguinrios 1:13 Por que razo me fazes ver a iniqidade e ver a vexao? Porque a destruio e a violncia esto diante de mim; h tambm quem suscite a contenda e o litgio.)

,; Hab.

b) O homem tem se que se aproximar de Deus pelos mritos de um outro, se que ele jamais vai conseguir se aproximar de Deus novamente, mas atravs de Cristo, tornou-se possvel ( Rm. 5:2 pelo qual tambm temos entrada pela f a esta graa, na qual estamos firmes; e nos gloriamos na esperana da glria de Deus.; Ef. 2:18 Porque pela graa sois salvos, por meio da f; e isso no vem de vs; dom de Deus.; Hb.10:19,20 19 Tendo, pois, irmos, ousadia para entrar no Santurio, pelo sangue de Jesus, 20 pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo vu, isto , pela sua carne,) A santidade de Deus exigiu (a expiao) e o Seu amor providenciou (1Pe. 3:18 Porque tambm Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o
justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Esprito,)

c) Devemos nos aproximar de Deus com reverncia e santo temor (Hb.12:28,29


28 Pelo que, tendo recebido um Reino que no pode ser abalado, retenhamos a graa, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente com reverncia e piedade; 29 porque o nosso Deus um fogo consumidor.).

Opinies certas da santidade de Deus levam a opinies certas a respeito do pecado. Humilhao, contrio e confisso brotam de uma viso bblica da santidade de Deus ( J 40:3-5 3 Ento, J
respondeu ao SENHOR e disse: 4 Eis que sou vil; que te responderia eu? A minha mo ponho na minha boca. 5 Uma vez tenho falado e no replicarei; ou ainda duas vezes, porm no prosseguirei.; Is 6:5,7 Ento, disse eu: ai de mim, que vou perecendo! Porque eu sou um homem de lbios impuros e habito no meio de um povo de impuros lbios; e os meus olhos viram o rei, o SENHOR dos Exrcitos!; v 7 e com ela tocou a minha boca e disse: Eis que isto tocou os teus lbios; e a tua iniqidade foi tirada, e purificado o teu pecado..

2 - RETIDO E JUSTIA

So manifestaes da santidade de Deus em relao com os homens. A justia a santidade de Deus manifesta no tratar retamente com suas criaturas (G.18:25 Longe de ti que faas tal coisa, que mates o justo com o mpio; que o justo seja como o mpio, longe de ti seja. No faria justia o Juiz de toda a terra?). A Justia obedincia a uma norma reta. (2 Cr. 12:6 Ento, se humilharam os prncipes de Israel e o rei e disseram: O SENHOR justo. Ed. 9:15 Ah! SENHOR, Deus de Israel, justo s, pois ficamos escapos, como hoje se v; eis que estamos diante de ti no nosso delito, porque ningum h que possa estar na tua presena por causa disso; Ne. 9:33 Porm tu s justo em tudo quanto tem vindo sobre ns; porque tu fielmente te houveste, e ns impiamente nos houvemos.; Sl. 89:14 Porm tu s justo em tudo quanto tem vindo sobre ns; porque tu fielmente te houveste, e ns impiamente nos houvemos..; Is. 45:21; Dn. 9:14; Jo. 17:25; 2 Tm. 4:8; Ap. 16:5) Em virtude da Retido, Deus instituiu um governo moral no mundo, imps leis justas s suas criaturas, e anexou sanes a elas. Em virtude da Justia, Ele executa Suas leis, envolvendo a concesso de recompensas castigos. A distribuio de recompensas tambm chamada de justia remunerativa (Dt. 7:9, Sabers, pois, que o SENHOR,
teu Deus, Deus, o Deus fiel, que guarda o concerto e a misericrdia at mil geraes aos que o amam e guardam os seus mandamentos;

12Ser, pois, que, se, ouvindo estes juzos, os guardardes e fizerdes, o SENHOR, teu Deus, te guardar o concerto e a beneficncia
que jurou a teus pais; 13 e amar-te -, e abenoar-te -, e te far multiplicar, e abenoar o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e o teu cereal, e o teu mosto, e o teu azeite, e a criao das tuas vacas, e o rebanho do teu gado mido, na terra que jurou a teus pais dar-te.;

2 Cr. 6:15 15

que guardaste ao teu servo Davi, meu pai, o que lhe prometeste; porque tu, pela tua boca, o disseste e,

pela tua mo, o cumpriste, como se v neste dia.;

Sl. 58:11 11 Ento, dir o homem: Deveras h uma recompensa para o justo; deveras h um Deus que julga na terra.; Mt. 25:21; Rm. 2:7; Hb. 11:26). O ato de infligir castigo tambm chamado de justia Punitiva, e mencionada em passagens como (Gn. 2:17; Ex. 34:7; Ez. 18:4; Rm. 1:32; 2:8,9; 2 Ts. 1;8.

RETIDO - imposio de leis e exigncias retas (Santidade Legislativa). JUSTIA - a execuo da retido (Sf. 3:5 O SENHOR justo, no meio dela; ele no comete iniqidade; cada manh traz o seu juzo luz; nunca falta; mas o perverso no conhece a vergonha .; Dt. 32:4 Ele a
Rocha cuja obra perfeita, porque todos os seus caminhos juzo so; Deus a verdade, e no h nele injustia; justo e reto .

Quando Deus manifesta esse atributo?


a) Quando livra o inocente, condena o mpio e exige que se faa justia (Is. 11:3 E deleitar-se - no temor do SENHOR e no julgar segundo a vista dos seus olhos, nem repreender segundo o ouvir dos
seus ouvidos;

b) Quando perdoa o penitente (Sl. 51:14 14 Livra-me dos crimes de sangue, Deus, Deus da minha salvao, e a minha lngua louvar altamente a tua justia. 1 Jo. 1:9 Se confessarmos os nossos pecados Ele fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustia; Hb. 6:10 Porque Deus no injusto para se esquecer da vossa obra
e do trabalho da {ou do amor} caridade que, para com o seu nome, mostrastes, enquanto servistes aos santos e ainda servis.);

c) Quando castiga e julga seu povo (Is. 8:17 E esperarei o SENHOR, que esconde o rosto da casa de Jac, e a ele aguardarei.; Am. 3:2 De todas as famlias da terra a vs somente conheci; portanto, todas as vossas injustias
visitarei sobre vs.)

d) Quando salva o seu povo (Is. 46:13

Fao chegar a minha justia, e no estar ao longe, e a minha

salvao no tardar; mas estabelecerei em Sio a salvao e em Israel, a minha glria De mim se dir: Deveras no SENHOR h justia e fora; at ele viro, mas sero envergonhados todos os que se irritarem contra ele. 25 Mas no SENHOR ser justificada e se gloriar toda a descendncia de Israel.)

.; 45:24,25

2.3.3 A justia de Deus : A justia est relacionada obedincia perfeita de tudo o que reto. O que reto o que conforme a lei e o carter de Deus. Deus sempre faz o que consistente com a sua justia e a justia conhecida atravs da lei de Deus e os atos de Deus. No podemos dizer que algo que Deus faz no justo porque o fato de que Ele o faz, mostra que justo. Rm 3:23-26 diz que a justia de Deus exigiu que Cristo morresse, sem o que ningum seria salvo. A obrigao da justia punir o mal e manter o governo moral do universo. A ira de Deus a expresso da justia de Deus contra pecado. No h uma tenso entre a santidade e o amor de Deus! Sua santidade exige que a pena do pecado seja paga (Rm 1.18-32; 2.1-3.20), e Seu amor age para que alguns sejam justificados, para entrar em comunho com Ele (Rm 1.17; 3.21). Isto melhor visto na cruz de Cristo, onde o eterno Filho de Deus a si mesmo se deu, como nosso representante (Rm 5.12-21), para satisfazer a santidade do Pai, ofendida por nossos pecados, e para proporcionar perdo para todos quanto confiam em Cristo. Ento, segundo Gordon Lewis Deus na Sua justia prov gratuitamente a condio de justos para os crentes em Cristo. Em Deus, a justia no est desligada da misericrdia, da graa e do amor.

3 - O AMOR DE DEUS
Indica aquela perfeio da natureza divina pela qual Ele continuamente impelido a Se comunicar. A descrio do amor de Deus (Dt. 7:8; Ef. 2:4; Sof. 3:17; Is. 49:15,16; Rm. 8:39; Os. 11:4; Jr. 31:3); A quem destinado (Jo.3:16; 16:27; 17:23; Dt. 10:18); Como foi demonstrado ( Jo. 3:16; 1Jo. 3:1;4:9,10: Rm 9:11-13; Is. 38:37;43:3,4; 63:9; Tt. 3:4-7; Ef. 2:4,5; Os. 11:4; Dt. 7:13.; Rm. 5:5).

4 - MISERICRDIA DE DEUS
a expresso da bondade de Deus manifestada para com aqueles que esto em misria e aflio. a bondade de Deus que se comove a favor dessas pessoas, provendo alvio e no caso de pecadores impenitentes, demonstrando pacincia longnime (Tt. 3:5; Lm 3:22; Dn. 9:9; Jr. 3:12; Sl.32:5; Is. 49:13; 54:7; Sl. 103:8-18). o exerccio do amor de Deus para com os aflitos e angustiados. A diferena bsica entre graa e misericrdia que aquela v os homens pecadores culpados e condenados, concedendo perdo, enquanto que esta os v miserveis e necessitados, agindo afetuosamente para com eles, ou seja, concedendo alvio. proveitoso afirmar que a misericrdia uma extenso da graa de Deus. (2Sm 24.14; Mt 9.27; 2Co 1.3; Hb 4.16; 2.17; Tg 5.11). E depois de tudo o que nos tem sucedido por causa das nossas ms obras, e da nossa grande culpa, ainda assim tu, nosso Deus, nos tens castigado menos do que merecem as nossas iniqidades, e ainda nos deixaste este remanescente Ed 9.13.

SOBERANIA OU SUPREMACIA
Deus o supremo criador do universo no pode e jamais ser influenciado por qualquer atitude humana ou evento de sua criao. Deus a tudo controla e tem o domnio eternamente sobre a vontade dos homens, dos seres celestiais e sobre todo o restante de sua criao. Tua , Senhor, a grandeza, e o poder, e a glria, e a vitria, e a majestade, porque teu tudo quanto h no cu e na terra; teu , Senhor, o reino, e tu te exaltaste como chefe sobre todos. 1Cr 29.11 Como bem expressa A. W. Pink: Deus soberano no exerccio de Seu poder Ex 17.16; 1Cr 29.11-12; Dn 2.22-21. Deus soberano na delegao de Seu poder a outros Dt 8.18; Sl 29.11; Dn 2.23. Deus soberano no exerccio de Sua misericrdia Joo 5.1-9. Deus soberano no exerccio de Sua graa Rm 9.19-24; Rm 11.5-6; Ef 2.4-10. Deus soberano no domnio das naes 2Cr 20.6; Sl 10.16; Ap 19.6; Pv 21.1; Dn 4.35.

IRA

Deus odeia intensamente o pecado, e isto est associado santidade e a justia de Deus. Ele se ope a tudo que vai contra o seu carter moral. Lembrai-vos e no vos esqueais de muito provocastes ira do Senhor, vosso Deus no deserto; desde o dia em que saste da terra do Egito, at que chegaste a este lugar, foste rebelde contra o Senhor; pois, em Horebe, tanto provocastes a ira ao Senhor, que a ira do Senhor se acendeu contra vs para vos destruir (Dt 9.7-8) Um exemplo da ira divina encontra-se na execuo do dilvio nos dias de No (Gn 6-8)

You might also like